Colas alternativas e boosters

a coppa eu já colei, só que ainda não bati bola com ela, mas a m1 tá demorando muito pra desenvergar, a vipal não segurou não. tem alguma cola mais forte?

Tem sim. Cascola Tradicional com Reducola. Duas demãos na borracha e uma na raquete devem ser suficientes. Comigo sempre deu certo. Uso direto quando as borracha envergam demais com o uso do booster. Segura legal e sai bem fácil, igual aqueles vídeos da Tear Mender.
Abraço.

e onde eu compro elas? hahahahahaha

Dá uma olhada nas suas MP. Qualquer dúvida me avise.
Abraço e bons treinos.

Ao DidioSan!

Pergunto:

Em uma raquete já montada como DHS e borrachas PF4, o que posso passar para que a borracha fique com mais eficiência?

Usei um gel comum e ela ficou até melhor nos xotes, afinal.

Qual material, produto com preço acessivel posso usar sem comprometer as borrachas?

Até mais.

Olá pessoal… vi este tópico e gostaria de perguntar algumas coisas:

• A cola VIPAL + reducola não estão proibidas?
  • Há alguma cola a base de água que turbine as borrachas modernas?
  • QUal a diferença entre a Tear Mender e a Cascola e as colas sem química vendidas na europa? (a base de água)
  • Como “colar” a borracha depois de usar Óleo Singer? Bem. parece uqe vc passa o óleo em X vezes e depois usa cola comum? E por quanto tempo o óleo dá uma turbinada na borracha?
  • Só mais uma coisa, usar CASCOLA com REDUCOLA? Mas isso não é proibido visto que a Reducola CHEIRA pacas… ou vocês usam apenas para jogar por aí, em vez de torneios?

Fiz estas perguntas pois ADORAVA usar Vipal com Reducola… era um grande prazer usar borrachas “turbinadas”… mas depois das novas regras… só borrachas tensionadas com cola a base de água… ai. ai.ai.

Abraço!

como colar borrachas depois de usar oléo singer . colando com cola vipal . vamos la pra fixa bem . tem que pasa 2 mão de cola vipal na borracha so que não ja pode cola na hora por que a cola vai ta meia seca ainda vai aos pouco comesa descola por que a borracha ta envergada . é bom faze esse proçesso de colagem primeiro pase a cola vipal na borracha . 2 mão i deixe seca tipo ums 2 dia todo dia fique a apertado a a borracha com a cola com o dedo ate ela seca bem na borracha fixa bem na esponja . depois pase cola vipa na madeira i cole e deixe + 1 na prença . ou algum peso en cima . pq se vc na hora ja quizer cola de ves não vai fixa bem vai comesa descola nos canto … outra alternativa colando borracha com booster oléo singer . usando cascola cascorez eu recomendo que use ( ferro de pasa roupa quente ) apertado prençando a borracha e madeira por algums segundo . se não não fixa não cola bem . pelo menos comigo da serto

[quote=“PauloSantosMALBA/CORTEZItaquera” post=99649]Ao DidioSan!

Pergunto:

Em uma raquete já montada como DHS e borrachas PF4, o que posso passar para que a borracha fique com mais eficiência?

Usei um gel comum e ela ficou até melhor nos xotes, afinal.

Qual material, produto com preço acessivel posso usar sem comprometer as borrachas?

Até mais.[/quote]

Bom dia Paulo.
Olha, testei várias dessas receitas caseiras para melhorar efeito de borracha, recuperar a viscosidade, hidratar o topsheet e te digo que não houve, pelo menos no meu caso, ganho em qualquer desses quesitos. O que você pode fazer são alguns cuidados para prolongar a vida útil da borracha ou deixá-la mais rápida.

O básico seria:

• Limpar as borrachas ao final de cada treino ou jogo com algodão ou esponja própria para limpeza, usando água ou produto específico.
  • Colocar películas protetoras nas borrachas antes de guardar.

