Cotovelo na mesa?

Antes de mais é nada é preciso saber que :
É possível encostar na mesa (com a barriga por exemplo) e não deslocá-la, assim sendo é uma jogada válida.Já a SUPERFÍCIE de Jogo, ou seja onde a bola toca, nao é permitido nenhum tipo de toque de quaisquer parte do corpo DURANTE O RALLY.
Assim sendo, qualquer um dos cotovelos nao podem encostar na superfície de jogo.
A única parte do corpo que poderia tocar a SUPERFíCIE da MESA, é a mão da raquete, que pela regra, é a raquete.
Ou seja, nenhuma parte do corpo pode tocar a SUPERFICIE DA MESA.
Não há aqui nenhum problema de interpretação.
Já a rede nao pode de forma alguma ser tocada, seja pelo corpo, seja pela raquete, apenas pela bolinha.[/quote]

2.10. UM PONTO
2.10.1. A não ser que a seqüência sofra uma obstrução, um atleta deve ganhar um ponto:
2.10.1.1. Se seu oponente falhar ao fazer um saque correto;
2.10.1.2. Se seu oponente falhar ao fazer um retorno correto;
2.10.1.3.
Se, depois de fazer um saque ou um retorno, a bola tocar em qualquer outra coisa que não
seja a rede e seus acessórios antes de ser batida pelo seu oponente;
2.10.1.4.
Se a bola passar sobre a sua metade da mesa ou atrás da linha de fundo sem tocar seu
campo, depois de ter sido batida pelo oponente;
2.10.1.5. Se seu oponente obstruir a bola;
2.10.1.6. Se seu oponente bater na bola duas vezes sucessivamente;
2.10.1.7.
Se seu oponente bater a bola com o lado da lâmina da raquete que não esteja obedecendo
o que prevê em 2.4.3, 2.4.4 e 2.4.5;
2.10.1.8.
Se seu oponente, ou qualquer coisa que seu oponente vista ou carregue mova a superfície
de jogo;
2.10.1.9.
Se seu oponente, ou qualquer coisa que seu oponente vista ou carregue toque a rede e
seus acessórios;
2.10.1.10. Se a mão livre do seu oponente toque a superfície de jogo;
2.10.1.11.
Se a dupla oponente bata a bola fora da seqüência estabelecida pelo primeiro sacador e o
primeiro recebedor;
2.10.1.12. Conforme previsto no sistema de aceleração (2.15.2).

Mostre-me por favor onde você encontrou isso escrito nas regras, pois as mesmas estão aí para você ler, e fala exatamente o que já foi cansativamente sabatinado aqui.

  • Se a mão livre do seu oponente toque a superfície de jogo;
  • Se seu oponente, ou qualquer coisa que seu oponente vista ou carregue mova a superfície de jogo;

Logo, se em caso fortuito, você encostar o cotovelo NA SUPERFÍCIE DE JOGO sem querer com isso levar alguma vantagem nítida, segue o ponto.

Não é possível. Nem Freud explica.

Realmente não há aqui nenhum problema de interpretação. A regra não pode ser mais clara. Nela não há distinção entre superfície de jogo e qualquer outra parte da mesa. A única parte que não pode tocar na mesa é a mão livre (free hand).

E para que não haja espaço para interpretações do que seja mão livre, há na própria regra a definição de mão livre (free hand):

2.05 DEFINITIONS

2.05.05 The racket hand is the hand carrying the racket.
2.05.06 The free hand is the hand not carrying the racket; the free arm is the arm of the free hand.

Eu sei que não vem ao caso, mas quem traduziu a regra é meio fraquinho em português…
Tem vários erros de concordância.

[quote=“Mitidieri”:3r0pwlfw]Não é possível. Nem Freud explica.
Realmente não há aqui nenhum problema de interpretação. A regra não pode ser mais clara. Nela não há distinção entre superfície de jogo e qualquer outra parte da mesa. A única parte que não pode tocar na mesa é a mão livre (free hand).
…[/quote]
Engraçado vc dizer, que dizer entao com isto que eu posso acertar a lateral da mesa que é ponto válido ? ou será que só posso acertar a superfície de jogo ?
Em outras palavras, ao contrário do que vc afirma, há sim distinção das partes da mesa, ou do que vc chama de mesa.

Em consideração aos nossos colegas do fórum, vamos fazer o seguinte:

Cole por favor o texto da(s) regra(s) que diz(em) que se o cotovelo (ou qualquer outra parte do corpo com exceção da mão livre) de um jogador tocar a superfície de jogo (ou qualquer outra parte da mesa com exceção do conjunto da rede), sem movê-la, então é ponto do adversário.

Se vc for cordial o bastante para fazer isso e provar a tua afirmação sobre o toque do cotovelo, eu ficarei agradecido por ter aprendido algo e em troca prometo juntar sozinho todas as bolinhas depois do nosso próximo treino, OK?

Em consideração ao fato de vc ser MODERADOR, recomendo que vc procure um juiz de nível ITTF e questioná-lo sobre o fato. Assim fica mais fácil.
Outra coisa, sobre a mesa que vc diz “ser uma coisa só” tb reocmendo ler um pouco mais, pois partes da mesa, como os pés (da mesa), a lateral, a parte de baixo, são passíveis de toque permitido.

