Nem visitei o site da ITTF ainda pra ver o resultado do pro tour. Mas pelo que entendi o aMareLin fez 4x0 no WL e com direito a um 11x2…
Fala sério… isso só pode ser piada né?!
E o pior é que os chineses entregam os jogos sem nem ao menos disfarçar. Vejam bem… eles podiam seguir o exemplo da CBF, que arrumou uma convulsão pro Ronaldo pra explicar a entrega da final de 98 pra França. Quem sabe arrumar uma dor de barriga, resfriado, azia, sei lá… qualquer coisa q “baixasse” no WL.
Whatever… quanto a discussão do Kamikaze2 e de nosso amigo que escreve inglês (sabe deus pq, uma vez que ele leu os comentários em português):
Eu acho q quem tá precisando de acompanhamento técnico/profissional é você itanium. Se você procurar os jogos do Ma Lin contra o WL nos últimos 2 ou 3 anos não vai encontrar nenhum que o Ma lin tenha ganho (pelo menos não em competições oficiais. É possível que Ma Lin tenha vencido nas seletivas chinesas; mas nessas seletivas WL não tinha pq se preocupar, ele já estava garantido no mundial mesmo q ficasse em último. Não levá-lo ao mundial seria como não levar ronaldinho gaúcho à copa). Então, pelo retrospecto das partidas entre os dois e pelo histórico recente do WL, alguém que veja um resultado destes entre os dois pode, mesmo sem assistir a partida, ter certeza que ou houve marmelada, ou o WL teve uma convulsão antes da partida ou, por fim, o WL resolveu jogar de mão trocada pra ver se dava graça.
WL x Waldner
É bem verdade que o Waldner perdeu para o Filimon (WR 90), mas também é ainda mais verdade que o Waldner completa 40 anos este ano (ou já é 41?) e tá com uma barriga de chopp maior que a minha. E tb é verdade que, com 39 anos e a mesma barriga de chopp, ele deu laço em todo mundo (inclusive Ma Lin e Timo Boll) e só foi perder nas semi finais na última olimpíada.
Eu tb nunca vi, mas tenho amigos q já jogavam na época e garantem q o título mundial do Persson foi marmelada das bravas.
O q diferencia Waldner de WL não são os resultados e as entregadas de jogo, mas sim o q eles representam e fizeram pelo tênis de mesa.
WL é um jogador quase perfeito, praticamente um robô. Ele domina as técnicase a mesa de uma maneira exemplar.
Waldner por outro lado é um virtuose do tênis de mesa. Ele é a descrição do talento para jogar TM. Mais ou menos como um Romário (ressalvas a parte, uma vez q o Waldner treina pra caramba).
O Waldner criou (junto com outros jogadores da época, como o Liu Guoliang, Wang Tao, Kim Taek Soo, Grubba, Persson, Gatien, e outros mais) as técnicas q hoje são dominadas pelo WL.
Não q o WL não tenha talento, é claro q tem. Mas eu acho q ele nunca vai ser maior q um Walder, Guoliang, Wang Tao pq, apesar da eficiência, ele não tem a genialidade q estes tinham.
By the way… vamos falar sério né?! Tu deve ser apaixonado pelo Liqin. Pq defender um chinês de uma acusação de marmelada mesmo conhecendo as práticas mais q sacanas da federação chinesa, só pode ser explicado por um grande amor.