Colas alternativas e boosters

Estou bem curioso pra usar esse óleo singer como booster. Vou comprar ele hoje e fazer isso ainda essa semana. Pena que estou com o tornozelo direito e o punho direito torcidos, então, até depois do carnaval só vai dar pra dar umas petecadas mesmo… hehehehe.

Só uma dúvida. Demora muito pra secar? Parafina deixo de 10 a 12 horas e já aplico outra demão. No caso do óleo singer, como funciona?
Abraço.

Cuidado somente com o uso de Reducola, Vipal ou Booster em borrachas supertensionadas… Acelera bastante a formação de bolhas.

Existem borrachas que foram desenvolvidas para o uso de Booster, apesar de serem bastante boas sem. Ex: Linha Tenergy e linha Boost da Stiga.

Agora a maioria das tensionadas alemãs são mais sensíveis ao booster… já usei uma que deu bolha em 5 usos apenas.

[quote=“AlexandreMonteiro” post=99125]Cuidado somente com o uso de Reducola, Vipal ou Booster em borrachas supertensionadas… Acelera bastante a formação de bolhas.

Existem borrachas que foram desenvolvidas para o uso de Booster, apesar de serem bastante boas sem. Ex: Linha Tenergy e linha Boost da Stiga.

Agora a maioria das tensionadas alemãs são mais sensíveis ao booster… já usei uma que deu bolha em 5 usos apenas.[/quote]

É verdade, algumas literalmente esfarelam. Outro problema é que se exagerar descola a borracha da esponja. Fiz um teste com uma Dawei Super (usada mas que nunca tinha recebido booster ou cola rápida) ontem a noite e aconteceu exatamente isso. Descolou a borracha da esponja em alguns pontos. Duas ou três demãos de booster com pincel já são mais que suficientes e não estragarão as borrachas, desde que não sejam tensionadas ou supermacias.

Experimentei ontem o óleo singer para máquinas conforme a dica do colega diego.x.twister. Efeito igual ao da parafina, então a conclusão é: ótima opção para quem não encontra parafina líquida (meu caso). Se soubesse disso antes não teria comprado a parafina, já que óleo singer se encontra em qualquer lugar…

didiosan expremento o oleo singer que eu falei vc viu então comforme oque eu falei é uma boa alternativa para booster ja que booster não se vende en lojas na net aq no brasil pelo oque eu saiba . não é muito facil de se achar . ja tinha ouvido falar en parafina liquida so que não acha tb . pra exprementa . dai por acaso achei esse oleo aq en casa dai por curiosidade decidi esprementa pra ve . é o resultado foi bom . dai decidi posta aq . é tb é facil de se achar . e o preço é bem en conta . de 2 a 4 conto 100 ml

Ótima alternativa! Mesmo efeito da parafina com a vantagem de ser beeeeeeem mais fácil de encontrar.

A titulo de curiosidade, Parafina liquida = Oleo Mineral = Vaselina Liquida, são o mesmo produto.

Exatamente.

Seria interessante postar as borrachas que combinam com booster, ouse comportaram melhor após a aplicação do produto.
Nos meus testes cheguei à conclusão de que para uso de parafina líquida ou óleo singer, óleo mineral ou vaselina, as melhores são:

1º Borrachas chinesas (DHS Hurricane, DHS Skyline, DHS Memo, Dawei Spirit, Dawei Super, LKT Torrent, 729-05, 729-02 e 729 Cream).
2º Borrachas européias e japonesas da geração pré-cola VOC Free (Mark V, Sriver).
3º Borrachas européis e japonesas ‘modernas’, mas não tensionadas. (Galaxy Moon, Galaxy Mars V2, Xiom Musa)

Ainda estou devendo o review da Vipal. Ainda não postei porque faltam algumas experiências, muito interessantes por sinal. Vou aproveitar o carnaval para terminar os testes e publicar os resultados.
Alguns conceitos sobre cola/solvente podem mudar, talvez até drasticamente…

Bom, vamos às impressões com relação à Vipal.
Após muitos testes e quase perder as digitais dos dois dedões de tanto esfregar borracha e madeira para tirar resquícios de cola, vamos ao que interessa.
Esse tipo de cola é muito espesso e praticamente impossibilita a sua utilização sem diluir (bastante) com Reducola. Aqui reside a primeira surpresa. Esperava um comportamento mais passivo após a incorporação do solvente, tal qual acontece com a Cascola Tradicional, que também é à base de solvente, mas não teve suas características modificadas com a diluição com Reducola. Não acredito que seja por causa da quantidade, já que deixei a Cascola bem rala, usando praticamente a mesma proporção adotada com a Vipal.
Ainda restava uma dúvida, sanada graças ao fabio.s, que me cedeu um pouco da cola rápida específica para tênis de mesa que ele comprou recentemente. A fórmula dessa cola importada é bem parecida com a Vipal, inclusive nas suas características físicas como viscosidade, densidade, cheiro e cor. Depois de testar as duas colas e chegar a resultados parecidos, ficou claro que o efeito de velocidade das duas colas rápidas tem que ver, além do uso do solvente, com a fórmula da própria cola.
Não sou químico e não tenho ideia do porquê as coisas funcionam dessa maneira, mas os resultados dos testes são inegáveis. Cascola Tradicional com Reducola se comporta de forma muito parecida com a Cascola Base D’água. Não enverga a borracha nem a deixa mais macia (a não ser que use parafina líquida ou outro booster, claro). No caso da Vipal e da Cola Rápida para tênis de mesa importada, a borracha inverga na hora, como acontecia antes de sua proibição. A velocidade aumenta consideravelmente e a borracha fica mais macia (essa maciez se acentua com o uso de booster). A Vipal cola tão bem quanto a Cascola Tradicional.

