[quote=“Alcir” post=108520][quote=“shinshiro” post=108511]Eu mesmo vou começar com minha teoria de leigo:
Acredito que para trocas de bola perto da mesa a borracha tem uma influencia MUITO maior que a madeira na batida.
Mas a medida que vai se afastando da mesa e os golpes ficam mais fortes, imagino que a madeira passa a ter uma inflencia maior pois a bolinha afunda mais na borracha e entra mais em contato com a madeira. Então na vdd as diferenças que a madeira faz são mais facilmente percebidas em batidas mais fortes.
Reforçando que essa é só um achismo de leigomeu. Gostaria de saber da opinião tbm do pessoal mais experiente[/quote]
O que vc diz não está errado shinshiro. Quanto mais vc bate na bola, mais usa a madeira, quanto mais raspa a bola, mais usa a borracha. Mas é por isso mesmo que os colegas, com razão, dizem que “depende”. Vc nem sempre bate e nem sempre raspa, e por isso eles te recomendam olhar a coisa mais de cima.
Então, esta percepção é direcionada em primeiro lugar pela sensibilidade. Isso envolve algo de dom, mas sobretudo prática. Quanto mais bolas vc golpeou na vida, mais capacidade vai ter de perceber a diferença entre elas, é bem simples. Além disso, como muito bem disse o didiosan, o treinamento te leva a minimizar as diferenças entre seus golpes, e logo as diferenças dos materiais ficam mais perceptíveis tb.
Resumidamente, não existe uma posição absoluta a este respeito. Vc vai sentir a bola de uma forma se bater de um jeito e de outra se bater de outro. Por isso o nosso esporte é tão incrível.
Abraços!!![/quote]
Alcir obrigado pela resposta. Seu jeito mais simples e direto de explicar deu uma esclarecida melhor, confesso que até o seu post eu estava meio inquieto com os “depende” da vida, tava tudo meio nebuloso haha.
Acho que ainda não tenho experiencia o suficiente para compreender em plenitude a profundidade dos posts dos demais colegas, mas mesmo assim é legal ouvir a todos. Obrigado a todos pelas respostas!
.
[quote=“Tiago Brizola” post=108521]A primeira vista, principalmente quando somos iniciantes, a borracha é de fato a parte que mais se destaca e provoca as mudanças mais sensíveis no jogo. Mas na medidade que vamos avançando, cada vez mais vai crescendo a importância do conjunto como um todo. Em linhas gerais da pra se dizer que o efeito é mais influenciado pelas borrachas, ainda que a raquete possa, a partir de suas características, também interferir nesse quesito. Em relação a velocidade e controle, aí atentar ao conjunto é essencial. Muitas vezes uma borracha de bom controle e efeito, mas que seja muito mole, se colocada numa raquete muito rígida, pode perder suas características, só para citar um exemplo.
Atualmente eu busco conjuntos com muitas marchas (gears), ou seja,que tenham um grande espectro de performace em estilos diferentes, no meu caso quero que se comportem bem no jogo all, mas quando exigido tenham características de off. E pra isso fui atrás de raquetes com camadas externas menos rigidas e fibras de carbono mais próximas do centro. Então nesse caso a raquete influenciou muito.
Há ainda outras características a serem consideradas para além de simplesmente velocidade e controle, como o sweetspot, o tempo de contato, a rigidez, a expessura.
Muitae vezes um jogador nao consegue imprimir seu melhor jogo pq não se adapta ao cabo da raquete, p ex.
Então não da pra ser um jogador de supertrunfo e escolher a borracha mais rápida com a raquete mais rapida, achando que isso vá melhorar o jogo.
.
[quote=“didiosan” post=108522]Justamente o contrário, quanto mais inexperiente, mais a alteração de material (qualquer que seja) será sentida. E não apenas isso. A influência da raquete na produção de velocidade, controle e inclusive spin não pode ser subvalorizada. Pega uma Donic Dicon com duas borrachas quaisquer e depois cole essas mesmas borrachas numa Schlager Carbon e veja se raquete não tem uma grande influência inclusive na facilidade ou dificuldade de gerar spin. Quanto mais macia a madeira, mais fácil pra gerar spin porque o tempo de contato com a bolinha é maior. São frações de segundo, mas faz muita diferença. Não por acaso, a grande maioria dos Chineses e até dos europeus joga com raquete carbonada, com carbono mais macio (ALC e afins) e folha externa de koto.
Nos outros quesitos (velocidade e controle) a importância da madeira é mais óbvia.[/quote][/quote]
Na pouca experiencia que tive eu senti bastante diferença na mudança de borrachas, mas quase nenhuma na mudança da madeira.
Talvez para meu tipo de jogo atual a madeira seja menos decisiva, mesmo porque ainda não tenho técnica/ consistência nos golpes/ sensibilidade o suficiente para perceber mudanças mais sutis.