Colas alternativas e boosters

[quote=“KSilvestre” post=99815]

Meu dedão doi só de ler isso.
A gente conhece um verdadeiro mesatenista pelas digitais.

Vc quer dizer q pra identificar um verdadeiro mesatenista é só “não” ter digital né Fábio… kkkkk.

Aqueles q tem menos experiencia em tirar a cola da borracha e madeira, vai uma dica, sempre venha puxando com o dedão, “evite empurrar com o dedão”, assar e gastar as digitais vai acontecer do mesmo jeito… hehe, mas pelo menos nao corre o risco de PARTIR A PELE DEBAIXO DA UNHA pois isso é péssimo.[/quote]

Tu é doido!!! Isso é ruim demais… hauhauhauhaua. Pior que tortura… Pior que isso só enfiar lascas de bambú em baixo da unha. hehehehehehe (Bradock Feelings). Se existir um Rambo 6 algum dia e for filmado na china, o general inimigo poderia trancar o Stallone numa cela e despejar todas as raquetes da equipe chinesa e dizer: “Demônio blanco amelicano, tile a cola de todas essas bolachas e madeilas”. Hahahahahaha.
Abraço a todos.

[quote=“Nakata” post=99539]A última vez que eu usei parafina líquida foi um desastre. Passei várias demãos numa TG3 Neo e a esponja engrossou muito, deve ter ficado com uns 3mm de espessura :whistle: , mas não ficou mais macia nem mais rápida. E o pior é que envergou a ponto de dificultar a colagem.
Já com uma H2 Neo comprada no Japão passei apenas uma vez a parafina e ficou excelente. Bem macia e rápida. Acredito que a qualidade da H2 vendida no JP seja melhor que a de 8 lados vendida por aqui. Creio ser da mesma qualidade de uma H2 Neo provincial.[/quote]
Fiquei devendo as fotos da experiência. Aí vão elas.

Primeiramente com 5 dias (5 camadas) de parafina.

Depois eu exagerei e cheguei a 8 camadas de parafina.

Felizmente depois de alguns dias ela “desenvergou” um pouco e consegui colar na madeira. A nova mistura de cascola também ajudou na tarefa.
De negativo nesta experiência fica o peso final da borracha, que aumentou bastante. Além da falta de desempenho, pois ela continuou dura como veio de fábrica. Acho que isso tem a ver com a qualidade, como já citei antes. Uma H2 Neo comprada no Japão veio bem mais macia e veloz, mas era de qualidade provincial, enquanto a comprada no Brasil é de qualidade comercial.

Caracas! Deve ter ficado pesadíssima! Pena que não deu o resultado que vc queria… Tenho exatamente o mesmo problema aqui com a H3. Borrachas compradas em fornecedores diferentes apresentam resultados diferentes com uso de booster. O problema é que muitas vezes nem os próprios vendedores sabem a versão da borracha que estão vendendo… rsrs. Borrachas tacky de outras marcas também já tive o mesmo problema.
Agora, resultado bom mesmo (se bem que pelo jeito nem precisa muito), deve ser a national (blue sponge). Essa com booster deve ficar um veneno… hehehehehe. Quando tiver uns R$ 200,00 sobrando faço a experiência… huahauhauhauahua
A cascola é tiro e queda pra colar borracha envergada. Cola bem pra caramba.
Abraço.

Fala Didiosan e colegas! :cheer:

Depois de muito consultar nos sites da vida, comprei esse equipamento… “babem” aí. rs B)

[b]- Madeira Galaxy VENUS V-16 – cabo FL (tipo Arylate - similar Butterfly M.Maze)

• 2 Borrachas TIBHAR EVOLUTION EL-P 2.1mm[/b]

Acontece que depois de tanto ler os tópicos estou em dúvida… nunca dei uma “bosstada” (rsss) nas borrachas (só usei VIPAL com MUITO SOLVENTE) e gostaria de seu parecer, já que essas esponjas da linha EVO da TIBHAR são muito porosas…

• O que usar? E depois colar com o que???
  • o uqe mais rápido poderia para já na asemana que vem usar a raquete seria o tal do ÓLEO SINGER… Mas daí aplicaria:
    [color=#880000]a) em qual quantidade?
    b) com o que eu passo isso (com o dedo?? Rs) :woohoo:
    c) deixo secar por 24 horas?
    d) será que pode ferrar este tipo de esponja?? :evil:
    e) em último caso uso cola Free VOC que tenho em casa (Cornilleau, Donic, TSP - mesmo) e vou em frente![/color]

Abraço!

