Colas alternativas e boosters

[quote=“Bretas” post=99897]Boa noite Didiosan,

Vou colar uma borracha nova na minha raquete pela primeira vez e pelo que li no forum e sempre bom passar um selante na madeira para proteger.
Se eu passar um selante na madeira quanto tempo eu devo esperar para passar a cola VOC Free??

Desde de já agradeço atenção.[/quote]

Grande Bretas!
É bom sim, faço isso em todas as minhas raquetes, especialmente as que nao sao de hinoki. Sao duas horas entre uma demão e outra (se vc achar que precisa de duas) e quatro horas pra secar completamente antes de colar a borracha.
Abraço.

blz meu amigo, esclareceu totalmente minhas dúvidas, vou providenciar a cola para realizar a colagem.

É um prazer ajudar amigo. Qualquer duvida posta aqui que a gente te ajuda.
Abraço.

Olá a todos…

Depois de toda a ajuda do saudoso didiosan, resolvi postar aqui todo o processo que resumi, assim além de ter me ajudado, ajudará outros.

No meu caso resolvi usar como cola alternativa:

1. Cascola Tradicional (inclusive a que comprei estava vencida a 6 meses e só reparei depois…rsrsrs);
    2. Reducola (muito cuidado no manuseio);

Para Selar:

1. Seladora de madeira (óbvio…rsrsrs) da marca Suvinil Premium;
  2. Thinner(cuidado no manuseio);

Preços:
Cascola Tradicional (lata pequena e vencida) - R$ 7,00.
Reducola 900ml - R$ 18,00.
Selador Suvinil 1l - R$ 22,00.
Thinner 900ml - R$ 11,00.

Algumas dúvidas tiradas pelo didiosan:

1. O que é e pra que serve o Booster? Onde posso comprar?
R: Booster deixa a borracha mais rápida porque tensiona a borracha. Também deixa a esponja mais macia. Para comprar Internet é a melhor opção nesse caso. Óleo Singer é mais fácil de encontrar, em qualquer mercado você acha.

2. Qual a receita dessa Vipal com Reducola e onde posso comprar?
R: Vipal você encontra na internet também, assim como a reducola e Cascola Tradicional também, caso você não ache em sua cidade. A mistura é entre 40 e 50% de cascola e o resto de reducola.

3. Pelo que entendi Vipal e cascola tradicional são similares certo?
R: Exatamente, são duas colas de contato a base de solvente. A Vipal ainda tem toluol na fórmula, por isso o cheiro é mais forte e dá o efeito de velocidade. No caso da Cascola, apesar de fixar muito bem a borracha na raquete, não aumenta a velocidade, pelo menos para mim.

4. O que seria esse Selante? pra que serve e onde compro?
R: Selante é um produto usado para impermeabilizar a raquete, impedindo que ela solte lascas por ancorar cola entre as suas fibras. É recomendado usar em qualquer tipo de cola, especialmente as alternativas que fixam melhor. Eu uso o da suvinil mesmo, o problema é que só tem a partir de 1L. Se você conseguir um pouquinho em alguma marcenaria, seria melhor (se já estiver diluído, melhor ainda). Se quiser comprar, tem em qualquer loja de material de construção.

5. Já que a maioria das borrachas que compro são chinesas, li que tem um produto que passa (ou na borracha ou na madeira, não entendi) seria muito bom para deixar as borrachas mais macias é isso? Pode me explicar?
R: Seria o booster. Borracha chinesa tem mais efeito, só que é mais lenta. O booster serve para dar mais velocidade e também amaciar um pouco a esponja. Ela vai catapultar mais a bola apenas quando perder um pouco da sua viscosidade (o que acontece já nas primeiras sessões de treinamento), mas mesmo ainda grudenta, o booster ajuda a soltar mais a bola.

