Especificações dos materiais

Bom dia. Não é atoa que o tênis de mesa é bem mais complexo do que aparenta, e bem mais profundo do que é visto. Tenho um conhecimento sobre, mas o básico, e aqui venho tirar minhas dúvidas. Borrachas macias tendem a ter mais controle, e borrachas duras tendem a ter mais velocidade, correto? Como a espessura da borracha afeta nisso? Uma borracha macia com grande espessura amplifica o controle? com menor espessura, é um meio termo de controle e velocidade? Borrachas duras com menor espessura amplificam a velocidade? Os tipos de madeira em que a raquete é feita, é só sobre durabilidade e qualidade, ou afeta no jogo?

O que você diz ser a “espessura” é na verdade a dureza da esponja.
Já lhe adidanto para não se apegar a números e nem querer saber como isso funciona mecanicamente, pois com total certeza isso não fará diferença no seu jogo, (apenas aumentará seu conhecimento) apenas saiba o básico, que é o que está em negrito abiaxo.

— Ctrl C + Ctrl V de um outro tópico meu :point_down:

Isso é, nada mais nada menos, que dureza da esponja (e não da borracha (topsheet) como muitos costumam se referir).
De forma simples, sem mencionar as espessuras das esponjas, quanto menor o grau, mais macia o conjunto esponja + borracha será
E consequentemente quanto maior o grau, mais dura

  • Um número menor tenderá a fornecer mais giro em velocidades mais baixas (incluindo saques).
  • Um número maior tenderá a fornecer mais rotação em velocidades mais altas.

Para não só borrachas, mas para qualquer objeto que precisa ser feita a medição de sua dureza, utiliza-se um durômetro; e para a medição das esponjas não seria diferente.
Tanto é que se entrar em sites de TM no exterior, provavelmente encontrará um durômetro certificado ITTF para tal medição, porém num preço de centenas de Euros (provavelmente)

No TM os tipos de escala são as tipo “O”, que é a mais comum entre os fabricantes e a “A” que até onde tenho conhecimento é usada somente pela Butterfly e DHS.

0

Na tabela acima fica fácil de ver tal comparação. Enquanto para a DHS a escala começa em 33º para esponjas macias, para a Friendship/729 começa em 41º

Bônus: o conjunto topsheet + esponja podem ter no máximo 4mm.
Por isso a espessura Max das esponjas tem no máximo 2.2mm, sobrando 1.8mm para o topsheet.
(configuração mais comum entre os fabricantes)

Quando você diz:

Hoje em dia é muito difícil encontrar borrachas nessa configuração,sinceramente eu desconheço; mas segundo alguns relatos, a DHS e Yasaka faziam isso no passado, há mais de 20 anos. Mas não exatamente com a mecânica que você diz, eram combinações entre as características do top sheet + esponja (conjunto) e as madeiras de época que davam essa “sensação”


Sobre os tipos de madeira, é o que faz a diferença entre as lâminas. Aqui no fórum tem muito conteúdo sobre isso, basta dar uma procurada, mas já vou lhe adiantar alguns…:

Características da madeira no tênis de mesa

Características dos materiais especiais no tênis de mesa

Influência da madeira x borracha no conjunto

Abs

1 Curtida

Não necessariamente. Provavelmente ele esteja de fato falando da espessura (dimensão) da esponja que, pela falta de mercado em suas variáveis no mercado nacional (falta de demanda), acaba não sendo algo explorado, o que é bom e ruim ao mesmo tempo.

Mas vamos lá, na prática: considerando o MESMO modelo de borracha, quanto mais espessa, mais rápida. Exemplo: uma Tibhar Evolution MX-P com esponja de 2,2 mm é mais rápida que uma Tibhar Evolution MX-P com esponja de 1,7 mm. Na Europa é bem comum comercializarem diferentes diferentes espessuras por conta de buscarem estas diferenças de forma mais didática, principalmente para iniciação. Eu já experimentei estas borrachas e posso dizer que é algo de fato bem legal neste sentido. Agora, não acredito que seja tão relevante para valer a pena muito esforço em sua busca no nosso caso, a menos que se tenha acesso razoavelmente fácil.

IMPORTANTE: cuidado com o “tender”. Vc pode fazer comparações entre mesmos modelos e suas variáveis, mas já não é correto a princípio extrapolar disso.

1 Curtida