Dúvidas / sugestões / comentários sobre materiais

vc conhece essa borracha???..podia dar informaçoes em MP[/quote]

Não, não. Ao invés de MP, quem conhece poderia postar uma avaliação aqui:

(Análise) Borrachas SGI (Speed Glue Inside)
https://mesatenista.net/modules.php?name … 1ab00192b1

A propósito eu li alguns bons comentários sobre ela e pretendo adquirir uma, caso a Pryde que eu comprei não fique legal na Speed 70. Se pegar uma dessas da Donic será a JO Platin e não a Platin Soft.[/quote]

Grande Nakata nao sabe se as durabilidades das Donic SGI?

Eu não conheço nenhuma das novas Donics JO, seja JO comum, Silver, Gold ou Platin. Mas conheço um usuário que está usando uma Platin e daqui a uns 2 meses vou checar p/ ver se ela ainda existe. Se durar de 2 a 3 meses p/ mim já está ótimo. Até lá (se eu resistir e não comprar logo) eu vou usando Pryde.

Caros Amigos, sou novo no fórum, pirmeiramente vou me apresentar:
pratico Tênis de mesa como diversão, aqui em Tubarão SC, treino com um amigo, já li diversos posts aqui do temp.mesatenista.net, para tirar diversas dúvidas, agora tenho uma, que acho que não foi postada ainda aqui no fórum. estou comprando uma raquete melhor, a minha antiga, usava uma madeira genérica, uma borracha G666 da dhs no forehand, e uma skyline TG2 da DHS no back, agora achei aqui na minha cidade uma raquete KWS carbon kevlar CS, com duas Hurricane 2, só que é classineta, e eu jogo clássico, o preço dela está muito baixo R$100,00, resumindo, aminha pergunta é a seguinte, será se consigo trocar o cabo dela, poderia extrair o cabo da minha raquete antiga, e colocá-lo nesta classineta? tenho um bom marceneiro, que pode fazer este serviço, vocês acham que é viável

[quote=“andrey_izidoro”:313dz2p6]Caros Amigos, sou novo no fórum, pirmeiramente vou me apresentar:
pratico Tênis de mesa como diversão, aqui em Tubarão SC, treino com um amigo, já li diversos posts aqui do temp.mesatenista.net, para tirar diversas dúvidas, agora tenho uma, que acho que não foi postada ainda aqui no fórum. estou comprando uma raquete melhor, a minha antiga, usava uma madeira genérica, uma borracha G666 da dhs no forehand, e uma skyline TG2 da DHS no back, agora achei aqui na minha cidade uma raquete KWS carbon kevlar CS, com duas Hurricane 2, só que é classineta, e eu jogo clássico, o preço dela está muito baixo R$100,00, resumindo, aminha pergunta é a seguinte, será se consigo trocar o cabo dela, poderia extrair o cabo da minha raquete antiga, e colocá-lo nesta classineta? tenho um bom marceneiro, que pode fazer este serviço, vocês acham que é viável[/quote]

Seja bem vindo amigo, olha só, vc está migrando agora, já tem uma noção de material, acho que isso que vai fazer não tem muito haver não, primeiro porque vc vai ter uma raquete “transformada” segundo que pelos 100,00 com pouco mais de grana compra-se um conjunto bacana, terceiro que essa raquete vai ficar pesada demais, se vc ver na loja do temp.mesatenista.net vc consegue comprar um conjunto novo já pra clássico por pouco mais de 100,00.

Veja o exemplo:

Conjunto

Madeira: Donic Waldner Allplay 75,00 já tive dessa raquete é otima.
Borrachas: Donic Gallardo Power Sound 55,00 (fore)
Donic Gallardo Sound 50,00 (fore)

180,00

Sem contar que tem a linha Galaxy que tem madeira de 50,00 porém como não conheço prefiro não indicar.

