Olhando a bola - antecipação dos golpes

Quando o adversário bate na bola, e ela está vindo na sua direção, você continua olhando a bola durante todo o percurso? Até quando vc olha a bola?
Que vantagens e desvantagens existem pra vc, ao olhar a bola até o final, e ao olhar a bola até certo ponto(especifique quando vc para de olhar).

Bom, esse tópico tem tanta coisa pra discutir, vou tentar organizar.

De acordo com comentários que li em outros foruns, deve-se olhar a bola até certo ponto, e depois acompanhar com a visão periférica.

Eu faço assim:
Quando o cara vai sacar, eu olho rapidamente pra bola e pra mão do adversário, assim que eu percebo o que ele vai fazer, eu antecipo a recepção. Claro que eu não antecipo sempre, se não eu ia tomar muito ace na paralela, ainda não tenho essa capacidade de antecipar todos os golpes. Mas se vcs olharem video dos profissionais, o cara antecipa a recepção antes do sacador dar o impacto na bola, geralmente o tempo de bola de quem está recepcionando é tão bom, que ele sai no exato momento, quando o sacador não tem mais a opção de mudar o saque. As vezes eu tento antecipar abrindo de forehand, e tomo ace, as vezes o saque sai rápido em cima de mim. Waldner é um mestre na hora de antecipar a recepção. TODOS profissionais antecipam, nenhum deles espera a bola passar da rede pra começar a fazer isso. Claro que quanto maior o nível, melhor a antecipação. A partir de hoje vou começar a fazer isso. Bom, continuando, após a recepção, o sacador vai fazer alguma coisa. Li um comentário que, em alto nível, o jogador olha para bola e olha para os olhos do adversário, para tentar antecipar onde vai a bola. Eu só olho a bola até o caminho da rede, depois disso, eu já armo o golpe e me posiciono corretamente, claro que as vezes falta perna pra posicionar direito na bola, e com a visão periférica dou continuidade a jogada. Conheço gente que mexe o pescoço pra olhar a bola durante 100% do percurso, fico até meio tonto.

A antecipação é uma coisa impressionante, nos dias que eu consigo antecipar, os pontos são quase garantidos. Waldner não é o melhor de todos os tempos a toa. Convenhamos que waldner não teve e não tem nenhum super golpe, mas suas jogadas são fantáasticas, saem naturalmente.

Bom, e vcs, postem algo sobre a antecipação, sobre olhar a bola, sobre olhar os olhos do adversário. Eu já tomei muita finta tentando antecipar os golpes, mas acho que só tentando se aprende. Eu tento olhar a bola só um pedaço do caminho, depois já automatizo o golpe, um grande defeito que tenho é fazer a jogada e ficar parado. Se alguém tiver alguma técnica diferente de olhar bola, de antecipar, comente com detalhes.

Observem pra onde waldner está olhando:
http://www.donic.de/Waldner_2004.jpg
http://www.inters.pl/inters/serwis_ts/i … dner_a.jpg

Nessas fotos tenho impressao que timo boll olha pra bola:
http://www.iranpingpong.com/panel/_file … gallery/(B)Timo_boll.jpg
http://epsr.free.fr/photos%20Joueurs/photo_Boll.jpg
Mas nos vídeos ele parece não olhar.

Samsonov:
http://www.ittf.com/1999/MWC/players/Samsonov.jpg
Primorac:
http://www.ittf.com/plm/1998/mar98/Zoran1.jpg

Pensem a respeito, acho que a antecipação dos golpes pode fazer com que não tenhamos que forçar muito no drive, na recepção, no contra-ataque. A antecipação permite que o atleta se posicione bem a ponto de ter maior controle dos golpes.

Abraços.

Durante meu saque eu acompanho a bola até a batida, à menos q eu esteja sacando invertido. Quando faço isso parece q eu me perco se olhar a bola, daí me acostumei a saber onde a bola cai e olho para o oponente para o caso de ele correr antes e poder tentar um ace.

Durante o jogo acho q acompanho até pouco tempo depois de pingar na mesa depois disso vai coma visão periférica.

