Em primeiro lugar, como é que vc classificaria tocar ou apoiar ?
Primeiro, mesmo vc nao tendo a intenção nao quer dizer nada, muitas pessoas “nao tem a “vontade”” de esconder o saque, mas ao fazem.
Deposi, analise o seguinte fato : como vc toca o cotovelo na mesa, sem querer apoiar ? se vc tocar o cotovelo antes de bater na bola, vc usou o cotovelo como apoio claro ao pegar a bola, se tocou o cotovelo depois que tocou na bola, usou (com ou sem intenção) como apoio pelo desequilibrio.
Outra prova em campeonatos internacionais (fora do nosso país) :
Se desejarem posso pedir ao próprio William que poste aqui.
Sobre o que está escrito na regra, olhe o que eu já escrevi e vai ver que a regra éexige mais conhecimento, pois conforme até citou o MITIDIERI, a regra nao distingue (especificamente) a superfície da mesa com o restante, mas há sim diferença uma vez que a bola (para ser válido) só pode tocar a superfície.Fora isso eu poderia citar várias outras “passagens” das regras que são bem confusas e difusas como aquela da bola que passa por cima da rede e atravessa o outro lado é considerada bola boa, que vive dando problemas, pq logo depois tem outra… Não basta ler as regras, tem mesmo que entender o porque de cada um dos ítens. Geralmente até árbitros (seja estadual seja regional) tem muitas dúvidas.[/quote]
Bem, quando eu pego um metrô lotado, eu ENCOSTO em outras pessoas, e não me APOIO em nenhuma delas para poder ficar em pé no vagão. A única igualdade entre esses verbos é que eles são da 1ª conjugação.
Com relação a intenção, já encostei sim com o braço na superfície da mesa sem querer levar alguma vantagem, caso fortuito e que infelizmente não tenho como demonstrar aqui.
Agora sugiro que aguardemos os e-mails postados pelo Mitidieri para que seja esclarecida de uma vez essa dúvida sua.