Pinos e CIA.

Eu não jogo com pinos, mas me interesso em saber como funcionam, pois como dizia um general chinês (ou seria japonês?), na guerra a gente deve conhecer o inimigo melhor do que ele a si próprio. Aqui estão alguns sites especializados nesta questão:

http://www.hallmarktt.co.uk/

http://www.noppen-test.de/

http://www.pimples.de

http://www.drneubauer.com/

Lembrando que há um movimento na ITTF em direção à proibição (tão inexorável quanto o movimento em direção à proibição da cola rápida) dos chamados “pinos lisos”, isto é, pinos que não têm um mínimo coeficiente de atrito.

Sun Tzu, chinês, foi o autor desta frase.

Valeu pelos links, já conhecia o do Dr. Neubauer.

Thanks!!! ::perfeito::

[quote=“DiNeto”:2ogvnf2v]Sun Tzu, chinês, foi o autor desta frase.

Valeu pelos links, já conhecia o do Dr. Neubauer.

Thanks!!! ::perfeito:: [/quote]

Viva à Arte da Guerra.

Eu jogo de pino curto, no entanto apoio esta “proibição” dos pinos lisos, pois eles atrapalham por si só. Fazendo com que jogadores de técnica limitada se nivelem a jogadores de maior nível e que treinam mais.
Essa é apenas minha opinião. :wink:

Eu nao sou contra a proibicao: se fosse tanta vantagem assim, terìamos mais jogadores com este material entre os top do mundo. A variacao de materiais torna o jogo interessante e contribui para a evolucao do nivel tecnico,

Concordo. Já expus minha opinião sobre o assunto neste link.

Apenas reforçando: se alguem ganha apenas por causa do pino bom pra ele,basta a ideia de jogar com um pino assim se espalhar no seu “nicho” que ele volta a ser um nada. Quando nos acostumamos com o diferente, ele se torna igual(putz que porcaria de frase")

Olha, até acho que nesta questão dos pinos lisos a ITTF está meio errada. No caso da cola rápida, há o argumento inatacável de “limpar” o esporte de substâbcias nocivas. Mas no caso dos pinos lisos, a proibição só vai tirar a alegria de um montão de seniors, sem nenhum ganho de verdade.

Ninguém usa pino liso no alto nível por um motivo muito simples: pino liso não pode produzir efeito por si próprio, apenas pode “inverter” o spin que recebe, e sem alterar a intensidade. Neste ponto, são altamente previsíveis. Assim, quem joga com borracha lisa tem (se tiver um mínimo de conhecimento e um pouco de treino) total controle do rumo de cada ponto. Pô, de quem é a vantagem?

O pino seco por si só não faz absolutamente nada só inverte o efeito do adversário mas existem jogadores até de alto nível que não sabem ler o efeito que eles mesmos estão mandando e aí fica muito difícil falar em técnica pois a limitação não está em quem usa o material e sim no próprio jogador que não possui a habilidade de jogar e entender a diversidade, além disso é muito difícil jogar com pino seco principalmente se ele for longo o que exige muito treino e uma técnica refinada. Na minha opinião os que falam em banir o pino seco tem é muita dificuldade em jogar contra e preferem se livrar do problema do que ir pra mesa treinar e enfrentar suas limitações. uma vez eu fiz o seguinte com um jogador que eu não vou citar o nome a gente trocou de material eu joguei de lisa e ele com o pino seco, o tal não conseguia por duas bolas na mesa e ganhaei facil. Claro que há muitos jogadores de alto nível que jogam muito bem contra pino p ex o Waldner fazia o que queria contra pineiros. Resumindo: o pino seco só é eficaz contra jogadores de nível médio e fraco e alguns poucos fortes que não tem paciencia para tentar entender o que se passa e querem jogar no “piloto automático” portanto nunca será banido pois não é problema para jogadores TOP esta conversa de pino banido é coisa de pangaré. Bom esta é a minha humilde opinião

Não pinorongo, esta estória de banir o “pino liso” (1) não é de pangaré não, é do presidente da ITTF, aquele que atropelou todo mundo e passou tudo que quis até agora:

http://ittf.com/stories/Forum_detail.asp?ID_Forumn=93&

(1) não sei se estamos falando da mesma coisa, eu estou chamando de “pino liso” o que em inglês é chamdo de “frictionless pimples”, em alemão “glatten noppen”. Inclui tanto pino longo quanto curto, com ou sem esponja, mas com um coeficiente de atrito perto de zero. “Pino seco” seria pino sem espuma?

Por não falar inglês não consegui entender direito esta mensagem do Presidente da ITTF. O que ele fala exatamente sobre os jogadores defensivos?

