Colas alternativas e boosters

Obrigado fabio.s.
E como sobrou! Comprei uma lata de 1 litro e parece que nem foi usada… hehehehe.
Manda teu endereço por MP que eu envio pra você. Você quer selante puro ou diluído?
Abraço.

[quote=“fabio.s” post=99075]Sobrou selador da suvinil? Vende um pouco pra mim.
Os potes costumam ser muito grandes pra usar só uma vez.

Parabéns pela iniciativa.[/quote]

sim é ineditas msm rs . mais pior que funciona msm . eu descobri a pouco tempo isso. eu so um curioso nese tema . o olêo de maquina é um lubrificante multi-uso tb . e seca rapido é dura muito tempo o efeito e estica bastante a borracha . ja a otras alternativas q eu sitei funciona tb gelol so q essa demora um pouco pra seca . mais nem se compara ao olêo de maquina . eu usei olêo de maquina singer. usei nas borracha tenergys . e o efeito foi otimo mais doq o esperado . eu li que vc espremento cascolas qual é melhor a base de agua ou solvent oque vc acho qual é a melhor vo esprementa . nunca utilizei .acostumei a so usar vipal . vo comesa usar cascola

Das três (Vipal, Cascola Tradicional e Cascola Base D’água), achei a Vipal com Reducola e a Cascola Tradicional com Reducola as melhores opções. Com vantagem para Vipal com Reducola. Mas qualquer uma das duas é melhor que a Cascola Base D’água (ou colas VOC Free tradicionais), na minha opinião. Só usaria Cascola Base D’água ou as colas VOC Free se disputasse torneios oficiais, o que não é o caso, pelo menos por enquanto.
Essa dica do óleo de máquina vou testar com certeza.
Abraço.

fabio.s
Mandei uma MP pra você.

Vamos ao segundo material testado: Cascola Tradicional diluída com Reducola. Peço desculpas pela demora aos colegas que esperavam pelos relatos. Esse final de semana fiz uma investida no basquete (outro esporte que eu adoro) e me dei mal. No final do jogo, torci feio o tornozelo direito e ainda machuquei o pulso na queda (o que dificulta um pouco a escrita… hehehe).

É sempre bom lembrar, antes de colar qualquer borracha em qualquer raquete que você tenha, certifique-se de que sua madeira esteja selada. Depois que a madeira é selada, duas coisas mudam e são fáceis de perceber. Primeiro, a raquete fica um pouco mais brilhosa. O efeito não é tão intenso quanto um verniz, mas dá pra perceber. Segundo, a raquete ficará mais lisa, e isso é bem perceptível, basta tocar.

Importante: Se você joga campeonatos oficiais, não utilize Cascola Tradicional ou Vipal para colar suas borrachas. Você certamente terá problemas, pelo menos enquanto a regra não for revista. O mesmo vale para booster (alternativos ou de marcas tracionais). Se você quiser testar, faça isso em raquetes e borrachas usadas para recreação ou exclusivamente para treino.

Para aqueles que compraram ou comprarão raquetes, a grande maioria das raquetes de padrão profissional vem seladas de fábrica, especialmente as que custam mais de R$ 100,00. Não é uma regra infalível, mas na imensa maioria das raquete é assim. Na dúvida, pergunte ao vendedor. Alguns oferecem gratuitamente o serviço de selagem e já mandam a madeira pronta.

A Cascola Tradicional tem cor amarelada (ao contrário da Cascola Base D’água que é branca como as colas VOC Free de marcas conhecidas de TM). Na minha opinião, cola muito melhor do que a Cascola Base D’água e as colas VOC Free tradicionais. Era diluída com Toluol, e por isso antigamente foi amplamente usada como droga. O fabricante acabou mudando a fórmula para evitar o problema, mas com isso (pelo menos ao meu ver), perdeu-se a característica mais conhecida desse tipo de material (pelo menos para nós mesatenistas) - o efeito de velocidade e explosão causados pela antiga cola rápida. No tempo de caneteiro, lembro que borrachas lentas como a Mark V e Sriver (dois clássicos!) ficavam um foguete quando coladas com cola rápida. Para facilitar a aplicação e intensificar ainda mais o efeito, a cola era diluída com solvente (que também tinha toluol em sua composição).

Comprei uma lata de Cascola Tradicional, pensando em reviver os tempos áureos da cola rápida ou pelo menos equiparar minhas borrachas não tensionadas às mais modernas, fabricadas após a proibição da cola rápida. Especialmente algumas borrachas chinesas que possuo, como a DHS Hurricane 3 Neo, DHS Hurricane 3 e outras. Mas a realidade foi bem diferente. A Cascola Tradicional (com a nova fórmula sem toluol) não tem quase nada a ver com a antiga cola rápida, a não ser o cheiro que ainda não continua dos melhores… rs. A vantagem é apenas colar bem melhor a borracha na madeira. Portanto, se você quer usar borrachas chinesas ou não tensionadas, vai ter que fazer uso de booster, não tem jeito.

