Onde estão os caneteiros "puristas"?

Estou no interior de SP, meu amigo Chagas.

Porém, estamos falando de atletas de alto nível.

E outra, mesmo na liga do interior (de Itatiba, pelo menos) não há um bom atleta caneteiro de categorias sub 21.

Todos são classistas!

Na véiarada, no qual me incluo, continua existindo um monte de caneteiros. E nas escolinhas que não tem tradição em revelar grandes jogadores também.

Abrax

É verdade, Madger. A denominação “classineta” foi uma impropriedade q “pegou” no universo mesatenístico.

Não se tem quase nada de clássico no estilo. Há principalmente o fato de se usar as duas faces da raquete e alguma leve semelhança de forma entre elas.

Há muito mais de caneta. O correto seria ter sido chamado de “caneta-duplo”. Fica uma sugestão pros doutrinadores literários do esporte …rs.

E ae pessoal…

Bom, sou de Campo Grande - MS… E aqui dá para ver que nem em lugares onde o nível é baixo, o estilo cateneiro perdura muito…

Há poucos anos atrás, só tinha caneteiro aqui… tanto que eu comecei como caneteiro também, e quando comecei, nunca tinha nem ouvido falar em “classineta”.
O pessoal da velha guarda aqui é todo caneteiro, com exceção de um ou dois… Mas na nova geração, todo mundo classista… nem classineta aparece muito aqui… A gurizada até começa caneteiro, mas ae começa a ficar “comprido”, hehe, e já vai mudando pra classico, para aproveitar as vantagens do estilo… Eu mesmo estou há uns dois anos sem jogar… sou caneteiro ainda, mas estou querendo mudar para clássico, por facilidade e tals…

Mas em alto nível, só se os sul-coreanos resolverem ressuscitar o estilo… Pq até mesmo no Brasil, só tem classista entre os tops dessa nova geração (Tsuboi, por exemplo).
Não que caneteiro não tenha suas vantagens… Mas acho que a tendência é essa!

Bom, é isso
Abraço a Todos,

É verdade, Madger. A denominação “classineta” foi uma impropriedade q “pegou” no universo mesatenístico.

Não se tem quase nada de clássico no estilo. Há principalmente o fato de se usar as duas faces da raquete e alguma leve semelhança de forma entre elas.

Há muito mais de caneta. O correto seria ter sido chamado de “caneta-duplo”. Fica uma sugestão pros doutrinadores literários do esporte …rs.[/quote]

sim isso realmente eu concordo, é bem mais caneta do que clássico, mas por exemplo se você pega um classineta como um wang hao que não dá shoto, eu sinceramente acho BEM mais prático o cara virar clássico mesmo que tenha suas diferenças, mas eu acho que a vantagem (grande diga-se de passagem) é o shoto do caneteiro “clássico” justamente por poder dar uma variação no efeito da bola bem mais facilmente do que um clássico, exemplo chen longcan, eu nunca vi um clássico fazer o que ele fazia nos golpes de shoto, o cara dá drive você shota pra baixo, ele devolve você manda um shoto lateral em cima dele, enfim não estou dizendo que é impossível um clássico fazer isso, mas até hoje eu não vi um clássico que tenha essa facilidade para fazer isso em um jogo (a não ser algumas bolas que eu vi o waldner dando, mas não pode nem se comparar isso com o shoto de longcan por que a bola quase fazia um L na mesa ou morria mesmo)…
HAhaha e eu uso uma evolução da caneta também (tudo bem que é coisa de velho) mas uso pino longo nas costas, em bolas que saem muito pra minha esquerda onde eu naturalmente só poderia erguer bola eu dou um kato com o pino (tento na verdade, por que nem sempre funciona, embora ultimamente tem funcionado com mais regularidade graças a alguns treinos)

Eu acho muito mais bonito o shoto do Chiang Peng Lung do que o rpb do Wang Hao.

Por sinal, eu assisti ao jogo pelas quartas-de-final do Mundial de 2001 entre Chiang Peng Lung e Liu Guoliang.

Jogaço. 3 x 1 de virada pro Chiang.

É plasticamente muito bonito um jogo entre caneteiros.