Abraços,

Mazinho

Hehe, esperto esse chinês que citou isso. Assim como na vida a gente não deve brigar com quem não conhece. Essa é uma lição que eu aprendi desde moleque. Mas tem outra lição ainda mais inteligente que dizia simpesmente para não brigar.
Voltando a questão dos pinos eu sou radicalmente contra a proibição dos mesmos. Reforço a idéia do Mola: se alguém que usa pino venceu um jogador de borracha lisa, este último está treinando pouco e tem que melhorar. A borracha lisa proporciona um campo de progresso muito maior que o pino, seja lá qual for. Chega uma hora que o pineiro não tem como melhorar seu jogo e fatalmente estacionará. Aí é hora de passar por cima.

Estou me referindo ao pino sem esponja tanto longo, médio ou curto pelo menos os que eu vi e testei até hoje e não foram poucos a grande maioria não possui muito coeficiente de fricção sendo os do Dr Neubauer os que eu vi com menos atrito mas o que dificulta os jogadores de nível médio ou baixo não é o atrito baixo e sim a inversão de efeito pois se você jogar com aqueles com coeficiente próximo a zero tipo o orthodox, cobalt , etc(que imitam uma madeira)será um adversário fácil na mão dos adversários e quem não sabe jogar contra pino seco é panga mesmo e eu passo o rodo na mesa sem dó. É a minha opimião

By your own admission, and the admission of many who have written me, the so-called “slippery long pimples” have not really produced any defensive players of note and it is very easy to play against.
Therefore, this type of rubber is not the solution to produce or protect the defensive style of play, nor does it seem to be of any use, according to you and others, in abating the offensive style.

Como vc mesmo e outros que me escreveram admitem, os chamados “pinos lisos” não produziram nenhum jogador defensivo digno de nota e são muito fáceis de se jogar contra. Portanto, este tipo de borracha não é a solução para produzir ou proteger o estilo defensivo, nem parece ter qualquer utilidade, de acordo com vc e outros (defensores do pino liso), para enfrentar o estilo ofensivo.

All the arguments about the defensive players, the defensive style, etc., do not hold water for me. They are just excuses. The real reason I accept is that many players who use this type of rubber because they like it may have to change if their rubber becomes illegal. I am very sorry about this, but that is what happens when we must implement a regulation, there is always a minority that may suffer. But my role as ITTF President is to look at the bigger picture. We definitely need a regulation regarding the coefficient of friction in order to give proper guidelines to manufacturers and also the necessary tools for our Umpires to judge the legality of rackets.

Todos os argumentos sobre os jogadores defensivos, o estilo defensivo, etc, não contêm substância para mim. Eles são apenas desculpas. O motivo que eu posso aceitar é que os jogadores que usam e que gostam deste este tipo de borracha (“pino liso”) se sentem incomodados porque terão que mudar quando ela se tornar ilegal. Eu sinto muito, mas isto é o que acontece quando nós precisamos implementar um nova regra, sempre há uma minoria que sofrerá. Mas o meu papel como presidente é olhar para o panorama geral. Nós definitivamente precisamos de uma regra regulando o coeficiente de fricção para poder dar uma orientaçao aos fabricantes e juízes.

Pensando bem, este Sharara pode mesmo ser um visionário iluminado. Proibindo o pino liso ele vai forçar todas as novas gerações a jogar com o “pino com fricção”, que é o único que tem alguma chance de emparelhar no alto nível, talvez desta maneira, realmente salvando o estilo defensivo.

Vou dá uma de “Gabriel Lopes” agora: e então, como ficarão os defensivos? Existirão pinos dentro dessas novas regras ou todo tipo de pino, com muito ou pouco coeficiente de atrito, será abolido? Os defensivos serão obrigados a mudar para borrachas lisas?

Em outros fóruns alegavam que este banimento atingiria apenas pinos como os da Dr. Neubauer e Hallmarktt, e que pinos como o Screw e Feint Long continuariam sendo permitidos. Estes dois pinos citados têm um bom coeficiente de atrito e por isso apareceu minha dúvida.

Abraços,

Mazinho

Vixe… Minha mensagem anterior foi postada quase que na mesma hora que a sua. Quer dizer então que ainda opderemos utilizar os pinos longos que têm maior atrito, né?

Abraços,

Mazinho

isso, isso…

Ufa…

Seu Ivo, um jogador daqui de Pernambuco que utiliza o Dr. Neubauer vai ficar arrasado quando souber disso hehehehehehe. O “véio” fez um tremendo estrago lá no Brasileiro.

Abraços,

Mazinho

Hehehehe, Mazinho… Seu Ivo tb fez “estragos” aqui na Bahia, onde passou as férias.
Os fãs das borrachas “Dr Neubauer” e de pinos lisos e sem efeito devem estar em prantos… hehehehe
Vão ter de aprender a jogar com efeito. Quer dizer: acabou a mamata.

A Deng Yaping não usava 1 pino longo sem esponja? Pra mim pino liso é pino sem esponja, eu até usava um, mas fiquei tão limitado que troquei.