É minha segunda cola preferida, perdendo apenas para a Vipal. Vou fazer uma troca com o fabio.s, de parafina e selador por um pouco de cola rápida. Como a cola é importada, não deve ter essa restrição quanto ao uso de solventes. Quero usar a cola para comprovar se o toluol (ou a ausência dele) é mesmo o responsável pela diferença entre a cola rápida antiga e a nova. Ou se elas ainda são iguais e eu é que estou louco… hahahahahaha.

Informação Importante: Tem sempre que diluir as colas, quaisquer que sejam para poder aplicar de forma homogênea e com mais facilidade. No caso da Cascola Base D’água o solvente obviamente é água. No caso da Cascola Tradicional e da Vipal (da qual falarei em breve) o solvente é a Reducola. Sempre misturo solvente até a cola ficar mais líquida, mas o ponto certo é ainda escorrendo pelo pincel, nunca pingando. Uma dica é sempre guardar um pouco de cola não diluída para misturar caso erre-se o ponto.

Então é isso, prepare a raquete selando as faces da madeira que receberão borrachas (se sua raquete não vier selada de fábrica ou pelo vendedor). E depois de um tempo (seis meses a um ano, dependendo da frequência que você troca as borrachas) repita o procedimento. Depois dilua a cola e aplique normalmente.
Coloco o post sobre Vipal o mais rápido possível.

Abraço a todos.

Outra informação importante. Nunca testei a Cascola Extra e na verdade não o farei. Deve ser bem mais forte que a tradicional e não vejo necessidade já que a Cascola Tradicional e a Vipal me atendem muito bem.

Vou colocar um porém aqui. O uso de booster só será vantajoso se o jogador quiser mais velocidade. Para quem prefere bloquear, uma borracha não tensionada sem cola rápida nem booster é mais adequada. Eu mesmo uso uma TSP X´S F1 21 sem cola ou booster no backhand. E bloqueio muito melhor com ela do que com uma Rakza 7 Soft, por ex.

Vou colocar um porém aqui. O uso de booster só será vantajoso se o jogador quiser mais velocidade. Para quem prefere bloquear, uma borracha não tensionada sem cola rápida nem booster é mais adequada. Eu mesmo uso uma TSP X´S F1 21 sem cola ou booster no backhand. E bloqueio muito melhor com ela do que com uma Rakza 7 Soft, por ex.[/quote]

Bem lembrado! O que eu disse se aplica a um estilo de jogo ofensivo baseado mais em loop e drive. Para bloquear é melhor ter controle, como disse o Nakata, portanto sem nada que imprima mais velocidade.

Detalhe importante que acho que ajudará muita gente. SEMPRE dilua a Cascola Base D’água, Cascola Tradicional e Vipal antes de usar. São colas que vem de fábrica com muita consistência e necessitam ser diluídas para que se espalhem de maneira homogênea na madeira e borracha. Além disso, consistência muito elevada significa mais peso agregado ao conjunto. Sempre guarde um pouco da cola sem mistura e vá diluindo a outra porção de cola até ficar com a consistência adequada (mais fina, escorrendo do pincel, nunca gotejado). As colas tradicionais para TM já vem de fábrica diluídas, por isso não é necessário fazer esse procedimento, sob risco de até estragar a cola. Nesse caso, só se a cola endurecer.
Abraço.

Didiosan,

A cascola normal a base d´agua, qual a proporção que vc dilui?
Na hora de se retirar a borracha costuma estragar a borracha?

Certa vez pesquisei sobre estas colas novas parece que são feitas a base de látex, dai procurei mas não encontrei para comprar (moro numa cidade de interior) mas parece q existe uma cola de contato da marca formica a base látex e solúvel em água, já viu alguma coisa sobre isso?

Grato

Carlos

Fiquei devendo a proporção do selador da suvinil. São três partes de Thinner para 10 partes de selador.
Abraço.

Tenho uma DHS PF4 lacrada, se eu passar umas 5~6 mãos de vaselina ou oleo singer na esponja e depois mais umas 4 mãos de vipal diluida essa borracha vai ficar com a esponja mais mole?

[quote=“Carlos-Jr” post=99104]Didiosan,

A cascola normal a base d´agua, qual a proporção que vc dilui?
Na hora de se retirar a borracha costuma estragar a borracha?

Certa vez pesquisei sobre estas colas novas parece que são feitas a base de látex, dai procurei mas não encontrei para comprar (moro numa cidade de interior) mas parece q existe uma cola de contato da marca formica a base látex e solúvel em água, já viu alguma coisa sobre isso?

