Cotovelo na mesa?

Acho que tem gente confundindo “apoiar”(deixando peso de parte do corpo e ajudando no equilíbrio) com “encostar acidentalmente”(sem influência no movimento da raquete)…

[quote=“paulones”:23v21w8x]…Qual é o critério para brincadeiras nos posts?..
Qual é o critério de exclusão?..Abrax[/quote]Pensando nisso já iniciamos os trabalhos na formulação das regras do fórum, onde brevemente estará acessível à todos e minimizará mal-entendidos… Contamos com a compreensão de todos.

[]´s

Qualquer parte do corpo (exclui-se a raquete, (mao da raquete até o pulso)), nao pode tocar a superfície da mesa, ou seja a superfície do jogo.
Uma vez que vc apóia a barriga, o cotovelo, ou qualquer outra parte, caracteriza-se apoio.
É ai que esta a questão, será que ainda alguém tem algum tipo de dúvida ?
Assim como pisar sobre a mesa, coisa que já citaram…

Ou será que se consegue “pisar sem apoiar” ?Se vc “toca ou apóia” o cotovelo por exemplo, se não houvesse a mesa, vc iria cair… então fica claro o apoio.
Para apoiar vc nem precisa colocar todo o peso, basta apenas nao deixar vc “cair p/ frente” que é justamente o que acontece(desequilíbrio).
Dai vao perguntar como na categoria pré-pré mirim por exemplo, onde os atletas sao “muito pequenos” e nao podem alcançar a bola perto da rede…certo ? (existe uma regra específica para isso).

Posto aqui a resposta de William Coutinho que é Coordenador Técnico de Arbitragem da CBTM :

[b]Na regra é prevista que não se pode apoiar na mesa de forma alguma, para não se caracterizar apoio, isso nem no paraolimpico, mas nem sempre os árbitros agem corretamente.

Atenciosamente;
William Coutinho
Coordenador de Arbitragem da CBTM [/b][/quote]

O que o Willian Coutinho falou apenas corrobora o que eu já havia falado lá em cima: O QUE VALE É A INTENÇÃO DO JOGADOR EM QUESTÃO, isto é se ele apoiar o cotovelo intencionalmente querendo levar vantagem, O PONTO É CONSIDERADO DO ADVERSÁRIO. Acho que não havia necessidade de consultar o William para saber isso.

Se a superfície da mesa fosse intocável, A REGRA DIRIA ISSO, porém tanto pode tocar na mesa ou na superfície dela, desde que não a mova, que a regra especifica que a única parte do corpo que não pode encostar na superfície da mesa é A MÃO LIVRE.

Qualquer parte do corpo (exclui-se a raquete, (mao da raquete até o pulso)), nao pode tocar a superfície da mesa, ou seja a superfície do jogo.
Uma vez que vc apóia a barriga, o cotovelo, ou qualquer outra parte, caracteriza-se apoio.
É ai que esta a questão, será que ainda alguém tem algum tipo de dúvida ?
Assim como pisar sobre a mesa, coisa que já citaram…[/quote]

É, a confusão acho que começa por você, pois existe uma diferença clara em APOIAR e ENCOSTAR. Você está certíssimo quando fala que apoiar barriga, cotovelo ou outra parte do corpo é errado, aí nesse caso, não há dúvidas: ponto do adversário. Você fala em encostar como se fosse apoiar. Se ENCOSTAR o cotovelo sem intenção de levar vantagem, segue o ponto. Pergunte para o William exatamente como foi colocada a questão, pois ele falou somente em APOIAR-SE.
Agora, reitero o pedido que você mostre na regra onde está escrito que a superfície da mesa é intocável.

