Como tornar o tênis de mesa rentável e como chegar nos níveis semi-pro e pro

Estou criando este tópico para trocar algumas opiniões e bater um papo sobre levar o tênis de mesa para um outro patamar. Atualmente jogo pelo clube de Franco Da Rocha-SP e estou treinando a 10 meses. Todos os meses participo da Liga Nipo Brasileira de Tênis de mesa, e me surgiu uma dúvida na cabeça: Como que eu poderia conseguir evoluir no tênis de mesa de uma forma que eu possa ganhar dinheiro e talvez conseguir jogar campeonatos maiores e mais desafiadores?
Ainda conheço muito pouco do tênis de mesa, então gostaria que o pessoal aqui do Forum compartilhasse um pouco da sua experiência com o tênis de mesa, campeonatos, federação e como viver disso

1 Curtida

Para ganhar dinheiro é como em todos os esportes: tenha destaque e chame atenção de patrocinadores, que podem se interessar pelo clube e ele dará uma verba para a(s) premiações e pode até ajudar com a infraestrutura; ou por você próprio, desde que tudo isso tenha visibilidade para as demais pessoas, ou seja, se for um jogo “no fim do mundo” onde nada é ao menos publicado, sejam fotos, videos, propagandas, etc ninguém vai se interessar
Torne-se uma “marca”, “seja vendável”.

Viver exclusivamente esporte acho difícil no BR, a não ser que você seja atleta de alto desempenho com uma performance de destaque, como os jogadores da seleção; tente ir para clubes europeus e por lá jogar os campeonatos.

Para ser federado, entre em contato com a federação de TM do seu estado, faça o pagamento das taxas e participe dos jogos de seu clube que exija a federação

Há também o bolsa atleta, o programa do governo/Caixa. De forma muito simplificada: você “mostra resultado em jogos determinados” e tem o benefício de até R$15000,00 mensais (para pódio). Se for paraolimpico é até R$30000,00

Abs

1 Curtida

Boa noite @Edu,

Acredite: ainda tem mesatenista no Top 100 mundial tentando descobrir como tornar o tênis de mesa rentável. Mas não são estas as perguntas que você precisa se fazer agora. Você tem todo o direito de almejar / sonhar (e é necessário mesmo) essas coisas como um objetivo maior, mas com 10 meses de tênis de mesa, você ainda tem muito a fazer antes de pensar em recompensa. Ainda que se tenha este sonho, neste momento, campeonatos profissionais, a Europa ou a bolsa atleta são degraus de uma escada que você ainda nem sabe se vai subir.

E antes de chegar no pé dela, a primeira coisa que você vai ter que descobrir (na prática, e não na intenção) é se está disposto a viver a coisa e pagar o preço disso. Ser profissional é treinar dois períodos mais trabalho físico quando o corpo implora por descanso. E note: em nenhum momento eu mencionei o seu potencial, pois nem mesmo você tem como saber. O que eu menciono aqui é que, independente do seu talento, as coisas serão MUITO difíceis, e é isso o que você vai enfrentar todos os dias. Eu poderia te contar inúmeras histórias de jogadores e jogadoras renomados à beira de largar tudo simplesmente porque MESMO ELES vivem no limite de tudo dar errado.

Mas na prática, se preocupe com o processo, em melhorar um pouco todos os dias, em ser consistente e disciplinado. E mesmo que as coisas não cheguem onde você gostaria que tivessem chegado, com isso tudo você terá desenvolvido capacidades não só muito importantes, mas muito valorizadas para o que quer que se venha a fazer na vida. Treine muito, se cuide e sempre busque oportunidades de evoluir, e definitivamente você não precisa cruzar o oceano para isso agora.

Abraços!!!

2 Curtidas

@Alcir Realmente, você tem razão, ainda tem muito chão pela frente, mas continuarei firme nos treinos e campeonatos, lá na frente saberei o que poderei fazer.
Obrigado e abraço💪🏻

1 Curtida