AndreLopes:
Quando eu falei de exigências físicas, eu me referi mais ao estilo caneteiro japonês, pq entre caneteiros chineses e classistas a diferença é bem menor.
E estas exigências que eu digo são basicamente relativas à agilidade, uma vez que o atleta tem que buscar muito a abertura para seu ataque de forehand. Para isso tem que ter perna para caramba, consequentemente, de preferência ser bem leve e ágil.
Abraços!!!
Vc tem total razao.
E eu diria até mais, deve chegar o dia em que fazendo uma biópsia na musculatura da perna, saberemos se a pessoa tem ou nao condições de desenvolver bem o estilo caneteiro, assim como já fazem em atletas dos 100 metros. Em outras palavras, ou vc nasce para correr os 100 metros ou nao.
Quem sou eu para prever o futuro e dizer o que vai ou não acontecer, mas pelo menos num futuro próximo, acho que isto é um pouco fictício. Essa prática é realizada nos 100m pq lá se chega aos limites da capacidade física humana, o que convenhamos, não é o caso do TM né.
Mas como eu disse, para um futuro distante, nada pode ser previsto, nem mesmo se a raça humana ainda existirá, já chegamos a esse ponto infelizmente. E duvidar totalmente tb não é o caso, afinal um dia disseram que só haveria mercado no mundo para 5 computadores.
Abraços!!!
Como citado anteriormente pelo Alcir pro Caneteiro da raquete quadrada, onde a exigência do fisico é absurda, daqui em diante se vierem a surgir novos jogadores que possam disputar em nível dos top’s mundiais, a base fisica deveria ser formada o quanto antes possível, cito o exemplo do Kim Taek Soo em 87 no Mundial contra o Waldner e 5 anos depois nas Olimpíadas de Barcelona contra o próprio Waldner, percebe-se claramente a diferença da massa muscular das pernas, e o próprio Ryu Seung Min, quando campeão olímpico em 2004 pro de agora, uma vez que o jogador se decidir por esse estilo, as equipes/seleções, tem que ter atençao especial a esse quesito, para que o jogador não venha a desenvolver todo o seu potencial fisico tardiamente, claro que não forçando de forma a prejudicar o atleta.
JoelRyu:
Pelo que o dirigente alemão falou, é exatamente esse o planejamento deles: um trabalho de longo prazo. E com certeza a preparação física do jogador desde cedo está englobada neste processo. Muito bem lembrado.
Preparação física tardia causa inúmeros problemas, é só ver o futebol brasileiro.
Abraços!!!
[quote=“Alcir”:12fgxba4]AndreLopes:
Quando eu falei de exigências físicas, eu me referi mais ao estilo caneteiro japonês, pq entre caneteiros chineses e classistas a diferença é bem menor.
E estas exigências que eu digo são basicamente relativas à agilidade, uma vez que o atleta tem que buscar muito a abertura para seu ataque de forehand. Para isso tem que ter perna para caramba, consequentemente, de preferência ser bem leve e ágil.
Abraços!!![/quote]
Acredito que toda regra tem sua exceção.
Exemplo de exceções: Chiang Peng Lung e Lee Jung Woo.
[quote=“paulones”:2pweb10m]Andre, por ter os seus golpes potentes concentrados no forehand, um caneteiro precisa ter um trabalho de pernas melhor do que um clássico.
Assista a um vídeo do Ryu Seung Min e outro do Wang Liqin ou Waldner.
Veja (sem boiolagem) o tamanho da coxa do Kim Taek Soo e do Yoo Nam Kyu e compare com as do Sansonov, por exemplo.
No footwork, no game.
Quanto ao tamanho dos alemães, os mais experienciados se lembram do Fetzner, correto? Invocado…
E eu continuo achando que os caneteiros de estilo japonês (ou sul koreano) tendem a ficar cada vez pais dificeis de se encontrar. Seja por falta de conhecedores e difusores ou seja pela dificuldade em competir com os estilos, digamos, mais “adaptados” ao TM atual.
Abrax[/quote]
Concordo contigo! Sem dúvida um bom caneta japonesa tem que ser mais leve e baixinho pra conseguir se movimentar mais rapidamente pra atacar tudo de forehand, exemplo RSM. Mas pra mim não é regra que um caneta japonesa, pra jogar muito, tenha que ser leve e baixo.
Como eu disse antes, toda regra tem sua exceção, pois podem existir jogadores “corpulentos” (altos) que jogam muito bem o estilo caneta japonesa, exemplo Lee Jung Woo e Chiang Peng Lung.
Eu que o diga. Meu MESTRE no tênis de mesa é um caneteiro canhoto de 1,98m de altura e bebedor profissional de cerveja. Uma figuraça!
É, meu amigo, toda generalização é burra.
O caso mais bizarro de caneteiro que “deu certo” foi o Zoran Kalinic.
Esse era estranho, mas travava bagaraí.
O Lee Jung Woo é um bom jogador, mas não é top.
O Chiang Peng Lung é uma caso a parte. Ele esta entre os Top 30 desde o tempo do bolinha e nunca teve um jogo, digamos, bonito como o dos sul-coreanos. Ele é mais bloqueador.