6. Você também mencionou que seria melhor eu diluir um pouco a Cascola a base de água. Logicamente com água né? Vai no olhometro mesmo, ou teria alguma proporção, assim como na cascola tradicional com o reducola?
R: Na verdade, Reducola é o solvente para diluir colas como a Vipal e Cascola Tradicional. Cascola a Base D’água você dilui com água. Faço sempre no olhômetro, com base nas colas VOC Free que já usei anteriormente.
Outra coisa que tem que diluir é o selante. Tem a proporção na lata, se não me engano é duas partes de selante para oito partes de thinner. Mas se você puder comprar só um pouco numa marcenaria ou fábrica de móveis seria melhor, porque 1L dá pra selar umas 10 mil raquete… rsrsrsrs. Outra opção é rachar a lata de selador com outros colegas.

7. Pra que serve parafina ou óleo Singer?
R: Parafina e óleo singer sao boosters, servem para deixar a borracha mais rapida e macia. Vc passa uma demão na esponja e espera 24 horas para aplicar a segunda demão ou colar na Madeira.
Para selar a Madeira vc usa Selante ou selador na proporção de 8 partes de Thinner para 2 de selador. Mistura bem e deixa secar por 4 horas. Algumas madeiras já vem seladas de fabrica, mas sao muito poucas.
Cascola tradicional serve para qualquer Madeira e borracha, passe uma demão na Madeira e duas na borracha. No caso da vipal, em borrachas tensionadas tem que usar com cuidado ela ainda tem toluol e altera bastante a esponja da borracha, deixado-a mais rapida e tensionada.

Espero que toda essa aula do didiosan ajude a outros assim como me ajudou.

passei o oleo singer na minha sriver. nao envergou. e parece que tambem nao ficou mais macia. sera que o oleo singer só funciona em esponja chinesa

Bom dia À todos os amigos!! :cheer:

Cá estou de volta, novamente… A pergunta do nosso colega procede… Eu comprei 2 borrachas TIbHAR EVOLUTION EL-P e vou testar o tal do óleo singer… :dry: será que vai funcionar? Eu acho que para as SRIVERS e MARK V’s da vida o jeito é usar mesmo Vipal + reducola mesmo sabendo que o efeito é de horas apenas!

Didiosan… Gostaria de saber se realmente os boosters e o Óleo Singer funciona apenas com as esponjas modernas. Senão vou passar na minha borracha e vou ficar com “cara de tacho”… rá, rá, rá :blink:

Abraço à todos!

AOS COLEGAS:
a) As borrachas TIBHAR EVOLUTION são realmente o novo passo das tensionadas!! UAU, como são rápidas… que controle… que efeito! :woohoo: No meu caso (pois cada um tem seus gostos…) foi o melhor investimento que fiz em borracha nos últimos 5 anos! :lol: Os colegas com quem eu jogo dizem que a bola vem com uma velocidade acima da média! :evil:
b) mas cuidado! Eu escolhi a EL-P pois são medianas, ótima velocidade, spn e controle, fora uqe o TOPSHEET é mais pegajoso… rss (as EL-P’s são para quem não qeur usar muito macias ou mais duras .

Bom dia Eduardo.
Nas minhas experiências todas envergaram, mas não testei especificamente a sriver, mas passei parafina líquida em uma mark v usada que tinha guardada há algum tempo. Deveria funcionar na sriver, já que elas são da mesma geração e bem parecidas. Você passou quantas demãos? De repente é esse o problema. Tem borracha que precisa de mais de uma demão para começar a aparecer o efeito do booster.
Abraço.

[quote=“pitch64” post=99931]Bom dia À todos os amigos!! :cheer:

Cá estou de volta, novamente… A pergunta do nosso colega procede… Eu comprei 2 borrachas TIbHAR EVOLUTION EL-P e vou testar o tal do óleo singer… :dry: será que vai funcionar? Eu acho que para as SRIVERS e MARK V’s da vida o jeito é usar mesmo Vipal + reducola mesmo sabendo que o efeito é de horas apenas!

Didiosan… Gostaria de saber se realmente os boosters e o Óleo Singer funciona apenas com as esponjas modernas. Senão vou passar na minha borracha e vou ficar com “cara de tacho”… rá, rá, rá :blink:

Abraço à todos!