Para melhorar a performance:

• Recolar as borrachas após um a três meses (dependendo da frequência de uso) ou quando perceber que elas estão ficando xoxas.

Se você não joga campeonatos oficiais:

• Colar com Vipal ou Cascola Tradicional e Reducola.

O problema é que não sei se é possível descolar as borrachas de raquetes montadas sem danificá-las.

Por isso talvez o mais recomendado seria você treinar com sua atual raquete e quando sentir que já não tem o mesmo rendimento pensar na troca do equipamento,mas dessa vez por uma raquete melhor e que te dê a possibilidade de trocar as borrachas. A diferença de preço não é tão grande, mas os benefícios que isso trará ao teu jogo serão enormes.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Bom dia, DIDIOSAN! :slight_smile:

Era nisso que eu queria chegar… Não sendo campeonatos oficiais (estaduais ou do país) o pessoal AINDA TEM USADO a mistura VIPAL + REDUCOLA! (??)… essa mistura, REALMENTE turbina a borracha!!! :woohoo: e como! MEsmo assin ainda tenho algumas dúvidas, pode me ajudar?

a) Eu uso borracha tensionada SOFT (DONIC, TIBHAR, CORNILLEAU) , se usar vipal com reducola, o que pode acontecer, e em quanto tempo? :huh:
b) como funciona a mistura CASCOLA TRADICIONAL + Reducola? E quais os efeitos dela sobre o mesmo tipo de borracha?
c) o que me incomóda é usar essa “mistura” e o alto cheiro que fica na mala e raqeuteira… fora uqe o pessoal que for jogar comigo pode chiar :oops: , não é? O Que fazer neste caso? :huh:

Abraço!

[quote=“pitch64” post=99652]Olá pessoal… vi este tópico e gostaria de perguntar algumas coisas:

• QUal a diferença entre a Tear Mender e a Cascola e as colas sem química vendidas na europa? (a base de água)
  • Como “colar” a borracha depois de usar Óleo Singer? Bem. parece uqe vc passa o óleo em X vezes e depois usa cola comum? E por quanto tempo o óleo dá uma turbinada na borracha?
  • Só mais uma coisa, usar CASCOLA com REDUCOLA? Mas isso não é proibido visto que a Reducola CHEIRA pacas… ou vocês usam apenas para jogar por aí, em vez de torneios?

Fiz estas perguntas pois ADORAVA usar Vipal com Reducola… era um grande prazer usar borrachas “turbinadas”… mas depois das novas regras… só borrachas tensionadas com cola a base de água… ai. ai.ai.

Abraço![/quote]

Fala pitch64.
Vamos por partes, vou responder essa postagem primeiro e depois a segunda.
Está proibido o uso de colas rápidas em jogos oficiais, por isso aconselhamos o uso apenas recreacional, ou para quem não disputa torneios. Pra dizer bem a verdade, a Cascola Tradicional não apresenta o mesmo desempenho da Vipal, sendo que as duas foram diluídas com Reducola na mesma proporção. Não uso esse tipo de cola para ter ganho de velocidade e sim porque elas fixam muito melhor as borrachas na raquete do que qualquer cola VOC Free. Só isso.
De qualquer forma existem opções de cola VOC Free alternativa, como a Cascola Base D’água e a Tear Mender.
Existe uma cola da Haifu que é VOC Free e supostamente ajuda a tensionar a borracha. Nunca usei, mas parece que funciona mesmo.
Tear Mender, Cascola Base D’água são colas VOC Free. Cascola Tradicional, Vipal e outras, são colas a base de solvente. Após a retirada do Tuluol (que dava o efeito alucinógeno na cola) da fórmula tanto da Cascola Tradicional quanto do Reducola não vi realce de performance na Cascola Tradicional, só na Vipal que ainda tem Tuluol na fórmula. Ainda preciso testar isso mais a fundo, mas por enquanto a impressão é essa.
O óleo singer ou parafina líquida você passa uma demão, deixa secar por 24 horas, passa outra demão, espera mais 24 horas e assim sucessivamente. A quantidade de demãos vai de gosto mesmo. Importante salientar que o uso de booster também é proibido em torneios oficiais, embora quase todos os Top Players usem (pelo menos os da China). Cola depois que booster secar. Dependendo do quanto a borracha envergar, fica difícil colar com Vipal. Prefiro Cascola Tradicional. De qualquer forma tem que juntar borracha e raquete, passar o rolo e colocar um livro em cima com um pesinho.
Veja, existem dois tipos de Cascola que podem ser usadas como cola alternativa para Tênis de Mesa. Cascola Base D’água (VOC Free) e Cascola Tradicional (a base de solvente). Só a segunda você deve diluir com Reducola (solvente próprio para colas da Cascola).

