Colas alternativas e boosters

[quote=“pitch64” post=99695]Bom dia caros colegas, em especial ao DIDIOSAN!

Conforme fui lendo, “atrevo-me” a dar um palpite embasado na experiência de anos com essa coisa de colagem… rss

Quando sempre me confrontei com raquetes que já vinham “montadas de fábrica” (como as Butterfly Adoy, Sunflex Mikado, Betinho Emiko, Nittaku Blue RIbbon) o caminho para usar as madeiras não era fácil… mas com paciência tudo dá certo…

OBSERVAÇÕES:
A) quando lixar a madeira, prenda a lixa em algo com a superfície plana, pode ser um pedacinho de madeira, uma escola de sapato, um pedaço de sarrafo… assim a superfície da madeira não fica com ondulações!
B) o processo de passar “Seladora” pode ser usada para “selar” também toda a madeira (e assim evitar apodrecimento da madeira), basta passar com cuidado no cabo, na cortiça… Não passar sobre a plaquinha de acrílico… passe em volta dela… ou se for o caso, coloque ANTES um fita durex sobre a plaquinha para o solvente não entrar em contato com o acrílico dela!

Espero ter ajudado todos os colegas do MESATENISTA!!!

Se gostaram da dica, cliquem em AGRADECIMENTOS aí em baixo!!! rs[/quote]

Fmz pitch64,

Minha primeira raquete “boa” foi uma Betinho.
Eu sempre limpava e guardava na caixa depois do jogo, durou muito tempo e era meu xodó.
Caraca que recordação boa, gostei de ler seu post. :cheer:

Eu uso um quadradinho de video +/- uns 6 ou 8mm, ele tem 5 x 8cm.
O vidro é bastante plano e acho que se vc for numa vidraçaria ele deve ser bem barato.
O meu eu ganhei qdo fui perguntar o preço.

Pode desistir. É mais fácil o Flamengo vencer a copa do Brasil e o brasileirão em 2013 do que você conseguir uma colagem eficiente de topsheet e esponja.
Eu já tive topsheet e esponja de uma borracha chinesa separados de maneira uniforme (cuidado, pois algumas borrachas chinesas são um lixo). E o resultado menos pior que consegui foi usando uma folha dupla face própria para borrachas. Mas ainda assim teria que melhorar muito para ficar aceitável. Ficou cheia de bolhas, com sensação xoxa e lenta.[/quote]

Caramba, difícil assim?! Hahahahahaha. Vou parar de tentar então… rs. Mas podia ser pior, tipo São Paulo se classificar para as oitavas da Libertadores e ganhar o Paulista… kkkkkkkkkkkk!

Pode desistir. É mais fácil o Flamengo vencer a copa do Brasil e o brasileirão em 2013 do que você conseguir uma colagem eficiente de topsheet e esponja.
Eu já tive topsheet e esponja de uma borracha chinesa separados de maneira uniforme (cuidado, pois algumas borrachas chinesas são um lixo). E o resultado menos pior que consegui foi usando uma folha dupla face própria para borrachas. Mas ainda assim teria que melhorar muito para ficar aceitável. Ficou cheia de bolhas, com sensação xoxa e lenta.[/quote]

Caramba, difícil assim?! Hahahahahaha. Vou parar de tentar então… rs. Mas podia ser pior, tipo São Paulo se classificar para as oitavas da Libertadores e ganhar o Paulista… kkkkkkkkkkkk![/quote]
Se o São Paulo se classificar, eu volto aqui pra zoar vcs :angry: :angry: :angry:

Fala saopaulino!
Deus te ouça!!! Só um milagre pra salvar a gente na libertadores…

Bom Noite, DIDIOSAN!

Fala saopaulino!
Deus te ouça!!! Só um milagre pra salvar a gente na libertadores…

Já estamos salvo a muito tempo, eles que precisam de salvação a todo custo!

Alguém já descobriu nas empresas que fazem raquetes, a cola que usam para unir esponja nas borrachas(topsheet)?

Até mais.

