Onde estão os caneteiros "puristas"?

Pessoal, é cada vez mais raro ver caneteiros de estilo japonês (os mais famosos das últimas 2 décadas foram os jogadores sul-coreanos Yoo Nam Kyu, Kim Taek Soo e Ryu Seung Min) entre os top 20 do ranking mundial.

Pior do que isso, é dificil ver jogadores desse estilo em qualquer campeonato Até mesmo aqui no Brasil, onde temos uma old school que gosta do estilo, é cada vez mais raro ver jogadores desse estilo.

Existem muitas vertentes para justificar essa extinçãomigração de jogadores do caneta japonês para o classineta (para mim, a melhor delas é que os caneteiros japoneses são reféns eternos do ataque de forehand e footwork), mas gostaria de saber de vcs quais as reais vantagens do classineta e caneta chinês vs o caneta koreano.

Abrax

Topico interessante. Eu já comentei há algum tempo atrás que depois que Ryu e Lee Jung Woo se aposentarem não vai existir nenhum caneteiro entre os tops mundiais. Entre os juvenis tops mundiais não existe sequer 1 jogador desse estilo, então existe um sério risco de ser um estilo extinto no futuro, isso considerando apenas jogadores tops.
Quanto a outra questão, basta assistir o último ML x Ryu que fica clara a vantagem do classineta. A possibilidade de atacar com o backhand é fundamental em alto nível. Mesmo com um footwork animal, o Ryu não consegue sair em todas as bolas de forehand. Ele até que tenta, mas muitas vezes sai desequilibrado e acontece o erro. O ataque de backhand dele é potente, mas requer maior tempo de preparação e novamente o classineta leva vantagem, pois executa o golpe RPB mais rápida e naturalmente.
Quanto ao caneta chinês com 1 borracha (Yoshida, Yang Min, Tasaki, etc) em relação ao caneteiro de madeira quadrada eu não vejo nenhuma vantagem. As possibilidades de seleção de golpes serão as mesmas, sendo que o caneta chinês perde, e muito, em potência frente ao caneteiro japonês. Ryu x Yoshida foi um exemplo. O Yoshida, nas vezes que tentou sair p/ trocação de porrada com o Ryu, levou a pior em todas.

[quote=“Nakata”:1c8qw6jd]Topico interessante. Eu já comentei há algum tempo atrás que depois que Ryu e Lee Jung Woo se aposentarem não vai existir nenhum caneteiro entre os tops mundiais. Entre os juvenis tops mundiais não existe sequer 1 jogador desse estilo, então existe um sério risco de ser um estilo extinto no futuro, isso considerando apenas jogadores tops.
Quanto a outra questão, basta assistir o último ML x Ryu que fica clara a vantagem do classineta. A possibilidade de atacar com o backhand é fundamental em alto nível. Mesmo com um footwork animal, o Ryu não consegue sair em todas as bolas de forehand. Ele até que tenta, mas muitas vezes sai desequilibrado e acontece o erro. O ataque de backhand dele é potente, mas requer maior tempo de preparação e novamente o classineta leva vantagem, pois executa o golpe RPB mais rápida e naturalmente.
Quanto ao caneta chinês com 1 borracha (Yoshida, Yang Min, Tasaki, etc) em relação ao caneteiro de madeira quadrada eu não vejo nenhuma vantagem. As possibilidades de seleção de golpes serão as mesmas, sendo que o caneta chinês perde, e muito, em potência frente ao caneteiro japonês. Ryu x Yoshida foi um exemplo. O Yoshida, nas vezes que tentou sair p/ trocação de porrada com o Ryu, levou a pior em todas.[/quote]

Concordo com vc meu caro amigo, massssssssssss RYU SEUNG MIN é simplesmente o unico CARA q hj em dia pode eliminar Chineses de torneios importantes contanto q se a gente voltar na copa do mundo ele tiro dois no mesmo campeonato, ta certo ele é um jogador de altos e baixos mas quando ele começa a acerta num campeonato fica ruim até pra Chineses vencer ele, não esquecendo da olimpiada tb q ainda é o atual campeão e é o unico q ainda pode tentar impedir q em pequim o pódio seja td chines.

