Querer ser jogador profissional?

De tempos em tempos, essa questão naturalmente aparece por aqui, e penso até que é um bom sinal. De qualquer forma, este histórico já dá muitas referências prévias. Portanto, deixo aqui abaixo algumas respostas minhas a este respeito ao longo do tempo.

Em linhas gerais, primeiramente vc tem que entender o que é ser profissional. É muito mais do que jogar tênis de mesa, e nessas referências acima, eu comento um pouco sobre isso tb. Depois, vc precisa entender que é SEMPRE uma aposta, e SEMPRE com muito risco, mesmo se e quando der certo. Finalmente, vc precisa entender que tudo isso está muito longe, e que a única certeza é que vc não vai chegar lá olhando para o resultado final. Aliás, esse é o primeiro filtro: se a resposta da pergunta “pq eu quero isso” for os raros momentos de glória que aparecem por aí, NEM COMECE.

Não exatamente. Exceto em casos específicos (e são pouquíssimos, para não ousar o risco de uma inverdade e dizer UM), onde o poder público sustenta o esporte, mesmo propriamente pagando SALÁRIOS aos atletas, as seleções não patrocinam atletas, apenas custeiam (quando o fazem).

Não definitivamente. A premiação em dinheiro (prize money) é geralmente ínfima perto dos custos do profissionalismo, praticamente simbólica. É alguma coisa, mas não é ela o pilar principal do profissionalismo, e sequer é muito representativa, considerando que os torneios que premiam mais são os mais difíceis e estes prêmios geralmente serão conquistados pelos que “precisam menos”. E há premiações além das primeiras posições tb, mas estão são realmente beeeeeem menores.

1 curtida