Fala Fábio S. , tudo bem por aí? :cheer:

Pois é… a criançada de hoje nem sabe o que é garimpar raquete boa mesmo… fazer com madeira de caixa de maçã, fuçar por tudo o que é canto e ir jogar em cada muquifo… rss :lol:

A minha primeira raquete foi uma REI… estilo chinesa. :blush: Assim fui aprendendo a fazer o movimento pois havia um descendente de japonês na escola que tinha uma madeira senko-SP com borracha MARK V (Yasaka) era tudo muito novo… que legal… rs Depois comprei uma borracha Yasaka Black Power usada e fui aprendendo os macetes… e depois tive uma madeira melhor… BETINHO FUJYAMA… se lembra? Mais ou menos do tipo da SEnko-SP… rss Uma coisa que curti muito foi ter madeiras médias para melhores e volta e meia (por falta de grana) comprava borrachas da marca BETINHO (SIM!!! Existiam À venda) a gente comprava, colava com Michelin e cortava… eu dava cada “pau” :evil: nos caras com Yasaka e Butterfly da vida e o pessoal fica intrigado como eu consegui fazer jogo pau-a-pau com eles… o meu forte jogando caneta era saque e drive… Um pouco de smash e shoto.

Ah… outra coisa na época aprendi inicialmente a cortar borracha com estilete, depois com gilete (isso mesmo… corte muito preciso, mas os dedos… se vc errase a pegada… aiii! Cortava mesmo! Rs) :sick:

Quanto a colagem, sou da velha escola… Michelin puro, Michelin com reducola, VICTORIA VULCOFUX (O claudio Kano trazia da Suécia… rs)… teve vez que estávamos sem dindin e usávamos mesmo cola tenaz! Rsss Realmente o advento da cola rápida mudou o TM na época… (anos 90…)

Madeiras? Já usei STIGA, BTY, YASAKA, ANDRO, do TERU (Naoteru Uehara), KWS (João Tenna), TSP, Nittaku (nitakku A), Yashima, SUNFLEX, CLAUDIO KANO (Tenho uma ORIGINAL caneta da época em que ele começou a vendÊ-las – Ela é muito melhor e rápida que as de hoje em dia!), WAIKIKI (alguém se lembra dessa “gororoba”? re, re, re)

Bons tempos… Hoje é muito mais fácil para se comprar equipamento, mesmo sendo MAIS CARO… Antigamente a gente pagava US$ 18 em uma borracha nova (Yasaka Mark V, TORNADO, Etc ou BTY SRIVER, TACKINESS etc) a gente ia na loja, via a cotação do dia e pagava! Madeira? Nem se fale… comprava 2 por mês (experimentava mesmo!!) Yasaka Aries 10, Aries 8, e outras… BTY > CANETAS RAPIER CARBONO, CYPRES, etc … ClÁSSICAS >SARDIUS, MAZUNOV OFF+ FL, GRUBBA ALL FL, PAULOWNIA FL, etc STIGA OFENSIVE, ALL, Erik LIND, ULF TICKAN CARLSSON, etc… TSP> EURO POWER, EURO SPIN, EURO OFF (algo assim… ótima linha)

Abraço!

1 Curtida

Fmz pitch64,

Lendo seu post parece que jogavamos juntos, é sempre muito bom lembrar dos bons tempos. :slight_smile:
Eu não lembro o modelo da Betinho, só lembro que era quadradinha com o cabo envernizado.

Eu comecei a jogar quando ganhei da Brahma (ou pepsi não lembro) um kit de ping pong, 2 raquetes com e.v.a., uma redinha e bolas krolon. Essas bolas eram armas mortais, se acertar alguem mata.
Ganhava de todo mundo em casa (mesa da cozinha) e na vizinhança (mesa de cimento do parquinho), mas quando fui brincar em um clube o Fioravante/Guarulhos fui conhecer o que era tenis de mesa.
O prof nem deixou eu usar minha super raquete de eva da Brahma, ele me emprestava uma raquete quadradinha. Edu e Medina eram super gente boa.
Eu andava uns 8km pra jogar TM. Nessa época o Claudio Kano era vivo e ganhava tudo, eram bons tempos.

Depois de um tempo eu comprei uma Sunflex. Ela era classica e eu não consegui me acostumar, então comprei uma madeira TSP e uma Sriver 1.8 usada. Não sei o porque mas sentia muito xoxa, vibrava muito.
Depois de alguns meses eu ganhei a Betinho de aniversário, me sentia o bonzão com ela. Sempre cuidei muito bem dela e achava que era como uma butterfly, yasaka… Ela me acompanhou uns 5 anos.

Meu jogo era mais smarsh, forçava bastante no saque e batia seco. A Betinho era perfeita, pesada e tinha muito efeito (minha raquete referencia era a sunflex :whistle: ).

Lembro até hoje da cagada de tentar arrancar a borracha pra colar uma sriver. Matei a raquete tentando tirar os restos de borracha com estilete. :frowning: :frowning: :frowning:

A Betinho era bem pesadinha. Mas era muito bonita e me rendeu bons momentos. Saudades. :cheer:
Depois da Betinho tive mais 3 raquetes (essas tenho até hoje), mas nunca achei uma que me apegasse tanto quanto ela.

