Colas alternativas e boosters

Saudações mesatenísticas!
Nos últimos meses tenho me dedicado a testar colas alternativas e boosters. Depois de uma longa pesquisa aqui no Fórum e conversar com alguns colegas, resolvi por a mão na massa e testar algumas opções baratas e relativamente fáceis de encontrar. Vou postando nos próximos dias os materiais usados, madeiras, borrachas e os resultados alcançados. Quem puder compartilhar alguma coisa relacionada ao tópico, seria ótimo.
Meu objetivo é mostrar alternativas aos materiais específicos, os resultados e a maneira correta de proceder para chegar até eles. Não quero de form alguma conduzir um boicote aos materiais ‘oficiais’ ou dizer qual é o melhor, mas apenas mostrar opções que podem ser usadas junto com materiais de marcas conhecidas (meu caso) ou de forma exclusiva.

Para os experimentos usei os seguintes materiais:

Colas:

  • Cascola tradicional (base de solvente)
  • Cascola (base d’água)
  • Vipal

Solventes:

  • Reducola
  • Água

Boosters:

  • Parafina líquida
  • Óleo de bebê

Madeiras:

  • Xiom Zetro Quad (9-ply, wood, zylon carbon e carbon)
  • DHS PG7 (7-ply allwood)
  • Darker Speed 90 (hinoki 1-ply)
  • Yasaka Musashi

Consegui umas alternativas interessantes para selante ou selador também.

Várias borrachas.

Abraço a todos.

Didio para que você testou solvente e booster se ambos sao proibidos?

Abs

Fala DarkStalker.
Curiosidade. E uma das conclusões até o momento foi que tanto a cascola com solvente como base quanto o próprio solvente reducola não alteram mais a performance do material, provavelmente por causa da mudança na fórmula, que não tem mais toluol. De qualquer forma, quem joga torneios oficiais não deveria utilizar essas colas, meu foco aqui é só treinamento ou uso recreacional. O mesmo vale para o booster. Nesse último caso, já que ainda existe a possibilidade de liberação do booster, acredito que valha a experiência.
Abraço.

[quote=“DarkStalker” post=99031]Didio para que você testou solvente e booster se ambos sao proibidos?

Abs[/quote]

Nesse final de semana posto a primeira parte das experiências, cascola base d’água.
Abraço a todos.

Aproveitando um gancho no topico.

Qual cola tem sido melhor?

Eu usava a da Donic, depois testei uma da Giant Dragon (tem cheiro ruim até, parece amonia, mas o resultado de colagem é bom) testei também a da BTY. Todas estas três são muito parecidas.

Tem uma cola da TSP alguém já usou? Qual cola vcs tem usado?

Fmz didiosan,

Bem legal a sua atitude em compartilhar os testes, estamos aguardando.

Usou o que de selador?
Eu tava pensando em usar Impermeabilizante waterproof p/papel mas não sei se muda a dureza da madeira.
Eu uso esse spray no trampo pra aumentar a vida util de alguns manuais, desenhos…

Pra “turbinar” a cola uma vez vi uma materia que o cara usava várias camadas da cola Haifu não sei dá certo e nem se é fácil fazer camadas uniformes.

Quando eu usava cola rápida com reducola, a primeira colagem nem sempre ficava boa.
Mas vc percebe o efeito da cola porque a borracha estica e fica meio envergada.

Ahhh!!!
Não sei se é permitido em campeonatos e se ajuda em outros casos mas…
Minha Sriver 2.1 estava encostada há 8 anos, bem lisa e sem brilho.
Eu usei vaselina liquida comprada em farmacia e melhorou bem.
Se tiver uma borracha velhinha testa isso antes de jogar fora, a vaselina é bem baratinha e não tem cheiro.

Um bom selante é laca chinesa, fácil de achar e fácil de aplicar, só uma passarinha com algodão.

booster . alternativas . da um efeito muito bom e estica muito a borracha ate enrola e dura meses é ( olêo de maquina) de costura eu uso a marca singer. 2 reais preço . vick vaporub . ou . gelol tb funciona so que demora muito secagen ums 3 dias é bom pasar o dedo esfregando pra seca + rapido .

booster . alternativas . da um efeito muito bom e estica muito a borracha ate enrola e dura meses é ( olêo de maquina) de costura eu uso a marca singer. 2 reais preço . vick vaporub . ou . gelol tb funciona so que demora muito secagen ums 3 dias é bom pasar o dedo esfregando pra seca + rapido .

