Dúvidas / sugestões / comentários sobre materiais

Nakata,

Estou pensando em comprar uma Ruselfor 9.2mm

Queria desenvolver RPB!

Você acha ela adequada?

Vc num tópico disse que a raquete deveria pesar, no máximo, 82g no máximo. No máximo, também, 9mm

Ela custa 130. Alguma outra nesa faixa de preço que vc acha que se encaixe?

E outra coisa: SE não me engano, vi vc num tópico falando que “hinoki” não era a melhor opção para quem quer desenvolver RPB.

É isso msm??

obrigado!
++

obs. Ah… tenho um parente no japão. Se for uma madeira japa, posso até tentar adquirir!

rpb eh golpe de classineta, como vc ker desenvolver rpb com uma caneta japonesa q he feita pra usar soh uma borracha?

Nakata,
Pior que eu testei a do Iawao e não desisti…sabe como é pangaré tenta de tudo…rsrsrs…na verdade ando tentando corrigir o movimento primeiro…mas esotu realmente pensando em comprar uma chinesa (até pq é mais barata um pouco…rsrsrs)
O Iawao colocou uma skyline agora…vou dar uma testada…

Valeu

DarkStaler…

Era justamente sobre isso que queria as palavras do Nakata

Que tal fazer que nem eu? Continue “caneta japa” e vire classineta. P/ isso você deve encontrar uma madeira de hinoki de folha única leve (de 8.5 ou 9mm e até 82g +ou-), pois se for pesada irá atrapalhar a jogabilidade. Neste estilo você mantém a pegada firme e potência de caneta japonesa e tem o recurso do RPB, que p/ mim é fundamental.[/quote]

[quote=“brunopla_caneta”:1p8jsznc]DarkStaler…

Que tal fazer que nem eu? Continue “caneta japa” e vire classineta. P/ isso você deve encontrar uma madeira de hinoki de folha única leve (de 8.5 ou 9mm e até 82g +ou-), pois se for pesada irá atrapalhar a jogabilidade. Neste estilo você mantém a pegada firme e potência de caneta japonesa e tem o recurso do RPB, que p/ mim é fundamental.[/quote][/quote]
ah sim…
de boa eu vi algumas pessoas q usam a raquete assim e dei uma testada e apesar do feeling ser bom, fica pesado… no caso da russelford acho q vai ficar pesado.
eu tb era caneta japa e mudei pra classineta, tb me decepcionei com o feeling da maioria das raquetes classinetas, a maioria pesa em torno de 85 gramas tem um toque mais duro que as hinokis folha unica e com 2 borrachas fikam meio desequilibradas na minha opniao, meio por chute eu pedi na iruiru a septear C da nittaku, 7 folhas de hinoki e pesa em torno de 75g, acho q eh a que mais chega perto da sensação do hinoki folha unica, fica leve com duas borrachas e eh bem rapida ateh.
o preço dela eh bem proximo da russelford, se vc ker mudar pra classineta e ter um rpb acho q vale a pena pesquisar

[quote=“DarkStalker”:3ltilk4w][quote=“brunopla_caneta”:3ltilk4w]DarkStaler…

Que tal fazer que nem eu? Continue “caneta japa” e vire classineta. P/ isso você deve encontrar uma madeira de hinoki de folha única leve (de 8.5 ou 9mm e até 82g +ou-), pois se for pesada irá atrapalhar a jogabilidade. Neste estilo você mantém a pegada firme e potência de caneta japonesa e tem o recurso do RPB, que p/ mim é fundamental.[/quote][/quote]
ah sim…
de boa eu vi algumas pessoas q usam a raquete assim e dei uma testada e apesar do feeling ser bom, fica pesado… no caso da russelford acho q vai ficar pesado.
eu tb era caneta japa e mudei pra classineta, tb me decepcionei com o feeling da maioria das raquetes classinetas, a maioria pesa em torno de 85 gramas tem um toque mais duro que as hinokis folha unica e com 2 borrachas fikam meio desequilibradas na minha opniao, meio por chute eu pedi na iruiru a septear C da nittaku, 7 folhas de hinoki e pesa em torno de 75g, acho q eh a que mais chega perto da sensação do hinoki folha unica, fica leve com duas borrachas e eh bem rapida ateh.
o preço dela eh bem proximo da russelford, se vc ker mudar pra classineta e ter um rpb acho q vale a pena pesquisar[/quote]

Muito interessante, Dark Stalker…

Na vdd, essa seria minha primeira raquete de HInoki. Estava prestes a comprá-la.
Vou dar mais uma testada em meu “rpb”, pois queria mt a de hinoki.