Em primeiro lugar, como é que vc classificaria tocar ou apoiar ?
Primeiro, mesmo vc nao tendo a intenção nao quer dizer nada, muitas pessoas “nao tem a “vontade”” de esconder o saque, mas ao fazem.
Deposi, analise o seguinte fato : como vc toca o cotovelo na mesa, sem querer apoiar ? se vc tocar o cotovelo antes de bater na bola, vc usou o cotovelo como apoio claro ao pegar a bola, se tocou o cotovelo depois que tocou na bola, usou (com ou sem intenção) como apoio pelo desequilibrio.
Outra prova em campeonatos internacionais (fora do nosso país) :

Se desejarem posso pedir ao próprio William que poste aqui.
Sobre o que está escrito na regra, olhe o que eu já escrevi e vai ver que a regra éexige mais conhecimento, pois conforme até citou o MITIDIERI, a regra nao distingue (especificamente) a superfície da mesa com o restante, mas há sim diferença uma vez que a bola (para ser válido) só pode tocar a superfície.Fora isso eu poderia citar várias outras “passagens” das regras que são bem confusas e difusas como aquela da bola que passa por cima da rede e atravessa o outro lado é considerada bola boa, que vive dando problemas, pq logo depois tem outra… Não basta ler as regras, tem mesmo que entender o porque de cada um dos ítens. Geralmente até árbitros (seja estadual seja regional) tem muitas dúvidas.

Eu me comuniquei hoje com o próprio Sr. Willian Coutinho, que foi muito gentil e respondeu meu E-mail. Como ele não estava bem certo da interpretação de que é falta tocar com o cotovelo na superfície de jogo, ele se prontificou a consultar outros árbitros mais experientes da CBTM para sanar a dúvida. Obrigado.

Também me comuniquei com alguns árbitros da ITTF. Recebi pronta resposta do Sr. Federico Lineros, membro do Comitê de Equipamentos da ITTF e árbitro internacional da ITTF. A interpretação do Sr. Lineros é a mesma que a minha.

Mais ainda. O Sr. Lineros foi muito gentil e enviou adiante o meu E-Mail para um membro do Comitê de Regras da ITTF, que é a última instância neste assunto. Aguardemos.

Aproveite e tb procure nos ítens postados pelo Mitidieri, onde a regra fala sobre APOIO ou alguma coisa sobre intenção.

Melhor seria a regra estabelecer que a mesa é intocável, pois assim não haveria discussão alguma.

Em primeiro lugar, como é que vc classificaria tocar ou apoiar ?
Primeiro, mesmo vc nao tendo a intenção nao quer dizer nada, muitas pessoas “nao tem a “vontade”” de esconder o saque, mas ao fazem.
Deposi, analise o seguinte fato : como vc toca o cotovelo na mesa, sem querer apoiar ? se vc tocar o cotovelo antes de bater na bola, vc usou o cotovelo como apoio claro ao pegar a bola, se tocou o cotovelo depois que tocou na bola, usou (com ou sem intenção) como apoio pelo desequilibrio.
Outra prova em campeonatos internacionais (fora do nosso país) :

Se desejarem posso pedir ao próprio William que poste aqui.
Sobre o que está escrito na regra, olhe o que eu já escrevi e vai ver que a regra éexige mais conhecimento, pois conforme até citou o MITIDIERI, a regra nao distingue (especificamente) a superfície da mesa com o restante, mas há sim diferença uma vez que a bola (para ser válido) só pode tocar a superfície.Fora isso eu poderia citar várias outras “passagens” das regras que são bem confusas e difusas como aquela da bola que passa por cima da rede e atravessa o outro lado é considerada bola boa, que vive dando problemas, pq logo depois tem outra… Não basta ler as regras, tem mesmo que entender o porque de cada um dos ítens. Geralmente até árbitros (seja estadual seja regional) tem muitas dúvidas.[/quote]

Bem, quando eu pego um metrô lotado, eu ENCOSTO em outras pessoas, e não me APOIO em nenhuma delas para poder ficar em pé no vagão. A única igualdade entre esses verbos é que eles são da 1ª conjugação.

Com relação a intenção, já encostei sim com o braço na superfície da mesa sem querer levar alguma vantagem, caso fortuito e que infelizmente não tenho como demonstrar aqui.

Agora sugiro que aguardemos os e-mails postados pelo Mitidieri para que seja esclarecida de uma vez essa dúvida sua.