Abraços,

Bob

[quote=“andrey_izidoro”:3dld8t1k]Caros Amigos, sou novo no fórum, pirmeiramente vou me apresentar:
pratico Tênis de mesa como diversão, aqui em Tubarão SC, treino com um amigo, já li diversos posts aqui do temp.mesatenista.net, para tirar diversas dúvidas, agora tenho uma, que acho que não foi postada ainda aqui no fórum. estou comprando uma raquete melhor, a minha antiga, usava uma madeira genérica, uma borracha G666 da dhs no forehand, e uma skyline TG2 da DHS no back, agora achei aqui na minha cidade uma raquete KWS carbon kevlar CS, com duas Hurricane 2, só que é classineta, e eu jogo clássico, o preço dela está muito baixo R$100,00, resumindo, aminha pergunta é a seguinte, será se consigo trocar o cabo dela, poderia extrair o cabo da minha raquete antiga, e colocá-lo nesta classineta? tenho um bom marceneiro, que pode fazer este serviço, vocês acham que é viável[/quote]
Uma boa dúvida pq vc tem um bom marceneiro.

Primeiro eu diria p/ não realizar essas trocas inter-estilos a não ser q vc tenha o molde da sua raquete alvo (medidas e modelo do seu contorno) e um bom marceneiro. Pq? P/ não desbalanceá-la em nenhum dos aspectos, como: equilíbrio cabeça/cabo, sweet-spot, sensibilidade das vibrações.

Se vc tiver todos os requisitos, mesmo assim tenha a expectativa é de q ela vai fik no melhor dos mundos tão boa quanto uma clássica, mas nunca melhor. Mas, acho difícil ficar tão boa quanto uma clássica pq as partes q sobram podemos cortar e lixar, mas e as partes q faltam?

A princípio o preço parece convidativo. Mas, qual o valor das H2? Hj consegue-se uma H2 nova por um preço bem acessível com o dólar caindo. Com o fim da cola, mta gente tem deixado de usá-la. Esses dois fatores me fazem crer que uma H2 usada não tem mto valor num rolo.

No final das contas, vc estaria comprando uma madeira por qse 100 reais à vista, teria q se arranjar c/ o marceneiro e ainda torcer p/ q a transformação seja um sucesso.

Não é mais fácil comprar uma madeira clássica e 2 borrachas parcelando?

[quote=“Bob-Marelli”:1u8dr98s][quote=“andrey_izidoro”:1u8dr98s]Caros Amigos, sou novo no fórum, pirmeiramente vou me apresentar:
pratico Tênis de mesa como diversão, aqui em Tubarão SC, treino com um amigo, já li diversos posts aqui do temp.mesatenista.net, para tirar diversas dúvidas, agora tenho uma, que acho que não foi postada ainda aqui no fórum. estou comprando uma raquete melhor, a minha antiga, usava uma madeira genérica, uma borracha G666 da dhs no forehand, e uma skyline TG2 da DHS no back, agora achei aqui na minha cidade uma raquete KWS carbon kevlar CS, com duas Hurricane 2, só que é classineta, e eu jogo clássico, o preço dela está muito baixo R$100,00, resumindo, aminha pergunta é a seguinte, será se consigo trocar o cabo dela, poderia extrair o cabo da minha raquete antiga, e colocá-lo nesta classineta? tenho um bom marceneiro, que pode fazer este serviço, vocês acham que é viável[/quote]

Seja bem vindo amigo, olha só, vc está migrando agora, já tem uma noção de material, acho que isso que vai fazer não tem muito haver não, primeiro porque vc vai ter uma raquete “transformada” segundo que pelos 100,00 com pouco mais de grana compra-se um conjunto bacana, terceiro que essa raquete vai ficar pesada demais, se vc ver na loja do temp.mesatenista.net vc consegue comprar um conjunto novo já pra clássico por pouco mais de 100,00.

Veja o exemplo:

Conjunto

Madeira: Donic Waldner Allplay 75,00 já tive dessa raquete é otima.
Borrachas: Donic Gallardo Power Sound 55,00 (fore)
Donic Gallardo Sound 50,00 (fore)

180,00

Sem contar que tem a linha Galaxy que tem madeira de 50,00 porém como não conheço prefiro não indicar.

