Cotovelo na mesa?

[quote=“paulones”:3hu3b78k]Nakata, panela é uma coisa que eu acho que tem aqui no temp.mesatenista.net envolvendo os participantes e moderadores do fórum que já participam a muito tempo. Há uma certa desconfiança por parte de vocês quanto aos novos participantes, eu sinto. Parece que uma informação ou opinião de um participante antigo pesa mais que a de um novo.

Kyo, quanto ao senso, me desculpe. Senso você possui o seu e eu o meu. Bom senso todos deveriam possuir, mas seria mais fácil ver a cabeça de um bacalhau que o bom senso imperando.

Mas me desculpem por ter interrompido a discussão. Em outro tópico falamos. Me interessaria muito saber quais os parâmetros do site, e não de cada moderador.

DOC_SP, larga a mão de ser marrento. Tocou com o cotovelo e não moveu a mesa tá valendo.

Abrax[/quote]

olá,

concordo inteiramente com o Paulones, inclusive com o marrento… huahuahauha

a superfície da mesa é intocável mesmo, a não ser pela mão q segura a raquete, mas… como ninguém usaria o cotovelo pra apoiar coisa nenhuma (quem consegue dar um drive ou rarai com o cotovelo encostado à mesa??) eu acho q os juízes veêm isso como exagero da regra e deixam isso pra lá. Não mexeu a mesa tá tuudio biem.

Aliás tem moderador q tá precisando ir pescar , num é não?

Como era de se esperar, não recebi respostas de todos a quem enviei e-mails perguntando:

Se com a bola em jogo, um jogador tocar a superfície de jogo com o cotovelo, sem mover a superfície de jogo, deve o adversário ganhar o ponto?

Mas todos os árbitros internacionais e Blue Badges da ITTF que responderam, responderam um seguro “Não”.

Os árbitros com certificação Blue Badge da ITTF são a elite de arbitragem mundial. Eles passam por rigorosas provas teóricas e práticas para alcançar este certificado. E devem estar em atividade e passar novamente por avaliações periódicas para manter o certificado. Mais informações sobre a certificação Blue Badge pode ser obtida aqui:

http://www.ittf.com/_front_page/ittf.asp?category=urc

O Árbitro Blue Badge de quem vou publicar a resposta é o Sr. Detlef Sander, cidadão alemão, com 25 anos de experiência em arbitragem de tênis de mesa. A sua certificação pode ser confirmada na lista abaixo:

http://www.ittf.com/_front_page/ittf_full_story1.asp?Year=&General_Catigory=&ID=14596&Category=URC&Competition_ID=&

E o currículo do Sr. Sander pode ser apreciado nesta página:

http://x-test.net/tt-kusterdingen/ttsander.htm

O meu e-mail ao Sr. Sander foi o seguinte:

[quote=“Original”:36usxm3a]
Sehr geehrter Herr Sander,

eine Gruppe brasilianische Spieler und ich besprechen die Anwendung eines bestimmten Regelns. Wir trafen eine Sackgasse, aber wir sind wirklich auf dem Erzielen der korrekten Einsicht interessiert.

Die Regeln lautet:
Zählbare Punkte

10.1.8 wenn sein Gegner oder etwas, das dieser an sich oder bei sich trägt, die Spielfläche bewegt;
10.1.9 wenn sein Gegner oder etwas, das dieser an sich oder bei sich trägt, die Netzgarnitur berührt;
10.1.10 wenn sein Gegner mit der freien Hand die Spielfläche berührt;

Die Frage unserer Diskussion ist folgende:
Wenn der Ellenbogen eines Spielers die Spielfläche berührt, ohne sie zu bewegen, soll der Gegner einen Punkt zählen?

So dumm, wie diese Frage gesehen kann, ist die Tatsache, dass es Argumente in unseren Diskussion gibt, für beide die “Ja” und " Nein" Antwort.

Ich weiß, dass Sie sehr beschäftigt sind, so ich bedanke mich vielmals für Ihre Aufmerksamkeit.

Mit freundlichen Grüßen,

Carlos Mitidieri
[/quote]

[quote=“Tradução”:36usxm3a]
Prezado Sr. Sander,

um grupo de jogadores brasileiros e eu discutimos a aplicação de uma certa regra. Atingimos um impasse nesta discussão, mas estamos interessados em obter o discernimento correto para a situação.