Acho que é isso. Vamos continuar trocando ideias e tirando dúvidas.
Abraço.

[quote=“pitch64” post=99652]Olá pessoal… vi este tópico e gostaria de perguntar algumas coisas:

Abraço![/quote]

Esqueci uma informação importante. O efeito do óleo singer ou parafina líquida dura cerca de um mês, às vezes um pouco mais e isso independe do número de demãos.
Depois respondo a segunda postagem sua.
Abraço.

[quote=“pitch64” post=99658]Bom dia, DIDIOSAN! :slight_smile:

Era nisso que eu queria chegar… Não sendo campeonatos oficiais (estaduais ou do país) o pessoal AINDA TEM USADO a mistura VIPAL + REDUCOLA! (??)… essa mistura, REALMENTE turbina a borracha!!! :woohoo: e como! MEsmo assin ainda tenho algumas dúvidas, pode me ajudar?

a) Eu uso borracha tensionada SOFT (DONIC, TIBHAR, CORNILLEAU) , se usar vipal com reducola, o que pode acontecer, e em quanto tempo? :huh:
b) como funciona a mistura CASCOLA TRADICIONAL + Reducola? E quais os efeitos dela sobre o mesmo tipo de borracha?
c) o que me incomóda é usar essa “mistura” e o alto cheiro que fica na mala e raqeuteira… fora uqe o pessoal que for jogar comigo pode chiar :oops: , não é? O Que fazer neste caso? :huh:

Abraço![/quote]

Fala pitch64!

Vamos ao seu segundo post então. Desculpe a demora, mas tava meio corrido pra mim essa semana… Pode perguntar a vontade, isso enriquece o tópico.

A) Em borrachas tensionadas não recomendo usar cola a base de solvente porque esponjas da nova geração são mais porosas e macias e podem ter sua estrutura comprometida pela cola. O melhor tipo de borracha pra usar booster (e essa cola também) são as chinesas (H2, H3, TG2, TG3 e afins) e euro/jap com esponja mais firme. Essa dica quem me deu foi o Nakata e nas minhas experiências com borrachas euro/jap (usadas, claro) só confirmaram a informação. Em algumas eu passei várias demãos de cola com bastante solvente só pra ver qual o ponto de saturação, onde a esponja começa a ter problemas e não há como denifir isso ao certo. Borrachas iguais deterioram em pontos diferentes, então não há como fazer com segurança, saber qual é o limite. Se quiser testar. Agora para quem, como eu, só está e busca de uma colagem melhor e passa no máximo duas demãos de cola na borracha, dá pra usar tranquilo. O risco, teoricamente existe, mas nunca tive qualquer problema, nem com Vipal, nem com Cascola Tradicional.

B) Cascola Tradicional e Vipal (ambas são diluídas com Reducola) são as melhores colas que existem em termos de fixação. Isso é um fato. Qual a diferença entre elas então. A Vipal turbina a borracha porque ainda tem Tuluol na Fórmula que, junto com o solvente, tensiona a esponja dando mais velocidade. No caso da Cascola, o efeito é diferente. Não percebi acréscimo de performance nas borrachas coladas com Cascola Tradicional, se tiver é praticamente imperceptível. Outra diferença é que a Cascola Tracional cola um pouco melhor que a Vipal (na minha opinião), por isso sempre uso ela quando as borrachas estão muito tensionadas por causa do booster. Ela sai da esponja e da raquete de forma muito parecida com a Tear Mender (dá uma olhada nos vídeos do Youtube). A Vipal cola bem a borracha e ainda tem um plus: sai da borracha e da espoja com muita facilidade.

