[quote=“DarkStalker”:1ks90mfx]o sweet spot de madeira folha unica geralmente eh menor e mais deslocado pra ponta em relação as de 5 ou 7 folhas.
eu nao disse q caneta quadrada eh incontrolavel, eu tb controlava uma speed 90 com sriver. agora essa comparaçao q vc citou ai foi bem absurda, vc falar q controla a kts com 2 borrachas duras e nao controla a clipper com uma xtend mole e um pino ultra rapido eh totalmente absurdo, me desculpe, mas parametro zero…
eu admito q acabei viajando um pouco no controle pq pensei mto em relaçao a minha madeira atual q eh a septear, qdo eu tava com a taksim tb nao consegui controlar e achei uma porcaria.
e tb eu dei a minha opiniao, pode nao servir para todos os estilos com ctz, se o seu jogo eh baseado na potencia do drive e vc soh sabe ou soh ker jogar assim tem q jogar com quadrada q eh mais gostoso mesmo, mas pra um jogador mais all round q troca mais bolas a redondinha ao meu ver eh mais indicada[/quote]
Meu amigo, parametro zero? Eu tive as duas madeiras. Qual o absurdo da comparação? Estou dizendo que a minha (pelo menos a minha) KTS com uma Xiom Omega III Bios não é tão rápida quanto uma Stiga Clipper WRB com uma Xtend HS Max e uma Mark V 30 no back. Vc não disse que as madeiras chinesas não são mais fáceis de controlar? Isso sim é ser aleatório. (E a KTS é ainda mais rápida que a Darker 90, pelo menos do que as 2 Darkers 90 com que comparei)
Vamos compará-las usando a mesma borracha? A mesma Clipper com uma Yasaka Pride (que já usei na KTS) e a mesma Mark V 30 no back teve a mesma característica: mais rápida que a KTS.
Pegue alguém que tenha essa madeira e faça o teste: tente dar uma sequência de drives com ambas as madeiras. A Clipper será a menos “controlável”, provavelmente. Porém, quando vc mudar o treino para o lado de quem está defendendo os drives, a Clipper fica mais controlável para bloqueios e shotos.
Continuando com o exemplo da Clipper, ela é muito mais rápida que uma série de canetas japonesas top de linha, e quando se adiciona uma borracha no backhand, ganhando mais peso e transferindo mais força para a bolinha, ela vira uma madeira ainda mais rápida.
Independentemente de vc concordar ou não com o que eu disse acima, só gostaria de colocar a minha opinião de que controle, como eu disse anteriormente, é uma varíavel que esta mais ligada ao seu estilo e técnica de jogo do que com o material que vc usa. Não existe material incontrolável. O que existe é o material adequado ao estilo de jogo e técnica.
Quanto ao ponto de batida das madeiras, nas canetas japonesas, pelo próprio formato retangular, o ponto ótimo fica próximo da extremidade, facilitando o forehand. Então podemos inferir que, para quem gosta de atacar de forehand, esse tipo de madeira ( com 1, 5 ou 7 folhas, tanto faz) é o mais adequado.
Agora, nas canetas chinesas, pelo próprio formato, mais uma vez, o ponto ótimo fica próximo ao centro da madeira, o que facilita as trocas de bola. O formato também facilita nas mudanças de empunhadura e jogo próximo a mesa, o que ajudou em muito após as alterações de regra.