A regra é a seguinte:
10. UM PONTO
10.1. A não ser que a seqüência sofra uma obstrução, um atleta deve ganhar um ponto:

10.1.8.Se seu oponente, ou qualquer coisa que seu oponente vista ou carregue mova a superfície de jogo;
10.1.9.Se seu oponente, ou qualquer coisa que seu oponente vista ou carregue toque a rede e seus acessórios;
10.1.10. Se a mão livre do seu oponente toque a superfície de jogo;

A questão em discussão é a seguinte:
Se o cotovelo de um jogador tocar a superfície de jogo, sem mover a mesma, deve o adversário ganhar o ponto?

Tão tola quanto possa parecer esta questão, o fato é que há em nossa discussão argumentos para o “Sim” e para o “Não”.

Eu sei que o Sr. deve ser muito ocupado, assim agradeço imensamente a sua atenção.

Cordialmente,

Carlos Mitidieri
[/quote]

A resposta ao meu e-mail, cuja publicação foi gentilmente autorizada pelo Sr. Sander, é a seguinte:

[quote=“Original”:27x2ypkf]
Sehr geehrter Herr Mitidieri,

In Ihrem Beispiel gehen Sie von einer Berührung der Tischoberfläche mit dem
Ellenbogen aus, ohne das dabei der Tisch bewegt wird. Nachdem keine
Netzberührung vorliegt, der Tisch (die Spielfläche) nicht bewegt wird und
der Ellenbogen nicht zur freien Hand (dies ist die Hand, die nicht den
Schläger hält von den Fingerspitzen bis zum Handgelenk) gehört, ist der
Ballwechsel fortzusetzen, da kein Fehler gemacht wurde.

Ich hoffe, Ihnen mit dieser Antwort gedient zu haben.

Mit freundlichen Grüßen
Best Regards

Detlef Sander

International Umpire Blue Badge
Detlef Sander
[/quote]

[quote=“Tradução”:27x2ypkf]
Prezado Sr. Mitidieri,

em seu exemplo o Sr. parte de um contato do cotovelo com a superfície da mesa, sem que desse modo a superfície seja movida. Uma vez que nenhum contato com o conjunto da rede acontece, a mesa (superfície de jogo) não é movida e o cotovelo não faz parte da mão livre (esta é a mão que não segura a raquete, desde da ponta dos dedos até a articulação do pulso), a troca de bola deve continuar, pois nenhuma falta ocorreu.

Espero ter sido útil com esta resposta.

Cordialmente,

Detlef Sander

International Umpire Blue Badge
Detlef Sander
[/quote]

Depois de todo este trabalho, informo que o meu pavio está curto. :smiley:

Eu tô falando sério. :smiley:

[quote=“Mitidieri”:b94tqpi8]Depois de todo este trabalho, informo que o meu pavio está curto. :smiley:

Eu tô falando sério. :smiley: [/quote]

Ainda acredito que ele não vai ficar satisfeito com a resposta.

E acima de tudo muito obrigado pela consulta.

[quote=“Mitidieri”:3o3vthb2]Depois de todo este trabalho, informo que o meu pavio está curto. :smiley:

Eu tô falando sério. :smiley: [/quote]

olá,

espero q esteja falando de boca prá frente, afinal após uma boa discussão como esta e prevalecendo enfim o seu ponto de vista, deveria sim ficar bastante satisfeito.
Se fica nervoso com uma situação dessas é como se após uma vitória por 4X3 vc saísse bravo com o oponente.
Quando provo meu ponto de vista não necessito de um reconhecimento do oponente, o silêncio já fala tudo.

Meu amigo, agora relaxa e goze. :lol:

um abraço

[quote=“Doc_SP”:1ypxwkpy][quote=“paulones”:1ypxwkpy]DOC_SP, larga a mão de ser marrento. Tocou com o cotovelo e não moveu a mesa tá valendo.Abrax[/quote]
É mesmo ? rs.. e agora que vc já está sabendo da resposta da ITTF ? rs…
Não pode né ? …[/quote]

Continuo achando, conforme falamos, que encostar sem apoiar, não implicando em nenhuma alteração na dinâmica do jogo, é permitido.

No entanto, concordo com o seu argumento sobre uma nova regulamentação da ittf que transforme qualquer toque na mesa em infração.

É menos passível de interpretação e corretíssimo, na minha opinião.

Abrax

Vou sugerir que se for mesmo do interesse discutir algum desejo de mudança de regra, que seja criado um novo tópico para isso. Voce pode até usar o recurso da enquete. Obrigado.