AOS COLEGAS:
a) As borrachas TIBHAR EVOLUTION são realmente o novo passo das tensionadas!! UAU, como são rápidas… que controle… que efeito! :woohoo: No meu caso (pois cada um tem seus gostos…) foi o melhor investimento que fiz em borracha nos últimos 5 anos! :lol: Os colegas com quem eu jogo dizem que a bola vem com uma velocidade acima da média! :evil:
b) mas cuidado! Eu escolhi a EL-P pois são medianas, ótima velocidade, spn e controle, fora uqe o TOPSHEET é mais pegajoso… rss (as EL-P’s são para quem não qeur usar muito macias ou mais duras .[/quote]

Fala pitch!
Já testei com sucesso em chinesas de espoja dura, chinesa de esponja média, européias, japonesas e borrachas da geração anterior não tensionadas. Claro que cada uma delas reagiu de um jeito e os resultado de velocidade e tensionamento variam até mesmo em borrachas da mesma marca e modelo. No entanto, uma das constatações que tive até o momento é que borrachas da nova geração (tensionadas) são muito mais sensíveis ao booster e apresentam resultados mais paupáveis, uma vez que já são tensionadas mesmo sem o uso do booster, que vai apenas dar um up nessa característica.
Abraço.

comecei passando 2 demao. só que estava com muito resto de cola sobra a esponja(pois nunca retiro a cola) mas passando o oleo singer vi que a cola sai muito facil. uma boa dica pra quem quiser retirar as camadas de colas que ficam das colagens. retirei a cola. passei 2 demao de oleo e nada de envergar.
abçs

[quote=“eduardo2910” post=99936]comecei passando 2 demao. só que estava com muito resto de cola sobra a esponja(pois nunca retiro a cola) mas passando o oleo singer vi que a cola sai muito facil. uma boa dica pra quem quiser retirar as camadas de colas que ficam das colagens. retirei a cola. passei 2 demao de oleo e nada de envergar.
abçs[/quote]

Continua passando, uma demão a cada 24h. Se até a 8ª demão não envergar pode significar duas coisas:

1ª Um caso raro de borracha que não responde à booster.
2ª O booster fez efeito parcialmente, a borracha não chegou a envergar, mas aumentou um pouco a velocidade.

Obs.: A maciez da esponja não é regra. Algumas não amaciam, mas disparam mais.

Abraço.

estou vendo gente curiosa vendo sobre o booster oléo singer perguntas no forum * como é minha descoberta B) * oleo singer ja fiz varios teste funciona muito bem recomendo que usei quem ler esse topico . funciona muito bem en. tenergys e chinesas . so não recomendo muito que use ne xioms utilizei singer ne sigma apenas duas mão estoro uma bolinha pequena ainda bem que foi bem no cantinho .mais as otras borracha pode pasar avontade so não mais que 3 mãos se não fica dificil pra colar . mais quem tive entereçe de da aquele ( ubgrade ) nas borracha recomendo oléo singer pra aumentar velocidade . ou apenas pra vc que tem alguma borracha que encolheu use pra da uma esticadinha .

retirei o resto de cola de outras colagens.agora sim o óleo ta funcionando envergo a borracha depois da 4 demao.

agora outra coisa que eu queria saber. REDUCOLA. quando eu usava ele tinha toluol. agora nao tem mais. sem o tal do toluol muda em que ?

