Muito tarde para pensar nas olimpíadas?

Bom vou ser breve e objetivo, eu tenho 18 anos e jogava tênis de mesa desde meus 9 anos e parei por volta dos 12, hoje com as olimpíadas eu penso em competir denovo( Mirando em campeonato mundial, olimpíadas)
é de fato possível conseguir? Vejo várias pessoas com idade avançada ( como 10,12 anos mais velho que eu agora) e eu gostaria de participar de uma e quem sabe trazer medalha

Não é simples dessa maneira…

Com 18 anos já era para você ter conquistado vários compeonatos nacionais e internacionais, títulos, etc, não só como “primeiro lugar”, mas sim em pódios, participações, medalhas, relevância, destaque, etc.
Tendo conquistado tudo isso você entraria com o pedido de inscrição no COB, dái pra frete é “viver” de treino. Entraria como reserva do time, e quando algum sair, entraria como titular.

Se você pensa em campeonatos, o mais “fácil” nessa idade são os nacionais; vá atrás de um clube, faça a inscrição na federação de seu estado e começe competindo pelos regionais, municipais, estaduais, nacionais e tente algum intenacional.
Se tiver cndições, o “melhor” caminho seria ir morar fora, procure clubes na europa que estejam com vagas para estrangeiros, podendo competir pelo país nos jogos.

Tudo isso pensando que você tem patrocínio relevante.

Vamos pensar numa situação internacional que você é relevante, traga bons retornos para o clube, etc e que tenha um custo anual de US$ 80.000,00, quem vai pagar?
Nada impede de você mesmo se bancar, mas é literalmente sem retorno algum.

Nacionalmente é muito mais barato, serão custos com hospedagem, transporte, alimentação e materiais, que se não houver patrocínio da marca, você mesmo pode comprar, não chega a ser proibitivo um conjunto básico de R$1500,00.
As premiações podem ser monetárias, o que vai ajudar nos custos, mas também podem ser apenas simbólicas, dependendo da organização, clube etc.

Sem contar o desgaste físico, nessa idade o corpo já não suporta dezenas de horas semanais de treino, muito menos o psicológico, vai enlouquecer com cobranças, compromissos, etc.

Abs

E nem tão simples dessa maneira.

Mas bem, @MattAnonymo, o que importa é você entender que, começando a jornada aos 2 ou 20 anos de idade, tudo isso é uma aposta. Aposta-se o futuro, em um caso ou em outro. E honestamente, no seu caso, é uma aposta INSANAMENTE alta, com pouquíssima probabilidade de dar certo. Impossível? Só os futurologistas da vida alheia (e infelizmente há muitos) afirmariam, com a mesma certeza de qualquer um: nenhuma. Mas precisaria de uma coragem praticamente irresponsável para se dedicar a sua vida a esta altura para estes objetivos.

Como inúmeras vezes mencionei aqui, é uma corrida de uma vida inteira, e essas pessoas mais velhas que você percorreram um longo caminho para chegar até lá. E não se preocupe, acredito que não foi sua intenção, mas olhar para quem está lá agora e julgar a idade deles avançada é desconsiderar todo este caminho, o que é quase um desrespeito. Mas mais uma vez, acredito que não foi a sua intenção.

Portanto, você quer tentar? Ninguém pode te impedir, mas considere que dificilmente vão bancar a sua aposta, lembrando que, embora seja um esporte individual, você não pode fazer nada sozinho. Mas você é o comandante da sua vida, portanto, assuma os riscos que ache que deva (e TUDO tem riscos) e boa sorte.

1 Curtida

Se a idéia é trazer uma medalha de fora e não necessariamente uma olímpica, pode procurar outros tipos de torneios. Há campeonatos para atletas senior, e também torneios abertos organizados por entidades particulares (associações comerciais, escolares, empresariais ou segmentos governamentais), só tem que procurar. Nem todos exigem que você tenha que ser federado.

Não acho 18 anos tarde demais. Conheci vários atletas que só começaram a destacar no pre-senior (mais de 40 anos) que tiveram oportunidade de jogar fora do Brasil. Marcelo Corsini jogou num campeonato no Chile uns 20 anos atrás contra ninguém menos que o Samsonov . Marcelo Leitão já participou dos jogos de veteranos encarando jogadores que foram da seleção chinesa na década de 70.

Tem que ver suas expectativas, sua realidade (se consegue investir tempo e $$$, o quanto você se dispõe a sacrificar - não é fácil ter o esporte como ganha-pão neste país) e planejar.

Bom,como você parou,era pra vc ter títulos troféus e etc,mas uma dica é postar seu ranking,medalha,troféus sua jogatina no Instagram porque fem gente que nota é pode acabar indicando você, mas sempre procura por campeonatos