C) Com relação ao cheiro não tem muito o que fazer,embora cola VOC Free não tenha exatamente o melhor dos cheiros, as colas a base de solvente tem odor mais forte. Sobre essa questão de fair play, tem um ponto importante a ser considerado. O efeito da cola só dura algumas horas. Eu não uso essas colas pelo aumento de performance. Uso porque colam melhor, custam menos e ponto. Se gostasse de cola VOC Free, usaria Cascola a Base D’água que você compra um quilo pelo preço de um tubinho de cola de marca de 50ml. Acho o preço abusivo, mas não vou entrar no mérito da questão. Como não uso pelo aumento de velocidade, colo minhas borrachas nas raquetes que uso pelo menos 12 horas antes de usá-las (normalmente 24h antes). Sempre vai ter esse mi mi mi, principalmente quando você ganhar as partidas, mas na realidade não há efeito de cola que dure mais do que duas ou três horas. É muito diferente você colar as borrachas na noite anterior e colar antes do jogo ou treino.

Espero terdado uma clareada. Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço.

[quote=“pitch64” post=99658]Bom dia, DIDIOSAN! :slight_smile:

Abraço![/quote]

Fala pitch64!

Vamos ao seu segundo post então. Desculpe a demora, mas tava meio corrido pra mim essa semana… Pode perguntar a vontade, isso enriquece o tópico.

A) Em borrachas tensionadas não recomendo usar cola a base de solvente porque esponjas da nova geração são mais porosas e macias e podem ter sua estrutura comprometida pela cola. O melhor tipo de borracha pra usar booster (e essa cola também) são as chinesas (H2, H3, TG2, TG3 e afins) e euro/jap com esponja mais firme. Essa dica quem me deu foi o Nakata e nas minhas experiências com borrachas euro/jap (usadas, claro) só confirmaram a informação. Em algumas eu passei várias demãos de cola com bastante solvente só pra ver qual o ponto de saturação, onde a esponja começa a ter problemas e não há como denifir isso ao certo. Borrachas iguais deterioram em pontos diferentes, então não há como fazer com segurança, saber qual é o limite. Se quiser testar. Agora para quem, como eu, só está e busca de uma colagem melhor e passa no máximo duas demãos de cola na borracha, dá pra usar tranquilo. O risco, teoricamente existe, mas nunca tive qualquer problema, nem com Vipal, nem com Cascola Tradicional.

B ) Cascola Tradicional e Vipal (ambas são diluídas com Reducola) são as melhores colas que existem em termos de fixação. Isso é um fato. Qual a diferença entre elas então. A Vipal turbina a borracha porque ainda tem Tuluol na Fórmula que, junto com o solvente, tensiona a esponja dando mais velocidade. No caso da Cascola, o efeito é diferente. Não percebi acréscimo de performance nas borrachas coladas com Cascola Tradicional, se tiver é praticamente imperceptível. Outra diferença é que a Cascola Tracional cola um pouco melhor que a Vipal (na minha opinião), por isso sempre uso ela quando as borrachas estão muito tensionadas por causa do booster. Ela sai da esponja e da raquete de forma muito parecida com a Tear Mender (dá uma olhada nos vídeos do Youtube). A Vipal cola bem a borracha e ainda tem um plus: sai da borracha e da espoja com muita facilidade.