[quote=“eduardo2910” post=99940]retirei o resto de cola de outras colagens.agora sim o óleo ta funcionando envergo a borracha depois da 4 demao.

agora outra coisa que eu queria saber. REDUCOLA. quando eu usava ele tinha toluol. agora nao tem mais. sem o tal do toluol muda em que ?[/quote]

Bacana Eduardo.
Tava achando estranho o óleo não funcionar… hehehehe
Depende da cola que você for usar. No caso da Cascola Tradicional, que também não possui toluol na fórmula, o efeito de velocidade não existe mais, é quase imperceptível. Com a Vipal é diferente. Essa cola ainda possui toluol na fórmula e, consequentemente, o efeito de cola rápida continua lá. Vai envergar ainda mais a borracha e deixá-la mais rápida. Apesar de você estar usando uma borracha da geração anterior e mais lenta, não vejo necessidade de usar cola rápida (Vipal), uma vez que você já aplicou o booster. Eu continuaria aplicando o booster quando o efeito passar (um mês e pouco acaba) e colando com Cascola Tradicional + Reducola. Mas é questão de gosto. Só que se você aplicar várias demãos de Vipal + Reducola vai ficarbem difícil colar, mesmo colocando livro com pesinho em cima… rsrsrs. Além do que a Cascola é bem mais barata que a Vipal, custa menos de um terço do preço.
Espero ter esclarecido, qualquer coisa pergunte a vontade.
Abraço.

ALERTA! Rasguei um pedaço da esponja da minha Hurricane 2 Neo provincial ao descolar da madeira. Esta mistura de cascola com redu gruda bem até demais.
Refiz a proporção da mistureba, agora meto mais de 1/2 lata de reducola e só um pouquinho da cascola. Fica bem líquido, chega a pingar do pincel.
Vale lembrar que eu não selei a minha Hurricane Hao.

Eu uso mais vipal com pouca reducola, as vezes até sem reducola e sempre saiu fácil.
Quando fica um longo periodo, tipo uns meses eu guardo descolada.
A cascola deve ser bem mais forte, valeu o aviso.

“…ALERTA! Rasguei um pedaço da esponja da minha Hurricane 2 Neo provincial ao descolar da madeira…”
“…selei a minha Hurricane Hao…”
Nossa, ao ler isso deu até um frio na espinha, espero que não tenha acontecido nada na Hao.

Sem dúvidas. A vipal mesmo se for pura sai mais fácil da raquete do que 1/2 cascola + 1/2 reducola.
Mas se esta mistura for bem diluída, como eu fiz agora, espero não ter mais problemas ao descolar.

[quote=“Nakata” post=99955]Sem dúvidas. A vipal mesmo se for pura sai mais fácil da raquete do que 1/2 cascola + 1/2 reducola.
Mas se esta mistura for bem diluída, como eu fiz agora, espero não ter mais problemas ao descolar.[/quote]

Minha experiência com a Cascola Tradicional foi diferente. Só tive problemas duas vezes. A primeira quando não selei a raquete. A segunda, quando passei cascola pura,sem diluir (loucura, eu sei,mas não sabia que precisava diluir… hahahahaha) tive que besuntar os dois lados da raquete e as borrachas novamente para dissolver a cola e retirá-la. Depois disso passei a diluir até a cola ficar bem ralinha. Cola bem pra caramba e sai sem qualquer dano às esponjas e a madeira, bem fácil. Mas tem que selar a madeira e diluir bem. Madeira de hinoki (1-ply ou camadas externas) nunca tive problema, mesmo sem selar.
Abraço a todos.

didiosan,

A cascola a base de agua é equivalente a tear mender tanto em composição quanto em funcionalidade?

Explico:

A Tear Mender é uma cola latex… A cascola a base d’agua também é?
A Tear Mender forma aquela pelicula que permite uma retirada fácil da esponja, principalmente em esponjas moles. A cascola a base d’agua também tem o mesmo comportamento?
A Cascola a base d’agua deve ser diluida? Com agua mesmo? Tem alguma proporção média?

Como utilizou borrachas macias, como xiom vega europa e acuda S3, as tradicionais colas a base d’agua de marcas específicas praticamente impossibilitam a retirada das esponjas sem dano as mesmas… estou desesperado atrás de uma cola voc free, barata, que renda e que principalmente permita a retirada da esponja sem danos.

Utilizei uma da Yasaka, a z-104 Norisuke San, e ela também forma esta pelicula que permite a retirada das esponjas macias, o único problema é o preco, por volta de 40 reais o tudo de 35mls, e a dificuldade de encontra-la…

Pode me ajudar respondendo as questoes da cascola base agua?