Doc_SP

favor postar respostas da maneira como gostaria de ouví-las.

Quem posta o que quer da maneira que quer está sujeito a ouvir o que não quer da maneira que não quer.

Prezado Kyo de forma alguma me senti ofendido pelas palavras de ninguém (e tb espero que ninguém tb tenha se sentido ofendido).
Aqui no Fórum (que é apenas escrito) fica difícil “exemplificar” o “ânimo” das palavras, assim sendo pode ou não parecer ofensivo.É uma discussão interessante onde cada um posta suas respostas com embasamento, tudo do jetio que se deve.
O único detalhe é que as regras “não são tão simples” como se aparenta.
Aproveitando : se somente a mão livre fosse proibida de tocar a superfície da mesa, então partes como barriga e pés tb poderiam… não tem nada de estranho nisso ?
Da minha parte procuro levar sempre pelo “bom caminho” ou seja levar na “esportiva”… até rindo…
Veja o caso que foi citado sobre a mesa (que por muitos é considerada como sendo inteira), é um pura questão de análise.
A superfície da mesa é que conta, mas o outro moderador tem certa razão, pois na regra, as informações são dúbias, mas ai que é encontramos as razões p/ discussão ( sadia ).

Este ônus é seu. De qualquer forma parei por aqui. A questão se reduziu a cada um se decidir se acredita na regra ou em Doc_La_Garantia_Soi_Jo_SP.

[quote=“Bernardo070691”:1ws93isx]mas se eu encostar ou dar uma arrastada com a raquete na mesa para pegar uma bola de rede, ja ouvi falar q tbm nao pode. nao sei quanto a isso…

tem um video no youtube de um jogo em q o jogador literalmente sobe na mesa para pegar uma bola, acho q entao aquilo foi uma infração…

http://www.youtube.com/watch?v=lrp-FT51zPE[/quote]

Pelo que eu entendi, a resposta é que não há infração, desde que o jogador suba cuidadosamente na mesa sem movimentá-la. :smiley:

Rigorosamente verdadeiro, se vc acrescentar “e sem tocar a mão livre na superfície de jogo”.

Mas convenhamos, prá subir em uma mesa, durante um rally, sem mover a superfície de jogo, só se o sujeito for um mutante levitador da Record, né?

Mas esse jogador chinês subiu na mesa como se tivesse pisando em ovos… um verdadeiro Kung Fu… :lol: :lol: :lol:

Anos de treinamento no Tibet.

Pessoal, vou fazer uma crítica aos moderadores usando os últimos 2 comentários como exemplo.

Qual é o critério para brincadeiras nos posts?

Já postei alguns comentários brincando com temas e discussões em outros fóruns (como o de “exercícios para aceleração dos quadris”. por exemplo, que por sí só já é jocoso), que prontamente foram retirados pelos senhores.

Qual é o critério de exclusão? Se é da panela fica e se não é não pode brincar?

Vcs podem explicar e re-explicar, mas o que já foi feito me deixou essa expressão.

É o humor de vcs que define o que fica e o que sai?

Abrax

O critério de exclusão de mensagem ou de tópico inteiro sempre foi explicado por MP p/ o usuário responsável. Pelo menos da minha parte.
Alguns exemplos:

  • postou link de loja, eu deleto (nesse caso nem sempre eu mando MP, pois é sabido que não se pode postar links de lojas online).
  • postou a mesma dúvida em 2 ou mais tópicos diferentes, eu deixo apenas a mais antiga.
  • postou com caps lock ativado, eu deleto e aviso o usuário.
  • criou tópico repetido (ex: como comprar na Dandoy?), eu deleto sem piedade.
  • se postar vídeo do Youtube fora do tópico “oficial”, eu deletarei daqui p/ frente. E etc, etc, etc. Cada caso é um caso.

Alguns comentários sobre sua mensagem:
1 - O que exatamente você define como “panela”?
2 - Os moderadores têm regras e diretrizes p/ excluir mensagens e/ou tópicos. Se fosse apenas o meu humor o fator determinante p/ executar tal tarefa, tenha certeza que alguns usários não teriam nem metade do número de posts.

[quote=“paulones”:j7fqbu74]Qual é o critério de exclusão? Se é da panela fica e se não é não pode brincar?
É o humor de vcs que define o que fica e o que sai?
[/quote]
Senso.

Este ônus é seu. De qualquer forma parei por aqui. A questão se reduziu a cada um se decidir se acredita na regra ou em Doc_La_Garantia_Soi_Jo_SP.[/quote]
boa 06!!!

Posto aqui a resposta de William Coutinho que é Coordenador Técnico de Arbitragem da CBTM :

[b]Na regra é prevista que não se pode apoiar na mesa de forma alguma, para não se caracterizar apoio, isso nem no paraolimpico, mas nem sempre os árbitros agem corretamente.

Atenciosamente;
William Coutinho
Coordenador de Arbitragem da CBTM [/b]

É boa mesmo.
Veja a resposta do Coordenador técnico de Arbitragem da CBTM.
Boa né ?