Inicio o tópico já explicando que, quando eu escrevo “madeira” aqui, não estou falando da estrutura inteira onde a gente cola as borrachas. Essa analogia é muito adotada aqui no fórum porque não temos para isso (desconheço) no português uma expressão clara como blade, em inglês. O termo “raquete” também confunde e lâmina, mas é como eu vou chamar a parte que a gente segura. Madeira, neste tópico, é o tecido retirado do troco das árvores mesmo.
Bem, o fato é que as raquetes têm o corpo feito de madeira, propriamente dita, em sua totalidade ou quase, e a influência dela no esporte é gigante. Imagino que os tipos madeiras não sejam escolhidos à toa para compor e intercalar as camadas.
Quase sempre que a gente analisa uma raquete e avalia aqui, vê o material do qual ela é composta, mas não encontrei um tópico para trabalhar sobre esse ponto em si. Acho que é um assunto rico e que não pretende se esgotar em uma ou duas postagens, mas pode agregar um tanto ao nosso conhecimento.
Em primeiro lugar, é bom eu pontuar alguns tipos de madeiras que são usadas - algumas são mais comuns, outras um pouco menos:
-
Hinoki
-
Balsa
-
Limba
-
Ayous
-
Koto
-
Walnut
-
Rosewood
-
Ebony
-
Kiri
-
Samba
Além das madeiras, sei que muitas raquetes contém carbono, mas esse material iria complicar muito o assunto, pode ser estudando em outro tópico talvez. Dessas madeiras que eu citei, a gente tende a subdividir inicialmente em macias ou duras, mas nem todas as macias se comportam do mesmo jeito, como, por exemplo, o hinoki e a balsa.
Alguém aqui sabe explicar a diferença entre essas madeiras (pode acrescentar outras, com certeza)? Alguém tem preferência pelo uso de uma ou outra, e por quê?