Colas alternativas e boosters

[quote=“diogolopes” post=100353]Vou de tear mender… não aguento mais esburacar as esponjas moles…

Será mesmo que não teriamos nenhuma cola similar a tear mender no mercado nacional???[/quote]

VOC Free similar a ela eu desconheço.

Li quase todos os comentários mais ainda me restou uma duvida sobre colas alternativas a VOC Free de “marca” pois eu não usei cola rapida na época que treinei a um bom tempo atrás.

• A cascola tradicional SEM o Toluol possui as características de uma cola VOC free ? ou somente a cascola a base d`agua mesmo ?

• Caso a tradicional tenha as mesmas características devo diluir somente com reducola ? ( o mesmo vale para a base d`agua, devo diluir com o que ? )

• Procurei no google aqui e achei reducola sem Toluol então acredito eu que cascola tradicional + reducola (ambos sem toluol) não potencialize a borracha podendo ser usado em torneios ?

Agradeço desde já a quem responder haha :slight_smile:

Fala Chuck.
Cola VOC Free alternativa só a Cascola Base D’água e Tear Mender (só encontrada fora do Brasil, pelo menos por um preço justo). A Cascola Tradicional apesar de não apresentar mais ganho de velocidade depois da exclusão do Toluol da formula, é diluída com solvente (Reducola) e os dois contem substancias que sao detectadas nos campeonatos. Se desse pra usar ela pura, talvez ate passasse, mas NUNCA faça isso a nao ser que tenha uma britadeira para retirar a cola da borracha e da madeira depois… (Falo por experiência própria) Hehehehe.
Cascola Base D’água você dilui com água.
Abraço.

e se vcs misturassem cola branca a base de agua de tenis de mesa com a antiga cola rapida?

Nunca testei essa combinação, mas provavelmente ficaria horrível. Cola rapida empelota quando entra em contato com água, portanto o resultado seria uma gororoba insolúvel.
Abraço.

Chegou minha Tear Mender, uuhhuuullllllllllllllll!

Peguei a garrafinha de 6oz ou 177mls.

A cola tem um cheiro razoavelmente forte que puxa mais pro cheiro de amônia…

Ela é bem ralinha (baixa viscosidade).

Fiz o primeiro teste aplicando numas madeiras e borrachas velhas que tenho aqui de esponja bem mole, como por exemplo a Xiom Vega europa…

Uma das Xioms estava com uma camada de Donic Vario Clean que eu não ousava mais tentar tirar, sob risco de perder a borracha para sempre, e a outra xiom estava limpa.

Diferentemente das colas de tenis de mesa que tem que esperar ficar transparente, a Tear Mender se cola com ela ainda branca…

Apliquei uma camada fina na madeira dei um minutinho e já mandei a borracha pra cima (Sem cola na esponja).

Incrível como cola de imediato, sem necessidade de prensa nem nada. É na hora!

Colei as duas e deixei colada por algumas horas para depois descolar e fazer o tão esperado teste de remoção da cola da esponja.

Passadas essas horas descolei as duas borrachas. A borracha que estava limpa eu consegui remover sem danificar a esponja com uma certa facilidade, embora não consegui puxar o filme fora de uma vez so. Gastei uns 15 minutos para remover da esponja. O fato de eu não conseguir remover o filme de uma vez só creio que seja devido ao fato de eu ter aplicado uma camada muito fina e o filme não ter resistência para aguentar ser puxado, de qualquer forma tirei da esponja, sem danos a mesma e bem mais rapido que uma limpeza de vario clean que eu demoro mais de hora. Já da outra xiom, que estava com a vario clean foi mais dificil de remover, também devido ao fato da camada muito fina de cola. De qualquer forma, removi também, e pra minha surpresa removeu junto a camada de vario clean que estava por baixo…

So pra não me alongar muito, gostaria de resumir esta cola como PERFEITA.

• Cola mais forte que as colas de tenis de mesa.
  • E mais barata que as colas de tenis de mesa.
  • Faz bem menos sujeira que as colas de tenis de mesa.
  • Rende mais que as colas de tenis de mesa.
  • Não danifica a borracha na remoção como as colas de tenis de mesa.
  • Oferece um acabamento mais liso que as colas de tenis de mesa

Enfim, daqui pra frente, ao menos para mim, só Tear Mender.