Abrax
[quote=“AndreLopes”:pd7qdvmv] Concordo contigo! Sem dúvida um bom caneta japonesa tem que ser mais leve e baixinho pra conseguir se movimentar mais rapidamente pra atacar tudo de forehand, exemplo RSM. Mas pra mim não é regra que um caneta japonesa, pra jogar muito, tenha que ser leve e baixo.
Como eu disse antes, toda regra tem sua exceção, pois podem existir jogadores “corpulentos” (altos) que jogam muito bem o estilo caneta japonesa, exemplo Lee Jung Woo e Chiang Peng Lung.[/quote]
O Chiang Peng Lung é muito menos veloz do que o RSM … !
Abraços !!! Penholder never dies !!!
Mitidieri,
Sensacional o artigo trazido! Traz verdadeiro alento àqueles que praticam e gostam de ser caneteiros.
Em face do meu pequeno conhecimento no mundo dos esportes, surge uma dúvida: Por que esse interesse dos alemães em relação ao estilo? Será que há, independentemente de outros fatores, uma prevalência de um jogador clássico sobre um caneta?
Será que na primeira vez que a pessoa pega uma raquete e ela a acolhe como uma caneta, não seria esse o melhor estilo para a sua prática no tênis de mesa?
Quanto aos biotipos, os mais velhos que acompanham esportes de modo geral, nos quais me incluo, não perceberam uma série de mudanças em diversas modalidades esportivas (atletismo, basquete, natação, etc), e, dessa forma, não seria possível o desenvolvimento de atletas com habilidade e físico compatíveis com o estilo caneta para firmarem-se nos top?
As questões acima são apenas para fruto de análise, se de interesse dos colegas, não tenho opinião formada e nem conhecimento para desenvolver o assunto.
Quando se diz estilo caneta, está se referindo ao caneta japonês/coreano ou caneta chinês?
Existe uma diversidade enorme de estilo caneta.
Por conseguinte, no biotipo (físico, habilidades) próprios de cada jogador, como reflexo e agilidade.
Um caneteiro chinês bloqueador que joga próximo à mesa não tem o mesmo biotipo e habilidades de um caneteiro japonês que joga à base de drives afastado da mesa.
Dusantos MensagemEnviada: 2008-07-19, 02:42:06 Assunto: Quando se diz estilo caneta, está se referindo ao caneta japonês/coreano ou caneta chinês? Existe uma diversidade enorme de estilo caneta. Por conseguinte, no biotipo (físico, habilidades) próprios de cada jogador, como reflexo e agilidade. Um caneteiro chinês bloqueador que joga próximo à mesa não tem o mesmo biotipo e habilidades de um caneteiro japonês que joga à base de drives afastado da mesa.Caneta japonês/coreano.
Vídeos de 2 (entre cerca de 20) classinetas alemães formados pelo Lothar Roensch:
http://rsk1.de/content/view/2527
http://rsk1.de/content/view/2528
http://rsk1.de/content/view/2526
http://rsk1.de/content/view/2560
Os vídeos são da temporada 07/08. Os dois jogam no TSV Rostock:
Ainda bem q o primeiro nome dele é Dirk…
O primeiro jogador me pareceu não levar muito jeito como classineta.
Tanto que para sacar e entre um ponto e outro ele empunha a raquete como clássico… :lol:
O segundo fato importante para o canetismo que aconteceu recentemente foi o lançamento em fevereiro passado do livro de Wu Jingping, intitulado (traduzido do alemão, que já havia sido traduzido do chinês):
“O Treinamento de Penholders com Borrachas de Pino Interno”
que tem o modesto sub-título:
“Os Conceitos Secretos para Conquistar o Mundo do Tênis de Mesa”
Prá quem não conhece, Wu Jingping (sem pong, no entanto…) é o treinador pessoal de Wang Hao e Ma Lin. O livro foi lançado em evento para insiders, paralelo ao último WTTC em Guanzhou.
Não é preciso dizer que se espera grande impacto deste livro nos próximos anos.
Por enquanto, o livro só existe em chinês.
Tem alguém que consegue traduzir chinês aqui no fórum?
No Altavista, tem tradutor chinês-inglês.
http://br.babelfish.yahoo.com/
Mas não sei a qualidade da tradução… hehehe
[quote=“augustocezar”:1r6r34vz][quote=“AndreLopes”:1r6r34vz] Concordo contigo! Sem dúvida um bom caneta japonesa tem que ser mais leve e baixinho pra conseguir se movimentar mais rapidamente pra atacar tudo de forehand, exemplo RSM. Mas pra mim não é regra que um caneta japonesa, pra jogar muito, tenha que ser leve e baixo.
Como eu disse antes, toda regra tem sua exceção, pois podem existir jogadores “corpulentos” (altos) que jogam muito bem o estilo caneta japonesa, exemplo Lee Jung Woo e Chiang Peng Lung.[/quote]
O Chiang Peng Lung é muito menos veloz do que o RSM … !
Abraços !!! Penholder never dies !!![/quote]
Cada caso é um caso… O Chiang é menos veloz que o RSM mas também joga muito concorda?!
Outro jogador que se “encaixa” nesse sentido é o Cazuo. Antigamente era mais “corpulento” e hoje em dia está bem alto!