Características dos materiais especiais no tênis de mesa

Mais um tópico da “série a série”: Coisas que a gente não sabe, mas pergunta a quem não sabe um pouco menos. :grin:

Zueiras a parte, já abri um tópico aqui só para tratar sobre as características da madeiras no tênis de mesa, mas sabemos que as regras do esporte permitem que 15% da lâmina da raquete sejam de outros materiais, que pode ser pano, plástico ou, enfim, o que a criatividade ou a expertise mandar.

Assim, é muito mais comum a gente ver raquetes com ALC (Arylate Carbon) ou Carbono, simplesmente, porém esse limite não existe. Minha experiência nesse assunto não é tão ampla. Tenho só uma raquete com ALC, que acho muito boa de jogar. No entanto, temos tantos tipos de materiais, que deixam a gente na dúvida, tais como:

  • ALC (Arylate-Carbon)
  • ZLC (Zylon-Carbon)
  • SALC (Super Arylate-Carbon)
  • SZLC (Super Zylon-Carbon)
  • Glass fibre (Fibra de vidro)
  • Carbon
  • Carbon Glass fibre (G-Carbon)
  • Carbon-Kevlar
  • Aramid-Carbon
  • Black-Cloth - presente na Joola Chen Weixing

Talvez tenhamos aqui no Fórum pessoas com experiência ampla nesses materiais para falar sobre suas características e recomendações que facilitem a escolha entre um ou o outro, porque, se há diferenças entre eles, é porque a necessidade também existe, eu acho.

Aguardo os comentários. Essa lista não representa um limite, mas, sim, os materiais mais comuns ou mais consagrados, talvez. Mesmo assim, se alguém tiver uma raquete que use outro material desse, vale a pena citar aqui e descrever a experiência para enriquecer ainda mais esse assunto.

1 Curtida

Ótimo tópico, também tenho bastante curiosidade e confusão a respeito disso, alguém que saiba mais compartilhe seu conhecimento conosco,por favor.

@Eldonson_Swartz talvez estejam esperando alguém com amplo conhecimento para falar sobre isso. Acho legal se alguém souber detalhadamente qual é a diferença entre cada material, mas o que eu espero realmente é a opinião sincera de quem experimentou, e, para isso, não tem erro. É uma opinião apenas.
Vou falar de mim. Eu tenho uma raquete com ALC (arylate-carbon) e percebo que essa fibra produz, além de mais velocidade (parece que a bola nem encosta direito e já pula), mas também uma redução na vibração da raquete e acho que esse efeito deve fazer muito mais diferença dependendo de que camada ela está posicionada.
Apesar disso, pessoalmente, não sinto um descontrole. Só acho mais difícil ficar numa posição defensiva e de blioqueio durante o jogo. Realmente, é uma raquete que, para usar, tem que estar disposto a atuar numa posição ofensiva, que é quando ela mostra o seu diferencial.
Ok, essa é a minha experiência com o ALC, mas, como eu não sei nada das outras, fica difícil comparar. Talvez, aqui no fórum, tenham pessoas que experimentaram outros materiais e possam fazer alguma comparação prática, sem julgamento.

Uma hora, quero parar para estudar e ler bastante sobre cada uma dessas fibras e, conforme eu for me atualizando, posso escrever um pouco mais também.

1 Curtida

Cara, isso é muito complexo… não espere que alguém vá te responder como você quer; tanto é que nem em fóruns de fora tem essa informação.
Vai variar desde o tipo de madeira até o fabricante do composto.

Então vamos considerar:

  • Existe patente/exclusividade do composto para o mercado de TM?
    (Somente o Kevlar é patenteado de forma industrial, legalmente falando. Para as demais não sei responder)
    Se não, quem fabrica e como fabrica? O processo e qualidade é o mesmo empregado desde quem criou o original?

  • Quem garante é o que diz ser? Ou seja, o ALC tem uma caracteística azulada, como você comprova que é a fibra de fato?

  • Existem inúmeros tipos e qualidades de madeiras (madeira = in natura = árvore), pesos e combinaçõs possíveis, logo cada um vai interagir de uma forma diferente; afinal não existe uma lâmina que o predominante seja o composto.

  • Tipo de montagem de lâmina (composto na camada mais interna ou mais externa = inner)

  • Combinações de borrachas

Quem popularizou os compostos, de fato foi a BTY, então vamos considerar, solidamente, 25 anos que as demais marcas vem tentando desenvolver novas tecnologias.
Vamos considerar que a maior gama conhecida e aprovada de compostos e formas de uso são da BTY, então podemos chegar em:

  • Facilidade em spin: ZLF > ALC > SALC > ZLC > SZLC > Tamca5000
  • Velocidade: Tamca5000 > SZLC > ZLC > SALC > ALC > ZLF
  • Sweet Spot: SZLC > Tamca5000 > ZLC > SALC = ALC = ZLF
  • Preço: SZLC > ZLC > ZLF > SALC > ALC > Tamca5000

Não estou considerando os compostos: CA-Fiber, CNF e Aramid Carbon por só existirem, até agora, em no máximo 5 modelos específicos distintos, e que partucularmente não acho que vão se sustentar em futuras lâminas (ao menos em modelos de outras linhas)
E quanto os compostos antigos, fora de linha, não há necessidade de compração pois não se encontram mais os modelos a venda no mercado.

