Tenho 15 anos e comecei a treinar profissionalmente tênis de mesa sou muito velho para ingressar no esporte?

Comecei a jogar tênis de mesa com 9 anos mas nunca treinei sempre joguei em casa ou na escola, olhei todas as vídeo aulas do YouTube de tênis de mesa, sempre fui o melhor da escola inclusive representava o colégio nos jogos da primavera mas tudo como hobby.

Com 15 anos comecei a treinar profissionalmente na minha associação e já ganhei 6 campeonatos pela minha cidade e tenho esse sonho de um dia ser um dos melhores do Brasil.

Sou muito velho para ingressar no esporte ou ainda há tempo para ser um grande atleta?

Bom dia,

Essa questão apareceu dias atrás no fórum, e inclusive recomendo fortemente que utilize a busca, mas de qualquer forma, ali fiz um compilado das minhas respostas a questões similares (e geralmente iguais) à sua, e estou colocando o link aqui abaixo.

E quanto à idade, basicamente, pense que vc está numa corrida com um monte de gente. Estando na corrida, vc sempre pode vencer ou se colocar bem, mas a maioria largou bem à frente de vc. Ninguém aqui pode destruir seu sonho, mas para vc mesmo não fazer isso, comece entendendo o que há por trás deste sonho para que não seja apenas um delírio, e acredito que eu posso te ajudar com o que está aí acima.

Vc é jovem, mas está em uma fase que vai começar a tomar algumas das decisões mais importantes da sua vida. E se posso te recomendar algo tendo visto muita coisa, é escolher com sabedoria a posição que o esporte terá na sua vida. Acredite, buscar ser um dos melhores do Brasil, por tudo o que isso envolve, não tem exclusivamente a ver com esporte. E além disso, essa não é a única forma de ser feliz nisso aqui (e eu sou prova disso).

nunca é tarde, eu voltei a treinar depois de 10 anos, estou jogando a 3 anos, indo em alguns camps, liga vale paraibana, liga nipo porem jogando com pessoas “normais”

sou PCD mas o dono da minha academia é 0 esforço pra me ajudar a enteder, como consigo minha classificação, como evoluir…