Abraços,

Bob[/quote]

Caro Bob-Marelli

Estive conversando com esse amigo meu, ele me ofereceu por 80 reais agora, disse também que está comprando uma outra raquetee está precisando da grana, outra coisa as borrachas são quase novas, se eu não me engano foram usadas para treino somente umas 3 ou 4 vezes, você não acha que nestas condições vale a pena tentar, também acho que a raquete vai ficar pesada demais, mais acho que vou arriscar, e se não der certo, compro outra aqui na loja do site, e quando for comprar vou pesquisar bem aqui no site!!!

obrigado pelas informações!!

Por favor, postem suas dúvidas sobre material aqui, que é o tópico fixo/oficial de dúvidas

Agora entendi Nakata
é que vi o tópico Canetas de Hinoki
E a Issamu Kawai é uma
voltando a minha pergunta
A Issamu Kawai da KWS eh uma raquete boa?
Eu treino com uma KWS Furious e uma Sriver FX
mas joguei com Nitakku A , Rorin , Cypress e achei bem melhor que raquetes carbonadas
Mas são bem caras essas raquetes de hinoki…

Eu não sei te dizer se a Issamu Kawai é boa porque eu nunca testei uma.
Quanto ao preço, as raquetes japonesas são caras devido a excassez de matéria-prima (madeira de hinoki), além de serem produtos importados.
Entre em contato com a KWS e talvez você consiga mais informações a respeito da raquete.

Ok
Valeu pela informação

Primeiramente acho que tenho que me apresentar para fazer a pergunta que quero: Joguei tênis de mesa durante alguns anos, porém estou parado há aproximadamente 8 anos. Acredito (digo acredito pois nunca treinei em clube, para ter certeza) que meu estilo de jogo seja allround (cheguei à esta conclusão depois de muito navegar pelo fórum), gosto de jogar próximo a mesa e meu conjunto é uma raquete caneta chinesa DHS PF-4 + BTY Sriver Max.

Aí vai a pergunta: Pretendo desenvolver um pouco mais de velocidade no jogo e evitar a vibração da madeira (essa madeira que uso vibra um pouco), estou estudando a possibilidade (depois de ler e ler muito aqui no fórum) de adquirir um conjunto Nitakku AP + Mark V AD, e gostaria de saber se é uma boa combinação. E a dúvida maior, que cola usar?

Enfim, se eu estiver falando besteira, se não estiver no tópico correto, etc. etc. etc. desconsiderem…

Àqueles que puderem ajudar, o meu mtuito obrigado!

Olá. Bem-vindo ao fórum. Primeiramente você não está falando besteira e ESTÁ no tópico correto. Finalmente alguém posta uma dúvida no lugar de tirar dúvidas ao invés de criar um tópico novo só p/ isso.

Vai aqui um aviso: Os moderadores têm que manter um mínimo de organização temática do fórum, senão a coisa desanda. Se permitirmos N tópicos de iniciantes (ou não) querendo saber sobre tal material, com certeza vai virar bagunça. Portanto quem quiser tirar dúvidas ou quiser sugestões, poste somente aqui. Tópico novo com dúvidas sobre material será deletado.

Mas voltando a sua dúvida específica acho que posso responder pois estou pensando em pegar exatamente o mesmo: Nittaku AP (ou Nittaku P) e alguma borracha macia das antigas. A Mark V AD é uma ótima pedida. Outras que eu sou fã são a TSP XS F1 21 e BTY Sriver EL.
Existe uma grande diferença entre jogar com madeira chinesa com 1 borracha e com madeira de hinoki com 1 borracha. O toque do hinoki tem características únicas: é macio, firme e veloz. Nenhuma outra combinação de madeiras se iguala ao hinoki maciço. Vou analisar os materiais separadamente.