Agora vamos falar dos menos conhecidos:

  • Fibra de vidro:
    *Até 12x mais barata que fibra de carbono
    *Mais flexível que fibra de carbono
    *Maior peso do que o carbono

  • Carbon-Glass
    *Composto leve
    *Tensão e deformação mais acentuada
    *Mais resistência do que a fibra de vidro

  • Carbon-Kevlar
    *Tipo de plástico
    *Mais duro que o ALC (somente Kevlar é mais macio)

  • Black-Cloth
    Muito específico. Não imagino nada além de um pano preto hahaha

Abs

3 Curtidas

Eu concordo com o raulgrilo, o mais interessante é postar sobre as experiências pessoais com cada material.

Eu já tive “algumas” raquetes, afinal jogo desde 1994 e morei por vários anos no Japão, onde é muito fácil adquirir materiais de tênis de mesa. E entre minhas raquetes, estas eram com fibras sintéticas, que é o assunto do tópico.

  • ALC: Viscaria, Timo Spirit, Timo ALC e Yinhe Pro 01. São praticamente a mesma raquete com cabos diferentes. A sensação é de um ótimo equilíbrio entre velocidade, controle e toque na madeira não muito duro, nem muito macio. Considero estas as melhores raquetes para um jogador ofensivo que utiliza loops e drives, principalmente quando combinadas com borrachas tensionadas velozes (ex. Tenergy, Dignics, MX-P, etc).

  • ALC: Yinhe V14 Pro, se trata de uma versão mais grossa da Pro 01 (6.0mm contra 5.7mm da Pro 01). Com isso ela é mais veloz, tem uma batida mais dura e oferece menos controle.

  • ALC: Kong Linghui Special e Iolite. A primeira era composta de 3 folhas de madeira intercaladas com ALC, sendo a folha externa de hinoki. Com 6.7mm tinha uma batida macia e era muito veloz, com controle mediano. Já a Iolite era um canhão pois se tratava da mesma composição da Kong só que mais grossa, chegando a 7.4mm. No entanto era um canhão soft, diferente da Primorac Carbon por ex.

  • Arylate: Keyshot, Biside e Moonbeam. As 2 primeiras eram raquetes finas, com menos de 6.0mm e compostas apenas por Arylate, sem a fibra de carbono entrelaçada. Ou seja, geravam menos velocidade que uma Viscaria mas muito mais controle por ter um toque supermacio. Já a Moonbeam eu apenas testei, mas foi uma das melhores raquetes já produzidas pela Butterfly. Tinha 7.5mm e gerava velocidade muito facilmente com controle perfeito.

  • Glass Fiber: Donic Persson Powerfibre, excelente raquete allround, com velocidade média e sweet spot enorme. No entanto para um jogo ofensivo ficava devendo frente as raquetes compostas de ALC.

  • Carbon: Primorac Carbon, Gergely, Persson Power Carbon, Ovtcharov Carbospeed, Spintech Phenom, Nittaku CP 548.

  • Soft Carbon: Waldner Senso Carbon, Ma Lin Carbon, Palio Energy 03.

  • Powder Carbon: Dynamix 17.

Sobre fibra de carbono a coisa complica um pouco pois existem tipos diferentes de “carbono”. O mais normal é a fibra de carbono propriamente dita, que a Butterfly chama de Tamca 5000, é o que deixa a raquete dura, superveloz e com pouco tempo de contato com a bola. Este tipo de raquete é indicada para jogadores ofensivos que jogam com drives de velocidade.

Existe ainda o soft carbon, que é uma camada finíssima de carbono que não altera significantemente a velocidade da raquete, mas aumenta o sweet spot e diminui vibrações.

Sobre o carbono pulverizado também não aumenta muito a velocidade, apenas atua (ainda menos) no sweet spot e vibração. A Dynamix, por exemplo, é descrita como tendo 17 camadas contando madeira e carbono, no entanto tem apenas 6.0mm o que seria impossível se fosse usada fibra de carbono. O mesmo processo vale para raquetes de titânio, onde é usado é titânio pulverizado e não o metal laminado, o que seria interessante.

  • Carbon Kevlar: Já tive a Nittaku KCZ, que era um absurdo de velocidade mesmo sendo fina e leve. O problema é que tal material deixava a raquete duríssima, sem nenhuma sensação quando do contato com a bola.

  • ZLF: É como a Butterfly chama a fibra de Zylon. Já tive Photino e testei a Timo ZLF. Esta última provavelmente foi a raquete com maior sensação de controle que eu já testei. Obviamente isso é cobrado na velocidade, que é bem inferior a uma Viscaria, por ex. No balanço final eu prefiro o ALC, que não demanda tanto esforço para gerar velocidade. Já a Photino é mais grossa que a Timo mas isso não resolve nada, pois apesar de ser um pouco mais veloz ela não oferece controle nem próximo da Timo ZLF.

3 Curtidas

Eu tenho um madeira que comprei a exatamente 10 anos que na sua composição está escrito Nano Carbono 7.6. Na época comprei essa porque a 9.8 era bem mais cara, eu estava começando a praticar. Hoje vejo pouquíssimas raquetes com essa denominação. Hoje eu percebo que ela da um excelente controle e com as borrachas Donic Acuda (BH) e Bluefire (FH) tenho uma boa ofensividade.