Antes de mais nada, parabéns aos que publicaram corretamente certas consideraçoes. O estilo caneteiro puro, inventado pelos japoneses a partir de uma observação de que o ForeHand da época era muito mais eficiente do que outro tipo de golpe. Os tempos foram mudando, e principalmente a cola fez com que as condições do jogo mudassem. Mas como o esporte evolui, novas regras são criadas ou mudadas, nao se pode afirmar que uma coisa ou outra vai ou nao morrer. Na minha opiniao de jogador, se realmente a cola ficar proibida e fiscalizada, bem como os famosos boosters, acho que o caneteiro “puro” volta a ter uma boa vantagem. Explico : Saque do caneteiro sempre foi melhor, o Forehand nem precisa comentar, o principal problema é a defesa ou lado esquero desguarnecido, mas com os aditivos proibidos, as bolas irao diminuir de potencia, assim sendo, volta novamente a fazer diferença o Forehand matador. O negócio é esperar como vai ficar as regras e no que elas afetam. Uma observação interessante : no Japão, onde existe a categoria Master que joga com bolinhas de 44, os PenHolder levam clara vantagem… prova de que se o jogo ficar mais lento mesmo, o caneta volta a ter vantagens. Outra coisa, um jogador como o Kin Taek Soo, com as regras de hoje, se daria bem, pois há muito menos pontos em jogo, ou seja, cansaria menos tendo que atacar todas as bolas.

Doc, o problema de um jogador como o KTS nos dias de hoje é a dificuldade em desenvolver um golpe com potência suficiente para não ter devolução, e não a quantidade de ataques.

Fechar de 3ª ou 5ª bola hoje é mais dificil que antigamente. Os golpes diminuiram sua potência.

Hoje temos o Ryu Seung Min como o protagonista do movimento caneteiro japonês, mas ele leva clara desvantagens em ralis versus os top players (Wang Liquin, Wang Hao, Ma Lin, Timo Boll)

Saque e Forehand são vantagens claras, mas a ausência de cola pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Antigamente, quando os caneteiros japoneses ganhavam, o jogo era muito mais chapado (exceto pelos backspins). Se batia muito e se puxava pouco.

Hoje o jogo é a base de topspins. Até kateiro dá drive!!! Isso torna o trabalho do caneteiro um pouco mais dificil, porque uma hora ou outra o cara vai ter que defender…S

A bolinha de 44 é uma história diferente. Ela pega menos spin, é mais lenta…Lembra muito uma bolinha que a Nittaku tinha que chamava-se SOFT. Isso gera uma vantagem para quem bate, sem dúvida.

[quote=“paulones”:nn8ctqrm]Doc, o problema de um jogador como o KTS nos dias de hoje é a dificuldade em desenvolver um golpe com potência suficiente para não ter devolução, e não a quantidade de ataques.
[/quote]

Exatamente, mas vc mesmo deve ter observado, é que hoje é muito mais difícil defender do que era na época da bola de 38mm, isto deve-se ao fato da bola de 40mm ser maior com o mesmo peso. Perceba que erra-se muito mais hoje do que anteriormente.

Usando o Gilmar como referência, veja que ele mesmo erra muito mais agora do que antes (até com a bola mais veloz). Hoje é bem mais difícil defender do que antes.

A ITTF errou feio ao achar que teríamos mais Rally, observa-se que temos menos Rally, por isso a tentativa patética de retirar as colas e os boosters.

Não há sentido nisto, se queriam diminuir a velocidade, bastaria tornar as borrachas mais finas, algo como no máximo 3mm (hoje sao 4mm com a cola junto).

Sei que vc deve ter testado seu material inclusive com as bolas de 38mm.

Voltando aos assunto dos caneteiros, vejam a lista de campeao mundiais e olímpicos, e use a quantidade de cada tipo, e veja que ainda assim os caneteiros forma muito bem sucedidos.

Afinal de contas, o Japão fez 9 campeoes mundiais e apenas 1 era clássico (N. Hasegawa), a China tem vários caneteiros campeoes, entre eles um tri e um bi mundial.

E olímpicos, dos 5 possíveis, 2 eram caneteiros e um mais ou menos (Liu).

Ainda há esperança… rs…

Pára de discutir aqui comigo, podemos nos falar em Jundiaí rs…

É, Doc_sp…vamos discutir aqui e em Jundiai, rsrsrs!

Concordamos que hoje em dia é muito mais dificil ser um top player jogando caneta estilo japonês, correto?

Agora, temos que concordar que é muito mais dificil defender jogando caneta com raquete quadrada. A própria construção da madeira foi feita para priorizar ataques de forehand.

As mudanças de bola, cola, saque…tudo desfavoreu a velocidade e os golpes chamados winners, tudo com o intuito de aumentar os ralis e diminuir a velocidade do jogo. Nada funcionou.

Enquanto essas mudanças continuarem, vamos ver cada vez menos caneteiros e cada vez mais clássicos allround, como o Liqin, ou classinetas --> aberrações :slight_smile: que se adaptaram aos novos tempos.

venha para minas gerais e irá achá-los

saudações alvinegras.