Sobre colas: Até hoje não encontrei uma cola VOC free que proporcione uma boa adesão. Sempre fica uma sensação de borracha meio solta, o que não me agrada. A melhor das colas brancas que testei foi a Nitaku Finezip, mas é caríssima e difícil de espalhar de maneira uniforme.
Por tudo isso continuo usando uma mistura de solvente Reducola com Vipal. Coloco meia lata (das de Fair Chack) de reducola e 6 tubinhos de Vipal. Gruda bem melhor, embora resulte em uma conjunto fora das regras de colagem. Para quem não disputa campeonatos, como eu, é uma alternativa.

Sobre boosters: Raramente uso, a não ser em casos onde eu quero aumentar o tamanho da borracha para caber em uma madeira maior. Para isso o booster é eficiente. O que eu uso é parafina líquida, que se encontra em lojas de artesanato. Mas além de esticar a borracha, também percebo que o uso deste produto amacia a borracha, ficando mole demais, dependendo da borracha. Por exemplo, usei em uma Rakza 7 Soft, que já é macia, e não gostei do resultado. Ainda não usei em borrachas chinesas, mas pode ser que o amaciamento neste caso seja positivo.

A melhor das tradicionais é sem dúvida a Finezip, da Nittaku. O problema é o preço. Das alternativas, a melhor combinação que eu achei foi Vipal com reducola e Cascola tradicional com reducola. A cascola base d’água eu tive a impressão que não colou tão bem quanto as outras. Ficou exatamente igual ao resultado obtido com as colas de marcas de tênis de mesa, o que não me agrada nem um pouco (com exceção da Finezip).
Abraço.

[quote=“Carlos-Jr” post=99036]Aproveitando um gancho no topico.

Qual cola tem sido melhor?

Eu usava a da Donic, depois testei uma da Giant Dragon (tem cheiro ruim até, parece amonia, mas o resultado de colagem é bom) testei também a da BTY. Todas estas três são muito parecidas.

Tem uma cola da TSP alguém já usou? Qual cola vcs tem usado?[/quote]

http://table-tennis-equipment-review.com/tear-mender-glue-review/

Nesse reviews o camarada testa uma cola barata alternativa a base de água, será que a gente consegue um similar?

Dos selantes, o melhor até agora é o suvinil diluído com thinner. Não mudou as características da madeira e recuperou até uma raquete velha com algumas lascas soltas.
Selante é essencial para colagem com colas alternativas, já que estas colam melhor que as tradicionais e podem danificar as madeiras que não foram seladas de fábrica. usando selante, pode colar sem medo.

Essa cola da Haifu parece que vem com booster integrado, já li uns reviews e parece que funciona mesmo. Como booster me decidi pela parafina líquida, embora ainda vá testar uns materiais que nosso amigo diego.x.twister indicou. A parafina apresentou resultados muito bons especialmente com borrachas chinesas médias e duras. Com borracha euro/japa tem que usar com cuidado já que estes materiais tem esponja mais macia e portanto de fácil decomposição. Com borracha tensionada eu desaconselho o uso de booster, porque certamente vai danificar a borracha.

Com a mudança da fórmula da cascola, notei que seu antigo efeito também foi bem acentuado. Estou tentando conseguir um pouco de cola rápida (fórmula antiga) para poder fazer uma comparação mais eficiente.
Abraço.

[quote=“fabio.s” post=99044]Fmz didiosan,

Bem legal a sua atitude em compartilhar os testes, estamos aguardando.

Usou o que de selador?
Eu tava pensando em usar Impermeabilizante waterproof p/papel mas não sei se muda a dureza da madeira.
Eu uso esse spray no trampo pra aumentar a vida util de alguns manuais, desenhos…

Pra “turbinar” a cola uma vez vi uma materia que o cara usava várias camadas da cola Haifu não sei dá certo e nem se é fácil fazer camadas uniformes.

Quando eu usava cola rápida com reducola, a primeira colagem nem sempre ficava boa.
Mas vc percebe o efeito da cola porque a borracha estica e fica meio envergada.

Ahhh!!!
Não sei se é permitido em campeonatos e se ajuda em outros casos mas…
Minha Sriver 2.1 estava encostada há 8 anos, bem lisa e sem brilho.
Eu usei vaselina liquida comprada em farmacia e melhorou bem.
Se tiver uma borracha velhinha testa isso antes de jogar fora, a vaselina é bem baratinha e não tem cheiro.[/quote]

Já tinham me falado sobre esse material, mas não consegui encontrar ainda para fazer o teste.

[quote=“didiosan” post=99066]Dos selantes, o melhor até agora é o suvinil diluído com thinner. Não mudou as características da madeira e recuperou até uma raquete velha com algumas lascas soltas.
Selante é essencial para colagem com colas alternativas, já que estas colam melhor que as tradicionais e podem danificar as madeiras que não foram seladas de fábrica. usando selante, pode colar sem medo.