Seja como for, seria interessante ter uma raquete boa pra can japonesa que eu pudesse, se quisesse transformar em chinesa!

Abraços!

bom cara eu joguei com caneta quadrada por mto tempo e é mto gostoso, mas é um estilo que infelizmente está sendo morto pela ittf, o forte do caneta quadrado era a porrada de direita q definia o ponto, atualmente com bola de 40, sem cola rapida, tah cada vez mais dificil matar o ponto em 1 ataque, então a regularidade está mais importante que muita potencia e a regularidade da raquete redonda é mto maior
meu rpb ainda eh uma droga, se uso 3 vezes por jogo e acerto 1 eh um milagre, mas minha regularidade tah mto melhor e meu resultados melhoraram bastante

Nunca tinha conseguido enxergar dessa forma… e é lamentável!

Eu queria, já que estou iniciando, já ir me acostumando com o golpe RPB pr anão ter que me re-adaptar.

Mas to vendo que é um golpe difícil de entrar!!!
=)

Por isos queria uma raquete que pudesse servir bem pros dois!
=)

Dê uma dica aí, Nakata,
Por favor!

Olá galera ! Sou classista , iniciante/intermediário , all + .
Então , eu colei uma Sriver FX no back numa madeira Donic Epox CTRL , com a base de água msm , mas sei lah , na hora de joga , eu senti q ela naum da velocidade , quase todas foi parar na rede . Parecia um pneu murxo ( desculpe a comparação , mas foi a melhor q eu pude :smiley: ) , a bola simplesmente naum ía .
O que será q está acontecendo ? será a borracha , ou eu msm ?

Obrigado.

sriver fx eh feita pra ser usada com cola rapida, se vc cola com base de agua fica totalmente xoxa mesmo

Minha Sriver FX MAX foi colada com adesivo, nao achei ela xoxa, apesar q nao tenho experiencia com cola rapida pra saber se a diferença seria muito maior do q ficou ou talvez nao tenha ficado xoxa por ser caneta hinoki folha unica de 10mm e por ser MAX.

Vou responder em azul

[quote=“brunopla_caneta”:25hea0u5]Nakata,

Estou pensando em comprar uma Ruselfor 9.2mm
Queria desenvolver RPB!
Você acha ela adequada?[/quote]
Não. Na verdade acho que é uma das piores opções de madeira quadrada de hinoki p/ colocar 2 borrachas. Você já viu as especificações dela? Vou listar aqui: 9.2mm de espessura, cabo 93x20, face 160x129 e peso médio de 85g. Ou seja, tudo fora do que eu considero ideal. Muito grossa, o cabo longo vai atrapalhar o golpe de RPB, a face muito estreita vai fazer uma raquete ainda mais compacta (com 2 borrachas) e vai ficar pesada. Sem contar o trabalho que você teria p/ retirar a camada de cortiça da parte de trás da madeira, o que pode ser complicado se não tiver alguma habilidade.

Vc num tópico disse que a raquete deveria pesar, no máximo, 82g no máximo. No máximo, também, 9mm
Exatamente. Veja a diferença, a minha Darker tem: 8.5mm de espessura, cabo 84x20, face 160x141 e peso 76g. E ainda assim eu acho que fica pesado se colocar borrachas como Tenergy ou chinesas. Eu opto por colocar borrachas leves. No momento estou com G2FX e X'S F1 21, ambas 2.1mm.
Ela custa 130. Alguma outra nesa faixa de preço que vc acha que se encaixe?
O preço é convidativo, mas esta madeira foi feita p/ se jogar com 1 borracha, definitivamente.
E outra coisa: SE não me engano, vi vc num tópico falando que "hinoki" não era a melhor opção para quem quer desenvolver RPB.
Isso mesmo. O conselho que eu dei ao Killerspin só serve se o jogador já dominar a técnica de RPB. O golpe em si já é complicado de aprender, e as coisas pioram se se utilizar um material inadequado. P/ desenvolver RPB o melhor mesmo é fazer igual o DarkStalker: pegar madeira chinesa e não inventar.
obs. Ah... tenho um parente no japão. Se for uma madeira japa, posso até tentar adquirir!
Não vejo necessidade de ser madeira daqui do Japão. Existem diversas madeiras chinesas boas a venda no Brasil e até mesmo na loja do site. Digo isto supondo que você tomará uma decisão sensata no intuito de desenvolver o RPB.