Como o j0rnal1sta comentou o Waldner parece q não olha a bola. Apesar disso lembro de uma tecnica sueca para executar topspins. Eles miram a bola usando o braço esquerdo(no caso de destros) para saber a altura da bola e o braço sai na hora da batida. Me lembro de ter visto Persosn ou Waldner fazendo isso não lembro em q video. Devem fazer isso apenas em bolas de menor velocidade.

eu olho pra mão do cara na ora q ele saca , eu sei a recpção q eu tenho q fazer na hora q eu vejo efeito q ele coloca , eu só ñ consigo saber se tá com muito efeito ou com pouco ,vlw

Eu sempre olho a bola em todo o seu percurso, seja recepcionando ou sacando, e pelo reflexo, observo o adversario e onde jogar a bola. Antes eu fazia o contrario só que observei que na primeira opçao eu acertava mais e errava menos saques e recepçoes e bolas ao correr do jogo. Ja observei que a maioria dos tops olham para a bola. Olhem algum video do Timo Boll por exemplo, quando ele vai sacar ele olha todo o percurso da bola e quando vai receber tambem (no meu ponto de vista), ele faz a mesma coisa inclusive nas bolas correndo o jogo. O Kreanga quando vai receber o saque voce consegue ver direitinho ele levantando a cabeça pra observar a bola subindo e descendo. Sao minhas experiencias na pratica e observaçoes dos jogos mundiais. Espero ter ajudado. :wink:

Primeiramente parabenizo o jornalista pelo tópico, pois, a recepcão não é um dos fundamentos mais importantes do tenis de mesa é, simplesmente o mais importante, vejam que no alto nível ocorrem inúmeros erros de recepcão, por que?: Porque sabem que uma má recepcão é ponto perdido na certa e, procuram, às vezes arriscando, passar a bola o mais rente possível da redinha, vamos falar de quando comecamos a jogar ou seja a brincar de tenis de mesa, eu comia uma porrada de saque!!, era foda…, hoje um pouquinho mais experiente ( intervalo para risada), vejamos é bem relativo pois quando pego um panga igual a mim, procuro me concentrar somente no movimento de sua mão e em mais nada. O problema é quando agente pega um cara que tenha uma nocãozinha de como sacar aí é um inferno, pois eu considero um bom sacador não aquele que tem um saque bom somente, mais vários e uma variacão grande, meu amigo quando jogo com um filha da mãe desses, é foooooda!, por mais que me concentre ainda não descobri uma técnica que me ajudasse, mais postem aí, tô precisando de ajuda também, agora eu fico imaginando o que o Liu Guoliang sentia por dentro ao ver seus adversários sucumbirem diante de seu saque, o cara devia rir por dentro demais, apesar de ter um joguinho feio pra burro, o cara era genial, conseguia uma eficiência fora do comum, detalhe, sua borracha era de pino, vai fala o que de um cara desses.

Mola, até eu que sou pangaré e treino a 3 anos e pouco uso essa técnica. Miro a bola com a mão livre, no forehand e no backhand. Isso permite que vc tenha uma visão melhor de onde jogar a bola, além de facilitar o uso do quadril. Quando usamos o quadril durante o golpe, dá pra fintar o adversário, mudando apenas a mão, é uma coisa que adoro ver o waldner fazer, mas acho dificil de botar em prática com eficiência. Finta bem feita é pra poucos. Aí não precisa perder tempo olhando pra bola. O waldner faz muito isso, ele deixa a bola cair, e mete um gancho na bola, em side spin. Coitado do ma lin, sofreu muito com essa jogada em 2004.

Veja bem, quanto mais vc tentar antecipar, melhor vc vai jogar, no começo, a coisa sai forçada. No caso do waldner é uma coisa muito natural, ele faz aquilo instintivamente. Claro que pra chegar ao nivel dele, muito treino e muito talento, então, o que vc deve fazer é tentar “adivinhar” onde a bola vai, pra se posicionar antes, uma coisa que eu estou tentando fazer na recepção, é me posicionar assim que o cara vai dar o impacto, antes dele dar o impacto na bola no saque, eu ja tento me posicionar, corro o risco de tomar ace, mas vou deixar de tomar quando tiver prática.

Olhar pra bola no saque todo mundo faz, é natural que timo boll faça isso. Na recepção ele também faz isso, é uma coisa bem objetiva. Na minha opinião, o jogo do boll não tem mistério, porém é tudo encaixado, perfeito, ele não faz nada a mais, nem nada a menos, diria que faz tudo dentro dos conformes. Ele executa as recepções necessárias, saques necessários, golpes potentes, etc. Ele antecipa bem nas recepções, mas nada comparado a waldner. Eu sou fa do timo boll mas pode ter certeza que a diferença dele é a qualidade dos golpes, a variação, os golpes imprevisiveis, e não sua antecipação. Claro que a antecipação faz parte para que os golpes tenham qualidade, concordo, mas a antecipação dele não é a unica coisa que faz com que ele tenha bons golpes. Vão achar que é contradição minha , mas basta ler para entender. Os golpes também tem qualidade devido as suas antecipações, mas não é somente a antecipação, enquanto waldner faz muitos pontos, bonitos e bem estruturados, pq literalmente adivinha onde a bola vai. Timo boll antecipa bastante na recepção, faz a antecipação como qualquer toplayer, talvez mexa rápido porque tem perna, sei lá, mas antecipar igual waldner? não tem. Como disse um amigo meu, a bola corre atrás do waldner, enquanto os outros correm atrás da bola.