[quote=“pitch64” post=99838]Fala Didiosan e colegas! :cheer:

Depois de muito consultar nos sites da vida, comprei esse equipamento… “babem” aí. rs B)

[b]- Madeira Galaxy VENUS V-16 – cabo FL (tipo Arylate - similar Butterfly M.Maze)

Acontece que depois de tanto ler os tópicos estou em dúvida… nunca dei uma “bosstada” (rsss) nas borrachas (só usei VIPAL com MUITO SOLVENTE) e gostaria de seu parecer, já que essas esponjas da linha EVO da TIBHAR são muito porosas…

• o uqe mais rápido poderia para já na asemana que vem usar a raquete seria o tal do ÓLEO SINGER… Mas daí aplicaria:
    e) em último caso uso cola Free VOC que tenho em casa (Cornilleau, Donic, TSP - mesmo) e vou em frente![/color]

Abraço![/quote]

Fala pitch64!
Ótimo material ein parceiro… Parabéns pela aquisição.
Bom, o que você pode fazer é o seguinte.

1. Cola normalmente com cola VOC Free que você tem em casa. Faça um treino ou bata uma bolinha rapidamente só para sentir o material, especialmente comportamento na mesa e velocidade. Isso será importante mais tarde, como parâmetro…
  2. Descole a borracha do fore e passe a primeira camada de booster (parafina, óleo singer, etc…). Aplique usando um pincel, que espalha mais facilmente, mas dá pra fazer até com o dedo. Eu tenho vários pincéis baratinhos (R$ 0,50 ou R$ 0,70 cada) só pra colas e boosters. Espere 24 horas e cole. Como a borracha é tensionada, acredito queuma demão seja suficiente, mas é questão de gosto, então se achar necessário aplique umasegunda vez e espere 24 horas antes de colar. Pode usar a cola VOC Free mesmo. O problema é que cola VOC Free não fixa direito nem borracha reta, imagina então envergada… (Na minha opinião, que fique bem claro. rs). Mas é aquele esquema. Cola, põe um livro com um peso em cima e deixa lá até secar…
  3. Se não rolar uma colagem que te satisfaça, compra uma latinha de Cascola Tradicional e outra de Reducola. Dilua na proporção entre 45 Cascola/55 reducola à 40 cascola/60 reducola. Eu faço no olho mesmo, estou te dando a medida só para uma melhor orientação. A cola tem que ficar rala, escorrer mas sem pingar. É só não diluir tudo de uma vez, que se passar do ponto é só colocar mais cola…
  4. Borracha tensionada é aquela história: cada caso é um caso. Eu recomendo que você passe apenas uma demão de booster, cole e veja o comportamento. Quando passar o efeito do booster, o que deve ocorrer entre 1 a 2 meses, passe duas demãos, se achar necessário.
    Espero ter ajudado um pouco. Qualquer coisa dá um grito. rsrsrsrsrs
    Abraço.

ok.,. DIDIOSAN!!

SOCORROOOOOOO! rss :ohmy:

Outras questões…

• Colarei com VOC Free e depois vou testar… :evil:
  • Depois disto, assim qeu descolar a borracha, terei de tirar a cola que está na esponja como já falado anteriormente… NA RAÇA? :angry: ou passo mais cola singer por cima (tsc, tsc, tsc acho que não… rss :huh: )
  • e será sempre assim:
    [color=#bb0000] a) tira a cola com os dedos… :woohoo:
    b) passa booster…
    c) deixa colar 24h e depois cola na madeira…
    d) depois só quando percebrer qe passou o efeito (ou mais ou menos 30 dias…) certo?
    E) recomeça o ciclo! rá, rá, rá :evil: :stuck_out_tongue: [/color]

Abraço e é muito bom conversarmos sobre isso, assim eu aprendo uma nova forma de deixar a borracha “turbinada” e o pessoal ve novas formas de turbinar, colar, tirar excedente de cola antiga…

Uma DICA… quando puder experimente essa cola - LATE GLUE 50ML da TSP - … eu usei e achei que a “pegada” dela é melhor do que a das outras VOC’s qeu tem por aí… Donic, Cornilleau, Tibhar… Essa cola tem no site da KWS. Pessoalmente eu achei que ela gruda pacas… as outras são mais aguadas! Até no cheiro ela é diferente… parece que tem mais látex na fórmula… rsss :wink:

[quote=“pitch64” post=99840]ok.,. DIDIOSAN!!