LIVRO DE REGRAS
2006-2007
CAPÍTULO II
2 AS LEIS DO TÊNIS DE MESA
2.1. A MESA
2.1.1. A parte superior da mesa, chamada superfície de jogo, deve ser retangular, com 2,74 m de
comprimento por 1,525 m de largura, e situar-se em um plano horizontal de 76 cm acima do
piso.
2.1.2. A superfície de jogo não deve incluir os lados verticais do tampo da mesa.

Engano seu. A regra distingui o que é superfície da mesa do restante da mesa.

Onde vcs acharam os termos “apoiar” e “encostar” na regra?
Só achei “tocar” e “mover”.

O que eu escrevi é que se então não há distinção, entao se acertar a LETRAL da MESA é ponto válido ?

Com toda a certeza seria melhor, mas conhece alguma regra ou pior, lei que seja clara, que nao permita interpretacao ? rs… tem cada uma de deixar o queixo caido …

[quote=“cesarav”:1bby4uph][Com relação a intenção, já encostei sim com o braço na superfície da mesa sem querer levar alguma vantagem, caso fortuito e que infelizmente não tenho como demonstrar aqui.
Agora sugiro que aguardemos os e-mails postados pelo Mitidieri para que seja esclarecida de uma vez essa dúvida sua.[/quote]
Sobre levar vantagem ou nao, álém de ser um julgamento muito difícil, tem o caso (por exemplo) de quem joga com as borrachas faltando pedaço. Ninguém em são juizo vai achar que faltando pedaço “ajudaria” a acertar a bola (nao leva vantagem, alias perde), mas nao pode. Assim sendo levar vantagem ou nao, nao vem ao caso. Se a bola pega no dedo (mao da raquete) a bola vai torta, esquisita (levou vantagem), mas é permitido…

Sim, mas neste caso específico, se a regra estabelecesse que a mesa é intocável, estaria totalmente excluído quaquer problema interpretativo.
O que poderia ocorrer é uma discussão acerca do fato em si, no caso concreto, situação de jogo, ou seja, tocou ou não tocou na mesa?

Sim, mas neste caso específico, se a regra estabelecesse que a mesa é intocável, estaria totalmente excluído quaquer problema interpretativo.
O que poderia ocorrer é uma discussão acerca do fato em si, no caso concreto, situação de jogo, ou seja, tocou ou não tocou na mesa?[/quote]
Pois é, mas se pode dificultar pra que facilitar ? ( rs… )
Bom, mas aproveitando, tem alguém que pudesse ter um vídeo de alguém tocando ou apoiando na mesa em campeonatos importantes ?(aquele vídeo que o chinês sobe na mesa nao vale)

Então, ele tb concorda com vc, quando vc diz que o chinês do vídeo que pisou na mesa é bola em jogo ?

HEUWAHEuWAHE,
atualmente todos os topicos do fórum acabam terminando em uma briga entre o Doc_SP e a equipe de moderadores,
de boa, brigar num adianta nada, ainda se a discussão fosse pertinente blza, mas sempre termina em um “meio” off-topic.
Quanto a pisar na mesa ou apoiar ou encostar, se atrapalhou o adversario com ou sem juís quem ta jogando provavelmente parará a bola (se o cara deu uma empurrada com a mesa por exemplo).
Agora se o cidadão decide subir em cima da mesa igual o doidao lah do video azar o dele, pq c a bola voltar duvido q ele consigo pegar.

Nakata, panela é uma coisa que eu acho que tem aqui no temp.mesatenista.net envolvendo os participantes e moderadores do fórum que já participam a muito tempo. Há uma certa desconfiança por parte de vocês quanto aos novos participantes, eu sinto. Parece que uma informação ou opinião de um participante antigo pesa mais que a de um novo.

Kyo, quanto ao senso, me desculpe. Senso você possui o seu e eu o meu. Bom senso todos deveriam possuir, mas seria mais fácil ver a cabeça de um bacalhau que o bom senso imperando.

Mas me desculpem por ter interrompido a discussão. Em outro tópico falamos. Me interessaria muito saber quais os parâmetros do site, e não de cada moderador.

DOC_SP, larga a mão de ser marrento. Tocou com o cotovelo e não moveu a mesa tá valendo.

Abrax

É mesmo ? rs… e agora que vc já está sabendo da resposta da ITTF ? rs…
Não pode né ? …