DarkStalker e Nakata,

Ambos foram muito importantes em suas respostas.

Dark,

É, cara, eu imaginava que fosse assim no classineta. Sou iniciante e, ao jgar com uma raquete de Hinoki e com empunhadura japonesa, adorei o feeling. Algo me diz: quero jogar desse jeito! Sinto que vou me decepcionar nas raquetes classinetas, nesse sentido (acho que eu to é mt loko pra jogar com uma raquete de hinoki, isso sim! hehe). Seus comentários foram sensatos e me fizeram ver que quero mesmo é jogar caneta jap.

Nakata,

Apesar de sua dica: treine RPB!!! hehehe
eu, no momento, quero minha primeira raquete de Hinoki e quero jogar caneta.
Tenho essa vontade e não faltará tempo para RPB e novo estilo de jogo no futuro. E, até pelo dinheiro de que disponho agora, vou mesmo de Russelfor. Se pudesse, eu pegava uma Nittaku AA pra depois adaptar pra classineta. Mas isso fica pra ouutra hora!

Mas (editei a msg) confesso que ainda tenho dúvidas, nakata…
Pq tentei hj contra a parede o rpb. e parece até que ele entrou legal.
Dúvida cruel…
sonho de um Hinoki x classineta (+ pesada, porém, +moderno e eficiente)

Talvez por eu jogar com um material chinês pesado e lento eu tenha me decepcionado.

Mas vamo ve oq faço!

Abraços
e obrigado!

AH, Dark,
Quanto à regularidade, procurarei ficar atento à ela.
Concordo plenamente com sua observação:

bom cara eu joguei com caneta quadrada por mto tempo e é mto gostoso, mas é um estilo que infelizmente está sendo morto pela ittf, o forte do caneta quadrado era a porrada de direita q definia o ponto, atualmente com bola de 40, sem cola rapida, tah cada vez mais dificil matar o ponto em 1 ataque, então a regularidade está mais importante que muita potencia e a regularidade da raquete redonda é mto maior meu rpb ainda eh uma droga, se uso 3 vezes por jogo e acerto 1 eh um milagre, mas minha regularidade tah mto melhor e meu resultados melhoraram bastante

…a regularidade da raquete redonda é mto maior…

Prezado DarkStalker,
Por favor, explique-me o motivo pelo qual a raquete redonda proporciona mais controle que a quadrada?
Eu até acredito que possa ser verdade, mas não consigo ver a lógica da questão…

Essa questão da regularidade tem mais a ver com a estratégia do atleta e do estilo que adota do que com o formato da raquete, ora pois!!!

Vc pode jogar caneta com raquete quadrada e não querer sair em todas as bolas. Não precisa obrigatoriamente usar o forehand a qualquer custo. Veja o Chiang Peng Lung, por exemplo.

Vc tb não precisa jogar caneta chinesa e ter maior índice de acertos. Veja o Li Ching, por exemplo. Ele prioriza o ataque de forehand e arrisca muito.
Não é o caso do Wang Hao.

O estilo que vc adota é que possui, implicitamente, um teor maior ou menor de regularidade. Não depende do formato da madeira.

Essa é a minha opinião.

abrax

bom qto a regularidade nao eh uma opiniao soh minha, mta gente q joga comigo e que eu converso sobre tm concorda.
a caneta quadrada é dificil de controlar por ser mto rapida e leve, logo indicada pra jogador mto ofensivo, a raquete redonda tem mais controle, uma area maior e tem um peso que acaba ajudando ainda mais no controle do movimento. muito mais adequada para um jogador que não quer fazer terceira bola o tempo inteiro. o choto e a maioria dos golpes de controle sao mto mais faceis com a redondinha.
logico que é minha opiniao, mas acho q tem alguma logica, afinal já joguei os 2 estilos

Dark, eu tb já joguei com caneta chinesa e classineta.

