Dicas de colagem

Quais os tipos de cola?

Queria entender melhor quando falam de cola… no caso falam sobre cola rapida a base de solvente que foi proibida, quando se tratva de usar cola de bicicleta essas eram consideredas colas rapidas tbm? ou simplismentes colavam sem tensionar a borracha? Era comum o uso de cola de sapateiro diluida tbm?

Qualquer cola com solvente está proibida, incluindo a cola vipal.

Só é permitido colar com cola a base de água agora.

Olá galera,

Li em algum tópico que a Hurricane 3 Neo, vem com um “plástico” na esponja, li também que pode utilizar esse plástico para colar e tem gente que tira, alguém sabe me dizer se a colagem é feita com ou sem esse plástico?

obs.: Eu coloquei a palavra “plástico” pois eu não sei (nunca vi) o que realmente é.

abraços

Mapis

[quote=“j0rnal1sta”:32y59ftw]Qualquer cola com solvente está proibida, incluindo a cola vipal.

Só é permitido colar com cola a base de água agora.[/quote]

OK… mas eu queria entender quando as pessoas falam sobre cola rapida a cola vipal tbm se encaixa como cola rapida ou apenas uma cola de contato? e a cola de sapateiro tbm seria cola rápida?

Na época dos solventes, o vipal era considerado uma cola pra grudar, na verdade, era usado na mistura com solventes.

Hoje, muitos usam a desculpa: ah,colei só com vipal, só pra grudar. Mas o vipal dá sim efeito de velocidade na borracha, muito melhor que cola de água.

Então o vipal é irregular da mesma maneira, pois comparado à cola de água, ele é uma cola rápida.

Acho que cola de sapateiro também é cola rápida.

Não tem porque buscar colas alternativas se o seu interesse é jogar tênis de mesa dentro da regra. Assim que ocorreu a abolição da cola, as colas brancas eram bem caras mas já existem opções mais baratas.

OK ta esclarecido…

não, não…só queria entender mesmo pois estava dando uma olhada em tópicos de borrcha e as vezes escrito tipo assim que com cola rápida a borracha tinha tal comportamento, etc…
Eu comprei uma borracha esses dias e inclusive comprei tbm 2 folhas de adesivo pra colar as borracha…obrigado

Após 7 anos do inicio do post e 2 anos após a ultima mensagem, gostaria de levantar a poeira deste tópico.
Hoje pratico tênis de mesa, mas não para participar de campeonatos.
Ou seja, usar a cola X ou Y e se essa cola é proibida ou não, isso não é problema para mim, pois não serei desclassificado do meu treinamento.
A dúvida é, o Hinoki comentou que podemos utilizar cola de remendo a frio de pneu de bicicleta sem medo.
As duas ultimas borrachas eu colei com esta cola de remendo, tive que descolar para colocar uma nova e consegui isso sem problemas, não danificou nem a borracha e nem a madeira.
A questão é, a vida útil de uma borracha diminui muito usando estas colas?
Pelo que andei lendo, a diferença entre elas e as colas a base de agua, é que estas colas de remendo podem dar a sensação que a borracha é mais rápida.
Escutei tambem que as borrachas da marca Xeom são mais sensiveis e com isso, tem a vida util bem curta se usarmos estas colas de remendo. Isso se procede?
Existem outros prós e contras que eu desconheça?

[quote=“adrianobh” post=101393]A dúvida é, o Hinoki comentou que podemos utilizar cola de remendo a frio de pneu de bicicleta sem medo.
As duas ultimas borrachas eu colei com esta cola de remendo, tive que descolar para colocar uma nova e consegui isso sem problemas, não danificou nem a borracha e nem a madeira.
A questão é, a vida útil de uma borracha diminui muito usando estas colas?[/quote]
Não. Ainda mais procedendo da maneira que você citou, ou seja, descolando apenas na hora de trocar por outra borracha.

Pelo que andei lendo, a diferença entre elas e as colas a base de agua, é que estas colas de remendo podem dar a sensação que a borracha é mais rápida.
Sim, as colas de remendo de pneus, as chamadas "Vipal" (eu prefiro a Unium) podem dar a sensação de mais velocidade, mas apenas por algum tempo, assim como acontecia com a antiga "cola rápida".
Escutei tambem que as borrachas da marca Xeom são mais sensiveis e com isso, tem a vida util bem curta se usarmos estas colas de remendo. Isso se procede?
Balela. As borrachas da Xiom seguem o mesmo processo de fabricação de tantas outras tensionadas, inclusive parece que são produzidas na mesma fábrica que produz para outras marcas, logo a informação que as Xioms são mais sensíveis a isso ou aquilo não procede.
Existem outros prós e contras que eu desconheça?
A favor da Vipal eu cito o baixo custo a facilidade de aquisição. Contra, possíveis danos à madeira na hora de descolar caso esta não esteja selada.

Além de passar a cola na borracha, também aplico duas mãos de cola na madeira