SOCORROOOOOOO! rss :ohmy:

Outras questões…

• Colarei com VOC Free e depois vou testar… :evil:
  • Depois disto, assim qeu descolar a borracha, terei de tirar a cola que está na esponja como já falado anteriormente… NA RAÇA? :angry: ou passo mais cola singer por cima (tsc, tsc, tsc acho que não… rss :huh: )
  • e será sempre assim:
    [color=#bb0000] a) tira a cola com os dedos… :woohoo:
    b) passa booster…
    c) deixa colar 24h e depois cola na madeira…
    d) depois só quando percebrer qe passou o efeito (ou mais ou menos 30 dias…) certo?
    E) recomeça o ciclo! rá, rá, rá :evil: :stuck_out_tongue: [/color]

Abraço e é muito bom conversarmos sobre isso, assim eu aprendo uma nova forma de deixar a borracha “turbinada” e o pessoal ve novas formas de turbinar, colar, tirar excedente de cola antiga…

Uma DICA… quando puder experimente essa cola - LATE GLUE 50ML da TSP - … eu usei e achei que a “pegada” dela é melhor do que a das outras VOC’s qeu tem por aí… Donic, Cornilleau, Tibhar… Essa cola tem no site da KWS. Pessoalmente eu achei que ela gruda pacas… as outras são mais aguadas! Até no cheiro ela é diferente… parece que tem mais látex na fórmula… rsss ;)[/quote]

Hahahahahaha! Ouvi o grito daqui… rsrsrs
Isso,seria interessante retirar a cola da esponja para que o booster aja de maneira uniforme em toda a esponja.

Exatamente. Segue-se sempre esse ritual.
Com cola a base de solvente dá pra passar o booster por cima, mas com cola VOC Free o resultado não foi dos melhores, pelo menos comigo.
O tempo de duração do efeito do booster depende muito da frequência de uso, mas depois de um mês ele começa a entrar numa curva de declínio de performance.
Já me falaram dessa cola, vou testar uma hora dessas.
Abraço.

LEGAL!

mais dúvidas…

a) Quanto tempo deverá durar se eu treinar/bater bola 3-4x semana? (2-3 horas/dia)?
b) quanto mais dura mais “demãos” para passar o óleo, né?
c) como age o óleo singer na esponja? :dry:
d) e sempre passar até envergar ou cada borracha responde de forma diferente??? Essa dúvida é CRUEL!!! :woohoo:

Abraço e bom fim de semana… vou para casa, lixar a madeira (no cabo para não dar bolha ) e passar uma seladora antes de começar a usar! Passo com uma estopa ou meia velha de forma bem leve para ficar acabamento bem discreto!

Christian

a) um a dois meses.
b) Não entendi bem a pergunta.
c) dá uma tensionada extra na esponja através de dilatação.
d) ela vai envergar dependendo da dureza da esponja. esponjas muito duras precisam de mais booster, esponjas mais macias ou médias envergam com menos demãos.
Bom final de semana, bons treinos e posta depois as impressões sobre o conjunto.
Abraço.

[quote=“pitch64” post=99838]Fala Didiosan e colegas! :cheer:

Abraço![/quote]
Fmz pitch64,

Se der depois me passa mais informações dessa raquete, eu to namorando essa V-16 Carbokev faz tempo. :slight_smile:
Na verdade eu queria a V-14, não sabia que já tinha V-16.
Como é o feeling dela? Dá pra sentir a bola?
O controle nos drivers é bom?
A raquete vibra muito nas batidas secas?
É confortável a pegada?

