Dicas de colagem

PROCEDIMENTO DE COLAGEM DE UMA NOVA BORRACHA

1. Passe uma camada uniforme de cola para tênis de mesa ou cola para remendo a frio de câmara de bicicleta(Vipal ou Union) na esponja, lembrando sempre de proteger a face posterior (topsheet) com uma toalha ou executar esta operação sobre uma superfície limpa;

2. Após a primeira camada secar, torne a espalhar uma segunda camada sobre a esponja e então uma camada uniforme sobre a face da raquete onde esta será colada;

3. Por ser um adesivo de contato é necessário esperar secar totalmente ambas as superfícies antes delas serem unidas, procure sempre realizar tais tarefas em locais arejados e distantes de pessoas;

4. Quando o clima estiver muito úmido, use um pano limpo para “secar” levemente a esponja, retire o excesso sem esfregar, apenas pressionando suavemente;

5. Centralize a parte inferior da borracha, suas marcas regulamentares, com o cabo da raquete no início da colagem;

6. Utilize um rolo, como um cano de PVC de aproximadamente 0,20 cm, para da área próxima ao cabo, no sentido ponta, aderir a borracha, não permitindo bolhas e tomando o cuidado de não esticar muito o material;

7. Sobre uma revista velha ou um jornal dobrado, use um estilete com a ponta nova para cortar rente o contorno da raquete, a dica é usar movimentos firmes e não tentar cortar ao primeiro passar do estilete.

8. Outra forma de cortar é usar uma tesoura que tenha um bom fio, também é usual marcar com uma caneta o contorno antes de colar a borracha, recortando ela descolada, separada da madeira;

9. Se tiver um prensador para utilizar, coloque a raquete evitando atritar as borrachas e prenda por alguns minutos para secar totalmente. Sempre proteja a TOP SHEET de agentes danosos.

10. Repita o procedimento número 1 até a camada de cola aderir de modo firme a esponja na madeira.

Borrachas novas durante as primeiras colagens naturalmente irão sobrar nas bordas, pois o material ainda se expande com a cola, uma ou duas aparadas com tesoura resolverão, e se houver uma tendência a descolar as bordas use uma side tape para ajudar a fixar.

Ao descolar utilize a própria cola como solvente, pincelando inicialmente junto ao cabo e puxando a borracha no sentido cabo - ponta.

Observe que ao repetir o procedimento de colagem, o acúmulo natural da cola na esponja fará esta parar de tencionar, pois uma camada muito espessa impede o uso ideal.
       É possível retirar este acúmulo limpando a esponja, através de um pouco de cola no centro da borracha, e, antes que esta seque, usando uma espátula metálica cuidadosamente para remover o excesso.

É preciso cuidado para não danificar a esponja, e quando toda a cola for retirada, o procedimento é idêntico à primeira colagem.

Colas muito diluídas têm poder menor de aderência sendo difíceis de utilizar para a primeira colagem (borracha nova). Dê preferência nestas ocasiões a colas grossas ou de controle.

Outras dicas:

Alguns tipos de esponjas são fabricados visando um uso freqüente da cola rápida, obtendo-se assim um melhor resultado.

Na primeira colagem é necessária uma quantidade maior de cola para estabelecer uma base de aderência entre a esponja e a madeira, sendo o efeito melhorado após três ou quatro horas após a aplicação. 

Aplique uma quantidade grande de cola no centro da esponja e utilize um pincel para espalhar com movimentos circulares do centro até as bordas.

As top sheets do tipo chinesas, as quais são comercializadas separadas da esponja são coladas da seguinte maneira:

v Espalhe grande quantidade de cola no centro da esponja e distribua igualmente com um pincel de tamanho médio por toda a superfície,

v Imediatamente ajuste a top sheet sobre a camada úmida para umedecer somente as terminações dos pinos,

v Remova então cuidadosamente, passe outra camada somente na esponja e deixe secar ambas as superfícies para somente então reposicionar definitivamente a camada superior na esponja.

Com pinos OX, ou seja, sem esponja, o processo não difere muito, sendo preciso utilizar cola com pouco ou nenhum solvente diretamente sobre a parte lisa, o lado que colará na raquete, se possível prendendo os cantos do material para o mesmo não enrolar e danificar.

Ao retornar a dimensão normal, livre de deformações, fixar diretamente sobre a madeira que também recebeu uma camada de cola e secou.

Alguns pinos são auto-adesivos, sendo preciso passar cola na raquete, aguardando a secagem, para então remover a proteção do adesivo e aplica-lo na madeira, cortando com tesoura ou estilete. 

Ao terminar a seção de treino retire as borrachas para estas voltarem as suas condições normais, tomando o cuidado de removê-las no sentido cabo-ponta.

Show de bola.
Sugestão: deveria ficar permanentemente na seção de Dicas.

Valeu Hinoki!
Sempre que der escreva, suas dicas são ótimas!

