Colas alternativas e boosters

Fala pitch64!
Dá uma olhada na sua caixa de MP.
Abraço.

[quote=“Nakata” post=101026]A respeito de colas alternativas eu abandonei definitivamente a mistura cascola + redu. A fixação é ótima mas na retirada da borracha eu já rasguei várias esponjas. Por mais cuidado que eu tenha sempre acabo rasgando um pedaço.
Agora voltei para vipal + redu, que torna a retirada da borracha bem mais fácil.[/quote]

E aí Nakata, tudo certo?!
Isso aí é um saco mesmo. Pra não acontecer tem que acertar exatamente o ponto de mistura da Cacola com Reducola, coisa que eu acertava pouquíssimas vezes, então também parei. O que me desanimou mais e parou minhas pesquisas no assunto (pelo menos provisoriamente) foi a dificuldade de retirar a Cascola da madeira e principalmente da esponja. Depois de experimentar a Tear Mender então, foi até covardia… kkkkkkkkkkk. Outro mundo meu amigo. Meus polegares nunca foram tão felizes… hahahahaha!!!

Sei que você não é muito fã de cola VOC Free, mas essa valeria a pena experimentar.

Abraço.

Além do inconveniente de rasgar esponjas, a mistura de cascola + reducola tornava a borracha mais dura na minha opinião. Em algumas tensionadas isto não era problema mas em borrachas chinesas não era nada agradável, já que eu sempre desejei o contrário, ou seja, que elas se tornem mais macias.
A mistura de Vipal + reducola pode tornar a borracha chinesa mais macia mas somente depois de várias camadas.
Já a Tear Mender parece ser capaz de formar uma camada de cola suficiente para deixar o conjunto mais macio. Procede?

[quote=“Nakata” post=101031]Além do inconveniente de rasgar esponjas, a mistura de cascola + reducola tornava a borracha mais dura na minha opinião. Em algumas tensionadas isto não era problema mas em borrachas chinesas não era nada agradável, já que eu sempre desejei o contrário, ou seja, que elas se tornem mais macias.
A mistura de Vipal + reducola pode tornar a borracha chinesa mais macia mas somente depois de várias camadas.
Já a Tear Mender parece ser capaz de formar uma camada de cola suficiente para deixar o conjunto mais macio. Procede?[/quote]

Procede sim Nakata, porque várias camadas de Tear Mender acabam tensionando a espoja, fato que, embora menos evidente que a mistura Vipal + Reducola, é real. O tensionamento provoca o amaciamento, embora menor, da espoja.

Olá, galera!

Pelo que eu andei lendo nesse tópico, vocês manjam dessa história de solventes em colas.
Por isso mesmo que eu vou recorrer a ele pra buscar alguma ajuda.
Depois de algum tempo sem usar minha cola, quando eu abri, encontrei ela dura. Ela tá sólida! É uma DHS VOC free.
Meus amigos falaram pra solvente nela, mas não sei qual serve. Aqui em casa tenho Thinner e Água Raz, alguma serve?

Valeu, caras!

Bom dia rafakamada.
Já passei por isso, é relativamente comum.
As colas VOC Free depois de um tempo ressecam, pois a agua evapora deixando a cola mais espessa e por fim totalmente seca. O que você pode tentar é dissolver com água, já que colas VOC Free tem água como solvente. Porém dependendo do estado dela, não vai surtir o efeito desejado, mas não custa tentar.
Thinner e Água Raz são solventes para colas alternativas como Vipal e Cascola, entre outras.
Abraço.

Quem quer Tear Mender poe o dedo aqui, que já vai fechar! hauhauahuahauhau. Momento 5 years old… kkkkkkkkkk.

didio vc vai comprar mais ?

Dá uma olhada nas suas MP.

ok repondi lá.
abçs

Boa noite, alguem ja teve problema para colar uma madeira selada, com a tear mender, estou tendo este problema para colar uma raquete stiga

Renato nao usei a Tear Mender ainda, mas já tive problema com raquete selada usando cola a base d’agua sim, geralmente nao passo a 2ª mao de selante, para evitar q a face da madeira fique muito lisa mesmo. Já tive q passar lixa d’agua em madeira com muito selante para conseguir fixar bem a borracha.