Sou caneteiro e comecei a bater bola com uma classica N-6 e to gostando do feeling, mas senti que vibra bastante e talvez pela falta de costume minha mão cansa fácil.
Senti a clássica mais agradável que classineta, e pra caneta ta me faltando pernas. :oops: :oops: :oops:

Não tenho certeza, mas já me falaram que borracha tensionada é sensivel a cola com solvente.

Pra passar a seladora o Didio me ensionou a dissolver bem e fazer um tipo de “pincel” prendendo algodão dentro de um pano.
Fica uma camada bem fininha e o acabamento fica muito bom. Mas tem que ser rápido, pois seca em segundos.

Olá Fábio S. :slight_smile:

Anotei seus “pedidos”… rsss

Vamos lá… eu joguei caneta por 13 anos e depois passei para o Estilo Clássico… Para tentar “mais uma vez” voltar a jogar queria uma madeira legal, pois tenho por enquanto uma COrnilleau GAtien Glory 5 fl (tipo Stiga Rosewood!) + 2 borrachas tensionadas COrnilleau (target Force 425 graus e Target Sound 37,5 graus)… Queria algo mais duro (mas não tanto) e optei por procurar algo tipo BTY Michael Maze… pois antigamente tive uma Arylate Moonbeam (que saudade! :stuck_out_tongue: )… rssss Pagar R$ 450 em uma eu não ia nem a pau, juvenal! rss então sem querer vi em um site estrangeiro que a Galaxy faz madeiras que são Similares às da BTY… e achei interessante e bonita essa Galaxy VENUS V-16… COmprei DUAS pelo ebay e chegaram em 15 dias… Fora o preço, que perto de uma BTY é ridículo de bom!!! :woohoo:

vamos ver se eu posso lhe responder algo de antemão…
a) a pegada dela é macia… adorei… mas ainda vou “amaciar” com lixa aonde a gente “encaixa” ela na mão…
b) ela parece ser dura mas com “feeling”, achei o som dela muito interessante, quando bati com o “nó” do dedo… rss
c) a cabeça dela lembra a da Wang Liqin (formato) e mede aprox. 150x159 - um bom padrão ( a M.Maze mede a mesma coisa!)

Sobre as colas… quando eu fazia cola (e revendia) usava vipal com solvente… em uma proporção “killer”… e era forte… que cheiro! que efeito e velocidade… rsss sei que tem esponja que derrete… conforme o tipo de solvente. Por isso perguntei ao DIDIOSAN o que ele achava… e se o óleo SINGER dura mais… então tá valendo! :evil:

Eu já passo a seladora usando, em vez do algodão, o dedo mesmo, esticando bem a meia… rsss e seca para ontem! UAU! rss Já reformei muita raquete assiM! :lol:

Abraço e se gostar dos meus posts, por favor agradeça!!! UAU!! :woohoo:

Olá galera,

Sou novo no Tênis de mesa,por enquanto so jogo no colégio,estou no meu primeiro conjunto não-recreativo mas,na minha humildade, queria passar algumas experiencias que tive colando raquete e usando booster.

Bom,depois de vender minha Yashima XR3000 comprei uma Galaxy N9(classineta) e duas Yasaka Zap.Estava sem material pra montar a raquete e na fome de jogar no dia seguinte,colei de um jeito meio inusitado e que surpreendentemente funcionou bem xD Colei com aquelas fitas dupla face Adelbrass,e ficou beeem parecido com as colagens com cola VOC free,na hora de tirar a borracha a fita teve um resistencia surpreendente.

Enfim,material para montar a raquete em mãos,comecei o trabalho.Usei Goma Laca como selador e ficou muito bom!secou em 1 segundo!foi uma demão bem fina mesmo,mas ficou muito bom.Depois de selar a raquete fui aplicar o booster nas borrachas,que apesar de já tensionadas,lí que funcionavam bem com booster/cola rápida.Só tem um porém ai que me deu bastante trabalho :angry: Depois de Duas demãos,eu disse DUAS demãos de óleo de máquina apenas,a borracha envergou com tanta vontade que nem mesmo a Cascola Tradicional sem solvente conseguiu segurar a borracha na raquete direito D: tive que passar a cola em tudo,alinhar todo o conjunto e por uma tábua com uma porcelana grande em cima para fixar o conjunto e conseguir a colagem boa.