qdo eu aprendi a jogar um dos fundamentos principais era “sempre olhando pra bolinha” e isso me ajudou e me ajuda muito até hoje,
logico que chega uma hora que voce nao ve ela conscientemente o tempo todo, o impacto na raquete e tudo…
mas, na minha opiniao, quanto mais voce acompanhar a bolinha e olhar ela, mesmo no meio do jogo ( ver os traços dela entrando e saindo da raquete inclusive) mais vc acerta :slight_smile:
e tambem mais rapido de se desenvolver.
as vezes vc acostuma a prever a bola e nao esforça o olho pra acompanhar, no fim vc ta batendo torto e nem nota,
dai soh outra pessoa ou filmando pra ver…
as vezes vc nao pega no sweet spot e nao nota…
e em bolas nao 100% certas, esse esforço faz muiita diferença.
pq cada vez mais vc pega cada vez mais certo na bola.

Estava mesmo querendo saber a respeito disso, a questão da concentração no jogo, confesso que procuro apegar-me à estas características, o que é difícil - mas estou conseguindo aos poucos. Gostei do tópico!

acho que na recepção do saque é importante olhar pra bola até sua raquete atingí-la pra identificar o efeito e ter certeza que vai conseguir devolver corretamente.

já depois é como o cosmotopeia disse:

[quote=“Cosmotopeia”:1ftkctui]chega uma hora que voce nao ve ela conscientemente o tempo todo, o impacto na raquete e tudo…
[/quote]

mas já errei muitas bolas fáceis por não prestar atenção na trajetória, principalmente quando ia cortar e não alcançava a bola, dá muita raiva…

[quote=“daniel76”:fcyaotgc]…mas já errei muitas bolas fáceis por não prestar atenção na trajetória, principalmente quando ia cortar e não alcançava a bola, dá muita raiva…[/quote] E hoje como vc está? Melhorou muito? Já percebeu algum resultado?

Atualmente (pergunto aos amigos que responderam ao tópico) estou lendo o livro Tênis de Mesa, este que tem no site. Lá diz, o que não chega a ser uma regra é lógico, que os técnicos não costumam trabalhar esta parte técnica, o saque e recepção, dando mais atenção a outros fundamentos. Vocês percebem isto em seus treinamentos, não é dado muita ênfase nesta parte? Tem algum fundo de verdade aí?

ErWeWil, ainda continuo errando as mesmas bolas, mas com menos intensidade, se bem que não treino mais, só jogo com os amigos então não faz muita diferença.

Quanto aos técnicos que não trabalham a parte de saque e recepção, não posso dizer muito, pois treinei por poucos meses, comecei ano passado com 15 anos, eu e um amigo, o técnico não nos dava muita atenção, talvez por que eu já fosse “velho” pra iniciar… Mas também não deu pra continuar por causa do horário, era de noite e meio longe…

Mas não desisti do tênis de mesa, pretendo voltar a treinar assim que der, talvez em outro lugar…

Saque e recepçaõ são dois fundamentos muito importantes, mas mesmo assim não é dada tanta atenção no inicio. Aqui vou apenas especular, quem for tecnico mesmo me corrija se estiver errado.

Cada pessoa tem um estilo particular para sacar. Por isso obrigar alguem a sacar de um certo modo pode ser prejudiial para o atleta. O que se pode fazer é citar as melhores formas para se efetuar o serviço e ensinar um ou outro serviço basico. Não que todos tenham q ser auto-didatas, mas um toque particular é essencial. A principal vantagem do saque é q ele pode te dar um ponto se muito esforço caso o oponente "coma o efeito. Se todos de um clube por exemplo sacarem igual essa vantagem some no ato.

