Cotovelo na mesa?

Há muito não venho a este fórum, então saudação a todos!
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)

Jogando este desporto querido deparei-me com uma dúvida.

Depois de sacar e trocar algumas bolas com o adversário, em determinado momento do jogo toquei com o meu cotovelo na mesa, sem querer e foi ponto meu e continuei o jogo normalmente.

Neste caso o que diz a regra?

por mim eu acho q de boa…a regra eu nao sei como deve ser mas se eu fosse o juiz e vc nao tivesse alterado a direcao da bolinha nem ter relado nela com o cotovelo ai tdo bem …
mas enfim a regra nao sei oq diz a respeito disso mas eu acho q o mais provavel eh q continue o jgo normalmente …

A mesa é intocável (por qualquer parte do corpo) enquanto a bola está em jogo. No Japão, em alguns campeonatos não se permite nem bater a bola na mesa antes de sacar.

No Brasil há entendimento que a “mão livre”, a mão que não está segurando a raquete, não pode tocar na superfície de jogo.

Em outro segmento da regra é referida a proibição de “movimentar a superfície de jogo”.

Segundo estes parâmetros, se você tocou a mesa com qualquer parte de seu corpo acima do punho e não moveu a superfície de jogo, o ponto é válido.

A regra ainda preve a intocabilidade da rede e de seu suporte em qualquer momento/situação de jogo por seu corpo, sua vestimenta ou sua raquete, pontuando o adversário quando esta falta for cometida.

Sendo o cotovelo que você está segurando a raquete, se foi sem intenção, e se não movimentou a mesa, segue o jogo.

Agradeço aos colegas por responderem à minha questão!

Pois então… toquei na mesa com o cotovelo não mexi a mesa, era a mão que segurava a raquete, algo totalmente feito sem intenção de atrapalhar o adversário - nem ele notou, e não alterei o movimento da bola - simplesmente joguei-a para o lado em que o oponente não estava presente!

Nakata "A mesa é intocável (por qualquer parte do corpo) enquanto a bola está em jogo. No Japão, em alguns campeonatos não se permite nem bater a bola na mesa antes de sacar."

A qual regra devo tomar como parecer, e outra caso eu esteja “dando uma de juiz”? Devo apitar à brasileira?

Desculpa, não resisti: que frescura!!! rsrsrsrs

Você está confundindo as coisas. O companheiro Nakata falou que em compeonatos NO JAPÃO não pode nem bater com a bola na mesa antes do saque; porém se você já assistiu a vídeos de jogos da ITTF, diversos jogadores o fazem não sendo proibido tal ato, pois o ponto somente começa com a execução do “saque bom”.
Com relação a mesa ser intocável, discordo do companheiro Nakata, pois a regra fala sabiamente sobre a ação da mão livre. Na certa, jogadores se apoiariam na mão livre em contato com a mesa para obterem vantagem em determinados pontos. A regra também prevê a perda de ponto se o jogador movimentar a superfície do jogo, nesse caso pode ser com qualquer parte do corpo, porém se o jogador ao avançar o braço que segura a raquete para recuperar uma suposta bola curta que pegou na rede, encostar o cotovelo na mesa sem movimentá-la, o ponto segue; senão, seria incluída na regra a impossibilidade de se encostar qualquer parte do corpo na mesa, o que não é o caso.

[quote=“Nakata”:1201p9w5]A mesa é intocável (por qualquer parte do corpo) enquanto a bola está em jogo.[/quote] A pergunta foi feita com base nesta afirmação e não como jogam no Japão, lamento se não pareceu claro o questionamento!!

Por isto coloquei a frase… “apitar à brasileira”, devido aos entendimentos da regra já escritos.

Se dei a entender que disse o contrário, erro meu. :slight_smile: Só quis dar mais ênfase à questão!

Tanto que eu nem CITEI a palavra “contradição” no entendimento da questão. 8)

Agradeço a atenção de todos. :!: :!:

Ai é que está, a mao ( ou melhor as outras partes do corpo), nao podem tocar a superfície da mesa de jogo.

Assim sendo SOMENTE A RAQUETE E A MAO QUE SEGURA A RAQUETE, sao considerados permitidos tocar a superfície da mesa( sao considerados parte integrante da raquete)

Assim sendo, tocar o COTOVELO, na superfície da mesa durante um Rally, nao é permitido.

Agora se o árbitro nao viu e o outro jogar tb nao, nao há como reclamar.

Como a MAO que segura a RAQUETE é considerada parte integrante da raquete, que seria a única parte do corpo que poderia tocar a superfície da mesa, entao, na verdade NENHUMA PARTE DO CORPO PODE TOCAR A SUPERFÍCIE DE JOGO.

Parabéns…

mas se eu encostar ou dar uma arrastada com a raquete na mesa para pegar uma bola de rede, ja ouvi falar q tbm nao pode. nao sei quanto a isso…

tem um video no youtube de um jogo em q o jogador literalmente sobe na mesa para pegar uma bola, acho q entao aquilo foi uma infração…

http://www.youtube.com/watch?v=lrp-FT51zPE

Calma ai.
Encostar na mesa com o que ?
Com a barriga ? o peito ?
Arrastar a raquete na supefície da mesa, pode, ou mao da raquete tb pode (sem deslocar a mesa).
Subir na mesa, nem precisa responder, precisa ?