Grato

Carlos[/quote]

Fala Carlos.
Depende da borracha. As mais baratas se descuidar destrói a esponja, mas isso é culpa das borrachas nao da cola. Tem algumas borrachas caras que também estragam a esponja. Mas tirando com cuidado nao ter problema. Cuidado extra com borrachas macias e super macias, pois essas estragam fácil. Diluir corretamente e selar a madeira também ajuda muito. Mas até as galaxys que estão entre as mais frágeis, na minha opinião, suportam varias colagens e descolagens.

A proporção certa eu nao tenho, vou no feeling mesmo. Tenho a consistência das colas na cabeça e vou misturando até ficar do meu agrado. O ponto ideal é a cola ficar menos pastosa, mas escorrer do pincel sem gotejar. O Nakata usa meia latinha (das pequenas) de reducola para seis tubinhos de vipal. Vou medir certinho com cascola e vipal e posto aqui no tópico.
Já ouvi falar dessa cola, mas nao consegui achar pra testar (também moro no interior… kkkk).
Se vc conseguir achar a cola, testa pra gente e posta os resultados.
Abraço.

Didiosan,

Eu digo a cascola a base d´agua.
As outra com reducola, eu fazia no olho tb, apesar q eu gostava de diluir com fluido de isqueiro, é um pouco mais caro, mas ficava menos fedido, e ele parecia amaciar a borracha mais q o reducola.

Mas eu fiquei na duvida é sobre essas colas normais a base d´agua.

quem tive entereçe en testa booster . alternativas olêo singer

Attachments:

Fmz Diego,

Tipo qdo cola com vipal ela aumenta um pouco e enverga.
Quando vc passa o oleo singer a borracha expande?

Acho que to passando errado.
Passei só no top to sem cola, não queria arrancar a borracha.

quando passa o oleo ela enverga expande sim e muito . dependeno do tanto que vc pasa ela ate enrola . eu recomendo se caso vc vier a usar use poco algumas gotas e ela ja enverga bastante . se vc chega a usar umas 3 mão de oleo não recomendo pq dai ela vai espande enverga muito dai fica dificil pra cola segura . eu de teste pasei 3 mão de oleo ela enrolo bastante e ja fais + de 1 mes ela continua enrolado . dai tem que te uma cola boa vipal não segura . recomendo que use poco dai sim

Acho muitas demãos. Umas duas, no máximo três demãos de Booster já são suficientes para imprimir aquela velocidade extra na borracha. Vipal na borracha, no máximo duas demãos, senão o conjunto fica muito pesado, ainda mais se a raquete for clássica ou classineta, com duas borrachas.
O booster vai deixar a espoja mais macia e dilatada. É ótimo para borrachas chinesas tacky, que normalmente são duras.
Abraço.

[quote=“Carlos-Jr” post=99109]Didiosan,

Eu digo a cascola a base d´agua.
As outra com reducola, eu fazia no olho tb, apesar q eu gostava de diluir com fluido de isqueiro, é um pouco mais caro, mas ficava menos fedido, e ele parecia amaciar a borracha mais q o reducola.

Mas eu fiquei na duvida é sobre essas colas normais a base d´agua.[/quote]

Carlos-Jr, faço no olho também.
No caso da Cascola Base D’água pra mim é ainda mais fácil de diluir porque usei por muitos anos as colas VOC Free de marcas conhecidas então tenho bem nítida na cabeça a proporção. A próxima vez que for diluir marco certinho as proporções e posto aqui.
Abraço.

[quote=“fabio.s” post=99111]Fmz Diego,

Tipo qdo cola com vipal ela aumenta um pouco e enverga.
Quando vc passa o oleo singer a borracha expande?

Acho que to passando errado.
Passei só no top to sem cola, não queria arrancar a borracha.[/quote]

Tem que passar na espoja, espalhando bem com pincel ou aquelas esponjas de espalhar cola. Eu prefiro pincel. A espoja vai dilatando e envergando na hora. Passe a primeira demão de booster e espere secar. Tem gente que espera 24h, eu passo a noite e dou outra demão de manhã ou vice versa. Acredito que seja o suficiente. Depois de alguns meses tem que repetir o procedimento. Uma vez passei mais de três demãos de booster e a esponja descolou da borracha… rsrsrs. A borracha era baratinha, comprei para testar mesmo, mas em outra oportunidade fiz a mesma coisa em uma borracha chinesa top, porém usada e os locais por onde eu começava a passar o booster ficavam marcados na borracha. Tem que usar com cuidado, senão perde-se a borracha mesmo! Antigamente, na era pré-proibição de cola rápida, tenho a impressão que algumas borrachas eram feitas para cola rápida e suportavam toneladas de cola e booster. Hoje já não é mais assim. Tanto que em borrachas tensionadas é perigoso usar booster, correndo o risco de estragar a borracha irreversivelmente. Até em algumas borrachas não tensionadas é impossível usar booster, a esponja simplesmente “desfarela”.
Abraço.