Essa cola da Haifu parece que vem com booster integrado, já li uns reviews e parece que funciona mesmo. Como booster me decidi pela parafina líquida, embora ainda vá testar uns materiais que nosso amigo diego.x.twister indicou. A parafina apresentou resultados muito bons especialmente com borrachas chinesas médias e duras. Com borracha euro/japa tem que usar com cuidado já que estes materiais tem esponja mais macia e portanto de fácil decomposição. Com borracha tensionada eu desaconselho o uso de booster, porque certamente vai danificar a borracha.

Com a mudança da fórmula da cascola, notei que seu antigo efeito também foi bem acentuado. Estou tentando conseguir um pouco de cola rápida (fórmula antiga) para poder fazer uma comparação mais eficiente.
Abraço.

[quote=“fabio.s” post=99044]Fmz didiosan,

Bem legal a sua atitude em compartilhar os testes, estamos aguardando.

Usou o que de selador?
Eu tava pensando em usar Impermeabilizante waterproof p/papel mas não sei se muda a dureza da madeira.
Eu uso esse spray no trampo pra aumentar a vida util de alguns manuais, desenhos…

Pra “turbinar” a cola uma vez vi uma materia que o cara usava várias camadas da cola Haifu não sei dá certo e nem se é fácil fazer camadas uniformes.

Quando eu usava cola rápida com reducola, a primeira colagem nem sempre ficava boa.
Mas vc percebe o efeito da cola porque a borracha estica e fica meio envergada.

Ahhh!!!
Não sei se é permitido em campeonatos e se ajuda em outros casos mas…
Minha Sriver 2.1 estava encostada há 8 anos, bem lisa e sem brilho.
Eu usei vaselina liquida comprada em farmacia e melhorou bem.
Se tiver uma borracha velhinha testa isso antes de jogar fora, a vaselina é bem baratinha e não tem cheiro.[/quote][/quote]
Te mandei uma PM.

diego.x.twister.
Sugestões muito interessantes sobre boosters e inéditas, pelo menos para mim. Vou testar assim que puder.
Abraço.

Eu tive a mesma impressão durante meus testes. Para quem gosta de cola VOC free, a cascola base d’água é uma boa pedida, vou explicar os procedimentos logo mais. A vipal é ótima, bom preço e cola muito bem a borracha na madeira, sendo relativamente fácil de retirar depois. A Cascola tradicional (de cor amarela) também é excelente, mas precisa ser diluída. Com a proliferação de borrachas tensionadas velozes de várias marcas, não achei fundamental o uso de booster, a não ser que ele seja liberado oficialmente. Mas uma coisa é certa, para quem joga com borrachas chinesas tacky, vale muito a pena. A borracha fica mais macia e dispara bem mais.
Abraço.

[quote=“Nakata” post=99055]Sobre colas: Até hoje não encontrei uma cola VOC free que proporcione uma boa adesão. Sempre fica uma sensação de borracha meio solta, o que não me agrada. A melhor das colas brancas que testei foi a Nitaku Finezip, mas é caríssima e difícil de espalhar de maneira uniforme.
Por tudo isso continuo usando uma mistura de solvente Reducola com Vipal. Coloco meia lata (das de Fair Chack) de reducola e 6 tubinhos de Vipal. Gruda bem melhor, embora resulte em uma conjunto fora das regras de colagem. Para quem não disputa campeonatos, como eu, é uma alternativa.

Sobre boosters: Raramente uso, a não ser em casos onde eu quero aumentar o tamanho da borracha para caber em uma madeira maior. Para isso o booster é eficiente. O que eu uso é parafina líquida, que se encontra em lojas de artesanato. Mas além de esticar a borracha, também percebo que o uso deste produto amacia a borracha, ficando mole demais, dependendo da borracha. Por exemplo, usei em uma Rakza 7 Soft, que já é macia, e não gostei do resultado. Ainda não usei em borrachas chinesas, mas pode ser que o amaciamento neste caso seja positivo.[/quote]

Tem sim fabio.s. A Cascola Base d’água tem a composição bem semelhante às colas vendidas por marcas tradicionais de Tênis de Mesa. É muito barata, mas o problema é que não dá pra comprar sozinho. O menor recipiente que encontrei dela pra vender tem 1kg, que se tratando de cola, é coisa pra caramba. O ideal é rachar com o pessoal do treino ou com amigos, aí fica beeem interessante. O pote de 1kg custa cerca de R$ 40,00 a R$ 45,00 o que dá de R$ 4,00 a R$ 4,50 cada 100g. Custo-benefício imbatível para o mesmo resultado obtido com as colas tradicionais, na minha opinião.
Abraço.

