Olá a todos…
Depois de toda a ajuda do saudoso didiosan, resolvi postar aqui todo o processo que resumi, assim além de ter me ajudado, ajudará outros.
No meu caso resolvi usar como cola alternativa:
- Cascola Tradicional (inclusive a que comprei estava vencida a 6 meses e só reparei depois…rsrsrs);
2. Reducola (muito cuidado no manuseio);
Para Selar:
- Seladora de madeira (óbvio…rsrsrs) da marca Suvinil Premium;
- Thinner(cuidado no manuseio);
Preços:
Cascola Tradicional (lata pequena e vencida) - R$ 7,00.
Reducola 900ml - R$ 18,00.
Selador Suvinil 1l - R$ 22,00.
Thinner 900ml - R$ 11,00.
Algumas dúvidas tiradas pelo didiosan:
1. O que é e pra que serve o Booster? Onde posso comprar?
R: Booster deixa a borracha mais rápida porque tensiona a borracha. Também deixa a esponja mais macia. Para comprar Internet é a melhor opção nesse caso. Óleo Singer é mais fácil de encontrar, em qualquer mercado você acha.
2. Qual a receita dessa Vipal com Reducola e onde posso comprar?
R: Vipal você encontra na internet também, assim como a reducola e Cascola Tradicional também, caso você não ache em sua cidade. A mistura é entre 40 e 50% de cascola e o resto de reducola.
3. Pelo que entendi Vipal e cascola tradicional são similares certo?
R: Exatamente, são duas colas de contato a base de solvente. A Vipal ainda tem toluol na fórmula, por isso o cheiro é mais forte e dá o efeito de velocidade. No caso da Cascola, apesar de fixar muito bem a borracha na raquete, não aumenta a velocidade, pelo menos para mim.
4. O que seria esse Selante? pra que serve e onde compro?
R: Selante é um produto usado para impermeabilizar a raquete, impedindo que ela solte lascas por ancorar cola entre as suas fibras. É recomendado usar em qualquer tipo de cola, especialmente as alternativas que fixam melhor. Eu uso o da suvinil mesmo, o problema é que só tem a partir de 1L. Se você conseguir um pouquinho em alguma marcenaria, seria melhor (se já estiver diluído, melhor ainda). Se quiser comprar, tem em qualquer loja de material de construção.
5. Já que a maioria das borrachas que compro são chinesas, li que tem um produto que passa (ou na borracha ou na madeira, não entendi) seria muito bom para deixar as borrachas mais macias é isso? Pode me explicar?
R: Seria o booster. Borracha chinesa tem mais efeito, só que é mais lenta. O booster serve para dar mais velocidade e também amaciar um pouco a esponja. Ela vai catapultar mais a bola apenas quando perder um pouco da sua viscosidade (o que acontece já nas primeiras sessões de treinamento), mas mesmo ainda grudenta, o booster ajuda a soltar mais a bola.
6. Você também mencionou que seria melhor eu diluir um pouco a Cascola a base de água. Logicamente com água né? Vai no olhometro mesmo, ou teria alguma proporção, assim como na cascola tradicional com o reducola?
R: Na verdade, Reducola é o solvente para diluir colas como a Vipal e Cascola Tradicional. Cascola a Base D’água você dilui com água. Faço sempre no olhômetro, com base nas colas VOC Free que já usei anteriormente.
Outra coisa que tem que diluir é o selante. Tem a proporção na lata, se não me engano é duas partes de selante para oito partes de thinner. Mas se você puder comprar só um pouco numa marcenaria ou fábrica de móveis seria melhor, porque 1L dá pra selar umas 10 mil raquete… rsrsrsrs. Outra opção é rachar a lata de selador com outros colegas.
7. Pra que serve parafina ou óleo Singer?
R: Parafina e óleo singer sao boosters, servem para deixar a borracha mais rapida e macia. Vc passa uma demão na esponja e espera 24 horas para aplicar a segunda demão ou colar na Madeira.
Para selar a Madeira vc usa Selante ou selador na proporção de 8 partes de Thinner para 2 de selador. Mistura bem e deixa secar por 4 horas. Algumas madeiras já vem seladas de fabrica, mas sao muito poucas.
Cascola tradicional serve para qualquer Madeira e borracha, passe uma demão na Madeira e duas na borracha. No caso da vipal, em borrachas tensionadas tem que usar com cuidado ela ainda tem toluol e altera bastante a esponja da borracha, deixado-a mais rapida e tensionada.
Espero que toda essa aula do didiosan ajude a outros assim como me ajudou.