Mesa TM, vou levar seu comentário na SPORT iva, tudo bem? rsrsrs

Falando sério, tem um monte de caneteiro em qualquer lugar, principalmente no interior do Brasil e de São Paulo.

Porém, jogando em um nível seleção estadual já é dificil citar um.

Brasileira, então??!!

E Mundial? Fora o Kazuo e o Hugo (39 anos)…

Abrax

[quote=“paulones”:1kj2jlvd]Mesa TM, vou levar seu comentário na SPORT iva, tudo bem? rsrsrs

Falando sério, tem um monte de caneteiro em qualquer lugar, principalmente no interior do Brasil e de São Paulo.

Porém, jogando em um nível seleção estadual já é dificil citar um.

Brasileira, então??!!

E Mundial? Fora o Kazuo e o Hugo (39 anos)…

Abrax[/quote]

Sem contar ainda uns “vira casaca” como o Hugo Hanashiro que trocou a “quadradinha” por uma redondinha, e o Issamu que se machucou e esté jogando clássico, e o Silnei que virou um classineta fajuto… rs…

[i]Amigo, sei que deve ter até liberdade para falar de seus amigos pessoais com tal liberdade, mais da mesma forma que disse ao Paulones para não discutir com você, eu te peço, não ofenda seus amigos, chamando de vira casaca ou fajutos, isso além de sair fora do tema do tópico, abre uma linha de discussão nada agradavel, é fora das regras do forum, e por experiencias proprias esses comentários sempre foram prejudiciais.

Conheço o Issamu o tenho como amigo, Hanashiro é uma pessoa super agradavel, silnei não tive a honra de conhecer mais eu no lugar deles não gostaria de ver tal comentário.

Peço que se mantenha na linha técnica do tópicos, e que compreenda que a moderação do site, tem a obrigação em ajudar os mais novos no site a conhecer as regras, ou seja aqui não é lugar pra ofender ninguém, apenas trocar informações e ampliar os conhecimentos.

Conto com sua compreensão, tanto pela parte técnica que todos sabemos que a tem, como pela idade, pois pelos seus comentários percebe-se que é antigo no tênis de mesa.

Certo de vossa compreensão agradeço antecipadamente,

Equipe de moderação temp.mesatenista.net

Bob[/i]

Eu tenho a impressão de que há menos rally porque os tops evoluiram muito técnica e fisicamente, e não por causa de uma dificuldade intrínseca à bolinha de 40mm.

As regras atuais exigem jogadores mais completos. É fundamental, por exemplo, ser ofensivo dos dois lados e parece quase impossível que o próximo #1 (não-caneteiro, rs) tenha um back limitado como Gatien e Saive tiveram.

[quote=“Bob-Marelli”:36jsw7ok]Amigo, sei que deve ter até liberdade para falar de seus amigos pessoais com tal liberdade, mais da mesma forma que disse ao Paulones para não discutir com você, eu te peço, não ofenda seus amigos, chamando de vira casaca ou fajutos, isso além de sair fora do tema do tópico, abre uma linha de discussão nada agradavel, é fora das regras do forum, e por experiencias proprias esses comentários sempre foram prejudiciais.
Conheço o Issamu o tenho como amigo, Hanashiro é uma pessoa super agradavel, silnei não tive a honra de conhecer mais eu no lugar deles não gostaria de ver tal comentário.
Peço que se mantenha na linha técnica do tópicos, e que compreenda que a moderação do site, tem a obrigação em ajudar os mais novos no site a conhecer as regras, ou seja aqui não é lugar pra ofender ninguém, apenas trocar informações e ampliar os conhecimentos.
Conto com sua compreensão, tanto pela parte técnica que todos sabemos que a tem, como pela idade, pois pelos seus comentários percebe-se que é antigo no tênis de mesa.
Certo de vossa compreensão agradeço antecipadamente,
Equipe de moderação temp.mesatenista.net
Bob[/i][/quote]

Pois é, aqui cada um interpreta da maneira que quiser e este que é o problema. As aspas foram justamente colocadas para que se pudesse entender o sentido da coisa. Sim todos eles sao meus amigos, alguns até mais íntimos, mas nao é por este motivo que usei “vira casaca” e ainda expliquei o motivo. O problema é de quem interpreta. Vira casa apenas representa que ele trocou de raquete (de quadrada (assunto do Fórum) por uma redonda (ficando fora do padrao que o Paulones disse), o Issamu que se machucou e está jogando momentaneamente clássico, e o Silnei que eu disse ser um classineta fajuto, pq usa raquete quadrada e pouco usa o backhand.(borracha atrás), mas nao que ele seja um jogador fajuto (eu o conheço desde que ele tinha 9 anos)

Mas nada disso é ofensivo a ninguém. É apenas a maneira com que ser quer interpretar… cada um interpreta da maneira que deseja.