Sinceramente, acho muito dificil alguem tirar o titulo dos chineses, e outra, a maior desvantagem de ser caneteiro japones puro, no estilo Ryu Seung min ou Kim Taek Soo, é o fato de que eles não tem um jogo em cima da mesa que um classineta ou classista tenha, acho que isso que fica faltando, porque, vamos dizer que em geral tirar a bola da mesa para qualquer caneteiro que se preze é ponto pro caneteiro na certa, agora se ficar com o jogo preso, para um caneteiro tirar da mesa e colocar velocidade é muito mais trabalho do que para um classista ou um classineta que possiu um back com uma resposta mais rápida e ainda podendo ser usado em cima da mesa.

Essa é a minha humilde opinião.

Abraços,
Alexandre

Só falo uma coisa a vocês homens de pouca fé, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES, PENHOLDER NEVER DIES.

O Yoshida usa apenas um lado, mas usa borracha em ambos os lados, alguém sabe o pqê?? Que características do combo ele pretende alterar com isso??

Acho que nem kato nem caneta japonesa acabarão entre os tops, pq o que conta é a performance dos jogadores, não os prós e contras no papel.

Kaii Yoshida usa caneta chinesa com borracha em ambas as faces da madeira?
Nunca vi a foto de uma raquete dele, mas num vídeo de um de seus jogos, salvo engano, me parece que no back de sua caneta chinesa ele usa um adesivo em formato de meia-lua (semelhante aos de caneta japonesa), ou ele pinta a madeira nesse formato…

Pessoar,

Legal as respostas. Eu considero todas com muitas considerações valiosas.

Nakata, concordo muito com vc que podemos estar vendo os últimos bons jogadores desse estilo. Nenhum jogador hoje consegue sair de forehand em todas as bolas, pois o volume de jogo aumentou muito, apesar da potência ter diminuido. Hoje há muito mais trocação de bolas que antigamente, na minha opinião, e o jogo todo ficou mais próximo da mesa, mesmo em drive vs drive. (a bola mais leve deforma mais e “anda” menos, caindo mais próxima a mesa)

Eu sou fissurado pelo estilo caneta japonês. Arriscar os drives de terceira bola e as batidas de esquerda são as coisas que mais me motivam a continuar jogando. Mas é um jogo muito arriscado, pois qualquer ataque mal colocado saindo de Forehand no backhand já expõe a mesa inteira ao oponente, e não dá para sair de bh.

Apesar de defensor do “Penholder never dies” way of life, não concordo que só o RSM possa bater os chineses. Um choque elétrico no Timo Boll poderia ressuscita-lo, talvez. Tb tem a zebra mor Schlager, o semi master Sansonov…algum “japonês” como o Kaii ou o Jun Mizutani.

Não dá para apostar as fichas no Ryu, pq, estatisticamente, ele toma muito pau dos chineses. (em umas contas de padeiro, para cada 1 que ele ganha ele perde 3 da tríade chinesa)

Agora, convenhamos, assitir a um jogo do RSM ou algum do KTS é muito mais cativante que assistir um Sansonov vs Wang Liqin.

A questão é: vale a pena deixar de investir nesse estilo e mudar para classineta? A evolução do jogo realmente não dará chance para o estilo japonês, ou será que nascerá sempre um luz no fim do tunel para ganhar uma Olimpiada e tentar manter a chama acesa?

Só pra somar aos defensores do estilo “PND” (penhold never dies), a própria seleção chinesa tem o Wang Jianjun que joga nesse estilo mto bem, e que deu um senhor trabalho na seletiva chinesa do mundial de 2006 (não vi a seletiva desse ano) ao Wang Liqin na final.

A quem tiver acesso à esta partida, baixe e veja, foi um jogão!..

[]´s

Yes, Penhold grip never dies!!!
Apesar de tudo que foi dito, vou começar (daqui a uns bons 4 ou 5 anos) a ensinar meu filho a jogar e vai ser caneteiro. Logo… o top 20 daqui uns 18, 20 anos vai ter outro caneteiro pra substituir o Ryu. rarara… Só assim mesmo pra salvar nossos últimos espécimes da extinção. Socorro!

[quote=“Mutley-BR”:109kvfb8]Só pra somar aos defensores do estilo “PND” (penhold never dies), a própria seleção chinesa tem o Wang Jianjun que joga nesse estilo mto bem, e que deu um senhor trabalho na seletiva chinesa do mundial de 2006 (não vi a seletiva desse ano) ao Wang Liqin na final.