Eu faço exatamente como está descrito no item 8. É o modo + prático e rápido.

Pois eu gosto + de jogar com as bordas sobrando. Por isso msm que eu corto a borracha antes de passar cola, justamente p/ que ela possa expandir e sobrar na madeira.
Ah, e por último, concordo com o Antônio, este texto foi um show de bola. Valeu Hinoki!

Eh jogar sobrando dah uma extra sensacao, eh mto melhor…mas pela regra num pode sobrar mais q 2,00 mm…soh q td o risco eh calculado pelos atletas mais experientes…

Tempos atrás eu resolví fazer uma experiência com cola rápida.
Descolei a borracha que estava com cola permanente e colei com a rápida.

Fiquei espantado ao ver como a borracha aumentou de tamanho, ficou sobrando uns 3 mm nas bordas.

Ahh, apesar de ter gostado, usei a cola rápida por apenas um mês. Resolví trabalhar minhas deficiências, para só então mudar definitivamente para ela.

É provável que até lá ela já tenha sido banida.

Como já foi sugerido pelo colega Antônio, venho somente com a intenção de reforçar: Vamos fixar este tópico… CONSTRUTIVO.

Estava mesmo procurando um tópico assim para aprender a colar a borracha na raquete, visto que sou iniciante… vou ter que ler com muito cuidado, para não errar quando eu precisar colar a borracha. Ótimo tópico, HINOKI.

Como sempre, um material EXCELENTE.

Tenho umas perguntas, do tipo “zé” para fazer, já que nunca colei uma raquete e esponja, gostaria gentilmente da vossa compreensão e sobretudo paciência, minhas apologias.

2. Após a primeira camada secar, torne a espalhar uma segunda camada sobre a esponja e então uma camada uniforme sobre a face da raquete onde esta será colada;

Quanto tempo deve esperar para unir borracha e raquete depois da cola passada?

5. Centralize a parte inferior da borracha, suas marcas regulamentares, com o cabo da raquete no início da colagem;

Colar somente quando os dois lados (borracha e raquete) estiverem secos?

6. Utilize um rolo, como um cano de PVC de aproximadamente 0,20 cm, para da área próxima ao cabo, no sentido ponta, aderir a borracha, não permitindo bolhas e tomando o cuidado de não esticar muito o material;

Pode ser em qualquer sentido, ou é somente do cabo para cima?

9. Se tiver um prensador para utilizar, coloque a raquete evitando atritar as borrachas e prenda por alguns minutos para secar totalmente. Sempre proteja a TOP SHEET de agentes danosos.

Pode ser qualquer outro material pesado?

1. Repita o procedimento número 1 até a camada de cola aderir de modo firme a esponja na madeira.
Borrachas novas durante as primeiras colagens naturalmente irão sobrar nas bordas, pois o material ainda se expande com a cola, uma ou duas aparadas com tesoura resolverão, e se houver uma tendência a descolar as bordas use uma side tape para ajudar a fixar.

Estes procedimentos também serve para aquelas raquetes que você não usa cola rápida, aquelas que você (eu no caso) só passa um algodão para cuidar da borracha e nem pensa em retirar esta borracha, por não ter feito algo parecido?

[quote=“ErWeWil”:1gjt2ft9]Tenho umas perguntas, do tipo “zé” para fazer, já que nunca colei uma raquete e esponja, gostaria gentilmente da vossa compreensão e sobretudo paciência, minhas apologias.

Quanto tempo deve esperar para unir borracha e raquete depois da cola passada?
R - Até que vc visualmente perceba que ela está seca. A cola fica com um aspecto uniforme.

Colar somente quando os dois lados (borracha e raquete) estiverem secos?

R - Sim.

Pode ser em qualquer sentido, ou é somente do cabo para cima?

R - Iniciando do cabo é mais fácil pois é a parte da borracha que é reta.

Pode ser qualquer outro material pesado?

R - Sim. Livros ou qualquer outro peso. Muita gente senta na raquete.
10. Repita o procedimento número 1 até a camada de cola aderir de modo firme a esponja na madeira.

Estes procedimentos também serve para aquelas raquetes que você não usa cola rápida, aquelas que você (eu no caso) só passa um algodão para cuidar da borracha e nem pensa em retirar esta borracha, por não ter feito algo parecido?

R - Sim, serve para todas
[/quote]

Olhem só… Estou com uma pequena dúvida… Então, como nesta seção esta dando a dica de como colar, considerei o fato de que poderia perguntar o seguinte:

• Qual a diferença entre a cola para tênis de mesa e a cola para remendo a frio de câmara de bicicleta?

• O que é Cola Básica?

• O que é Cola Rápida?

• Qual o tipo da cola ideal para colar a topsheet na esponja?

• Qual o tipo de cola ideal para colar a esponja na madeira?