Outro ponto q considero importante ressaltar: se um tecnico te der nos primeiros dois meses um enorme arsenal de saques e vc conseguir assimilar uma boa parte disso imagino o seguinte. Vc irá ganhar de quase todo mundo de seu nivel, mas seu treino ira só piorar com o tempo, já q de forma involuntaria vc pode acabar não criando uma base boa. Seria algo do tipo “pra que ficar tanto tempo tentando bater bola na mesa e transferindo peso se é só sacar e bater chapado em seguida?”

Isto não é regra, mas acontece. Então acho q a pessoa deve primeiro aprender a bater corretamente de fore e back pra depois desenvolver saques mais potentes., e tb acho q deva ser essa a ideia de tecnicos q não trabalham tanto este fundamento no inicio. mas após esse periodo inicial eh mto importante trabalhar sques e recepção(os dois juntos, uma vez que estão intimamente ligados)

Mais uma vez, repito q não sou tecnico e se possivel corrijam meu texto no que estiver errado. Ou apenas digam q ele está um lixo, joguem fora e escrevam tudo novo de forma correta. :lol:

sobre a bolinha: eu tenho uma visão formada: quanto mais voce acompanhar a bola, mais rapido voce evolui, pra qualquer nivel, mesmo que voce veja rastros de bolinhas qdo tiver mais avançado, com o tempo vc em vez de notar a bola girar, voce começa a notar as mudanças de fisica no ar dos traços, alem claro de saber sempre como e onde vc ta pegando na raquete ( a batida em si)
logico que isso cansa, e nao é regra, mas ajuda muito. principalmente ajuda em conseguir bater e usar mais o sweet spot :slight_smile: e os movimentos tambem. perceber na hora, o que deu certo e o que nao deu, e porque.
e com o tempo notar os efeitos e as trajetorias diferentes dos rastros, a bolinha entrando por baixo, saindo por cima e descendo rapido / a bolinha entrando reta, e depois voltando descendo menos… etc etc… e sempre onde voce bate, com que angulo, etc etc… enfim, soh por esses motivos ja faz “olhar sempre pra bolinha” essencial.

outra ideia que alguns faziam, era olhar nos olhos de quem ta sacando, e por ultimo na bolinha, e dai sim bolinha sempre, essa alternancia eu diria que dá um efeito, goleiro defendendo penalti,
da pra identificar o que o outro vai fazer (mais facil no saque, uma vez que no jogo eh dificil alguem olhar pra onde vai bater ) ( não to dizendo que o sacador olha pra onde vai bater, mas os movimentos de olhar dele na bola, e na raquete vc acompanhando uns pontos voce preve o saque antes mesmo da bolinha descer . :wink: )

sobre os treinos de saque:

os saques são pessoais, tem gente que consegue se dar bem só colocando bolinhas e nao eh nem muito bom com efeitos de saque.
tem diversos jeitos de sacar.
acho que o tecnico, e eu como tecnico amador heheh
deixa o saque por ultimo por que ele depende da propria pessoa, das observações dela mesma sobre os efeitos, e sobre como ela consegue fazer melhor, no inicio eu nao aprendi a sacar, ( o basico, pinga aqui e la etc… por cima da rede… tem que pingar na tua antes ! hahaha)
e só depois de jogar alguma coisinha que aprendi algumas ideias de saque, tendo liberdade pra inventar e testar. - e acho que isso que fez com que meu saque fosse bom , e isso que fez eu ter uma variedade só minha, e talvez alguns só meus.
e é essa variaedade como o molas falou que faz um bom saque.
e a qualidade vem justamente da propria pessoa com suas proprias habilidades.
mas pegar diferente na hora, movimentos padrao, podem ser passados sim
mas acho que eh melhor mesmo depois de jogar um pouco, como comentado acima…

lembro que quando treinava, havia mais uns 5 caras que começaram ± no mesmo tempo que eu.
jogavamos juntos e tal, eles tinham irmaos mais velhos que ja tinham jogado e por isso ja tinham ideias de saques.
eles passavam bastante tempo brincando de “fazer o outro nao conseguir devolver - só com o saque”
enfim, eles batiam menos bolas, e achavam legal ficar treinando saques…
no inicio como comentado acima inclusive…
eles ganhavam jogos com os saques…
mas eu acho que foi ruin pra eles, pois deixa o ego inflado, e o movimento de saque é totalmente diferente de movimento de jogo
qdo todo mundo começou a bater bola melhor etc esses dois ( eram 2 dos saques hehe) nao conseguiam acompanhar, não soh por terem treinado menos, mas por tambem ter conseguido ter vicios de movimentos de efeito que quem primeiro joga pra depois ver mais e treinar saques nao tem. enfim, acabaram mal e desanimando.