A quem tiver acesso à esta partida, baixe e veja, foi um jogão!..

[]´s[/quote]

http://www.megaupload.com/?d=IVOFKTVU

Kai Yoshida usa só 1 Bryce vermelha. No backhand ele cola um pedaço de folha de cortiça p/ apoiar os dedos.

poxa ñ sei nem oq dizer pessoal :cry: …to emocionado! :cry: :cry:
sou caneteiro dez de quando segurei na raquete!
e são coisas como essa que fazer eu ganhar foças para sobreviver sem uma borracha no versso da raquete… :cry:
muito obrigado :oops: :oops:
PENHOLDER GRIP NEVER DIES ETERNAMENTE!!!

MADEIRA:BTY HINOKI PEN WINNER-S
BORRACHA:BRYCE POWER SPONGE[/img]

Eu tô fazendo minha parte para não deixar os caneteiros japonezes morrerem. Dou minhas cacetadas e dou bastante trabalho para o classicos e classinetas. rsrsrs
Deixando a brincadeira de lado, infelizmente tenho que concordar que o estilo classico e classineta são estilos mais avançados que possibilitam jogadas mais rapidas e inesperadas, gastando menos energia do corpo, pois tem que se movimentar menos na mesa. Mas convenhamos, o estilo caneta japonês é o estilo mais bonito de se ver jogar, com drives e backs poderosos. Por isso não vou deixar nunca este estilo.

PENHOLDER GRIP NEVER DIES!!!

Tópico muito interessante, seria Ryu o último dos coreanos?

Daqui há alguns anos, quando não existirem mais os “pernas elétricas” aqueles que como um relâmpago podem destruir muralhas chinesas, ou que como uma brisa podem ser soprados ao longe por um velho moínho holandês a beira da aposentadoria, só restará o saudosismo e as memórias em arquivos, do que um dia foi uma das 7 maravilhas mesatenísticas, o poder de alcançar aquelas bolas esticadas no fore, aplicando um drive inesperado, a correria insandecida, a briga por qualquer ponto, uma sequência de backs, a “cacetada” de backhand de um Yoo Nam Kyu, KTS bailando de canto a canto da mesa, o drive animal do Ryu, é pessoal que ama a quadradinha é triste, mas esse dia está cada vez mais perto, o dia em que não teremos referências no topo mundial, mas nem precisa quem gosta mesmo dessa arte, tem gravado cada movimento de seu ídolo na mente, e por mais que todos digam o contrário, nunca abandonaremos aquela que nos faz feliz!!!

Abraço aos irmãos puros!

Peguem um video do saudoso Claudio Kano, que saque era aquele? com certeza está entre os melhores do Brasil senão do mundo.

Abraços,

Bob

A Coréia do Sul é muito forte e tem tradição em desenvolver bons caneteiros. Tenho certeza que eles ainda continuarão a fazer novos jogadores.

Srs,
Que bom ver que não estou sozinho nesse barco contra a maré.

Jornalista, a Korea tem tradição em formar bons jogadores, sim, mas os ultimos jogadores formados são CLÁSSICOS. CLÀSSICOS!!!

Oh Sang Eun e Joo See Ryuk. Quanto ao RSM, ele é promessa desde 98. (tem até foto dele no catálogo oficial da BTY desse ano). E o Lee Jung Woo já tá ficando para trás.

Se até o berço máximo dos caneteiros “quadrados” se rendeu à evolução, o que podemos esperar para o futuro?

Guardem bem os seus filmes do Kim Taek Soo - a melhor batida de esquerda da história -, do Yoo Nam Kyu - a terceira bola de FH mais animal da história - e do RSM, o melhor footwork da historia.

Apesar de caneteiro, ensinei o meu a ser classista, contra sua vontade (filho geralmente quer imitar o pai). Hoje ele não larga o estilo por outro.

A não ser por razões econômicas (economizar uma borracha …he he), não vejo motivo para que alguém hoje em dia inicie no estilo caneta, se o classineta é uma caneta acrescida da vantagem do back mais potente e preciso.

Infelizmente já me acho muito velho pra adotar esse estilo, mas é muito “massa”.

Eu também sou velho demais pra caneteiro, mas prefiro me divertir assim a aprender outro estilo. É, Paulones, my brother… vc tem razão, mas não está sozinho.
Abraços a todos.