Maneiras de se profissionalizar no Brasil, ou quase isso

Boa noite,

Como bem disse o @yoshida, ninguém tem o direito de enterrar seu sonho. E é bem legal vc se dedicar bastante ao esporte, ter vontade de seguir uma carreira, etc. Mas ainda mais importante é que vc entenda que, dependendo da sua abordagem, vc pode correr o risco de enterrar este sonho sozinho, sem a ajuda de ninguém. E HOJE, projetando cenários na fase em que se encontra, vc pode de fato estar plantando algo que venha a ser bem mais difícil de colher depois. Então, antes de qualquer coisa, siga treinando e se esforçando para ser melhor a cada dia, como vc já faz. Isso é a coisa MAIS IMPORTANTE que vc vai levar do esporte, para qualquer coisa que venha a fazer. E mais uma vez, HOJE, ter mais do que isso em mente é olhar muito adiante e perder o foco.

Ainda sobre profissionalismo, talvez vc não conheça muito do pessoal do meio, mas estou aqui me desafiando a lembrar de pessoas que se sustentam integralmente de suas rendas como ATLETAS. Óbvio que a maioria avassaladora é de atletas por hobby, outros têm outras fontes de renda com outras atividades (não relacionadas ao seu próprio rendimento), e os mais jovens (ou não necessariamente) são parcial ou integralmente custeados pelas suas famílias. Isso corrobora com o que o @yoshida menciona a respeito de um cenário profissional no país. E mesmo mantendo a privacidade dos meus amigos que estão construindo suas carreiras lá fora, posso te garantir que, por melhor ou maior que se seja, tudo sempre está a um passo de dar errado quando o assunto é ser profissional.

No fim, sem nem perceber, vc já está tendo oportunidades muito relevantes para o seu crescimento pessoal e amadurecimento através do próprio esporte. Em ter a chance de se preparar e jogar um campeonato brasileiro, passar por toda essa experiência de um momento importante em sua vida, acredite: vc está ganhando coisas que (claro, bem aproveitadas) nenhum dinheiro pode comprar, e que pouquíssimos jovens como vc vivem, e ocasiões como essa farão diferença na sua personalidade por muito tempo, se não para sempre. E com essa responsabilidade que vai adquirindo, poderá tomar decisões cada vez melhores na sua vida. Então celebre o que já fez e caminhe um passo por vez. Vc está chegando a uma idade onde estas decisões farão cada vez mais diferença e por mais tempo em sua vida. Sendo assim, continue buscando ser o melhor que puder ser, mas não permita que o seu sonho seja a sua única alternativa.

Abraços!!!

2 curtidas