acho que é importante fixar uma base antes de construir e inventar em cima.

aprender os movimentos, aprender e acostumar com o equipamento,
trocar drives mesmo, depois trocar esquerdas ( eu primeiro treino esquerda, pra dpeois direita diferente de como eu aprendi, e to tendo um resultado otimo na realcao de equilibrio direita esquerda.)
ou seja, o que é pra ficar mais fixo, e serve para outras coisas, deve ser aprendido primeiro, pois fica mais fixo na “natureza” do jogo.
qualquer coisa que pule etapas acaba deturpando a anterior.

alguem que já tem facilidade de direita, ja tem alguma base, se trinar mais direita, ele vai ser só bom de direita, vai fixar a base na direita,
se treinar o outro no começo qdo a tecnica de base ainda nao ta formada,
ele fica mais heterogeneo, pra aprender em ambos os lados com mais facilidade.

eu sofri com isso pois só comecei a conseguir bater ± bem de esquerda depois que ja batia bem de direita,.
e quem eu treino eu percebo que ta sofrendo menos com isso, pois começou mais com a esquerda, e no mesmo tempo que eu estaria desequilibrado, as pessoas começam a conseguir bater bem em ambos os lados
e perdem aquele preconceito inicial da esquerda.

até pq, de inicio quando nao sabia quase nada, a esquerda ia bem hahaha
entao equilibra e a direita nao sofre nada com isso.
mas isso acontece só pq sao movimentos basicos.

é mais facil por exmeplo e da mais resultado, alguem treinar drives simples, ou underspins e depois topspins do que o contrario.

assim como é mais facil voce começar equilibrado pra depois aperfei~çoar ambos os lados, em vez de tem um lado bom pra depois tentar deixar o outro bom.

e… finalmente assim como é primordial na minha humilde opiniao, talvez com influencia de qdo eu treinei e aprendi, que é muito mais eficiente aprender a bater bola e a base de jogo, antes de complicar saques.

Bom, vou deixar minha opinião em relação a saque.

Eu acho que o iniciante deve aprender tudo em conjunto, estabelecendo prioridades, como golpes básicos, de bloqueio, cavada, topspin lento.

Uma coisa que eu noto pouco, é que os iniciantes tem vergonha de pedir pra jogar com os que já jogam a mais tempo. É de grande importância, um atleta iniciante, tentar jogar com quem já sabe sacar, recepcionar, etc. Automaticamente o iniciante vai ficar mais esperto, vai adquirir mais habilidade, melhor visão dos efeitos.

Sobre saques, acho que nos primeiros 6 meses, o iniciante deve tentar corrigir defeitos, fazer os movimentos certos, para no futuro não ter problemas de evolução, já que geralmente quanto mais velho, mais dificil de corrigir defeitos (não é regra).
Após aprender bloquear, movimentar-se, topspin, cavada, eu acho que o iniciante deve insistir pelo menos 2x por semana, em aprender a sacar. Deve observar todos que já sabem e tentar assimilar os efeitos. Saque é uma coisa particular, mas acho que o técnico deve intervir, oferecendo possibilidades de saque, pra que o atleta tenha conforto ao escolher. Os tipos de saque devem ser passados aos poucos, já que informação demais pode confundir o atleta iniciante.

Eu considero a recepção mais importante no começo, nos primeiros meses.
Depois de um tempo, o saque passa a se tornar fundamento muito importante, já que é alavanca pra jogadas fortes do atleta, como saques corridos pra jogadas de contra ataque, e saques bem pesados e curtos , pra bolas de spin.

A recepção passa a ter muita importância depois que o atleta já consegue fazer tudo com uma boa regularidade. Daí pra frente, é tentar aprimorar saque/recepção, jogadas que abrem os pontos, e não só treinar base. Muita gente treina base quando é iniciante, e continua treinando regularidade, esquecendo saque/recepção/terceira bola.

Meu saque é inferior/fraco ao meu jogo tecnicamente, na minha opinião.
Ao perceber que o atleta tem mais habilidade, acho que é bom passar os tipos de efeito e táticas que podem ser aplicados ao saque, pra que ele possa exercitar.

Atualmente, estou preferindo melhorar minha recepção, já que gosto de atacar bem 3ª e 5ª bola, com uma recepção boa, dá pra induzir o erro do adversário, fazendo com que ele passe bola profunda, ou alta.

Quem tiver paciência , treine saque, eu até tenho paciência, mas não tenho a menor sensibilidade pra melhorar o toque no saque, pra aplicar mais efeito.