Vc pode levar na boa como dizem (por isso tem as aspas) ou pode levar para o lado ruim (ofensivo), vai depender apemas de vc.

Seria algo com dizer que o saque do Cláudio era “safado” .
Cada um vai entender de um jeito.

[quote=“Viramar”:16kut3ie]Eu tenho a impressão de que há menos rally porque os tops evoluiram muito técnica e fisicamente, e não por causa de uma dificuldade intrínseca à bolinha de 40mm.

As regras atuais exigem jogadores mais completos. É fundamental, por exemplo, ser ofensivo dos dois lados e parece quase impossível que o próximo #1 (não-caneteiro, rs) tenha um back limitado como Gatien e Saive tiveram.[/quote]

Eu proponho o seguinte :

Experimente jogar com as bolinhas oficiais de 38 por uns dias.

E depois publique aqui suas descobertas.

Abraços

Achado em:

http://www.ittf.com/stories/Committees/Abstracts_web.htm

Effect of the 40 mm Diameter Ball on Table Tennis Rallies

Toshiko Takeuchi 1, Yoshio Kobayashi1, Shuichi Hiruta2 and Nobuo Yuza3

1 Chukyo University, Kaizu, Toyota, Aichi 470-0348, Japan

2 Nagoya University, Furo, Chikusa, Nagoya, Aichi 464-0814, Japan

3 Chukyo Women’s University, Obu, Achi 474-0011, Japan

Recently, the ITTF adopted a 40 mm diameter ball (2.7g) for table tennis matches believing this might decrease the ball speed typically appointed by the traditional 38 mm ball (2.5g), and consequently the rallies may last longer. The longer rallies may increase the interest of table tennis spectators and TV viewers. The purpose of this study was to compare the newly adopted 40 mm ball to the conventional 38 mm ball to determine whether diameter differences cause differences in number of hits per rally (rally counts). Rally counts for the 38 mm ball were conducted in the All Japan Championships in 1993 and those for the 40 mm ball in the same competitions in 2000. The rally counts for the 38 mm ball were taken from the quarterfinals and the semi-finals in both men’s and women’s singles and from the semi-finals in both junior men’s and women’s singles. The rally counts for the 40 mm ball were taken from the quarterfinals and the semi-finals in both men’s and women’s singles and from the quarterfinals, the semi-finals and the finals in both junior men’s and women’s singles. The defensive players’ matches were excluded. In addition to the rally counts, a questionnaire was given to the participating players to subjectively evaluate differences in spinning, speed, resistance, etc. of the 40 mm ball as compared to 38 mm ball. The mean of a sample of rallies per match was 3.1 vs. 4.1 in men, 3.8 vs. 4.6 in women for 38 mm and 40 mm balls respectively. The same counts were 3.0 vs. 3.3 in junior men and 3.6 vs. 4.6 in junior women. The combined means for men and junior men, and women and junior women were 3.1 vs. 3.8, and 3.7 vs. 4.6 for 38 mm and 40 mm balls respectively. The frequency distribution for the rally counts in all groups for both the 38 mm and 40 mm balls were concentrated toward the low end of the scale. The mean values for the above rally counts were each significantly higher for the 40 mm ball.

The questionnaire indicated that:

  1. 79% of the players felt that it was more difficult to induce spin in the 40 mm ball than the 38 mm ball

  2.  80% considered the 40 mm ball speed to be slower
    
  3.  73% considered the 40 mm ball to be heavier
    

These characteristics of the 40 mm ball may be associated with the longer rallies because it is easier to return the larger ball. In conclusion, the rallies during table tennis matches are lengthened with a 40 mm ball, which may result from slower flight and spin characteristics of the larger ball.

P…! Esse 2, o Takeuchi e o Kobayashi são da CHUKYO University? Isso é vizinho aqui do meu prédio!

[quote=“Mitidieri”:3ahjwz33]Achado em: http://www.ittf.com/stories/Committees/Abstracts_web.htm
[/quote]
Veja de quando é que foi testado e com quais borrachas.
Sem contar que (eu entendo bem disto) que é “apenas um abstract” .
Quando resolveram “escolher” entre aumentar a rede ou aumentar a bola, “acharam mesmo” por cálculos, mas como todo cálculo, se o princípio está errado, o restante fica todo errado.

Não tenho a menor idéia, Nakata.