E já que estou aqui,por acaso alguém ai sabe um lugar bom no rio pra treinar,clube,etc?Moro em Jacarepaguá.

[quote=“Nakata” post=99827][quote=“Nakata” post=99539]A última vez que eu usei parafina líquida foi um desastre. Passei várias demãos numa TG3 Neo e a esponja engrossou muito, deve ter ficado com uns 3mm de espessura :whistle: , mas não ficou mais macia nem mais rápida. E o pior é que envergou a ponto de dificultar a colagem.
Já com uma H2 Neo comprada no Japão passei apenas uma vez a parafina e ficou excelente. Bem macia e rápida. Acredito que a qualidade da H2 vendida no JP seja melhor que a de 8 lados vendida por aqui. Creio ser da mesma qualidade de uma H2 Neo provincial.[/quote]
Fiquei devendo as fotos da experiência. Aí vão elas.

Primeiramente com 5 dias (5 camadas) de parafina.

Depois eu exagerei e cheguei a 8 camadas de parafina.

Felizmente depois de alguns dias ela “desenvergou” um pouco e consegui colar na madeira. A nova mistura de cascola também ajudou na tarefa.
De negativo nesta experiência fica o peso final da borracha, que aumentou bastante. Além da falta de desempenho, pois ela continuou dura como veio de fábrica. Acho que isso tem a ver com a qualidade, como já citei antes. Uma H2 Neo comprada no Japão veio bem mais macia e veloz, mas era de qualidade provincial, enquanto a comprada no Brasil é de qualidade comercial.[/quote]

Nakatasan blz?
Ja utilizei parafina liquida e ela comparando com boosters de marcas deixa muito a desejar…enverga bem mas a bolinha naw pula igual…booster deve ter algum produto a mais pra dar resultado…

olha, eu penso q óleo mineral puro funciona melhor, é mais fino. apesar de dizerem q parafina líquida é a mesma coisa, eu notei diferença na densidade.
e na hora de colar, sugiro passar um pano umedecido com acetona na esponja antes de aplicar a cola, a fim de retirar a oleosidade da sua superfície e facilitar a adesão.
recomendo, em seguida, prensar a borracha colada contra a lâmina durante uma meia hora…

Salve Fábio S.
Aqui vai minhas impressões sobre a madeiras YINHE Galaxy Venus V-16 (SImilar BTY M.MAZE)… CACETA… COMO È BOA!!! Achei que os Drives são com “feeling” e poderosos… os smashes tb! TEm mais feeling e controle do que uma T-2 (Primorac Carbon). O controle na hora de defender os tiros do adversários ou drives é superior a muita madeira que eu usei. E já que uso muito BAkchand Pushes, foi como se fosse Peter Karlsson ou Werner Schlager pegando os adversários de surpresa… cada tiro “killer”… puxa! Bem… no final de tudo estou impressionado e muito feliz… acertei na mosca!
OUtra coisa apenas… eu usei a versão Clássica com cabo FL… não saberia lhe dizer se o modelo caneta ficaria igualmente melhor… Creio que usaria borrachas 1,9-2.0mm para que obtivesse a mesma impressão!
AS borrachas Tibhar Evolution EL-P são incrivelmente Rápidas, e olha que não usei booster!!! Muito controle… Muita velocidade… òtimo efeito… Eu tentei usar BTY Tenergy 64 e não gostei… usei quase nada da TEnergy 05 e dizem (no estrangeiro) que essa é equivalente à |Tenergy 05 ou 05 fx… mas só sei que adorei. QUE CONJUNTO!!!

Boa tarde a todos;

Sei que as perguntas que irei fazer já foram respondidas no site, todavia não as encontrei e também nenhum vídeo no youtube.

Preciso colar a Borracha Butterfly Sriver FX na raquete XIOM : POWERLITE plus, qual a melhor forma de faze-lo? melhor cola? quanto tempo até secar?

todas as informações me ajudarão muito, pois jogo a algum tempo em academias, e não tenho o nível de jogo e profissionalismo da maioria de vcs.