Favor, respondam estas perguntas e ajudem-me a matar estas dúvidas, que não são só minhas…rsrsrsrs

SAMPAIO

[quote=“Sampaio”:44t37jt5]Olhem só… Estou com uma pequena dúvida… Então, como nesta seção esta dando a dica de como colar, considerei o fato de que poderia perguntar o seguinte:

• Qual a diferença entre a cola para tênis de mesa e a cola para remendo a frio de câmara de bicicleta?

• O que é Cola Básica?

• O que é Cola Rápida?

• Qual o tipo da cola ideal para colar a topsheet na esponja?

• Qual o tipo de cola ideal para colar a esponja na madeira?

Favor, respondam estas perguntas e ajudem-me a matar estas dúvidas, que não são só minhas…rsrsrsrs

SAMPAIO[/quote]

A cola de câmara de bike tem poder vulcanizante, basta ler as instruções que vem escritas no rótulo, e estraga a esponja.

Cola rápida serve pra mudar as caracteristicas da borracha, a bola bate e explode mais rápido, dá uma excelente sensação pra jogar, e vc nao precisa fazer tanta força pra botar a bola na mesa. A cola rápida vc deve utilizar colando e descolando a borracha antes e depois de jogar, já que a borracha expande e volta ao seu tamanho normal.

A cola rápida pode ser utilizada pra colar a esponja na madeira desde que ja exista uma pequena camada de cola na esponja suficiente pra aderir a madeira.

Pra colar topsheet e esponja é outro procedimento bem mais dificil, e tem uma cola da 729 própria pra isso, vou pesquisar.

Cola básica? Nunca ouvi essa expressão, talvez seja algum tipo de cola pra borrachas novas sem camada de cola na esponja.

Cola pra remendo de câmara de bike é o VIPAL, que utilizamos como genérico de colas grossas autorizadas. Nao conheço ninguem que use somente vipal pra deixar a borracha rápida, mesmo porque não adianta muito.

Eu recomendo cuidado nessa dica do Chaves. Se for sentar na madeira é melhor se certificar que apenas a parte da borracha está apoiada. Se apoiar uma parte do cabo da raquete provavelmente vai rachar a mesma.

Fico aguardando… :stuck_out_tongue:

O Pessoal usa esta cola Vipal pra quê em geral?
É pra deixar mais rápido o jogo (como se fosse esta cola rápida) ou pra fixar a borracha na madeira da raquete? (Desculpe não conheço… poderia gentilmente explanar sobre o assunto.)
:oops:

Fico aguardando… :stuck_out_tongue: [/quote]

Achei em inglês, depois eu edito e coloco traduzido, ou caso alguém queira traduzir coloca aí.

How to glue topsheet and sponge
.
Pimpled rubber:

1. attach the topsheet with tape and glue. Glue also the sponge
  2. Let them dry. The topsheet will curve a bit but it will be more even again when it is dry.
  3. Loosen the topsheet and put it on the sponge gently. Here it can be good to be two persons to handle the topsheet.

Use not speed glue. Normal fix glue as Victoria TT-kleber is okey. An alternative way to do this is to only put glue on the sponge and when it is dry you put the topsheet to the sponge as described above. The glueing will not be as good but you can easily do it agail if the topsheet loosens a bit.
Backside rubber

1. Glue the sponge a little bit more than normal. Put the topsheet on to the sponge directly and with the pimples against the glue.
  2. Take the topsheet away from the sponge directly.
  3. Glue the sponge again.
  4. Let the sponge dry.
  5. When dry, put the topsheet on to the sponge gently.

An alternative way to do this is to only put glue on the sponge, let the sponge dry and put the topsheet gently on to the sponge. The gluing will not be as good as in the first case but you can easily take them apart and glue the sponge again and put them together. The second time it will stick better
.

A remark: If you are not gluing before you play, you can use the sponge longer time than the topsheet. You change topsheet and keep the same sponge.

ótimo tópico… voltei a jogar e na minha cidade nao tem cola pra vender entao pedi pela net mas vai demorar uma semana pra chegar… agora que fiquei sabendo que com esse vipal de bike tambem serve to feito…hehehehe

grande tuto
(Y)

comprei esse vipal de bike , tava todo feliz colando a raquete , ai colei a makss tudo ok… , mas era mt bom pra ser verdade quando fui colar a supersonic comecou aquela §$%&/( , a borracha nao colava na madeira , comecava a soltar , a entortar… ai nao deu outra fiquei tao furioso com isso que nem fui no treino …

Ai galera tá muuuuuuuuito difícil encontrar cola limpa (aqui ninguém usa cola rápida) pra venda, ou seja cola sem solvente, comprei recentemente da dandoy a Tibhar Clean, muito boa por sinal, mas só encontrei esta pois nem a butterfly tem mais cola limpa, será que com o fim da cola rápida será o fim da cola no geral???

A tibhar clean também tem solvente. Todas as colas autorizadas usadas pelos profissionais tem solvente. O nome clean é só pra dizer que é mais limpa do que era antigamente.

Se eu estiver errado, alguém me corrija.