Tenho 15 anos e comecei a treinar profissionalmente tênis de mesa sou muito velho para ingressar no esporte?

Comecei a jogar tênis de mesa com 9 anos mas nunca treinei sempre joguei em casa ou na escola, olhei todas as vídeo aulas do YouTube de tênis de mesa, sempre fui o melhor da escola inclusive representava o colégio nos jogos da primavera mas tudo como hobby.

Com 15 anos comecei a treinar profissionalmente na minha associação e já ganhei 6 campeonatos pela minha cidade e tenho esse sonho de um dia ser um dos melhores do Brasil.

Sou muito velho para ingressar no esporte ou ainda há tempo para ser um grande atleta?

Bom dia,

Essa questão apareceu dias atrás no fórum, e inclusive recomendo fortemente que utilize a busca, mas de qualquer forma, ali fiz um compilado das minhas respostas a questões similares (e geralmente iguais) à sua, e estou colocando o link aqui abaixo.

E quanto à idade, basicamente, pense que vc está numa corrida com um monte de gente. Estando na corrida, vc sempre pode vencer ou se colocar bem, mas a maioria largou bem à frente de vc. Ninguém aqui pode destruir seu sonho, mas para vc mesmo não fazer isso, comece entendendo o que há por trás deste sonho para que não seja apenas um delírio, e acredito que eu posso te ajudar com o que está aí acima.

Vc é jovem, mas está em uma fase que vai começar a tomar algumas das decisões mais importantes da sua vida. E se posso te recomendar algo tendo visto muita coisa, é escolher com sabedoria a posição que o esporte terá na sua vida. Acredite, buscar ser um dos melhores do Brasil, por tudo o que isso envolve, não tem exclusivamente a ver com esporte. E além disso, essa não é a única forma de ser feliz nisso aqui (e eu sou prova disso).

nunca é tarde, eu voltei a treinar depois de 10 anos, estou jogando a 3 anos, indo em alguns camps, liga vale paraibana, liga nipo porem jogando com pessoas “normais”

sou PCD mas o dono da minha academia é 0 esforço pra me ajudar a enteder, como consigo minha classificação, como evoluir…

bom, a quase 4 anos estava do mesmo lado do op, bryan.
fazendo a “mesma” postagem.
sou do df.

caramba, olhando esse forum depois de algum tempo e olhando essas duas publicações bate bastante nostalgia, haha,

vamos ao que importa:
em agosto de 2020, com 15 anos, comecei a treinar 1x por semana
em janeiro de 2021, com 16 anos, comecei a treinar 2x por semana
em abril de 2021, com 16 anos, comecei a treinar 5x por semana, 2h30 em grupo por dia na mesa ou mais.
em janeiro de 2022, com 17 anos, 5h-6h em grupo ou com parceiro por dia. 5x-6x por semana.
normalmente tem 1h de saque ai no meio, mas a maioria é horas na mesa/lançamento + intervalos
e desde então essa é a media dos meus treinos por dia.

vou fazer 19 anos em breve, quase 4 anos de jornada.
de uma coisa tenho certeza, durante esses anos o tenis de mesa foi minha prioridade numero um, eu perdi provas de recuperação finais para ir ao brasileiro de 2021, reprovei na escola. devido a outros problemas pessoais mais a fadiga de treinar todos os dias eu acabei reprovando no segundo ano do ensino medio em 2022, por faltas.

bom, eu acredito que essa minha historia realmente poderia ser um mini livro haha, mas eu queria dar minha colher de chá nesse tipo de post.

alem de ser atleta, para me manter tambem trabalhei/trabalho na parte tecnica da minha academia, ja a algum tempo, sempre demonstrei interesse para abater os custos de treinamento, ajudando nas aulas.
2021 e 2022 era esporadico para custear alguma coisa ou outra, pois ainda contava com o sustento dos meus pais.
em 2023 vivi inteiramente assim, dando aulas para zerar os custos do treinamento.

como o alcir disse lá no meu segundo post sobre, eu ainda não conhecia muitas pessoas do meio.

hoje, posso não ser o cara mais extrovertido do mundo, mas converso/tenho amizade com atletas e alguns tecnicos do cenario nacional,se nao falei, ao menos conheço e entendo um pouco mais.

fiz algumas viagens para competições nacionais durante essa jornada, algumas com medalha, outras so a experiencia, enfim.

eu realmente poderia aqui escrever muito mesmo, se quiser pode me chamar no privado, pois um post escrito nao consigo descrever haha.

se você realmente quer, vai atrás do esporte. mas tenha os pés no chão, a realidade, pode ser muito, mas muito diferente mesmo dos seus sonhos, do que você imagina.

eu abdiquei muito mesmo, eu realmente dediquei muito minha vida a tm nesses 4 anos, e mesmo assim, ainda acredito que poderia ter feito mais.
devo ter passado 90% na academia e 10% em casa ou até menos.
financeiramente principalmente, dediquei tudo ao tm.
roupas novas eu praticamente não tive, as que tive foram da feira ou roupa pra treinar haha.
não pedia dinheiro para sair para rolês, não pedia para comprar um doce ali ou coisa assim. não veja isso de maneira restrita, é claro que tive que comer na rua alguns dias kkkkk.
mas de maneira geral vc entendeu eu acredito, a prioridade era trocar de borracha, inscrição em campeonato, clinica, treinamentos.

o caminho que eu segui foi treinar em um grupo de alto rendimento com atletas e um tecnico dedicado so ao grupo. se isso é possivel na sua cidade, estado, seria uma boa forma de pensar nos objetivos.

minhas últimas palavras desse post que poderia ser muito longo e muito detalhado, que até um dia tenho interesse em postar aqui e em outros lugares, é que você pode chegar muito mais longe do que qualquer um acha.

o tanto de esforço e dedicação que você coloca no processo ao lado de pessoas inteligentes principalmente técnicos pode ser recompensado de maneiras inimagináveis.

de duas coisas tenho certeza:

sozinho é muito mais difícil.

eu não cheguei em vários sonhos que eu imaginava no começo da jornada.

mas eu não me arrependo de nada, não me arrependo de absolutamente nalda que vivi.

esse esporte tem vários caminhos, sonhe alto e trabalhe a mesma altura desse sonho, porém dentro de um sonho existem objetivos, metas, pequenas metas, pequenas metas diárias. curta esse processo.

1 Curtida