[quote=“diogolopes” post=100257]didiosan,

A cascola a base de agua é equivalente a tear mender tanto em composição quanto em funcionalidade?

Explico:

A Tear Mender é uma cola latex… A cascola a base d’agua também é?
A Tear Mender forma aquela pelicula que permite uma retirada fácil da esponja, principalmente em esponjas moles. A cascola a base d’agua também tem o mesmo comportamento?
A Cascola a base d’agua deve ser diluida? Com agua mesmo? Tem alguma proporção média?

Como utilizou borrachas macias, como xiom vega europa e acuda S3, as tradicionais colas a base d’agua de marcas específicas praticamente impossibilitam a retirada das esponjas sem dano as mesmas… estou desesperado atrás de uma cola voc free, barata, que renda e que principalmente permita a retirada da esponja sem danos.

Utilizei uma da Yasaka, a z-104 Norisuke San, e ela também forma esta pelicula que permite a retirada das esponjas macias, o único problema é o preco, por volta de 40 reais o tudo de 35mls, e a dificuldade de encontra-la…

Pode me ajudar respondendo as questoes da cascola base agua?[/quote]

Não. São diferentes nos dois aspectos. A Cascola a base d’água é semelhante às colas VOC Free específicas para tênis de mesa, por isso tem um comportamento bem parecido.
A única cola que forma essa película é a Cascola Tradicional, que não é VOC Free e precisa ser diluída com Reducola. Quando diluída bem fininha, forma essa película como a Tear Mender. Na pior das hipóteses, você pode diluir a cola antiga passando cola nova por cima na hora de recolar a borracha. Forma uma espécie de boracha, sai super fácil também. Tenho que criar vergonha na cara e fazer um vídeo bem detalhado sobre esse processo, achoq que passou da hora. O problema é tempo livre suficiente… hehehe.
É possível e recomendado diluir a Cascola Base D’água, mas não muito. A cola vem mais grossa porque é vendida mais concentrada. Deve ser diluída até ficar com a consistência da Finezip por exemplo. Não tenho uma fórmula,fiz no olhômetro para meus testes, só que não uso cotidianamente porque não gosto muito do resultado da cola VOC Free e principalmente do trabalho que dá para retirá-la da madeira e borrachas depois… infelizmente essa é uma característica (danificar a esponja) comum a quase todas as colas VOC Free.
A Nittaku Finezip encaixaria como uma luva na suas intenções, mas está longe de ser barata, mesmo lá fora. Acredito que para ficar nas colas VOC Free, sua melhor opção seria a Tear Mender. Achei fantástica essa cola pelos videos que assisti no YouTube. Conversei com usuários dessa cola em Fóruns gringos e os relatos foram os melhores póssíveis. Garantiram que acontece exatamente como nos vídeos. Não investi ainda nela porque não curto muito cola VOC Free e as opções que tenho em mãos aqui na minha cidade são bem mais em conta. Agora, se jogasse campeonatos, coisa que não faço há muito tempo, essa seria minha cola com certeza absoluta. Você acha ela na versão de 177ml por uns U$ 20,00 já com frete incluso no Ebay. A cola custa U$ 6,00 mas o frete que arrebenta. De qualquer forma acho que vale muito a pena.

Resumindo:
Cascola Base D’água - Comporamento igual ao das VOC Free, porém co preço beeeeeeem mais em conta. Contudo a menor embalagem vem com 1kg, o que é cola pra caramba…
Tear Mender - Perfeita para o que você procura. Vai formar a famosa película e sairá bem fácil da borracha e raquete. Preço ótimo também. Só vai demorar um pouco mais pra chegar, mas a partir da segunda compra você pode se programar para que a cola nova chegue antes de acabar a primeira.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida entre em contato.
Abraço.

Vou de tear mender… não aguento mais esburacar as esponjas moles…

Será mesmo que não teriamos nenhuma cola similar a tear mender no mercado nacional???