Madeira - A que você citou (Nittaku AP) tem hinoki de excelente qualidade e formato mais arredondado e curto que as canetas quadradas tradicionais. P/ se ter uma idéia dos tamanhos: Nittaku A ou AA (162x130, cabo 95mm), Nittaku P ou AP (160x140, cabo 80mm). Se você gosta de jogar no controle (bloqueando e devolvendo bolas) fique na AP. Mas se for atacante que gosta de meter drive em tudo, uma tradicional é mais indicada.
Alternativa: BTY Cypress-R

Borracha - Como você disse que procura mais velocidade, a simples troca de madeira te proporcionará isso. Pode muito bem ficar com a Sriver Max. No entanto, a Sriver tem um toque semi-duro. Se você prefere um toque mais macio a Mark V AD é uma opção correta.
Alternativas: XS F1 21, Sriver EL
Se você quiser investir em uma borracha tensionada, aí vão algumas opções. Mais duras: Bryce Speed, Pryde, Tenergy 05. Mais moles: Renanos Soft, Bryce Speed FX. Mas não se esqueça que a maioria das borrachas tensionadas é mais cara que borrachas normais.

Cola - Vou simplesmente citar a melhor cola a base de água que eu testei: Nittaku Fine Zip. Foi a que saiu mais fácil da madeira e da borracha. Grudar, todas elas grudam, logo isso não é um fator determinante.

Boa escolha.

Muito obrigado Nakata, era isso que eu imaginava.
Gosto sim, de jogar bloqueando, realizando a “trocação” de bolas. Claro que um drive aqui e outro ali não faz mal a ninguém! :smiley:
Acredito que só o hinoki proporcionaria mais velocidade, no entento, como você falou, a mark V ad é mais macia e eu aprecio o toque mais macio (além de ser mais barata que a Sriver FX). Em relação às tencionadas, acho que vou subir um degrau de cada vez… depois quem sabe uma x-tend…
mais uma vez valeu pelos ensinamentos!

Aproveitando o tópico:
Estou na dúvida sobre o grau das borrachas, quanto menor mais macia?
por exemplo um DHS hurricane III 37º é mais macia que uma 42º?
Isso vale para todas as borrachas?
Qual o grau das borrrachas japonesas?

Esponja (Sponge)

Material constituído de diversas formas podendo ser de origem natural ou sintética. Inicialmente foi usado como superfície de jogo e com a evolução do conhecimento combinado com o pino curto (camada de esponja entre a madeira e a top sheet), adicionando velocidade ao TM.

A grande diferença de características e espessuras atuando em conjunto com os tipos de madeiras torna o TM atraente pelas possibilidades técnicas.

Posteriormente ao conjunto esponja/pino curto, os pinos foram fixados de forma invertida (para dentro, sem tocar na bola) criando-se então uma das mais populares combinações de material, a borracha de ataque do tipo sanduíche, capaz de gerar efeito e velocidade, por ter uma área maior de contato entre a top sheet (camada superior) e a bola.

Utilizada hoje em quase todas as borrachas e em diferentes espessuras: 0.5mm, 1.0mm, 1.3mm, 1.5mm, 1.7mm, 1.9mm, 2.0mm, 2.1mm e 2.3mm, tendo definido como a medida máxima pela ITTF em 4mm(juntamente com a top sheet).

As esponjas são diferenciadas quanto à montagem, preparação com produtos especiais e grau de dureza.

As empresas que fabricam materiais tem a atual preocupação em produzi-las dotadas de grande capacidade de projeção da bola sem a necessidade da cola rápida.

Os chineses a preferem dura com graus acima de 40, já os europeus preferem esponjas macias que proporcionam um toque mais elástico (- de 40 degrees).

A esponja usada interfere diretamente na velocidade da bola, no tipo de resposta obtido com a combinação de madeira e na reação esperada com a utilização da cola.

Jogadores defensivos a usam nas espessuras mais finas, ao passo que os atacantes nas espessuras maiores. É um agente regulador da técnica, sendo aconselhado o aumento progressivo de acordo com a evolução do jogador.

