Dark, eu tb já joguei com caneta chinesa e classineta.
Quanto a peso e velocidade, existem inumeras canetas quadradas pesadas e lentas. Assim como existem chinesas leves e rápidas.
Compare uma Yasaka Aries com uma Yasaka Ma Lin Carbon. Ou compare uma Yasaka Offensive com uma Senkoh 10, por exemplo.
Quanto ao controle, pense comigo: quando vc ou eu jogamos classineta ou caneta chinesa, automaticamente a cabeça “vira a chavinha” para o modo “controle”. Não é a raquete ou o estilo que proporciona maior controle, mas a forma de jogar.
Se vc der uma caneta redonda na mão do Kim taek Soo, ele vai tentar uma ou outra costinha, mas vai continuar saindo de forehand. Não vai dar mais controle, mas vai ficar mais fácil dar shoto e mais dificil sair de forehand com a mesma velocidade e força.
O maior exemplo disso é o Hugo Hanashiro. Ele não mudou para caneta chinesa pq dava mais controle, mas pq a pegada dele na raquete era mais adequada a esse estilo. Pegada “aberta”. O jogo dele não se alterou.
Controle não vem só do material. Não é o estilo ou a madeira, mas a técnica que o atleta desenvolve.
Eu controlo uma Kim Taek Soo com uma Omega III Bios e a controlava com uma Bryce Hard e cola rápida.
Mas eu não consigo controlar uma Clipper WRB com uma Xtend ou um pino Moristo SP.
Quanto a área, será que a chinesa é tão maior assim, veja o exemplo que peguei da BTY:
Kai Yoshida (161x150) 22.419 mm2
Cypress Max: (163x135) 22.005 mm2
Chiang Peng Lung (166x135) 22.078 mm2
Será que isso é relevante?
Uma pergunta: favorecer bloqueios e trocas de bolas é ser mais controlável para vcs?
Abrax
Discussão boa.