Agora estou testando esta cascola. E pela primeira colagem já constatei que gruda melhor que Vipal + reducola. E sai bem mais barato, já que paguei 7,00 numa latinha de 230g. Mas vi diferença na proporção de mistura. Enquanto com Vipal e reducola eu misturava praticamente meio a meio, com a cascola eu coloquei 2/3 de cascola e 1/3 de reducola. O cheiro não é muito agradável, mas é suportável. E a colagem reforçada compensa. Nenhuma cola a base de água proporcionou uma colagem tão boa.
Reparei também que com a mistura de cascola a borracha esticou mais do que com a mistura de vipal. Não vi incremento de velocidade, apenas um toque melhor pois a adesão ficou melhor.

1 Curtida

Fala Mestre Nakata.
Que bom que você está testando a Cascola Tradicional. Continue mandando suas impressões ao longo do processo, por gentileza.
A Cascola Tradicional faz uma colagem inacreditavelmente boa. O custo benefício é enorme, acho que vale muito a pena.
Ainda preciso fazer mais um último teste para chegar a uma conclusão final sobre as colas alternativas encontradas no Brasil. Colar com a mistura de Cascola Tradicional + Solvente Brascola (com tuluol na fórmula). Vou fazer o mesmo com a Vipal. Minha teoria é que as borrachas terão um acréscimo bem maior de velocidade, mais no caso da Vipal. Se a previsão se confirmar, será possível cravar de uma vez por todas de onde afinal vem a velocidade obtida com o efeito cola e porque.
Isso é importante pra mim pois estou à procura da melhor fixação possível, com o menor efeito de cola rápida possível (de preferência nenhum efeito).Quero ele apenas em borrachas lentas como as Hurricane e Skyline por exemplo.
Abraço.

caramba, bolas krolon… o amigo que lembrou disto me lembrou quando eu tinha 10 pra 11 anos, eu lembro que a primeira vez que vi uma bola butterfly, suflex ou nittaku la pelos 2 anos, eu vi a bola pedra que eu jogava, rapaz estas bolas eram duras e faziam um barulho alto, era muito barata esta bola a gente uma vez tentou quebrar ela com as mãos e era muito difícil. pedrada mesmo, poxa este tópico foi bom pra mim, fiz a besteira de comprar uma Butterfly Wakaba 2000 queria reaproveitar a madeira para colocar outras borrachas mas to vendo que e muito complicado e melhor comprar outra raquete mesmo e depois colar as borrachas, problema no momento e a grana, mais vou juntar. abraço a todos.

Retificando meu post: a adesão ficou boa até demais. Fui retirar a borracha e perdi um pedaço de esponja para a madeira. Ou seja, a cola ficou muito grossa. Agora irei refazer a mistura cascola/reducola na proporção 50:50.

AE O CAMPEÃO VOLTO :stuck_out_tongue: :woohoo: :woohoo: :woohoo: .

Misturo sempre no olhômetro, mas tenho a impressão que minha mistura seja mais ou menos perto dessa proporção, talvez até um pouquinho mais… A primeira vez que usei essa cola não diluí. Pensa num negócio difícil de retirar… Hahahahaha. Tive que gastar mais ujm monte de cola para dissolver e mesmo assim o resultado foram várias bolhas nos dedos. Depois de testes e mais testes consegui achar o ponto de equilíbrio. Deixo bem rala e cola que é uma beleza. Na hora de tirar forma uma película bem fácil de retirar, parecida com aqueles vídeos da Tear Mender, que aliás ainda quero testar. Se for tudo que falam, é uma baita alternativa para a Cascola Base D’água, já que vem em potes menores e tem um ótimo preço.

Hahahahahaha! Tem que respeitar o Soberano!!! Por essa nem o M1to esperava… kkkkkk

Saudações corinthianas, :slight_smile:

Depois de uma serie interminavel de colagens ruins com voc free tive uma razoavel e gostaria de compartilhar.
Uso a DHS#15 Glue VOC FREE 50ml e nunca consegui uma boa colagem, ontem com muita raiva fiz um teste e foi bom.

Procedimento:
1- espalhar a cola na borracha e na raquete.
2- esperar secar até ficar transparente
3- espalhar uma camada fina na borracha e unir as duas partes.

Eu nunca fiz o 3º passo e sempre achei xoxa parecia que uma peq parte da borracha não tinha sido colada na madeira, com essa camada de cola “não seca” resolveu essa sensação.
O problema é que a secagem demora. Eu deixei prensada uma noite. Talvez seque em menos tempo, mas não da pra colar e depois de 5min ater bola.