Bacana Diogo. Bom review.
Encomendei logo duas Tear Mender, dessa de 6oz e assim que chegar posto minhas considerações. Teu relato é mais ou menos minha expectativa quanto a essa cola. Uma pena que seja difícil de achar (praticamente só tem pra vender nos EUA) e que no brasil seja tão cara. Mas em se tratando de VOC Free, estou bem confiante de que seja a solução definitiva. Vamos ver.

Assistindo videos no youtube da Tear Mender encontrei essa cola aqui;

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2rAwp6V9eDU

Acabou de chegar minhas Tear Menders! Final de semana acho que já dá pra testar as bichinhas, quem sabe até fazer um vídeo. Chegou super rápido (relativamente é claro). Informações e dúvidas por MP.
Abraço a todos e bom final de semana!

Qual a utilidade real deste produto, Tear Mender? Seria uma cola destinada a fazer pequenos reparos em roupas, como por exemplo, barra de calça?

A utilidade original mesmo era colar orelha de animais. Com o passar do tempo foram sendo agregadas outras atribuições como os reparos em roupas. Tem um monte de vídeos feitos pela própria empresa mostrando desde barra de calças até restaurações de jeans rasgados.
Pra mim as utilidades que importam são que a cola é VOC Free e mesmo assim fixa bem e o mais importante, sai fácil da borracha e Madeira.

Bom, depois de vários testes, aqui vai minha opinião sobre a cola Tear Mender.
Antes de mais nada, para quem não conhece, a Tear Mender é uma cola VOC Free, usada por várias pessoas em campeonatos oficiais e passou no Enez sem problemas.

Características da cola
Cola bem líquida, fácil de ser espalhada de maneira uniforme pela raquete ou borracha. Tem um cheiro que lembra Gelol, mas bem mais fraco. Muito agradável de mexer. Só uma ressalva: cuidado com as roupas na hora de aplicação. A cola é bem rala e escorre com facilidade. Se cair na roupa um abraço. Não sai mais, então cuidado na hora de usar e façam isso de preferência com roupas velhas. Ainda vou fazer mais testes sobre isso, mas por enquanto fica a dica.

Fixação e secagem
A cola fixa muito bem e seca rápido. Só um adendo. Trata-se de uma cola VOC Free, que nem de perto tem a fixação de uma Cascola Tradicional por exemplo (nem poderia, né), mas comparada às outras VOC Free que usei, dá um banho. Sem comparação! Detalhe importante: Se exagerar no selante, não vai colar bem e soltará bem rápido (Principalmente para quem usa tensionadas ou booster, ou os dois… hehehehehe). Então no máximo uma demão de selador, lixando após a aplicação. Se sentir que não colou direito nas bordas, vai lixando devagar até a madeira ganhar um pouco mais de aderência.

Não precisa passar muita cola para fixar, aliás se passar demais até atrapalha. Uma dica: usando secador de cabelos (um agradecimento especial à minha esposa… hahahahaha) na menor velocidade e menor temperatura (quente) possível, seca em segundos (pra quem não tem paciência de ficar esperando a cola secar como eu ou quer colar ou recolar o material rapidamente, é uma mão na roda! vale a pena até investir num secador daqueles portáteis baratinhos e ter sempre à mão).

O procedimento de colagem funciona da mesma forma que as colas VOC Free Tradicionais e a Cascola Base D’água. Ficou transparente, junta as partes. Nos foruns gringos, a galera fala que se juntar antes que a cola na borracha e na raquete fique totalmente transparente fixa melhor. Fiz o teste e sinceramente não vi diferença. Fica, portanto, à critério de cada um.

Comportamento e remoção
A Tear Mender como cola de Tênis de Mesa é muito boa, muito boa mesmo! Colagem muito firme, dá segurança na hora de jogar bem próxima às colas alternativas como a Cascola Tradicional que é quase uma super bonder… hehehehehe. Testei com borracha de esponja dura, média, macia, ultramacia, chinesa, europeia, japonesa, tensionada, supertensionada, sem booster, com pouco booster, com toneladas de booster, etc… (gastei quase um tubo só nessa brincadeira. kkkkkk!). Em todas as situações funcionou muito bem.