Eu já tive. A primeira vez que usei na minha Zetro Quad, que tinha duas demãos de selante, não colou bem. Depois de uma lixada de leve e o próprio desgaste natural do selante com as colagens a coisa melhorou sensivelmente. Desde que passei a usar a Tear Mender, só aplico uma demão de selante. O resultado tem sido ótimo. A Tear Mender é uma cola excelente. Até postei essa informação sobre número de demãos de selante aqui no tópico um tempo atrás, porque quebrei a cabeça pra descobrir a causa do problema. Tira o excesso de selante que você vai ver o potencial que a cola tem.
Abraço.

Interessante. Pode ser algo relacionado com as colas VOC Free então. Porque na época da cola rápida, mesmo envergada colava bem (com pesinho em cima, claro. rsrs). As VOC Free eu sempre usei sem selante em caneta japonesa de hinoki 1-ply, então não tive essa referência. Aparentemente as colas VOC Free não se dão bem com selante em excesso. Já achei um tema para testes de final de ano… hahahahahaahha!
Abraço.

Assim, sempre selei minhas raquetes com Base de unha ( tipo esmalte )
Fica ótimo, a raquete não perde suas propriedades e é extremamente barato!!!

Acabei cometendo um equívoco, aqui, na verdade a base eu uso apenas no pedacinho entre a borracha e o cabo para que o suor nao penetre na madeira e acabe apodrecendo com o tempo. Peço desculpas pela informação da base de unha acima, na verdade se passar na madeira inteira, a borracha nao vai colar mesmo.

Falha nossa amigos.

Interessante RafaelYoga.
Mas cola bem usando colas VOC Free? Se puder descrever o procedimento que você usa com a base de unha, seria ótimo.
Abraço.

Hum… didiosan, não cheguei a testar com colas VOC Free, pois tenho litros e litros prontos da velha mistura VIPAL+Reducola, e como não ando treinando nem competindo nos últimos tempos, não tive oportunidade de realizar esse teste.

Porém se formos raciocinar, a capacidade de colagem é a mesma correto? Ela adere da mesma forma, só não fica tão rápida.

Óleo Singer para hidratar as borrachas.
Essa informação interessante que pode ser útil para muitas pessoas.

Passe óleo singer nas borrachas que começarem a dar sinais de ressecamento. Espalhe por toda a superfície de maneira uniforme. Não se preocupe com o aspecto melado da borracha após o procedimento. Parece que vai ficar uma porcaria, mas não vai, não se preocupem… hehehehehe
Após espalhar o óleo singer, deixe secar com a raquete deitada com a borracha para cima, o mais reto que você conseguir para não ter perigo do óleo escorrer antes de ser absorvido. Em poucos minutos a borracha absorve o óleo singer e seca, ficando mais brilhosa e com um pouco mais de atrito.
Em seguida faça o mesmo procedimento com a outra borracha se for clássista ou classineta.

Não faz milagre mas dá uma bela ajuda.

O ideal é usar aqueles produtos para limpeza da borracha após treinos e jogos, aumenta muito a vida útil da borracha. Quando sentir que ela está ficando sem atrito, passa óleo singer… hehehehehe

Existem alguns boosters que são próprios para Tênis de Mesa, vendidos em lojas especializadas. Funcionam da mesma forma. Você pode passar na esponja para ter mais velocidade e na borracha para hidratá-la.
Espero ter ajudado.
Se tiverem alguma coisa a acrescentar, opiniões ou impressões sobre esse procedimento postem aqui para enriquecimento do tópico.
Abraço a todos.

Didiosan, eu comprei um óleo mineral que todos falaram que era a mesma coisa do singer, a marca é king, foi 2 e 40.
O importante é que funcionou do mesmo jeito. Muito obrigado didiosan, sua dica salvou minha borracha. Eu já joguei e eu já quase não usava o back com medo da bola escorregar, agora ficou tudo OK.

Usei óleo de cozinha (de soja mesmo). Em um vídeo um rapaz diz que o melhor é de girassol. Passei com algodão, só uma camada fina e deixei secar. Testei em uma Donic Vario 1.5 com uns 20 anos… está com grip! Outro dia não resisti e passei na Galaxy Sun. Ficou mais rápida e com mais efeito, porém creio que mais macia também. Perdeu um pouco da precisão.

Usei a cola Haifu, que tem um cheiro forte de amônia. Funciona bem. Não sei dizer se acelera ou não. Usei 3 camadas na madeira e 2 na borracha.