Maneiras de se profissionalizar no Brasil, ou quase isso

Eu diria que estou em um bom ambiente, treino 4 horas por dia 6x por semana, meu grupo tem estilos diferentes, não falando exclusivamente de borrachas ou canhotos e destros, mas diferentes estilos de jogo. Temos preparo fisico 2x por semana, mas estou aumentando gradualmente. E também temos um psicólogo esportivo. Bem, estou prestes a fazer 17 anos e estou no último ano do ensino médio.

É hora de avaliar algumas opções.

Bem, ir pra seleção ainda acho fora de questão.

Agora, estou pensando sobre algumas destas coisas:

  • Jogue em ligas europeias ou de outros países. Eu acredito que é a maneira mais difícil, mas a única maneira de realmente se tornar profissional com o passar dos anos. Realmente o MAIS DIFÍCIL. Quase 99% não 1% sim.

  • Ter patrocinadores para financiar coisas como viagens nacionais e material, ou mesmo dinheiro. Considerando que se eu fizer um bom trabalho de marketing nas redes sociais, acredito que isso pode ficar mais aparente.

  • Ter resultados nacionais e conseguir bolsa atleta estadual. Eu considero isso o mais próximo no momento.

  • E bem, minhas ideias acabaram, considerando que aqui também não existe Liga Universitária, e apenas uma faculdade no meu estado dá suporte financeiro para atletas.

Eu faço 17 em janeiro.
Comecei a praticar com 15 em 2020.
Comecei a praticar sozinho em abril de 2020. Fazendo exercicios sem bola e placa de retorno
Comecei a treinar em um clube 2x semana, ainda praticando sozinho todos os dias ou quase.

Comecei a treinar no “grupo avançado” do meu clube em janeiro de 2021. Nesse tempo estava chegando no clube às 15h ou 16h e saindo às 21h. Ficava jogado partidas ou robo/placa ate dar o horario de treino do grupo das 20h00 às 21h00. Ainda praticando sozinho alguns dias da semana. Mais saque do que exercicios na mesa.

Comecei a praticar todos os dias no meu grupo em abril de 2021. 2 horas por dia. E comecei a fazer 4 horas por dia desde outubro

Portanto, 1 ano e 7 meses de prática total e 1 ano e 3 meses de prática em clube.

Aqui são dois jogos meus Brasileiro desse ano.

Meu maior problema é recepção, e não fico bem agachado. Footwork ainda lento e ir sem esperar a bola as vezes, E as vezes tambem vou muito chapado no fh. E óbvio, nervosismo …

https://photos.app.goo.gl/JhmMA9zD31ewNBS46 (nesse jogo eu estranhei muito o fato dele ser canhoto e ter pino curto na esquerda, eu ficava com medo de atacar a proxima quando atacava no pino, ataquei pouco no fh que acredito q ele tinha mais problemas, e obvio falhei muito na recepção…

Se puderem dar um pouco das suas experiencias, seria grato. No Brasil ainda é dificil ser profissional no geral, por isso busco mais apoio com viagens e material do que realmente ir pra fora, mas não deixo isso fora de questão.

cara acho muito cedo para você pensar em ser profissional, você se for ver realmente não tem nem um ano de treino diário, acredito que você goste muito do tenis de mesa e esteja muito empolgado, mas é um esporte ainda muito dificil de tirar sustento no Brasil e tem muita gente com muito mais tempo de treino e experiência que você, se for pra arrumar patrocínio precisa ter resultado pra mostrar né.
Lógico que não sei qual sua condição financeira, se seus país tem condições de te bancar e dinheiro não é problema acho que tem que ir com tudo, vai fazer estágios na Europa e tudo.
Agora se não tá no nível de família rica acho que você devia tentar priorizar uma carreira que te garanta financeiramente e mantenha o tênis de mesa como um hobby, treine o máximo enquanto puder, se divirta e faça amigos, se for para dar certo vai dar

Não desista do seu sonho, mas mantenha os dois pés na realidade. Vc parece ter evoluido muito mesmo em tão pouco tempo de treino. Parabéns!

1º problema de tudo é: praticamente não existe TM profissional no Brasil. Os melhores jogadores que ainda estao aqui vivem de bolsa através de repasse de prefeitura ou governo estadual. A maioria das pessoas que vivem de TM são técnicos e empresários.

Foque nos treinos e use o TM para te ajudar a ter sucesso profissional. Existem algumas instituições que oferecem bolsas de estudos para atletas.

2 Curtidas

Boa noite,

Como bem disse o @yoshida, ninguém tem o direito de enterrar seu sonho. E é bem legal vc se dedicar bastante ao esporte, ter vontade de seguir uma carreira, etc. Mas ainda mais importante é que vc entenda que, dependendo da sua abordagem, vc pode correr o risco de enterrar este sonho sozinho, sem a ajuda de ninguém. E HOJE, projetando cenários na fase em que se encontra, vc pode de fato estar plantando algo que venha a ser bem mais difícil de colher depois. Então, antes de qualquer coisa, siga treinando e se esforçando para ser melhor a cada dia, como vc já faz. Isso é a coisa MAIS IMPORTANTE que vc vai levar do esporte, para qualquer coisa que venha a fazer. E mais uma vez, HOJE, ter mais do que isso em mente é olhar muito adiante e perder o foco.

Ainda sobre profissionalismo, talvez vc não conheça muito do pessoal do meio, mas estou aqui me desafiando a lembrar de pessoas que se sustentam integralmente de suas rendas como ATLETAS. Óbvio que a maioria avassaladora é de atletas por hobby, outros têm outras fontes de renda com outras atividades (não relacionadas ao seu próprio rendimento), e os mais jovens (ou não necessariamente) são parcial ou integralmente custeados pelas suas famílias. Isso corrobora com o que o @yoshida menciona a respeito de um cenário profissional no país. E mesmo mantendo a privacidade dos meus amigos que estão construindo suas carreiras lá fora, posso te garantir que, por melhor ou maior que se seja, tudo sempre está a um passo de dar errado quando o assunto é ser profissional.

No fim, sem nem perceber, vc já está tendo oportunidades muito relevantes para o seu crescimento pessoal e amadurecimento através do próprio esporte. Em ter a chance de se preparar e jogar um campeonato brasileiro, passar por toda essa experiência de um momento importante em sua vida, acredite: vc está ganhando coisas que (claro, bem aproveitadas) nenhum dinheiro pode comprar, e que pouquíssimos jovens como vc vivem, e ocasiões como essa farão diferença na sua personalidade por muito tempo, se não para sempre. E com essa responsabilidade que vai adquirindo, poderá tomar decisões cada vez melhores na sua vida. Então celebre o que já fez e caminhe um passo por vez. Vc está chegando a uma idade onde estas decisões farão cada vez mais diferença e por mais tempo em sua vida. Sendo assim, continue buscando ser o melhor que puder ser, mas não permita que o seu sonho seja a sua única alternativa.

Abraços!!!

2 Curtidas

@davizoosk achei este tópico após quase 1 ano da criação e ficou a curiosidade… como está indo nos treinos?