Dicas de colagem

[quote=“hinoki”:1b8m92xu]Há uma ligeira confusão de termos quando chama-se a cola regular de fabricantes de material de “cola definitiva”.

1- Todas as fábricas tem cola. Quando começou a utilização da colagem como recurso técnico é que criou-se o termo SPEED GLUE (cola rápida), que na prática é a mesma cola para fixar a borracha na madeira mas com maior diluição, tem muito mais solvente (ele que altera a esponja).[/quote]

Eu uso cola rápida nas minhas borrachas, mas também é a cola definitiva (ou fixa), pois não descolo mais até trocar de borracha.

é o que eu vou fazer tbem, colar só uma vez

É agora com a proibiçao, nao vou ficar discolando mais, deixar ate trocar de borracha, vale mas a pena, caso contrario, a unica coisa q vai aontecer, é gastar mais cola, e correr o risco de danificar a esponja, na hora de tirar.

[quote=“Nakata”:e84aorqx]Para que isso não aconteça, é necessário “selar” a madeira antes da primeira colagem. E que é isso? Significa que vc deve passar uma camada de selador na madeira p/ que fique mais fácil de retirar a borracha sem danificar a madeira. Tal selador pode ser verniz, esmalte de unha, selante DOPE, selante próprio p/ raquetes, etc.
Mas relendo este tópico eu deixo aqui a maneira como eu colo pino seco nas costas da raquete (estou usando isso agora… :stuck_out_tongue: ). Eu o faço com fita dupla face. Várias tiras na horizontal até cobrir toda a extensão da borracha.[/quote]

apenas uma camada de verniz é suficiente para selar a madeira?

[quote=“netopot”:22gqm273][quote=“Nakata”:22gqm273]…é necessário “selar” a madeira antes da primeira colagem…pode ser verniz, esmalte de unha, selante DOPE, selante próprio p/ raquetes, etc.
Mas relendo este tópico eu deixo aqui a maneira como eu colo pino seco nas costas da raquete (estou usando isso agora… :stuck_out_tongue: ). Eu o faço com fita dupla face. Várias tiras na horizontal até cobrir toda a extensão da borracha.[/quote]
apenas uma camada de verniz é suficiente para selar a madeira?[/quote]
Sim, e cuidado pra não passar demais, pois se não vc terá mta dificuldade pra fazer a colagem da borracha na madeira.

Pq não usa as dupla face próprias de TM ???

[]´s

Pq não usa as dupla face próprias de TM ???[/quote]
$$$! Por um rolo de fita dupla face (50mm x 6m) eu pago menos de 1 dólar. Vá ver quanto está custando 1 folha de New Quick da BTY, por ex.

Pq não usa as dupla face próprias de TM ???[/quote]
$$$! Por um rolo de fita dupla face (50mm x 6m) eu pago menos de 1 dólar. Vá ver quanto está custando 1 folha de New Quick da BTY, por ex.[/quote]
:lol: …imaginei… :lol:

[]´s

e onde eu encontro essa fita de dupla face, em que site

A fita dupla face é unicamente, exclusivamente, achável em qualquer papelaria de fundo de quintal aí perto da sua casa, corra logo e adiquira a sua por menos de 5 reais o rolo.
Para mais promoções sobre a fita entre aqui:
http://www.vick.com.br/vick/produtos/fi … a_face.htm

Obrigado e Abraços,
Alexandre

COMO FAIZ PRA “ARRUMA” A BORRACHA QUANDO EELA “ENTORTA”???
PORQUE DA ISSO?

vALEEO

Desculpe ressusitar o tópico, mas eu acho que é melhor que criar um novo.

Essa fita dupla face é aquela normal que se encontra em papelaria? Ela pode ser usada normalmente? Pois eu estou a procura de algo que grude a borracha na madeira e não mude as caracteristicas da mesma, pois a ultima vez que eu passei cola na minha borracha (faz uns 3 meses) eu passei muita cola, dai eu hoje por mais redu que eu passe ela fica uma pedra. Dai vou comprar uma versão mais mole da mesma borracha só que quero cola-la de uma maneira em que ela fique do mesmo jeito que veio na embalagem, com dureza entre 33º e 35º.

