Da para ficar rico com TM?

Olá amigos

eu tenho 13 anos e desejo ser um grande mesatenista no futuro, jogar internacionalmente, etc… Mas tenho uma dúvida!! Mesatenistas grandes assim tipo Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, têm salários fixos? Vivem apenas de TM? É possível trabalhar e ao mesmo tempo ser jogador profissional?
desde já agradeço
abraço

Ola caro lobber,

apesar de que a lucratividade não deve se comparar a outros esportes, eu acredito que é possível sim. Mas como você mesmo citou, é preciso ser um jogador top player, e mesmo assim precisará ter bons patrocinadores para chegar ao objetivo da lucratividade.

Se é possível conciliar com o trabalho? creio que sim. Mas seria melhor conciliar com estudos, pensando no futuro (pós tenis de mesa), visto que com estudos e trabalho eu acho difícil. Mas não impossível é claro, vai de cada um. O suporte familiar é muito importante nesses casos. Literalmente a família inteira voltada para a sua carreira.

Minha humilde opinião.

vlw

Te dou um conselho camarada,leve o tênis de mesa como um hobby serio.Treine seriamente e jogue com seriedade os seus torneios.

Nem os melhores atletas do Brasil (tirando uma pequena minoria) vivem só da pratica do esporte,a maioria precisa dar varias horas de treino,além de treinar pra conseguir sobreviver.E ficar rico pode esquecer kkkkkk

Apesar de tudo que eu te disse,não deixe de treinar e viver o tênis de mesa,esse esporte foi um divisor de águas na minha vida,a minha caminhada seria totalmente diferente se não fosse pela pratica e vivencia (não no sentido de sobrevivência kkk) desse esporte.

falo,abraço :evil:

[quote=“panga sbc” post=102455]

Nem os melhores atletas do Brasil (tirando uma pequena minoria) vivem só da pratica do esporte,a maioria precisa dar varias horas de treino,além de treinar pra conseguir sobreviver.E ficar rico pode esquecer kkkkkk

falo,abraço :evil:[/quote]

Exatamente, é isso que eu sei sobre o TM !!! Só uma minoria, consegue viver apenas de TM, seja como atleta, seja como tecnico. E, em nenhum dos casos, vc vai ficar rico aqui no Brasil e, provavelmente, fora do Brasil, só os melhores de todos os tempos, tenham conseguido um bom dinheiro. Pode ser q o Waldner seja “rico”, mas nao é um “ricao”, nao deve chegar nem perto de varios jogadores brasileiros q já pararam [e que nao gastaram todo o dinheiro com farras, é claro], como Ronaldo, Roberto Carlos, Zico, Rai e por ai vai.

Pra ficar rico, acho q só no Futebol, Tenis, NBA, Golf, Beisebol, Boxe, Formula 1 e Futebol Americano [dos que eu me lembro de “cara”], isso se vc for um cara de muito destaque pra ganhar um salario muito bom.

Provavelmente, o Timo Boll, acho q o jogador que mais deve ganhar dinheiro no TM atualmente, nao ganhe nem 100.000 dolares/mes. Enquanto isso tem varios jogadores que ganham isso ou bem mais, como o Cristiano Ronaldo, que ganha 1.000.000/semana, só que ele tb é um dos mais bem pagos do mundo. Mas se vc pegar times importantes do Brasil, vc vai ver que jogadores com um certo destaque, já ganham na faixa de 500.000 reais [cerca de 200.000 dolares]/mes ou mais, isso dentro do Brasil. Fora daqui, os salarios normalmente sao bem maiores pra jogadores com destaque em grandes clubes ou clubes com $$$, que ainda nao sao grandes clubes.

MAS isso é pq o TM nao é entendido pela maioria da populacao, pq se fosse seria igual na China, onde está entre os esportes mais importantes do pais. O problema é que lá ninguem ganha muito por ser atleta, consegue viver melhor q a maior parte da populacao, mas tb nao fica “rico”.

Pra mim, é o melhor esporte do mundo ! :smiley:

Droga! Odeio ter que concordar com um kateiro hahahahahahaha. Mas eu concordo.

Em primeiro lugar, ninguém tem o direito de destruir os seus sonhos, e se vc acredita e deseja MUITO tudo isso, espero que de fato consiga, ou seja, que um dia eu esteja no sofá da minha casa torcendo por vc. Mas às vezes nos sentimos obrigados a ajudá-lo a entender melhor o que está por trás destes sonhos. E acho que a primeira pergunta que vc deve se fazer é se “ficar rico” é realmente uma prioridade na sua vida. Vc ainda é bastante jovem, mas em breve vc pode descobrir que não é buscando a riqueza assim que vc vai conseguí-la. Além disso, preciso te alertar: nossos atletas, se é que são suas referências no caso, não são exatamente ricos. Mais do que isso, suas famílias investiram e investem muito em suas carreiras, então vc vai plantar muito e talvez colher pouco. Tão importante quanto isso é que, eu não sei em qual milha da estrada vc está, e nem vou julgar, mas as nossas promessas de 13 anos já estão adquirindo experiência internacional (há algum tempo, aliás) para chegar aos 17 ou 18 em grande forma. Neste sentido, vc e seus pais estariam dispostos a apostar todas as suas fichas saindo do fim dessa corrida tão disputada?

