Boa noite @Will,
Finalmente falando um pouco sobre tênis de mesa! Muito obrigado hahahahahaha.
Claro que perder o foco da visão durante a ação é obviamente péssimo, mas você mesmo precisa analisar isso criticamente (se, como, quando e quanto está fazendo isso) antes de revolucionar a sua forma de abordar. Portanto, na minha experiência, filtro é um fundamento tão importante quanto footwork no tênis de mesa hahahahhaha.
Mas independente do seu caso, a premissa da visão no tênis de mesa é muito simples: manter os olhos NA BOLA a todo momento. A coisa toda é muito rápida para qualquer coisa diferente. Claro, é necessário ter percepção de outras coisas fora do foco central, mas isso se desenvolve através da visão periférica, e não desviando o olhar da bola. Provavelmente você vai encontrar muitos exercícios a este respeito por aí.
E parece muito simples, mas acredite, não é. Eu tenho vícios ruins de perder por vezes a bola de vista quando se aproxima da raquete. Mas a vida de um mesatenista amador é um eterno aprendizado e desaprendizado, então acho que estou no caminho certo hahahahaha.
Abraços!!!