[]'s
Alexandre

Fez bem, pois enriquece um mesmo tópico que abrange um mesmo assunto: Colagem.
Qto à fita, definitivamente não é a normal (aliás, eu não arriscaria), pois tenho certeza que quem citou, citou as fitas das marcas de TM (Bty, Nittaku, Donic, Tibhar e etc), essas sim são fáceis de aplicar/retirar da borracha/raquete.

[]´s

eu to usando a norisheet da nitaku, mto boa, otima fixação.
tem um cara q colou uma bryce speed com dupla face normal mesmo… segundo reza a lenda do treino (nao vi ao vivo) ficou bom…mas o cara vendeu a bryce em menos de 2 semanas, nao sei pq, mas pra mim deve ter ficado uma bo*** e por isso ele acabou vendendo

para fazer a cola eu uso Vipal + solvente?

pq sou novo e me disseram q mistura vipal com solvente para deixa-la rapida?

se nao for isso o que usa para fazer a cola?

Vipal + Solvente deixa rápida mas estraga a borracha e nao é mais permitido além de ser prejudicial à saúde

[quote=“Nakata”:1ate457v]Para que isso não aconteça, é necessário “selar” a madeira antes da primeira colagem. E que é isso? Significa que vc deve passar uma camada de selador na madeira p/ que fique mais fácil de retirar a borracha sem danificar a madeira. Tal selador pode ser verniz, esmalte de unha, selante DOPE, selante próprio p/ raquetes, etc.
olá , eu comprei uma madeira e borrachas novas,
pra colar comprei um ADESIVO dupla face, esse adesivo
é o mais indicado hoje, depois da vona regras de colagem??
qual é o mais certo cola ou adesivo???

Wever.

Oi, não tem mais certo, tem o mais prático.

Se você sabe como é a borracha que comprou e não pretende substituí-la em um curto espaço use adesivo.

O adesivo serve apenas para uma fixação.

Se você é do tipo que fica manuseando, trocando de borracha e madeira a toda hora, use cola a base de água de uma marca que tenha pouco poder de adesão e que seja mais facilmente removida da madeira e borracha.

Há um produto da TSP que deixa a madeira bem lisa, o equivalente a selar, facilita a remoção.

É aplicado como a cola por um pincel, é como uma base acrílica…

[quote=“lerinho”:1ekcnjlq] olá , eu comprei uma madeira e borrachas novas,
pra colar comprei um ADESIVO dupla face, esse adesivo
é o mais indicado hoje, depois da vona regras de colagem??
qual é o mais certo cola ou adesivo???Wever.[/quote]

Segundo várias obsrvações, recomendo que :

Se sua borracha é bastante tensionada (como Tenergy, Moristo RS ou NX, Donic Copa Platinum etc…) , recomendo uso de cola.

Se não é tanto, se for pino (exceto muito tensionado como Moristo SP), o ideal é usar adesivo.

No restante vale a dica do Hinoki.

Senhores:

Um amigo colou uma T25 em uma Cypress S, e depois de algum tempo de uso, a borracha encolheu. Foi cola a base de agua, da bty.
Recentemente pedi a esse amigo (que é o “colador oficial do grupo”=perfeição), para colar uma T64 em minha madeira, apesar de ele ter-me prevenido quanto ao encolhimento que a dele sofreu.
Pergunto eu: isso é comum acontecer com borracha tensionada? Se sim, existe alguma maneira de evitar?

Já colei uma T05 só q de 2ª mao, entao nao sei se serve como referencia, até agora ela nao encolheu, mas vou começar a reparar mais.
Oq precisa ter cuidado é na hora de passar o rolinho nao aplicar força, senao vc vai estar tensionando ainda mais oq já é tensionado e a borracha tende a querer voltar ao tamanho original, além de ficar mais fragil ainda.