Mas sem sombra de dúvidas, é na hora da remoção que essa cola brilha. Finalmente pude testar uma porção de borrachas tensionadas que tinha guardadas, sem vê-las esfareladas ou esburacadas depois de remover a cola. Na maioria das vezes a cola sai inteira, com apenas uma puxada, realmente incrível, quase surreal. Foi justamente essa facilidade de remoção e a possibilidade de colar e recolar borrachas com esponjas sensíveis (tensionadas por exemplo) sem danificá-las que me levou a testar essa cola. Não me arrependo e aconselho a todos que usam tensionadas, jogam campeonatos oficiais, não precisam/querem a concretagem que a Cascola Tradicional proporciona ou se incomodam o cheiro de solvente.

Por menos de U$ 6, satisfação garantida. Pena que o frete fica quase U$ 15. Quando meus parentes vierem ao Brasil vou pedir uns 10 tubos… hahahahaha

Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou contribuição, fiquem a vontade.

Abraço a todos e vamos que vamos.

Caro amigo didiosan e todos os participantes do tópico,

No meu primeiro teste realizado, só senti dificuldades para espalhar a cola na madeira. Mas agora depois de ler sua análise percebi que é por conta do selante na madeira, logo quando comecei a espalhar a cola, parecia que eu estava tentando espalhar água em cima de um pedaço de vidro uniformemente…kkkkkk Então depois que selar a madeira deve-se dar uma lixadinha para melhorar a aderência? Eu estava pensando em passar a cola sem selar mesmo, não ficaria melhor? Ainda mais que a Tear Mender sai facilmente.

Ah! Já ia me esquecendo, didiosan. Agora só falta um vídeo tutorial seu hein…

Um abraço a todos.

[quote=“ʍλx¥ʍǚς” post=100608]Caro amigo didiosan e todos os participantes do tópico,

No meu primeiro teste realizado, só senti dificuldades para espalhar a cola na madeira. Mas agora depois de ler sua análise percebi que é por conta do selante na madeira, logo quando comecei a espalhar a cola, parecia que eu estava tentando espalhar água em cima de um pedaço de vidro uniformemente…kkkkkk Então depois que selar a madeira deve-se dar uma lixadinha para melhorar a aderência? Eu estava pensando em passar a cola sem selar mesmo, não ficaria melhor? Ainda mais que a Tear Mender sai facilmente.

Ah! Já ia me esquecendo, didiosan. Agora só falta um vídeo tutorial seu hein…

Um abraço a todos.[/quote]

É isso mesmo. Tenho uma raquete com muito selante justamente para testar a eficácia das colas alternativas. Com a Cascola Tradicional esse excesso de impermeabilidade é extremamente recomendado e necessário para preservar as fibras da madeira, mas com a Tear Mender, simplesmente inviabilizam a colagem. Uma lixada basica e a cola funciona perfeitamente.
Preciso mesmo gravar esse vídeo, mas falta tempo… hehehehe
Abraço a todos.

Olá, uma opção de selante para as raquetes é esmalte incolor, aqueles de unha mesmo. Tenho uma raquete em que foi aplicado esmalte uma única vez e hoje mais de dez anos depois ainda utilizo cola vipal + reducola sem que a madeira lasque durante o processo. É uma opção barata e encontrada facilmente.

Utilizando estes produtos sua raquete não deve passar nos testes em Copa Brasil e Campeonato Brasileiro.

O frio extremo tem me impedido de jogar e testar com a frequência ideal, mas até o momento a Tear Mender tem se mostrado uma ótima alternativa. Dá até vontade de ficar colando e descolando toda hora tamanha a facilidade de retirar a cola da borracha… Meus dedos que já foram muito maltratados para retirar outras colas agradecem!!! hahahaha

Ainda falta o teste com borrachas cuja esponjas receberam várias aplicações de booster e estão invergadíssimas. Assim que a era glacial acabar, faço os testes e posto aqui… hehehehehe

Bom dia,

Apliquei duas demãos nesta hurricane que eu ganhei, olha o que aconteceu.

Abraços

Attachments:

Caramba!!! Já tinha ouvido falar desse booster e parece que s relatos são verdadeiros… Você chegou a jogar com a Hurricane antes de aplicar o booster? Depois que colar e testar, posta as impressões aqui.
Abraço.