[quote=“adrianobh” post=101393]A dúvida é, o Hinoki comentou que podemos utilizar cola de remendo a frio de pneu de bicicleta sem medo.
As duas ultimas borrachas eu colei com esta cola de remendo, tive que descolar para colocar uma nova e consegui isso sem problemas, não danificou nem a borracha e nem a madeira.
A questão é, a vida útil de uma borracha diminui muito usando estas colas?[/quote]
Não. Ainda mais procedendo da maneira que você citou, ou seja, descolando apenas na hora de trocar por outra borracha.
Pelo que andei lendo, a diferença entre elas e as colas a base de agua, é que estas colas de remendo podem dar a sensação que a borracha é mais rápida.
Sim, as colas de remendo de pneus, as chamadas "Vipal" (eu prefiro a Unium) podem dar a sensação de mais velocidade, mas apenas por algum tempo, assim como acontecia com a antiga "cola rápida".
Escutei tambem que as borrachas da marca Xeom são mais sensiveis e com isso, tem a vida util bem curta se usarmos estas colas de remendo. Isso se procede?
Balela. As borrachas da Xiom seguem o mesmo processo de fabricação de tantas outras tensionadas, inclusive parece que são produzidas na mesma fábrica que produz para outras marcas, logo a informação que as Xioms são mais sensíveis a isso ou aquilo não procede.
Existem outros prós e contras que eu desconheça?
A favor da Vipal eu cito o baixo custo a facilidade de aquisição. Contra, possíveis danos à madeira na hora de descolar caso esta não esteja selada.