Se tem é muito pouco ,pois não fede, e ainda não vi dilatar a borracha!mas se o que vc diz é verdade, não existe mais a cola dita"limpa"???
Essas colas nunca foram limpas, elas sempre foram menos suja(bem menos).
Tem que passar bastante pra borracha reagir. E o efeito é excelente, to com tibhar clean também.
É possível retirar este acúmulo limpando a esponja, através de um pouco de cola no centro da borracha, e, antes que esta seque, usando uma espátula metálica cuidadosamente para remover o excesso.
nao entendi direito como faze isso, algem pode me explica?
obrigado,
Como há muito solvente na cola, ao molhar com cola nova esta amolece permitindo a retirada total ou parcial do excesso.
Passe uma boa quantidade de cola e antes que ela seque efetue o procedimento.
Em esponjas muito macias ou colas muito misturadas e muito fácil arrancar pedaços da esponja então vá com calma.
É mais fácil retirar toda, mas com um pouco de prática pode-se apenas retirar o excesso.
Evite contato direto com a pele, inalar os gases e de preferência não utilize colas caseiras(muito mais tóxicas) que as comerciais.
valeu hinoki,
eh q eu tenho uma borracha que era muita muito boa antes e agora ela parece que perdeu a velocidade e eu to achando que eh pelo acumulo de cola…
Eu estou cada vez mais convencido de usar cola permanente na borracha, no caso, que cola devo usar?
E tambem, eh fácil descoalr a borracha dps se eu quiser trocar?
Se puderem me ajudar agradeço.
Não existe “cola permanente” para Tênis de Mesa, só se usar colas inapropriadas como cola branca escolar, cola de sapateiro, cola para forrações…
Use sem medo a cola vendida para remendo a frio de bicicletas(em bisnagas de 20ml ou em latas de 250ml), ela tem uma base de adesão de contato, o solvente contido nela é tóxico e nas duas primeiras colagens irá expandir a esponja/borracha e quando você quiser substituir a cobertura não haverá maiores problemas.
Evite misturas, colas caseiras ou outras coisas do gênero.
Melhor ainda de utilizar cola de TM de baixo odor/toxidade…
otimo otimo palmas pra voce estava precisando dissu muito obrigado
Boas!!!
Como faço para remover a borracha, colada com cola permanente?
Segui a dica de utilizar a cola como solvente e quase estragei a esponja…
Cumps.
Para que isso não aconteça, é necessário “selar” a madeira antes da primeira colagem. E que é isso? Significa que vc deve passar uma camada de selador na madeira p/ que fique mais fácil de retirar a borracha sem danificar a madeira. Tal selador pode ser verniz, esmalte de unha, selante DOPE, selante próprio p/ raquetes, etc.
Mas relendo este tópico eu deixo aqui a maneira como eu colo pino seco nas costas da raquete (estou usando isso agora… ). Eu o faço com fita dupla face. Várias tiras na horizontal até cobrir toda a extensão da borracha.
Quer dizer que nao vai ser possivel retirar a borracha?
Cumps.
Se a dúvida anterior é relativa a raquetes montadas, do tipo que vem de fábrica com a borracha, há 70% de chances de ter que acabar com a borracha (puxando, raspando ou o que for preciso) sempre cuidando para não danificar a lâmina.
Após remover por meios mecânicos o máximo possível da borracha (top sheet e esponja), o que sobrar da esponja tende ser amolecido com solvente e delicadamente removido com auxílio de uma espátula metálica.
Toda esta operação é chata e demorada e você deve sempre pensar se vale a pena reutilizar a madeira (no caso de qualidade muito ruim) e esperar com sorte não ter de arrancar partícula por partícula da antiga borracha.
Obviamente se vai substituir a borracha não deve esperar poder “reutilizar” um material gasto e que vem colado de fábrica, do tipo One Way.
Em alguns casos é melhor comprar uma madeira nova com novas borrachas e doar o material antigo para um iniciante.
Obrigado hinoki retirou mesmo a minha duvida.
Cupms.
Videos relativos ao tópico encontrados no youtube (não me responsabilizo pelo conteúdo):
Vídeo onde o Persson senta na raquete no final do processo:
http://www.youtube.com/watch?v=XlA5ggD3 … re=related
Colagem:
http://www.youtube.com/watch?v=yXhYjfof … re=related
Corte da borracha:
hinoki, ou outro, por favor, to com algumas duvidas…
É possível retirar este acúmulo limpando a esponja, através de um pouco de cola no centro da borracha, e, antes que esta seque, usando uma espátula metálica cuidadosamente para remover o excesso.