Valeu pela pesquisa Mitidieri. Eu pensava que a mesa era intocável, sendo ponto imediato do oponente ao mínimo toque na mesa, mas vejo que estava enganado.
Ainda bem que você tem bons contatos aí na Europa, caso contrário eu continuaria com o pensamento errado.

[quote=“Mitidieri”:2a7hve45]Vou sugerir que se for mesmo do interesse discutir algum desejo de mudança de regra, que seja criado um novo tópico para isso. Voce pode até usar o recurso da enquete. Obrigado.[/quote]

Mitidieri, só fiz minha argumentação. Não tenho o menor interesse em discutir mudança de regra e não foi isso que escrevi.

Veja pelo contexto que vc poderá entender.

De nada

[quote=“isaovet”:bhoy9p4r][Quando provo meu ponto de vista não necessito de um reconhecimento do oponente, o silêncio já fala tudo.Meu amigo, agora relaxa e goze. :lol: um abraço[/quote]
Epa Epa, só pq eu precisei viajar, nao significa que morri.
Antes de mais nada, aqui nao é um jogo de truco (onde se blefa muito), assim sendo ANTES de escrever aqui, afirmando uma coisa ou outra, procurei “fundações sólidas” inclusive consultando uma “certa pessoa da IITF” que havia me passado várias informações (pois nao fiz pergunta única e tão pouca assim tão “direta” como fez o colega.
Assim sendo para evitar “problemas futuros” re-enviei o e-mail que postou o colega à pessoa consultada e indagando sobre a diferença de “interperetação” , e estou aguardando a resposta.
E mais a mais, o jogo nao está 4 x3, na minha contagem, ainda estou na frente (mas nao vou entrar em detalhes), pq nao quero que achem que eu quero brigar e sim replicar.

Vocês acham ser necessário chegar até este ponto em uma discussão dessas??? pelo amor de Deus…ter dúvidas e haver um dabate sempre é muito valioso, mas para tudo tem um limite neh.

Se ainda não ficou claro o certo eu não sei o que ainda precisa ser explicado.

Um abraço a todos.

[quote=“Doc_SP”:m34xrsez]E mais a mais, o jogo nao está 4 x3, na minha contagem, ainda estou na frente (mas nao vou entrar em detalhes)[/quote]

Q isso bicho??? É o q importa???
Essa foi uma das piores mensagens q já vi no fórum. Ridícula.

[quote=“jorgefanck”:8rn2kslj]Vocês acham ser necessário chegar até este ponto em uma discussão dessas??? pelo amor de Deus…ter dúvidas e haver um dabate sempre é muito valioso, mas para tudo tem um limite neh.

Se ainda não ficou claro o certo eu não sei o que ainda precisa ser explicado.

Um abraço a todos.[/quote]

É isso ae, Fanck!

Cá está a inteligência e a simplicidade do Sul.

[quote=“Doc_SP”:370pipgj]
E mais a mais, o jogo nao está 4 x3, na minha contagem, ainda estou na frente (mas nao vou entrar em detalhes), pq nao quero que achem que eu quero brigar e sim replicar.[/quote]

Na boa, esse tipo de resposta parece que foi tirada de alguma briguinha entre 2 alunos da 4ª série…

[quote=“blink182-pnd”:56g3xaww][quote=“Doc_SP”:56g3xaww]
E mais a mais, o jogo nao está 4 x3, na minha contagem, ainda estou na frente (mas nao vou entrar em detalhes), pq nao quero que achem que eu quero brigar e sim replicar.[/quote]

Na boa, esse tipo de resposta parece que foi tirada de alguma briguinha entre 2 alunos da 4ª série…[/quote]

Pelo amor de Deus! Quem ganha nessa história? Nós que perdemos nosso tempo vendo as picuinhas ou os que dedicam seu precioso tempo em busca de uma informação dessa magnitude para tentar resolver uma intriga?

[quote=“Doc_SP”:37bavfz8]E mais a mais, o jogo nao está 4 x3, na minha contagem, ainda estou na frente (mas nao vou entrar em detalhes), pq nao quero que achem que eu quero brigar e sim replicar.[/quote]
Isso aqui foi ridículo demais. Eu já li algumas coisas idiotas neste fórum, mas tenho certeza que isto foi o fundo do poço.

Acho que já chega. Algum moderador poderia gentilmente bloquear esse tópico.

Já que esse tópico não ia mais pra frente mesmo.
Já tava sem noção. Tópico Bloqueado.