Querer ser jogador profissional?

Eu sempre me pergunto como ser um jogador profissional de tm, a pessoa precisa ser reconhecida pelo ranking da CBTM ou algo do tipo ? e oq vcs acham de uma pessoa que treina em cidade pequena que nao tem ct mas sempre esta disposto a viajar para outros cidades para treinar, acha q seria possivel realizar essa meta ?

Possível sempre é, a questão é o quão disposto você está.
Basta ter vontade e ser federado do clube em sua cidade (ou outra), depois passa a jogar os regionais, estaduais e brasileiro (de forma muito simples e resumida).
Porém tudo envolve dinheiro. Se você tem muito sobrando não é problema. Caso contrário precisa mostar “quem você é, e o que pode fazer” para patrocinadores.

Mas é como eu digo, viver disso no BR é só pra quem quer bancar do próprio bolso.
Digamos que entre todos patrocínios “pequenos” que você tenha, se forem empresas sérias que realmente apoiam o esporte (desconsiderando marcas de TM que fornececam a cota do material), não vai passar de R$25.000,00 por ano (sendo muito otimista, no melhor cenário econômico).(exceto em atletas a nível ITTF, que as cotas de patrocínio são divididas pelas seleções).
O que uma passoa que “trabalha” viajando, ficando em hotel, comida, transporte, gastos básicos, etc faz com R$25k? Esquece ter sustento dos pais e família; o dinheio vai ser seu, você vai usar ele, e não guardar para usar emprestado.

Depois que você entra nesse meio, a solução é sempre mirar o prêmio máximo da competição, que para atletas de alto reconhecimento a nível internacional, a premiação “que sustenta” é em dinheiro. O troféu é só um “simbolo”, não de ouro maciço hahaha.

O caminho é ganhar as competições de base no BR e ir pra europa com suas conquistas, muito provavelmente os clubes de lá te darão uma oportunidade nas ligas, principalmente Alemanha, Itália e França, que querendo ou não são as com mais estrutura, onde realmente tem atletas “bons”.

Outro caminho seria você ter seu clube, e usar essa estrutura para você próprio crescer, tendo bons técnicos, professores e sua própria liga. Além de poder ajudar ourtos que querem começar, você teria essa “vantangem”.

Como tornar o tênis de mesa rentável e como chegar nos níveis semi-pro e pro

1 Curtida

muito obrigado guilherme vc realmente falou so verdades, muito obrigado pela atençao

1 Curtida

De tempos em tempos, essa questão naturalmente aparece por aqui, e penso até que é um bom sinal. De qualquer forma, este histórico já dá muitas referências prévias. Portanto, deixo aqui abaixo algumas respostas minhas a este respeito ao longo do tempo.

Em linhas gerais, primeiramente vc tem que entender o que é ser profissional. É muito mais do que jogar tênis de mesa, e nessas referências acima, eu comento um pouco sobre isso tb. Depois, vc precisa entender que é SEMPRE uma aposta, e SEMPRE com muito risco, mesmo se e quando der certo. Finalmente, vc precisa entender que tudo isso está muito longe, e que a única certeza é que vc não vai chegar lá olhando para o resultado final. Aliás, esse é o primeiro filtro: se a resposta da pergunta “pq eu quero isso” for os raros momentos de glória que aparecem por aí, NEM COMECE.

Não exatamente. Exceto em casos específicos (e são pouquíssimos, para não ousar o risco de uma inverdade e dizer UM), onde o poder público sustenta o esporte, mesmo propriamente pagando SALÁRIOS aos atletas, as seleções não patrocinam atletas, apenas custeiam (quando o fazem).

Não definitivamente. A premiação em dinheiro (prize money) é geralmente ínfima perto dos custos do profissionalismo, praticamente simbólica. É alguma coisa, mas não é ela o pilar principal do profissionalismo, e sequer é muito representativa, considerando que os torneios que premiam mais são os mais difíceis e estes prêmios geralmente serão conquistados pelos que “precisam menos”. E há premiações além das primeiras posições tb, mas estão são realmente beeeeeem menores.

1 Curtida

entao alcir gostei mt do seu comentario e os ponto que vc deu, e agr me referindo a isso acho que tenho um talento e esfoço para pelo menos tentar, na minha opiniao o meu estilo de jogo é um estilo mt diferenciado e consigo ganhar de muitas pessoas treinadas aqui do meu estado ( até mais velhas que eu) acredito q oq falta para mim é mais experiencia e tecnica, por conta de na minha cidade o esporte ser morto e por nao ter centro de treinamento e nada do tipo que dificulta um pouco, mas sempre tento por conta propria e viajando para outras cidades, sou novo ainda tenho 14 anos mas e se eu n conseguir o meu objetivo td bem tbm ne kkkkkkkkkk sao coisas da vida mas eu sempre vou gostar do esporte independentemente do que eu consiga ou nao com ele, mas uma duvida que eu tenho, como que faço para “ganhar essa experiencia” msm raramente jogando com adversarios bons? ( so jogo quando viajo para algum torneio ou algo do tipo).

Esportes individuais são um problema quando não há estrutura e outros parceiros… Só depende de você; afinal o adversário não vai deixar você ganhar “de graça”, muito menos “ajudar de boa vontade”. Claro, há os que são sociáveis e os que não são; ele pode perceber um erro muito “juvenil” que ninguém notou em você, e claramente ele não vai dizer para corrigir, afinal é uma vantagem para ele.

No seu caso, a solução é ir para uma cidade maior e ir em busca de CT’s e jogos.

Não é regra, mas com 14 anos já deveria ser seu auge na sua categoria. Não que estaja muito atrasado, mas já esta um pouco. Acredito que se, o esporte já nasceu em você, com 5-6 anos seria o ideal já estar matriculado em algum centro.
O desgaste físico conta muito, quanto mais jovem, menos “dores” e mais fácil de corrigir; com o envelhecer, mais disícil… É muito desgaste de joelhos, ombro e cotovelo; eu mesmo já não consigo um treino limpo por mais de 2,5h, imagina ter que fazer 1000 repetições por treino, que hoje em dia nem sei se chega a ser um exagero, afinal o esporte subiu muito de nível.
Nunca é tarde, mas fica mais difícl, tanto trabalhar o corpo como a mente.
Como nunca nenhuma ligação comprometedora com clubes, jogos, etc eu levo na esportiva. Vejo meus erros e tento corrigir, mas nunca saí da mesa com raiva, é sempre um aprendizado e respeito (enquanto uns quebram raquetes por pressão externa e pela própria insatisfação, o que de certa forma não é errado, mas precisa de um controle muito forte da mente, pelo menos para não chegar a níves de depressão e ansiedade em momentos tensos, não só de jogo, mas saber se ela está no caminho certo)

entao foi oq eu disse guilherme mas tipo eu jogo des do 5 anos ( sempre foi brincadeira) nos 10 eu queria ja ser mais profissional por conta que eu ja teria idade para jogar os jogos aqui do meu estado e sempre peguei colocaçao boa 4, 5 colocaçao, agr atualmente to pegando 2,3 lugar, mesmo sem treinar e sem ter a tecnica 100% mas eu sinto que eu tenho jogo diferenciado sabe e alem de tecnica, queria saber como ganhar expericia(noçao de jogo) msm (raramente) jogando com pessoas boas.