Aproveitando a boa vontade de quem responder, gostaria de saber se este conjunto que ganhei serviria bem para quem joga atacando próximo a mesa quase sempre? Lembrando que meus adversários também são bem amadores assim como eu.

Desde já agradeço a atenção de vcs.

Att’
Guilherme Catabriga

[quote=“catabriga” post=99893]Boa tarde a todos;

Sei que as perguntas que irei fazer já foram respondidas no site, todavia não as encontrei e também nenhum vídeo no youtube.

Preciso colar a Borracha Butterfly Sriver FX na raquete XIOM : POWERLITE plus, qual a melhor forma de faze-lo? melhor cola? quanto tempo até secar?

todas as informações me ajudarão muito, pois jogo a algum tempo em academias, e não tenho o nível de jogo e profissionalismo da maioria de vcs.

Aproveitando a boa vontade de quem responder, gostaria de saber se este conjunto que ganhei serviria bem para quem joga atacando próximo a mesa quase sempre? Lembrando que meus adversários também são bem amadores assim como eu.

Desde já agradeço a atenção de vcs.

Att’
Guilherme Catabriga[/quote]

Boa tarde catabriga.
Pra podermos responder melhor, esclareça uma coisa antes. Você pensa em colar com cola VOC Free (a base d’água) tradicional ou alternativa? Ou ainda vai optar por colas alternativas a base de solvente? Estou perguntando porque cada uma tem um método e principalmente tempos de colagem diferentes.
Abraço.

opa… obrigado pela atenção. A questão é exatamente esta como e oque irei usar, na verdade me expliquei mal, é que eu nunca colei uma borracha, as raquetes que usava eram baratas e eu já comprava o conjunto colado, portanto não sei qual seria o melhor método para fazer essa colagem na raquete, e como minha irmão diz que custou bem caro o material estou com medo de estragar.

Att’
Guilherme Catabriga

[quote=“catabriga” post=99895]opa… obrigado pela atenção. A questão é exatamente esta como e oque irei usar, na verdade me expliquei mal, é que eu nunca colei uma borracha, as raquetes que usava eram baratas e eu já comprava o conjunto colado, portanto não sei qual seria o melhor método para fazer essa colagem na raquete, e como minha irmão diz que custou bem caro o material estou com medo de estragar.

Att’
Guilherme Catabriga[/quote]

Entendi Guilherme.
Aconselho você a colar com cola VOC Free, de marcas tradicionais. A melhor cola que eu conheço é a Nittaku Finezip, é bem carinha, mas é a que fixa melhor e depois solta da esponja/madeira com mais facilidade. Mas tem um monte de marcas (das que eu já usei) como Xiom, DHS, Andro, Donic, etc… Qualquer uma delas vai te atender bem.
Pra colar é o seguinte.

1. Passe a primeira demão na madeira.
  2. Passe a primeira demão na esponja da borracha. Use uma esponja e espalhe a cola de maneira uniforme. Tem vários vídeos no youtube que você pode assistir para ter uma base.
  3. Depois de seca (a cola que era branca quando vc passou, fica transparente. Esse é o sinal de que ela está seca), passe a segunda demão de cola na espoja da borracha. Espere secar (ficar transparente). Normalmente depois de uns 15 a 20 minutos a cola está seca, mas a dica da transparência não tem erro.
  4. Depois que a cola passada na borracha e na raquete estiver seca, junte os dois partindo da região do cabo em direção à ponta. Depois passe um rolinho cilíndrico (pode ser pau de macarrão ou pacote de pringles) para não formar bolhas entre a borracha e a madeira.
  5. Ponha um livro em cima da borracha, com um pesinho (leve, só pra manter a pressão por uns 15 minutos.
  6. Pronto.

Obs.: Pra raquetes clássicas, obviamente tem que fazer de um lado de cada vez. Não dá pra colar os dois lados simultaneamente.
Abraço e bons treinos com o novo material.

Boa noite Didiosan,

Vou colar uma borracha nova na minha raquete pela primeira vez e pelo que li no forum e sempre bom passar um selante na madeira para proteger.
Se eu passar um selante na madeira quanto tempo eu devo esperar para passar a cola VOC Free??

Desde de já agradeço atenção.