Carlos Fabiano A. Silva
CREF 006461/RS
Técnico Nível II CBTM

Hinoki,
Grande explicação, parte dela eu já sabia.
Esclareceu o fato de acima de 40 serem duras…
Agora surgiu outra…como é definido o grau da esponja?

[quote=“corvo”:36gwsrc6]Bom pessoal, jogo tenis de mesa em Joinville SC
Nao sou federado… porem ja disputei alguns jogos pela cidade.

Tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem…
Vou comprar um raquete, ja tive uma raquete caneta chinesa com uma borracha globe.

Gostaria de saber qual a principal diferenca entra a caneta chinesa
e a caneta normal…

e qual a borracha que voces me indicariam melhor custo beneficio

de ja Agradeco![/quote]

Olá. Sua mensagem foi transferida p/ este que é o tópico fixo de dúvidas sobre material.
Vou lhe indicar uma borracha de excelente custo-benefício: Dawei Inspirit Quattro Allround. Na loja do site está a venda por um preço convidativo e, segundo quem já usou, ela tem ótimo desempenho.

Olá Pessoal!

Gostaria que os canateiros me ajudassem numa dúvida:

sou iniciante, mas já com alguma prática.
Minha borracha está tão insuportável que tenho jogado caneta com outra raquete (de clássico). Vou comprar uma borracha.

Aquestão é: compensa continuar usando essa madeira?

O treinador onde treino disse que a madeira é boa. Mas eu pergunto aos mesatenistas caneteiros.

Com base nessa figura a seguir, respondam (hauhauha)

  1. Ela não tem akele cabinho quadradinho… akele cubinho levantado das tradicionais canetas. Isso prejudica?

  2. o “encaixe” da raquete e do cabo é mais redondo do que observei as raquetes de caneta tradicionais. às vezes sinto pouco de dor no dedo, ao jogar com ela. Isso prejudica?

+++

Outra dúvida.

No Backhand, eu tenho que, necessariamente colocar o polegar atrás da raquete para controlar angulação? Isso me parece muito desconfortável, ao menos nessa raquete! E eu consigo dar mesmo efeito pra cima sem fazer isso!

É isso, pessoal! Muito obrigado!!!

[quote=“brunopla_caneta”:3dxmn4aq]Olá Pessoal!

Gostaria que os canateiros me ajudassem numa dúvida:

sou iniciante, mas já com alguma prática.
Minha borracha está tão insuportável que tenho jogado caneta com outra raquete (de clássico). Vou comprar uma borracha.

Aquestão é: compensa continuar usando essa madeira?

O treinador onde treino disse que a madeira é boa. Mas eu pergunto aos mesatenistas caneteiros.

Com base nessa figura a seguir, respondam (hauhauha)

  1. Ela não tem akele cabinho quadradinho… akele cubinho levantado das tradicionais canetas. Isso prejudica?

  2. o “encaixe” da raquete e do cabo é mais redondo do que observei as raquetes de caneta tradicionais. às vezes sinto pouco de dor no dedo, ao jogar com ela. Isso prejudica?

+++

Outra dúvida.

No Backhand, eu tenho que, necessariamente colocar o polegar atrás da raquete para controlar angulação? Isso me parece muito desconfortável, ao menos nessa raquete! E eu consigo dar mesmo efeito pra cima sem fazer isso!

É isso, pessoal! Muito obrigado!!![/quote]

Se não estou enganado esta é aquela raquete que vem escrito “shangai alguma coisa” não? Se for essa ainda se vêem muitos pineiros que a usam, entre caneteiros com borrachas lisas nunca vi. Mas ela é uma madeira com um controle legal e pode servir bem dependendo do seu nível. mas se a empunhadura realmente fica desconfortável pra vc aí vale a pena vc trocar.

Então, cara…

a empunhadeira fica boa… mas quando me disseram que no backhand eu deveria usar o dedão para controlar a angulação da bola, fiquei pensando de os cabos das outras raquetes não ajudam para isso! isso que queria saber!