[quote=“Bernardo070691”:1bcqqpe6]mas se eu encostar ou dar uma arrastada com a raquete na mesa para pegar uma bola de rede, ja ouvi falar q tbm nao pode. nao sei quanto a isso…

tem um video no youtube de um jogo em q o jogador literalmente sobe na mesa para pegar uma bola, acho q entao aquilo foi uma infração…

http://www.youtube.com/watch?v=lrp-FT51zPE[/quote]

Um dos caras ali parece o Jackie Chan!

Ai é que está, a mao ( ou melhor as outras partes do corpo), nao podem tocar a superfície da mesa de jogo.

Assim sendo SOMENTE A RAQUETE E A MAO QUE SEGURA A RAQUETE, sao considerados permitidos tocar a superfície da mesa( sao considerados parte integrante da raquete)

Assim sendo, tocar o COTOVELO, na superfície da mesa durante um Rally, nao é permitido.

Agora se o árbitro nao viu e o outro jogar tb nao, nao há como reclamar.[/quote]

Existe um teorema que é pregado no direito penal que por si só é muito sábio, que diz: “tudo aquilo que não é proibido por lei, é permitido”.

A regra diz claramente sobre o uso da mão livre ser proibida, pois é notório que se levaria alguma vantagem no lance, e ao mesmo tempo diz que o jogador não pode movimentar a superfície da mesa, o que será punido com a perda do ponto; ora, é impossível ele movimentar a mesa se não encostar alguma outra parte do corpo nela capaz de movimentá-la, logo, desde que ele encoste alguma parte do corpo na mesa, que não seja a mão livre, sem querer levar vantagem e que não movimente a mesa de jogo, é sim perfeitamente válido o lance.

Olhando a regra, não tem como não dar razão ao cesarav e ao hinoki.

O conjunto de regras abaixo foi copiado diretamente do site da ITTF. Em negrito estão as regras que se aplicam diretamente à esta discussão:

2.10 A POINT
2.10.01 Unless the rally is a let, a player shall score a point
2.10.01.01 if his opponent fails to make a correct service;
2.10.01.02 if his opponent fails to make a correct return;
2.10.01.03 if, after he has made a service or a return, the ball touches anything other than the net assembly before being struck by his opponent;
2.10.01.04 if the ball passes over his court or beyond his end line without touching his court, after being struck by his opponent;
2.10.01.05 if his opponent obstructs the ball;
2.10.01.06 if his opponent strikes the ball twice successively;
2.10.01.07 if his opponent strikes the ball with a side of the racket blade whose surface does not comply with the requirements of 2.4.3, 2.4.4 and 2.4.5;
2.10.01.08 if his opponent, or anything his opponent wears or carries, moves the playing surface;
2.10.01.09 if his opponent, or anything his opponent wears or carries, touches the net assembly;
2.10.01.10 if his opponent’s free hand touches the playing surface;
2.10.01.11 if a doubles opponent strikes the ball out of the sequence established by the first server and first receiver;
2.10.01.12 as provided under the expedite system (2.15.2).

O entendimento foi repassado a mim quando realizei o Curso de àrbitro Regional da CBTM.

As partes que o Mitidieri destacou da ITTF em negrito corroboram o quê escrevi:

1- Mão da raquete (até o punho, está na regra)

2- Mão Livre (até o punho também…)

3- O oponente vista ou carregue(roupas ou raquete, movam a superfície de jogo)

4- Nada toca no suporte e rede (estes sim intocáveis, ponto do adversário)

Então encostar com qualquer um dos cotovelos na superfície de jogo, não a movimentando, é sequência válida.

No outro exemplo (não o do tópico original), se a raquete toca na mesa (superfície de jogo) não há infração nenhuma, mesmo apoiando a mão da raquete, desde que não mova a mesa…

Toda a regra exige interpretações mas esta questão é clara:

O que é cotovelo? (É mão livre?) Não!

O que é mover a superfície? Além de somente tocar, deslocar, a idéia é o adversário rebater a bola e a mesa estar na mesma posição em que foi previsto o golpe…

Ao invés do famoso “eu ouvi falar que…”, acesse as regras do TM que se encontram aqui no site e aí sim você verá o que é proibido ou não no tênis de mesa.

O que tem que ser observado atentamente pelo árbitro, é sim a INTENÇÃO do jogador em querer levar ou não alguma vantagem ilegal no ponto.

Ai é que está, a mao ( ou melhor as outras partes do corpo), nao podem tocar a superfície da mesa de jogo.

Assim sendo, tocar o COTOVELO, na superfície da mesa durante um Rally, nao é permitido. [/quote]

É claro que estamos falando da intenção do atleta em questão; se o mesmo, tentando burlar a regra, se apoiar com o cotovelo do outro braço que ele segura a raquete (o braço livre), tentando levar vantagem, com certeza o árbitro invalidará o lance e determinará ponto para o adversário.

Antes de mais é nada é preciso saber que :
É possível encostar na mesa (com a barriga por exemplo) e não deslocá-la, assim sendo é uma jogada válida.Já a SUPERFÍCIE de Jogo, ou seja onde a bola toca, nao é permitido nenhum tipo de toque de quaisquer parte do corpo DURANTE O RALLY.
Assim sendo, qualquer um dos cotovelos nao podem encostar na superfície de jogo.
A única parte do corpo que poderia tocar a SUPERFíCIE da MESA, é a mão da raquete, que pela regra, é a raquete.
Ou seja, nenhuma parte do corpo pode tocar a SUPERFICIE DA MESA.
Não há aqui nenhum problema de interpretação.
Já a rede nao pode de forma alguma ser tocada, seja pelo corpo, seja pela raquete, apenas pela bolinha.