C) Com relação ao cheiro não tem muito o que fazer,embora cola VOC Free não tenha exatamente o melhor dos cheiros, as colas a base de solvente tem odor mais forte. Sobre essa questão de fair play, tem um ponto importante a ser considerado. O efeito da cola só dura algumas horas. Eu não uso essas colas pelo aumento de performance. Uso porque colam melhor, custam menos e ponto. Se gostasse de cola VOC Free, usaria Cascola a Base D’água que você compra um quilo pelo preço de um tubinho de cola de marca de 50ml. Acho o preço abusivo, mas não vou entrar no mérito da questão. Como não uso pelo aumento de velocidade, colo minhas borrachas nas raquetes que uso pelo menos 12 horas antes de usá-las (normalmente 24h antes). Sempre vai ter esse mi mi mi, principalmente quando você ganhar as partidas, mas na realidade não há efeito de cola que dure mais do que duas ou três horas. É muito diferente você colar as borrachas na noite anterior e colar antes do jogo ou treino.

Espero terdado uma clareada. Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço.

Bom dia, DIDIOSAN!

Leio tanto detalhes neste forúm forte e altamente técnico que ainda fico um pouco confuso

1- O que passar na raquete pura quando compramos uma antes de colar?

2- Que cola é satisfatória para colar o conjunto raquete e esponja já com borracha colada?

3- Que cola é satisfatória para colar somente a borracha quando se desprende da esponja?

Até mais.

[quote=“PauloSantosMALBA/CORTEZItaquera” post=99690]Bom dia, DIDIOSAN!

Leio tanto detalhes neste forúm forte e altamente técnico que ainda fico um pouco confuso

1- O que passar na raquete pura quando compramos uma antes de colar?

2- Que cola é satisfatória para colar o conjunto raquete e esponja já com borracha colada?

3- Que cola é satisfatória para colar somente a borracha quando se desprende da esponja?

Até mais.[/quote]

Boa tarde Paulo.
Isso é normal, também me senti assim várias vezes, mas a diferença é que nesse Fórum a galera ajuda é muito participativa e mesmo.

Bom, vamos lá então:

1. Minha recomendação é sempre selar a raquete antes de colar. Isso ajuda a fechar as fibras da madeira evitando que a cola ancore e arranque lascas na hora de tirar a borracha da madeira. Você pode usar os selantes de marcas tradicionais de Tênis de Mesa ou o selante alternativo. Testei e recomendo o selante da Suvinil. O problema é que só vende em latas de um litro (pelo menos aqui não achei menor), então se você puder comprar ou pedir uma quantidade menor em uma marcenaria ou fábrica de móveis seria ótimo. Dá uma lida nos posts anteriores que num deles eu comparo o custo de materiais de marca e alternativos. Dá pra ter uma ideia clara sobre a diferença de preços.

2 ) Qualquer cola faz esse serviço. O problema nesse caso, é que raquetes montadas de recreação (não é o caso da que é vendida na loja aqui do Fórum) são difíceis de retirar a borracha. Vai esfarelar toda e ainda assim não será nada fácil remover a danada… rsrsrs. Digo por experiência própria. Pra colar depois de remover as borrachas, aí é questão de gosto. Tem as colas VOC Free e as a base de solvente. Gosto particularmente da Vipal e Cascola Tradicional (ambas a base de solvente), mas qualquer uma vai fazer o serviço com alguma competência.

1. Nunca consegui sucesso com recolagem de borracha em esponja e desconheço alguém que tenha conseguido.

Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraço.

Pra colar depois de remover as borrachas, aí é questão de gosto. Tem as colas VOC Free e as a base de solvente. Gosto particularmente da Vipal e Cascola Tradicional (ambas a base de solvente), mas qualquer uma vai fazer o serviço com alguma competência.

[quote=“didiosan” post=99691][quote=“PauloSantosMALBA/CORTEZItaquera” post=99690]Bom dia, DIDIOSAN!

Neste caso: Depois de remover as borrachas> seria(borracha/esponja) ainda unidas?

Na 3ª resposta também li muito a respeito de colas na madeira, esponja ou semelhantes (eva) e borracha,
e não consegui uma resposta em outras pesquisas, pois são processos diferenciados na ação química de um
produto quando é usada na madeira, na esponja e na borracha.