Muita gente começa com a Butterfly Wakaba 2000, não é ruim é cara.
Se vc treina em algum clube conversa com a galera, muita gente consegue reaproveitar. No meu caso eu tinha uns 15 anos e sempre fui “patão”, nunca me dei bem com trabalhos manuais. Se vc for caprichoso consegue tirar as borrachas direitinho.

Na loja do site tem uma raquete galaxy N6+borrachas por uns 90 reais, eu comprei para meus filhos e gostei muito, pelo preço eu aconselho.

Fui trocar a borracha de uma raquete para recreação que eu tenho aqui em casa, quase precisei usar uma britadeira. Bom, uma ano atrás quase perdi metade dos dedos da mão direita tentando arracar a borracha que tinha vindo com ela. Depois, na pressa de deixar a raquete menos ruim, colei uma borracha usada nela com Vipal pura (primeira vez que eu usei essa cola), porque estava sem solvente e achei que não teria problemas para retirar (cola de contato [VOC ou a base de solvente] sempre dá a falsa impressão de que não vai colar direito porque a gente junta borracha e madeira depois da cola seca… rs).
Enfim, mais uma luta épica terminada, pelo menos o resultado foi bom e, dessa vez, COM CERTEZA (pelo amor de Deus! rsrs) a borracha vai descolar facilmente da madeira e não terei que desgastar meus já arrebentados dedos… rsrsrsrsrs
Mais uma dessas e eu poderei fazer companhia ao Lula no hall dos aposentados por falta de dedos. hauhauhauahua
Abraço a todos.

[quote=“didiosan” post=99808]Fui trocar a borracha de uma raquete para recreação que eu tenho aqui em casa, quase precisei usar uma britadeira. Bom, uma ano atrás quase perdi metade dos dedos da mão direita tentando arracar a borracha que tinha vindo com ela. Depois, na pressa de deixar a raquete menos ruim, colei uma borracha usada nela com Vipal pura (primeira vez que eu usei essa cola), porque estava sem solvente e achei que não teria problemas para retirar (cola de contato [VOC ou a base de solvente] sempre dá a falsa impressão de que não vai colar direito porque a gente junta borracha e madeira depois da cola seca… rs).
Enfim, mais uma luta épica terminada, pelo menos o resultado foi bom e, dessa vez, COM CERTEZA (pelo amor de Deus! rsrs) a borracha vai descolar facilmente da madeira e não terei que desgastar meus já arrebentados dedos… rsrsrsrsrs
Mais uma dessas e eu poderei fazer companhia ao Lula no hall dos aposentados por falta de dedos. hauhauhauahua
Abraço a todos.[/quote]
Meu dedão doi só de ler isso.
A gente conhece um verdadeiro mesatenista pelas digitais. :cheer:

[i]Meu dedão doi só de ler isso. A gente conhece um verdadeiro mesatenista pelas digitais.[/i]

Vc quer dizer q pra identificar um verdadeiro mesatenista é só “não” ter digital né Fábio… kkkkk.

Aqueles q tem menos experiencia em tirar a cola da borracha e madeira, vai uma dica, sempre venha puxando com o dedão, “evite empurrar com o dedão”, assar e gastar as digitais vai acontecer do mesmo jeito… hehe, mas pelo menos nao corre o risco de PARTIR A PELE DEBAIXO DA UNHA pois isso é péssimo.

[quote=“fabio.s” post=99813][quote=“didiosan” post=99808]Fui trocar a borracha de uma raquete para recreação que eu tenho aqui em casa, quase precisei usar uma britadeira. Bom, uma ano atrás quase perdi metade dos dedos da mão direita tentando arracar a borracha que tinha vindo com ela. Depois, na pressa de deixar a raquete menos ruim, colei uma borracha usada nela com Vipal pura (primeira vez que eu usei essa cola), porque estava sem solvente e achei que não teria problemas para retirar (cola de contato [VOC ou a base de solvente] sempre dá a falsa impressão de que não vai colar direito porque a gente junta borracha e madeira depois da cola seca… rs).
Abraço a todos.[/quote]
Meu dedão doi só de ler isso.
A gente conhece um verdadeiro mesatenista pelas digitais. :cheer:[/quote]

Pode crer Fabio.
Meus dedões e indicadores já estão criando calos… hahahahaha
Daqui a pouco vão criar uma regra para retirar cola da madeira e borrachas para preservar os dedos dos mesatenistas. Eu aprovo!!! kkkkkkkkkkk