Quanto a peso e velocidade, existem inumeras canetas quadradas pesadas e lentas. Assim como existem chinesas leves e rápidas.

Compare uma Yasaka Aries com uma Yasaka Ma Lin Carbon. Ou compare uma Yasaka Offensive com uma Senkoh 10, por exemplo.

Quanto ao controle, pense comigo: quando vc ou eu jogamos classineta ou caneta chinesa, automaticamente a cabeça “vira a chavinha” para o modo “controle”. Não é a raquete ou o estilo que proporciona maior controle, mas a forma de jogar.

Se vc der uma caneta redonda na mão do Kim taek Soo, ele vai tentar uma ou outra costinha, mas vai continuar saindo de forehand. Não vai dar mais controle, mas vai ficar mais fácil dar shoto e mais dificil sair de forehand com a mesma velocidade e força.

O maior exemplo disso é o Hugo Hanashiro. Ele não mudou para caneta chinesa pq dava mais controle, mas pq a pegada dele na raquete era mais adequada a esse estilo. Pegada “aberta”. O jogo dele não se alterou.

Controle não vem só do material. Não é o estilo ou a madeira, mas a técnica que o atleta desenvolve.

Eu controlo uma Kim Taek Soo com uma Omega III Bios e a controlava com uma Bryce Hard e cola rápida.

Mas eu não consigo controlar uma Clipper WRB com uma Xtend ou um pino Moristo SP.

Quanto a área, será que a chinesa é tão maior assim, veja o exemplo que peguei da BTY:

Kai Yoshida (161x150) 22.419 mm2
Cypress Max: (163x135) 22.005 mm2
Chiang Peng Lung (166x135) 22.078 mm2

Será que isso é relevante?

Uma pergunta: favorecer bloqueios e trocas de bolas é ser mais controlável para vcs?

Abrax

Discussão boa.

quote=“paulones”:1qxaf0zj
Quanto a área, será que a chinesa é tão maior assim, veja o exemplo que peguei da BTY:

Kai Yoshida (161x150) 22.419 mm2
Cypress Max: (163x135) 22.005 mm2
Chiang Peng Lung (166x135) 22.078 mm2

Será que isso é relevante?

Discussão boa.[/quote]

Muito sensato seu post paulones. Concordo também que esta questão da área esta sendo avaliada de um ponto de vista pouco produtivo. Mais importante é saber a distribuiçao da área, pois isto que vai definir o sweet spot da raquete.

Se uma raquete com cabeça menor possuir uma área em que a batida continue regular do tamanho de uma raquete de cabeça maior eu considero uma opçãa muito melhor, pois além de não perder neste ponto, ganha-se em peso.

Neste memso tema, lembro que um material que permite madeiras com sweet spot enorme é a fibra de carbono. Apesar de eu não gostar de usar raquetes que tenham esta fibra ela ajuda muito neste ponto.

o sweet spot de madeira folha unica geralmente eh menor e mais deslocado pra ponta em relação as de 5 ou 7 folhas.
eu nao disse q caneta quadrada eh incontrolavel, eu tb controlava uma speed 90 com sriver. agora essa comparaçao q vc citou ai foi bem absurda, vc falar q controla a kts com 2 borrachas duras e nao controla a clipper com uma xtend mole e um pino ultra rapido eh totalmente absurdo, me desculpe, mas parametro zero…
eu admito q acabei viajando um pouco no controle pq pensei mto em relaçao a minha madeira atual q eh a septear, qdo eu tava com a taksim tb nao consegui controlar e achei uma porcaria.
e tb eu dei a minha opiniao, pode nao servir para todos os estilos com ctz, se o seu jogo eh baseado na potencia do drive e vc soh sabe ou soh ker jogar assim tem q jogar com quadrada q eh mais gostoso mesmo, mas pra um jogador mais all round q troca mais bolas a redondinha ao meu ver eh mais indicada