Depois de ler e reler isso, e tambem reler a explicaçao de uma pessoa q teve a mesma duvida q eu. Continuo com umas duvidas, pq olha so, minhas 2 borrachas chegaram a 1 mes mais ou menos, e eu colei com a cola vipal(de bike) e em campionatos (ex: no sabado) passo cola rapida, espero secar, passo um o rolo(nao PVC, mas o da bty, "akele spray de limpeza em formato cilindrico) em cima da brracha para ficar firme, e fico uns 2 mnutos encima (acho q ta tdo certo ne?!?!!?). Ai quando chega na segunda,antrs do treino, tiro as borrachas, e volto a passar a cola vipal, porem com o mesmo procedimento, e nunca faso isso q vc disse (q eu tenho duvida), e a cada treino depois de campionato sinto a raquet mais lenta, mesmo com pouco tempo de uso(sendo q nao esteja disgastada), e sendo q as borrachas tinham boa durabilidade. Entao deixa eu ve se eu intendi: perguntar pra nao fazer errado.hehe. Quando for retirar a borracha, q ja foi colada, para passar outra cola(rapida OU vipal) eu tenho q passar um pouco da cola, no meio da esponja e logo depois, antes q seque, passar uma espatula rente a esponja, caso tenha muita cola? Ou vc fala isso pq apos vc ter colado a borracha 1 ou mais vezes, a cola q foi utilizada antes, ainda tem um pouco de efeito(continua na esponja, apesar de nao conseguir colar novamente), e se vc passar novamente cola,(ex: mesmo tanto do que da ultima vez) vai “sobrar” cola, por causa desse camada q ainda resta da ultima colagem, e entao deve passar a espatula para tirar o excesso, q foi causado pela camada de cola da ultima colagem?
Caso nao for nenhum nem outro, esclareça pr favor, pq fiquei sismado, e desculpe ai, ta tomando tempo!
abraços
Se vc usa cola rápida, vc não deve deixar a borracha colada na raquete por muito tempo. Vc deve tirar da raquete no final do treino/jogo p/ deixar a borracha “descansar”, e não deixar colada. Se vc deixa colada, a borracha perde elasticidade (pois com o fim do efeito da cola rápida, a borracha fica “esticada”), fazendo com que o efeito da cola rápida seja menos efetivo.
SIM SIM eu tiro as borrachas depois do campionato, e deixo elas sobra a madeira, poremsem colar, (e quardo no estojo) ai na segunda eu colo.
Mas a minha maipor duvida é sobre retirar o excesso!
vou usar a cola da DHS definitiva, gostaria de saber se tbem vou ter que descolar depois dos jogos treinos ou não.
Há uma ligeira confusão de termos quando chama-se a cola regular de fabricantes de material de “cola definitiva”.
1- Todas as fábricas tem cola. Quando começou a utilização da colagem como recurso técnico é que criou-se o termo SPEED GLUE (cola rápida), que na prática é a mesma cola para fixar a borracha na madeira mas com maior diluição, tem muito mais solvente (ele que altera a esponja).
2- Estas colas, as fabricadas para Tênis de mesa mais ou menos diluídas, receberam dos fabricantes nomes fantasias e são vendidas de acordo com a publicidade para turbinar a borracha antes de jogar ou treinar, a Nittaku por exemplo vendia uma pouco diluída como Cola de controle!
3- Qualquer cola adequada para o uso no TM acumula-se conforme a utilização/diluição da mistura.
4- É possível sim retirar parcialmente ou totalmente (limpar) a camada de cola que fatalmente irá acumular e apartir de um ponto " X " cria uma barreira impedindo a ação eficaz do solvente ( não permite mais a expansão da esponja.
5- Dependendo da qualidade da cola (diluição), da esponja (dureza), do tempo (idade da camada) é possível remover por meios mecânicos (puxando a crosta do centro para as bordas, após romper um ponto inicial com um objeto perfurante) ou amolecendo com solvente ou a própria cola, para então raspar com uma espátula tudo ou só uma parte.
Importante: remover o acúmulo de cola pode avariar a esponja, depende da sensibilidade e prática do jogador.
6- Aconselho a limpar a partir da metade da vida útil do material, se uso 1 mês, quando ficar pouco atuante a esponja, irei limpar com 15 dias de uso (ou necessidade).
O mais importante de tudo, não ter contato com a cola (impossível limpar sem fazê-lo?!)
Se uso a cola e ela não estufa a esponja então não está certa a utilização.
Ou usa sempre e bem (várias camadas antes do treino e dos jogos) e descola no final da sessão ou apenas fixe a borracha e dedique-se ao treinamento, a ITTF irá mudar a regra a respeito deste assunto e novos caminhos terão que ser trilhados…