Pinos e CIA.

Muitos já declararam que usam pino pra esconder alguma deficiencia.
Eu tinha um back fortíssimo com borracha lisa, mas decidi mudar para pino curto. Muitos me criticaram na época. Porém minha decisão não foi pra esconder nenhuma deficiencia técnica e sim para melhorar meu jogo próximo à mesa. Já que eu não dava muito loooping, nem me afastava da mesa, imaginei que um pino curto me daria mais controle e otimizaria meus ataques de backhand. Hoje em dia, gosto muito de jogar de pino. Tentei ano passado voltar para borracha lisa (pensando em dar mais efeito) mas não me readaptei… pra isso precisaria de mais tempo.

Por isso sou contra ao uso do pino para esconder deficiencias técnicas.
Tem cara que se vangloria do pino que usa, dizendo:
“Esse pino é fod…!!!”
Realmente, eu concordo. É o pino que é o bom, pois quem fala isso geralmente é fraco tecnicamente. 8) 8) 8)

tambem não gosto de quem usa pino p tentar ganhar na marra.
o pessoal usa pino dizendo q ele te da mais opção, mas poucas pessoas realmente treinam como se deve p usar pino.
p quem usa lisa e quer mudar, o ideal é treinar uns 2 meses c o madeirão, sem borracha p perder os costumes do movimento, p so depois vir a se adaptar ao pino.
vi um atleta renomado q usa pino dar essas explicações e achei coesas.
isso para pino curto, não sei bem os procedimentos para o longo.

Joguei com pino (curto) um tempo, no propósito de neutralizar um pouco as jogadas com efeito dos colegas, pois acreditava que tinha deficiência nisso. Mas o uso do pino foi ótimo para mim sob dois aspectos: primeiro, constatei que não trouxe muita vantagem no que eu pretendia, principalmente porque não estava combatendo diretamente a deficiência que tinha; em segundo, pude observar também que havia certa limitação de jogadas, principalmente pelo fato de ser caneteiro. Voltei a jogar com lisa e estou tentando aperfeiçoar minha recepção, o q já estou conseguindo.

Valeu!!!

Apesar de sentir um pouco de descriminação quanto a minha vontade de usar pino, agradeço.

Clint Eastwood dá drive de pino longo OX e falou que não tá nem aí pra mudança de critério da ITTF

[quote=“DiNeto”:2jjnu95j]Valeu!!!

Apesar de sentir um pouco de descriminação quanto a minha vontade de usar pino, agradeço.[/quote]

Cara não é por aí. Se vc ver quem te ajudou vc vai ver que tem 2 pineiros, um ex-pineiro e mais um monte de gente que tá aqui defendendo a não proibição de pinos. O que acontece é que vc quer um pino pelo motivo errado, vc tá querendo fugir do treino, achar um atalho menos trabalhoso e o pessoal só quer te alertar que isso não vai dar certo por muito tempo, nada além disso.

É aquela velha história, quando o cara ganha ele leva o crédito, quando perde é culpa da raquete. Não adianta usar o pino só pra ganhar, se vc não sabe usar. Vc pode até ganhar de uns caras qua não ganhava, mas depois de um certo nível vc acaba ficando muito previsível.

Outra coisa ruim que já vi é o uso do rotor. Tem um cara que conheço que joga bem e resolveu colocar anti nas costas da rquete caneta para fazer rotor. Acontece que se ele usa muito a borracha anti, acaba ficando muito passivo, pára de atacar e o adversário começa a crescer. Contra “pangas” até funciona bem, mas se ele chega em alguma final de campeonato contra cara bom, ele ataca menos e acaba perdendo. Se ele usasse só borracha lisa jogaria melhor.

Sem contar aqueles que mudam para clássico achando que é um estilo bom para preguiçoso. Já vi gente parada no meio da mesa esticando o braço para fazer shooto. Jogar clássico não significa que vc vai cansar menos, apenas que terá um pouco mais de vantagem no backhand, mas não significa que vc não precisa desenvolver o footwork.

Se vc espera melhorar use o material que mais seja mais adequado para o seu estilo, e não porque vc tem preguiça de aprender a jogar. Se vc souber usar o pino ele pode até dar opções, mas se não souber pode causar limitação, vc não está melhorando, apenas escondendo deficiências.

Para exemplificar, li um texto no site da ittf sobre o uso pensado do pino curto. Não melembro o nome da jogadora, mas era uma jogadora nova de um país asiático que usava duas borrachas lisas, mas por orientação técnica resolveu colocar pino curto no fore (assim como a Li Jia Wei), afinal ela jogava perto da mesa e não tinha um drive forte (pois tinha pouca força e massa muscular). Acontece que isso ajudou os resultados dela pois o drive dela acabou ficando mais rápido (ou seja, ela soube tirar o melhor proveito unindo seu estilo de jogo ao equipamento ideal para que essa melhora ocorra).

Só mais uma coisa: vc acha que se todo mundo usasse pino alguem teria dificuldades? Pineiro que é preguiçoso só ganha porque o uso do pino é raro. Agora se vc acha que vai ter uma melhora significativa no seu jogo tudo bem. Senão é melhor pegar um madeirão e jogar ping pong mesmo.

