Olá, eu estou pensando em iniciar no tênis de mesa mas sempre me pergunto, é possível chegar no nível profissional iniciando aos 17 anos? Eu acabei descobrindo o esporte agora e simplesmente me apaixonei e desejo me tornar profissional mas não sei por onde iniciar, eu tenho tempo disponível e resido em São Paulo. Estive pensando em entrar em clubes como Itaim Keiko, Lifepong etc mas não sei se é uma boa opção. Alguém teria alguma dica ou recomendação? Quero que sejam sinceros independentemente se a verdade é crua ou não
Há varios tópicos com esse assunto aqui no fórum… vou deixar alguns como sugestão:
Porque mesatenistas profissionais começam muito cedo?
Comecei a prática com 15 anos, ainda tenho chance de ter futuro?
Muito tarde para pensar nas olimpíadas?
Respondendo à sua pergunta em duas vertentes de pensamento:
1º - Ser profissional de forma / nível não competitivo profissionalmente (praticar de forma recreacional, mas que pode evoluir para pequenos compeonatos/torneios/rankings apenas para você mesmo se conhecer e evoluir) = Sim, é possível, mas nunca terá o mesmo rendimento/performance de quem começou com 5 anos de idade…
2º - Ser um atleta de alto rendimento, participar de todos jogos importantes nacionalmente e mundialmente, ter o devido reconhecimento para participar/representar seu país, etc = Infelizmente já é muito tarde… Nessa sua idade já deveria ter conquistado “muita coisa” e se pensado numa carreira sólida, já deveria estar se preparando para ir morar na europa, já com contrato de pequenos patrocínios com base em clubes locais…
Abs
O maior problema não é a idade ou coisa do tipo. O maior cuidado que você precisa tomar, independente das suas ambições com o esporte, é olhar muito adiante. Metaforicamente falando, quando você olha para o horizonte tão longe assim, geralmente você tropeça no que está logo à frente dos seus pés. E acredite, acompanhei a jornada de amigos que foram da iniciação ao Top 50 do mundo, e tem muita coisa para tropeçar no caminho.
Então, a esta altura, se está buscando conselhos, o melhor que posso te dar com o que aprendi de tudo isso: um passo de cada vez. Inicie. Depois veja o quanto deseja dar mais um passo nessa direção. E acredite (II): a paixão acaba logo, e então sobra a disciplina, e ela não é divertida, mas é o que realmente mantém todo mundo ali.