Bom, vamos às impressões com relação à Vipal.
Após muitos testes e quase perder as digitais dos dois dedões de tanto esfregar borracha e madeira para tirar resquícios de cola, vamos ao que interessa.
Esse tipo de cola é muito espesso e praticamente impossibilita a sua utilização sem diluir (bastante) com Reducola. Aqui reside a primeira surpresa. Esperava um comportamento mais passivo após a incorporação do solvente, tal qual acontece com a Cascola Tradicional, que também é à base de solvente, mas não teve suas características modificadas com a diluição com Reducola. Não acredito que seja por causa da quantidade, já que deixei a Cascola bem rala, usando praticamente a mesma proporção adotada com a Vipal.
Ainda restava uma dúvida, sanada graças ao fabio.s, que me cedeu um pouco da cola rápida específica para tênis de mesa que ele comprou recentemente. A fórmula dessa cola importada é bem parecida com a Vipal, inclusive nas suas características físicas como viscosidade, densidade, cheiro e cor. Depois de testar as duas colas e chegar a resultados parecidos, ficou claro que o efeito de velocidade das duas colas rápidas tem que ver, além do uso do solvente, com a fórmula da própria cola.
Não sou químico e não tenho ideia do porquê as coisas funcionam dessa maneira, mas os resultados dos testes são inegáveis. Cascola Tradicional com Reducola se comporta de forma muito parecida com a Cascola Base D’água. Não enverga a borracha nem a deixa mais macia (a não ser que use parafina líquida ou outro booster, claro). No caso da Vipal e da Cola Rápida para tênis de mesa importada, a borracha inverga na hora, como acontecia antes de sua proibição. A velocidade aumenta consideravelmente e a borracha fica mais macia (essa maciez se acentua com o uso de booster). A Vipal cola tão bem quanto a Cascola Tradicional.
Portanto minhas considerações até o momento são:
Gosta de cola branca VOC Free e quer economizar dinheiro (muuuuuiiiiiiiiiiiiito dinheiro) - Cascola Base D’água.
Quer uma cola que fixe melhor, não joga torneios oficiais e não precisa de velocidade extra - Cascola Tradicional com Reducola.
Está em busca de uma melhor fixação com o plus de uma velocidade maior - Vipal com Reducola.
Quer acentuar ainda mais a velocidade ou amaciar as borrachas chinesas, geralmente duras e lentas - Passe duas ou três demãos de Parafina Líquida/Óleo Singer/Vaselina e cole com Vipal diluída em Reducola.
Lembrando que antes de usar qualquer uma das colas descritas acima, é IMPRESCINDÍVEL selar a raquete. Como selador, minha dica é selante Suvinil,
Preços médios: (a maioria desses produtos são encontrados apenas na internet, pelo menos no meu caso, com exceção da Cascola Tradicional).
Cascola Base D’água 1kg - R$ 52,00. (não tem menor)
Cascola Tradicional 230ml - R$ 13,00 (paguei R$ 8,00 em uma loja física). A de 870ml custa R$ 23,00.
Vipal 225ml - R$ 25,00.
Reducola 900ml - R$ 23,00.
Parafina Líquida 1l - R$ 22,00.
Óleo Singer 100ml - R$ 6,00.
Selador Suvinil 1l - R$ 22,00.
Espero ter ajudado.
Abraço a todos.