Eu uso Pino Dr. Neubauer Inferno, é muito bom , mas é preciso saber jogar com ele e aperfeiçoar a tecnica. conheço jogadores que compraram e não se adaptaram, por isso acho que é injusto proibirem este material , sendo assim teriam de proibir as borrachas tensionadas, a cola rapida, os anti-top, as borrachas gastas … etc:.
Ja agora jogariam todos so com a madeira, assim era igual, para todos…
Eu acho que na diversidade de material é que esta muito do prazer deste Desporto, aprender a jogar com jogadoress de todos os tipos.
Um Abraço para todos o pineiros
:wink: :lol: :stuck_out_tongue: 8O

[quote=“Roque”:13ryx9y8]Eu uso Pino Dr. Neubauer Inferno, é muito bom , mas é preciso saber jogar com ele e aperfeiçoar a tecnica. conheço jogadores que compraram e não se adaptaram, por isso acho que é injusto proibirem este material , sendo assim teriam de proibir as borrachas tensionadas, a cola rapida, os anti-top, as borrachas gastas … etc:.
Ja agora jogariam todos so com a madeira, assim era igual, para todos…
Eu acho que na diversidade de material é que esta muito do prazer deste Desporto, aprender a jogar com jogadoress de todos os tipos.
Um Abraço para todos o pineiros
:wink: :lol: :stuck_out_tongue: 8O [/quote]

:lol: :lol: :lol: APOIADO.TAMBÉM É PRECISO COMPREENDER COMO SE COMPORTA OS PINOS,NÃO É NADA DIFÍCIL PARA QUEM TEM O MÍNIMO DE CONHECIMENTO DA TÉCNICA DO TÊNIS DE MESA.
É PARA QUANDO, MAIS OU MENOS,A PROIBIÇÃO DE ALGUNS PINOS,PRECISAMOS NOS PROGRAMAR PARA ESTE ANO.

                     SOU PINEIRO, SOU GUERREIRO

SAUDAÇÕES MESATENISTA

hay jugadores en china que usan el speedy soft y les cambian la sponja como cao zhen y tang ruiwu. se de otros jugadores(no de china y afcionados) que le ponen varios liquidos a los feint para bajar la friccion y molestan como un neubauer…aguien sabe lo que es jugar contra un feing long con esponja bryce 2.1? es loquisimo

Dá pra dar kato com um pino colado nessa esponja??? :roll:

Dá pra dar kato com um pino colado nessa esponja??? :roll: [/quote]

no entiendo

Dá pra dar kato com um pino colado nessa esponja??? :roll: [/quote]

Acho que o Mola não entendeu o que ele falou, ele disse que é “loquisimo” jogar com uma Bryce 2.1 contra um Feint Long.

Dá pra dar kato com um pino colado nessa esponja??? :roll: [/quote]

Acho que o Mola não entendeu o que ele falou, ele disse que é “loquisimo” jogar com uma Bryce 2.1 contra um Feint Long.[/quote]

Eu quis perguntar se não fica muito dificil dar kato com um pino dessees com esponja de Bryce devido ao baixo controle desta esponja. Eu não vejo forma de aplicar katos realmente efetivos com algo tão rapido.

Dá pra dar kato com um pino colado nessa esponja??? :roll: [/quote]

Acho que o Mola não entendeu o que ele falou, ele disse que é “loquisimo” jogar com uma Bryce 2.1 contra um Feint Long.[/quote]

Eu quis perguntar se não fica muito dificil dar kato com um pino dessees com esponja de Bryce devido ao baixo controle desta esponja. Eu não vejo forma de aplicar katos realmente efetivos com algo tão rapido.[/quote]

Na verdade quem entendeu errado foi eu :oops:
Pensei que o itanium tinha dito que jogar com uma Bryce de 2.1mm, contra o Feint Long é “loquisimo”
Isso ocorreu pois li rápido e nem vi escrito esponja no seu texto o que mudaria tudo.
Sobre os Katos acho que é possível acertar sim, já que defensivos atuam longe da mesa e precisariam de velocidade para mandar a bola pra mesa do adversário.

[quote=“Teixeira”:3gsqebde]

Na verdade quem entendeu errado foi eu :oops:
Pensei que o itanium tinha dito que jogar com uma Bryce de 2.1mm, contra o Feint Long é “loquisimo”
Isso ocorreu pois li rápido e nem vi escrito esponja no seu texto o que mudaria tudo.
Sobre os Katos acho que é possível acertar sim, já que defensivos atuam longe da mesa e precisariam de velocidade para mandar a bola pra mesa do adversário.[/quote]

Na verdade, eles precisam de controle, pra que eles mesmos possam efetuar o golpe corretamente , pesando bem a bola. Se for uma madeira ou borracha, rápida, fica dificil pesar a bola sem isolar.

Essa “segunda lição” - a melhor condição é vencer sem precisar combater - também faz parte do ideário de Sun Tzu.

Jadson, não consegui achar nada nas regras que embase esta sua afirmação. Com base em quê você afirma isso?

Sds,

Paulo Cavendish

Jadson, não consegui achar nada nas regras que embase esta sua afirmação. Com base em quê você afirma isso?[/quote]

Vou responder de gaiato aqui:

artigo 2.04 .07 (http://www.ittf.com/ittf_handbook/ittf_hb.html)

Slight deviations from continuity of surface or uniformity of colour due to accidental damage or wear may be allowed provided that they do not significantly change the characteristics of the surface.

Se aplica, quando as caracteristicas de jogo de borrachas desgastadas sao significativamente alteradas.

o negocio é que o feint long ñ vai ser proibido ne?