Andei colando com a vipal(seria a mesma de remendo de camara de bicicleta), que também parece não ser eficaz, na esponja ou eva em união com a borracha.

Até mais.

Exatamente. tem que remover com cuidado, segurando sempre pela esponja, para não descolar o topsheet da espoja.

Essa colagem de topsheet e espoja ainda permanece um mistério para mim. Já tentei colar com várias substâncias diferentes e não consegui um resultado satisfatório com nenhuma delas. Se você descobrir alguma coisa que funcione compartilha com a gente.

Abraço.

Bom dia caros colegas, em especial ao DIDIOSAN!

Conforme fui lendo, “atrevo-me” a dar um palpite embasado na experiência de anos com essa coisa de colagem… rss

Quando sempre me confrontei com raquetes que já vinham “montadas de fábrica” (como as Butterfly Adoy, Sunflex Mikado, Betinho Emiko, Nittaku Blue RIbbon) o caminho para usar as madeiras não era fácil… mas com paciência tudo dá certo…

1º passo – Você pode tentar descolar a borracha “original de fábrica” assim:
- puxar uma ponta da borracha
- pingar devagar solvente de cola / thinner ou águaraz
- ir puxando aos poucos a borracha e pingando o solvente (isso requer paciência)

2º. Passo – Se a borracha rasgar ou se desprender da esponja e a esponja ficar na madeira, fazer o seguinte
- raspar a esponja com a unha, ou outra coisa (sem machucar a madeira)
- molhar com solvente e esfregar a película de cola que ficar na madeira (haja paciência)

3º. Passo – depois que a madeira ficar aparente (mas deve estar rustica ainda)
- lixar com lixa média (presa em uma superficie plena
- lixar com uma lixa fina e depois com uma tipo lixa d’água

4ª. passo
– a madeira vai estar bem lisa e macia (quase pronta para colar a nova borracha!)
- vá em alguma marcenaria e peça um pouco de seladora já diluída (SECA + RÁPIDO QUE VERNIZ!)
- pegue um pedaço de pano que não solte fiapo (ou pode ser um pouco de estopa)
- molhe (de leve) o tecido/estopa e passe uma camada fina na madeira
- a secagem leva questão de segundos

5ª. passo - PRONTO! A madeira tá pronta para colar e recolar a(s) borracha(s)
- cole quantas vezes quiser que não vai soltar ferpa!
- bom treino e jogo! :wink:

OBSERVAÇÕES:
A) quando lixar a madeira, prenda a lixa em algo com a superfície plana, pode ser um pedacinho de madeira, uma escola de sapato, um pedaço de sarrafo… assim a superfície da madeira não fica com ondulações!
B) o processo de passar “Seladora” pode ser usada para “selar” também toda a madeira (e assim evitar apodrecimento da madeira), basta passar com cuidado no cabo, na cortiça… Não passar sobre a plaquinha de acrílico… passe em volta dela… ou se for o caso, coloque ANTES um fita durex sobre a plaquinha para o solvente não entrar em contato com o acrílico dela!

Espero ter ajudado todos os colegas do MESATENISTA!!!

Se gostaram da dica, cliquem em AGRADECIMENTOS aí em baixo!!! rs

Pode desistir. É mais fácil o Flamengo vencer a copa do Brasil e o brasileirão em 2013 do que você conseguir uma colagem eficiente de topsheet e esponja.
Eu já tive topsheet e esponja de uma borracha chinesa separados de maneira uniforme (cuidado, pois algumas borrachas chinesas são um lixo). E o resultado menos pior que consegui foi usando uma folha dupla face própria para borrachas. Mas ainda assim teria que melhorar muito para ficar aceitável. Ficou cheia de bolhas, com sensação xoxa e lenta.

Bacana pitch64. Ótimas dicas! Continue se “atrevendo”… hehehehehe.
Abraço