[quote=“fabio.s” post=99065]http://table-tennis-equipment-review.com/tear-mender-glue-review/

Nesse reviews o camarada testa uma cola barata alternativa a base de água, será que a gente consegue um similar?[/quote]

Bom, conforme tinha prometido, vou começar a postar os resultados obtidos com as experiências com colas, booster e selantes ou seladores.
A primeira parte será dedicada à Cascola Base D’água, vendida em potes de 1kg e 5kg! A não ser que você tenha uma escola de Tênis de Mesa, seja comerciante do setor ou fabrique materiais não compre o de 5kg. É muita coisa! Comprei o de 1kg (por R$ 45,00) para os testes (em nome da ciência… rs) e estou à beira do desespero. Não tem como usar isso em menos de 10 anos sozinho, tempo mais do que suficiente para estragar a cola, rsrs. Como eu disse compre em sociedade e seja feliz, se você gosta de colas VOC Free ou joga torneios oficiais.
Os resultados obtidos por mim com esse tipo de cola de contato foram exatamente iguais aos que eu conseguia com colas de grandes fabricantes, como Andro, Butterfly, Donic, Dandoy (que pra mim deve ser essas colas alternativas vendidas em quantidades menores), Chinesas de nome impronunciável, TSP, DHS, etc… A única diferença é que a Cascola você precisa diluir antes de aplicar nas borrachas e na madeira.
Não gosto de cola branca de marcas tradicionais, logo, também não gostei da Cascola Base D’água, ficou como terceira opção após a conclusão de meus testes. É só questão de gosto, portanto muuuuuuuuuuito subjetivo, não quer dizer que esse tipo de cola seja pior ou menos eficiente que os outros. Só me adaptei melhor com Cascola tradicional e Vipal. Só isso. Se você usa cola VOC Free e quer algo mais em conta, compra Cascola Base D’água e seja feliz.

Dica muito importante: Sempre aplique pelo menos uma camada de selante ou selador, como queiram, em todas as faces da raquete que irão receber borrachas. O procedimento é muito barato e simples. Compre um selante de marcas famosas ou alternativas (suvinil foi o melhor que eu encontrei). Lixe as superfícies da raquete que irão receber o produto com uma lixa d’água (bem fina), ou a mais fina que você encontrar, até a madeira ficar bem lisa. Não precisa muita força, afinal não queremos diminuir a espessura da madeira, apenas tirar algumas arestas que podem deixar a face irregular. Depois de devidamente lixada e limpa (tem que retirar o pó depois de passar a lixa), aplique uma demão de selador com um pincel fino, espalhando bem, com movimentos longos para as duas direções (seguindo o sentido das fibras). Depois disso deixe secar em local arejado. Em cerca de 4 hora está pronta para receber a cola escolhida por você (seca antes disso, mas não custa ser precavido).

Essa regra do selante vale para TODAS as colas, se sua raquete não veio com selante de fábrica. A maioria das raquetes vem seladas de fábrica, mas se não for o caso da sua, passe o selador. Essa é a razão número um para as reclamações de que as colas alternativas arrancam lascas da madeira. Eu já tive uma raquete decepada por uma cola de fabricante conceituado. Culpa da cola? Não, culpa minha que não sabia dessa dica e colei uma raquete que não foi selada previamente, sem passar o selante eu mesmo. Depois que aprendi isso, nunca mais tive problema com cola alguma, alternativa ou de grife. Para isso precisei, literalmente, me lascar (com o perdão do trocadilho).

O selante deixa a madeira levemente brilhante e muito mais lisa do que antes de aplicar o produto. O selante suvinil, desde que devidamente diluído (vou ver minhas anotações e posto aqui depois a quantidade de thinner x selador), não altera as características da madeira. Quando você perceber que a camada de selador estiver acabando (o que pode acontecer entre seis meses e um ano, dependendo da quantidade de recolagens que você fizer), lixe a madeira novamente, limpe e passe outra demão de selador. Pronto.
Tem gente que passa duas demãos de selador. Com o da marca suvinil, achei desnecessário, correndo-se o risco de deixar a madeira muito lisa e portanto difícil de colar.

Dúvidas, ideias e sugestões, por favor postem.

Abraço a todos.

Sobrou selador da suvinil? Vende um pouco pra mim.
Os potes costumam ser muito grandes pra usar só uma vez.

Parabéns pela iniciativa.