Eu poderia discorrer sobre o tema por parágrafos e mais parágrafos, mas o melhor que eu posso fazer por vc é te transmitir o que eu aprendi com a minha vida. Mais ou menos com a sua idade, eu tb tinha um desejo muito grande de construir uma carreira no esporte. E a melhor coisa que eu fiz pelo meu tênis de mesa foi desistir dele nesta época. Estudei muito por 10 anos, conquistei uma profissão e comecei uma carreira onde eu sou muito mais talentoso do que no esporte. Isso permitiu que eu voltasse ao meu amado esporte sustentando minha própria paixão, não tendo que dar satisfações a ninguém e, melhor do que isso, posso curtir só a parte boa da coisa toda, da forma que eu queira. Graças ao que eu tenho conquistado com a minha carreira, eu tive a incrível oportunidade de estar presente no campeonato mundial do ano passado. Isso foi o pagamento das escolhas que eu fiz na vida, e eu espero que um dia vc fique tão orgulhoso delas quanto eu fiquei das minhas. Estudei muito, descobri o que sei fazer, e agora curto o profissionalismo da arquibancada: talvez um dia vc chegue à mesma conclusão. Pense nisso.

Abraços!

Quem fica rico mesmo no mundo do Tênis de Mesa são apenas os fabricantes de materiais, por exemplo, o dono da Butterfly hoje é rico. Não só o dono da Butterfly, mas o dono de várias outras marcas eu acredito que também sejam ricos, apesar de já ter existido várias marcas que só tomaram prejuízo investindo na fabricação de materiais de Tênis de Mesa, mas se você for dono de uma marca bem destacada mundialmente, com produtos “caros” e conseguir vender muito, você se tornará rico, assim coma a Butterfly.

Eu também acredito que a maioria dos jogadores do top 100 do rank da ITTF ganhem bem, mas não mais que o dono das fabricantes de materiais e também não chegam a ganhar o suficiente para serem considerados “ricos”.

De qualquer forma, boa sorte.

Um dos principais obstáculos para um jogador ficar rico com tênis de mesa é a pouca visibilidade do esporte, o que dificulta grandes contratos publicitários.
Existem exceções, como no caso de Waldner, Ai Fukuhara e alguns jogadores chineses, que ganham uma quantia considerável com publicidade. Mas nem de longe atingem patamares, por exemplo, dos jogadores de tênis. O tênis, por ser de grande visibilidade e “bom” para ser transmitido na TV, gera grandes premiações e contratos publicitários ainda maiores.
Federer, o maior ganhador de prêmios em dinheiro, já faturou cerca de 80 milhões de dólares em cheques. Mas estima-se que sua fortuna seja algo em torno de 200 a 300 milhões de dólares, graças principalmente ao contrato vitalício com a Nike e Wilson. Fora isso, Federer faz propaganda de relógio, chocolate, café, banco, carro, etc.
Agora pergunte quanto ganha um mesatenista para usar uma camisa de determinada marca. São dois mundos diferentes, é a rua Barão da Torre e uma viela no morro do Cantagalo.

Rico só se você estiver entre 20 do mundo, tiver patrocínios pessoais e um ótimo contrato com clube do exterior.

Tb não estou aqui para impedir seus sonhos, mas TM é um esporte que simplesmente não dá dinheiro para os atletas. Quem ganha algo são técnicos (pouco) e os empresários da modalidade como donos de clubes e representantes de marcas.

Se você for o melhor do Brasil provavelmente vai ganhar menos do que ganha um bom médico, engenheiro, advogado, dentista. A diferença é que estas profissões tem mais segurança e podem ser pra sempre ao contrário de vida de atleta.

A princpal renda de atletas no Brasil é bolsa do governo federal, estadual e municipal . Na minha opinião esta é a pior forma possível de se viver do esporte. Não tem segurança nenhuma.

Um bom atleta no Brasil deve tirar juntando tudo (dá treino em 200 clubes, mais bolsas governamentais) uns 6.000 por mês (os tops ganham o dobro). Como você é muito jovem vai achar que isso é uma fortuna, mas para quem vive numa grande cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro isso não é tanto dinheiro assim. Um aluguel de um apartamento mediano aqui em SP custa quase R$ 2.500. Escola em torno de R$ 1.000 por filho. Tira as despesas de combustível, alimentação, saúde e impostos não vai sobrar quase nada no fim do mês.

Use o TM da melhor forma possível. É ótimo para viajar se divertir e fazer ótimas amizades. Você ainda pode conseguir bolsa de estudo em escolas e universidades. Sua melhor opção é estudar com afinco, e como disse o colega panga sbc, “leve o tênis de mesa como um hobby serio”.

Se for servir para ganhar bolsa de estudos em alguma universidade dos EUA pode ser interessante, né? Grande ideia, Yoshida!

Recentemente muitos brasileiros que jogam tênis de mesa ganharam bolsa em universidades americanas. E nem eram super campeões no Brasil.

Pessoal acima já explicou o fato.
Dedique-se ao TM por prazer, meta esportiva, etc. Mas não pelo dinheiro.
Tsuboi, o melhor brasileiro (36 do mundo), estuda pra se garantir e recebe bolsa de 100% na faculdade. Daí da pra tirar o diagnóstico.

Eu penso que, para quem quer se dedicar profundamente, o tênis de quadra te dará muito mais retorno.

Só a título de contexto, de fato, o Tsuboi fez curso universitário, e não sei ao certo qual seria esta bolsa, mas isto foi num passado. Atualmente ele se dedica integralmente ao tênis de mesa.

Abraços!!!

Agradeço a todos que responderam. Vou pensar no que vocês disseram
abraço