Mit, eu acho louvável esta tentativa da Alemanha em tentar formar jogadores caneteiros, porém acho pouco provável que surjam caneteiros tops mundiais por aí. Sei lá cara, eu posso até queimar a língua, mas é uma sensação que eu tenho.
Sei lá também. Mas que é um acontecimento relevante, acho é. No mínimo pela nuvens de possibilidades que lança no horizonte.
De qualquer forma, nada vai acontecer num prazo menor do que 20 a 30 anos.
O tempo vai dizer.
"Os Conceitos Secretos para Conquistar o Mundo do Tênis de Mesa"
Cada vez que eu leio isso, eu escuto um gargalhada maligna de Fu Manchu lá no fundo minha mente… Acontece com vcs também?
[quote=“Mitidieri”:1c44f8cw]
“Os Conceitos Secretos para Conquistar o Mundo do Tênis de Mesa”
Cada vez que eu leio isso, eu escuto um gargalhada maligna de Fu Manchu lá no fundo minha mente… Acontece com vcs também?[/quote]
Só faltava um “Muahahahaha” no final do texto…
[quote=“Mitidieri”:2jwudg0f]
“Os Conceitos Secretos para Conquistar o Mundo do Tênis de Mesa”
Cada vez que eu leio isso, eu escuto um gargalhada maligna de Fu Manchu lá no fundo minha mente… Acontece com vcs também?[/quote]
hahahahahaha
Eu vejo o Pai Mei alisando a barba e rindo
Outro fator que ainda deve ser levado em conta é o de tempo de treinamento x idade do atleta.
Imagine que o técnico alemão, comece a treinar um garoto aos 9/10 anos com estilo caneta atacante.
Agora, segundo a média de altura na Alemanha, este garoto pode facilmente chegar aos 2 metros de altura.
O garoto terá enorme dificuldade em adaptar-se ao estilo caneta, com toda a certeza.
Será mesmo que o garoto gostaria (escolha própria) de ser caneteiro, sabendo que muito provavelmente não chegará ao TOPO com este estilo ?
Com certeza absoluta, a resposta é não. E face à cultura individualista ocidental (que eu acho boa), com certeza seriam treinados neste estilo somente aqueles que tivessem plena convicção de ter uma chance de sucesso. Os pais, que normalmente também praticam o TM, terão grande influência nesta decisão.
E face a esta mesma cultura, dificilmente a federação se lançaria a um projeto destes visando tão somente a formar uma classe de sparrings na Alemanha. Por isso eu acredito que eles tem convicção de poderem formar atletas de nível internacional neste estilo. Se vão ter sucesso nesta empreitada, ninguém pode saber.
Assim, para que apareçam voluntários ao estilo caneta, o desenvolvimento terá que partir necessariamente de uma fundamentação teórica que nivele o caneta ao clássico em termos de potencialidades.
Só este esforço já trará desenvolvimento e novos conhecimentos do estilo caneta, e mesmo que fique só nisso, já terá contribuído para manter o estilo vivo.
Manda uma MP pra mim
Eu tô tentando comprar o livro. Se eu conseguir, mando a MP com certeza.
Ah achei que era “e-book”.
Desculpe-me
Alguém aí sabe chinês?
Eu não entendo nada de chinês, só de chinesas… Mas isso é outra história. De qualquer maneira valeu por relembrar o tópico, pois vou baixar os vídeos dos caneteiros.
Falando em caneteiros, alguem conhecia um tal de Wang Jian Jun, chines que joga com raquete quadrada?
Achei o estilo bem feinho, mas pode ser o último remanescente do estilo entre os tops daqui uns 10 anos, quando o RSM já tiver parado e o Lee Jung Woo tiver se aposentando…
[quote=“paulones”:32tg76h7]Falando em caneteiros, alguem conhecia um tal de Wang Jian Jun, chines que joga com raquete quadrada?
Achei o estilo bem feinho, mas pode ser o último remanescente do estilo entre os tops daqui uns 10 anos, quando o RSM já tiver parado e o Lee Jung Woo tiver se aposentando…[/quote]
Tenho um video dele acho que numa seletiva chinesa, nesse video ele joga pau a pau com Wang Liqin.
Abraços,
Bob
[quote=“Bob-Marelli”:2tii31e8][quote=“paulones”:2tii31e8]Falando em caneteiros, alguem conhecia um tal de Wang Jian Jun, chines que joga com raquete quadrada?
Achei o estilo bem feinho, mas pode ser o último remanescente do estilo entre os tops daqui uns 10 anos, quando o RSM já tiver parado e o Lee Jung Woo tiver se aposentando…[/quote]
Tenho um video dele acho que numa seletiva chinesa, nesse video ele joga pau a pau com Wang Liqin.
Abraços,Bob[/quote]
Já perdi a conta de qtas vezes citei ele aqui…ehauehauehuaeh
E esse tal video é da seletiva da seleção chinesa pro mundial de 2006, onde o JianJun chegou na final perdendo de virada pro Liqin (que tinha sua última chance de pegar vaga).
Ele já é reserva da seleção principal já a um bom tempo, vamos ver qdo e SE ele volta a aparecer…
[]´s
WANG Jian Jun
Liaoning (CHN) 02/03/1980
Nationality: CHN
Ele tá jogando a Champions League dessa temporada pelo Villette Charleroi.
Xi, coitado!!! É mais véio que eu! Tá fudid*.
As minhas esperanças estão todas em Lee Jung Woo e Kazuo Matsumoto!
rsrsrsrs
E só para completar, ele não joga mais no estilo caneta japonesa.
foto tirada 18 de Novembro de 2008 em jogo da Champions League.
Iiiiiiiiiii alá…
Vira-casaca é?!.. ehuaheuaehuea
Agora, esculacho vai ser se ele numa próxima seletiva na china ele conseguir vaga jogando classineta… 8O
[]´s
FDP! Não quero mais nem ver esse muleke denovo…