Portanto minhas considerações até o momento são:

Gosta de cola branca VOC Free e quer economizar dinheiro (muuuuuiiiiiiiiiiiiito dinheiro) - Cascola Base D’água.
Quer uma cola que fixe melhor, não joga torneios oficiais e não precisa de velocidade extra - Cascola Tradicional com Reducola.
Está em busca de uma melhor fixação com o plus de uma velocidade maior - Vipal com Reducola.

Quer acentuar ainda mais a velocidade ou amaciar as borrachas chinesas, geralmente duras e lentas - Passe duas ou três demãos de Parafina Líquida/Óleo Singer/Vaselina e cole com Vipal diluída em Reducola.

Lembrando que antes de usar qualquer uma das colas descritas acima, é IMPRESCINDÍVEL selar a raquete. Como selador, minha dica é selante Suvinil,

Preços médios: (a maioria desses produtos são encontrados apenas na internet, pelo menos no meu caso, com exceção da Cascola Tradicional).

Cascola Base D’água 1kg - R$ 52,00. (não tem menor)
Cascola Tradicional 230ml - R$ 13,00 (paguei R$ 8,00 em uma loja física). A de 870ml custa R$ 23,00.
Vipal 225ml - R$ 25,00.
Reducola 900ml - R$ 23,00.
Parafina Líquida 1l - R$ 22,00.
Óleo Singer 100ml - R$ 6,00.
Selador Suvinil 1l - R$ 22,00.

Espero ter ajudado.
Abraço a todos.

Bom trabalho didiosan. Só não vá jogar nenhum torneio oficial onde tenha o Enez que te expulsam na hora… :lol:

Quanto a este procedimento eu estou fazendo o inverso. Depois que minhas borrachas estão com umas 5 ou 6 camadas de vipal + reducola (o que acontece depois de uns 2 meses, devido ao cola e descola), eu simplesmente passo 2 camadas de parafina líquida (1 em cada noite) e fica muito grudenta, só de diluir a cola acumulada na esponja. E ainda tem o bônus de ficar bem macia. Para borrachas chinesas fica ótimo. Aliás, em borrachas chinesas, quanto mais camadas acumuladas de vipal + redu fica melhor.

[quote=“Nakata” post=99157]Bom trabalho didiosan. Só não vá jogar nenhum torneio oficial onde tenha o Enez que te expulsam na hora… :lol:

Valeu Nakata! Hahahahahaha!!! Não vão me deixar entrar no ginásio… rsrsrs. Mexi tanto com cola ultimamente que estou achando que só eu, sem raquete, nem borracha já faço o Enez apitar. kkkkkkkkk!

Quanto a este procedimento eu estou fazendo o inverso. Depois que minhas borrachas estão com umas 5 ou 6 camadas de vipal + reducola (o que acontece depois de uns 2 meses, devido ao cola e descola), eu simplesmente passo 2 camadas de parafina líquida (1 em cada noite) e fica muito grudenta, só de diluir a cola acumulada na esponja. E ainda tem o bônus de ficar bem macia. Para borrachas chinesas fica ótimo. Aliás, em borrachas chinesas, quanto mais camadas acumuladas de vipal + redu fica melhor.[/quote]

Interessante. Vou experimentar esse método com certeza. Cola pra acumular nas borrachas é o que não falta… huahauhaua!

Aliás, grande parte do embasamento para planejar e executar esses testes foi conseguido graças a sua sapiência mesatenística e disposição em compartilhar os conhecimentos. ありがとう.

Didiosan, qual a proporção da mistura vipal e reducola? o material da vipal em lata é o mesmo de tubinho de 20ml, que também tem da UNIUM (cola cimento de borracha)

Ae galera uma opcao e a cola TEAR MENDER a base de agua no VOC ela e boa pois e muito facil de retirar a cola que fica na borracha!

http://www.youtube.com/watch?v=UWVCZG5YyA0

Eu usei e gostei :slight_smile:

Acho que é o mesmo, pelo menos eu uso como sendo a mesma coisa.

O Nakata usa uma mistura de solvente Reducola com Vipal de meia lata (das de Fair Chack) de reducola para 6 tubinhos de Vipal. Misturo no olhômetro mesmo. Os três produtos são iguais.

[quote=“Neustadt” post=99169]Ae galera uma opcao e a cola TEAR MENDER a base de agua no VOC ela e boa pois e muito facil de retirar a cola que fica na borracha!

http://www.youtube.com/watch?v=UWVCZG5YyA0

Eu usei e gostei :)[/quote]

Boa dica. Quanto custa a cola e quantos ml vem? É fácil de encontrar?
Abraço.

Valeu Didiosan
Comprei essa em um site por 15 dolares -500ml mas tem de 60 ml / 177 ml e 500 ml !

Neustadt.
Valeu pelas informações, só um detalhe. Nao pode postar links de produtos aqui no fórum. Edita o tópico e retira os dois links, por gentileza.
Vc já tinha usado outras colas VOC Free antes dessa? Que diferenças vc sentiu com a tear mender?
Abraço.