O que olhar na hora do ponto?

Num treino recente, um senhor estava me vendo jogar uma partida e, ao final, me disse uma coisa interessante:

  • Cara, você erra muitos pontos porque, em muitas jogadas, você está olhando para o vazio.
    Desde então, tento olhar ou para onde colocar a bola ou para a própria bola kkk.

Minha pergunta é: o que mirar (onde olhar) no momento da jogada?

Acho que é exatamente isso… Quanto mais perceber o sentido de rotação da bola, possível trajetória, velocidade, etc tentando antecipar o movimento que você vai fazer para devolver a bola, maior a chance de dar continuidade ao jogo e/ou marcar o ponto

Não tenho muito o que comentar nesse sentido, pois para mim já é algo muito natural que não consigo colocar em palavras bem definidas, além do que eu disse ali no começo (hahaha) mas aconselho dar uma olhada nesses tópicos antigos aqui do fórum, tem bastante conteúdo de forma simples e objetiva, acho que se enquadra na sua dúvida

Abs

3 Curtidas

Boa noite @Will,

Finalmente falando um pouco sobre tênis de mesa! Muito obrigado hahahahahaha.

Claro que perder o foco da visão durante a ação é obviamente péssimo, mas você mesmo precisa analisar isso criticamente (se, como, quando e quanto está fazendo isso) antes de revolucionar a sua forma de abordar. Portanto, na minha experiência, filtro é um fundamento tão importante quanto footwork no tênis de mesa hahahahhaha.

Mas independente do seu caso, a premissa da visão no tênis de mesa é muito simples: manter os olhos NA BOLA a todo momento. A coisa toda é muito rápida para qualquer coisa diferente. Claro, é necessário ter percepção de outras coisas fora do foco central, mas isso se desenvolve através da visão periférica, e não desviando o olhar da bola. Provavelmente você vai encontrar muitos exercícios a este respeito por aí.

E parece muito simples, mas acredite, não é. Eu tenho vícios ruins de perder por vezes a bola de vista quando se aproxima da raquete. Mas a vida de um mesatenista amador é um eterno aprendizado e desaprendizado, então acho que estou no caminho certo hahahahaha.

Abraços!!!

Queria muito, treinar, aprender com alguem especializado em treino com deficiente fisico, mas é foda.
A maioria das ajuda, minhas duvidas recorro ao fumihiro.

Treino com o italo santos, mas cara treino ponta ponta e cavado curto e cavado fundo para atacar pra mim é foda por conta da mobilidade.

Acho que a melhor opção seria o Centro Paraolímpico, ver como funciona os treinos e começar “do zero” lá… Se você for de SP, já ajuda…

Abs

Sou mas sou do interior, Taubate/SP, umas 2hrs, 2:30 de SP capital.

Vou olhar esses outros tópicos. Valeu!

1 Curtida

Essa tbm é minha dificuldade. Perder a bola no contato com a minha raquete. Vamos tentar melhorar kkkk