Mitidieri, as coisas (pelo menos no Vale do paraíba) são mais ou menos assim: Neguinho chega na arquibancada do ginásio e todo mundo abre simultaneamente (parece até que foi ensaiado) a latinha de reducola quase puro e alguns nem usam o pincel, simplesmente derramam direto da lata. O resultado é previsível, uma catinga insuportável por quase todo o ginásio. E isso é apenas o mesmo procedimento que fazem nos treinos, mudando apenas o local de colagem porque o nosso técnico não suporta o cheiro (e quem suporta?) e obriga os caras a colarem lá fora. Eu fico imaginando se o fizessem dentro do salãozinho onde cabem 3 mesas…
Nakata, a diferença é que agora está proibido colar. Como eu já disse, fair-chack e vipal são a mesma m. Só o fato de ser pego colando é prova suficiente da falta. Vai todo fazer o ato ensaiado no banheiro?
Mas proibido colar dentro do ginásio já faz tempo que está. O que eu quero ressaltar é que ninguém por aqui dá a mínima se é proibido isso ou aquilo. A única coisa que importa p/ eles é uma colagem bem feita e a raquete estalando ao máximo. E isso vem da cultura desses jogadores. Sinceramente eu não acredito que, se a ITTF dizer que não pode mais tais jogadores mudarão de atitude.
E antes que me recriminem: eu não colo mais atualmente, afinal estou com uma madeira hinoki de 10mm e Sriver. Tentei colar mas a coisa ficou incontrolável.
Acrescentando: também não acredito que haverá punição alguma por parte dos dirigentes porque tal atleta usa cola. Porque simplesmente teriam que punir 90% dos atletas e acabaria o campeonato. Eis o panorama.
diante de tal argumento, nada mais a declarar
Brasil, país do futuro…
A liga do vale vai acabar ficando bem assim como o Nakata falou, igualzinho. Será que tem chance do Júnior tentar mudar algo? Sinceramente acho que não, apesar de querer queimar a lingua…
Pensando bem, os lugares mais prováveis de se conseguir aplicar esta medida são as ligas menores de outros estados. Em SP e outros lugares com maior número de atletas esqueçam.
Vou fazer minha parte…
A bryceFX vai pro back e vou achar qual das novas tensionadas usar com cola a base dágua.
No momento testava a Cesalo no back, mas ela só funciona com redu…
Aproveitando faço uma pergunta, especialmente ao Mitidieri…
Por exemplo, tenho essa bryceFX, onde já fiz algumas colagens com fair chack e já usei 3 dias de colagem usando so o redu (aproveitando a cola que já estava nela).
Ao fazer 1 colagem com redu…E esquecer a borracha na raquete, ou seja, nao mais descolar, estarei com a raquete “regularizada” ao usar a partir do 2° dia de colada? Ou ainda assim o tal produto da ittf analisador perceberia a presença do solvente maldito em um teste?..rs
2a pergunta) Esta brycefx que está com fair chack, e já foi usada redu umas vezes…Ao retirar todo o excesso de cola, posso eu fazer uma colagem com cola a base dágua e usar tranquilo?
abração e agradeço a paciencia d todos,
Vou fazer minha parte…
A bryceFX vai pro back e vou achar qual das novas tensionadas usar com cola a base dágua.
No momento testava a Cesalo no back, mas ela só funciona com redu…
Aproveitando faço uma pergunta, especialmente ao Mitidieri…
Por exemplo, tenho essa bryceFX, onde já fiz algumas colagens com fair chack e já usei 3 dias de colagem usando so o redu (aproveitando a cola que já estava nela).
Ao fazer 1 colagem com redu…E esquecer a borracha na raquete, ou seja, nao mais descolar, estarei com a raquete “regularizada” ao usar a partir do 2° dia de colada? Ou ainda assim o tal produto da ittf analisador perceberia a presença do solvente maldito em um teste?..rs
2a pergunta) Esta brycefx que está com fair chack, e já foi usada redu umas vezes…Ao retirar todo o excesso de cola, posso eu fazer uma colagem com cola a base dágua e usar tranquilo?
abração e agradeço a paciencia d todos,[/quote]
Vou tentar responder memso não sendo o Mitidieri:
Se a cola for removida a raquete estará legalizada pois os solventes e outros compostos orgânicos tb deixarão a borracha(os primeiros pela evaporação memso).
Sobre o ENEZ acredito que ele não detctaria uma raquete colada com fair chack após alguns dias pois haveria um quantia desprezível de solvente ainda na borracha. Mas não da pra botar a mão no fogo pois não sabemos a precisão do aparelho. Apesar disso a raquete teoricamente está ilegal pq foi usada cola irregular.(da mesma forma que estaria se fosse usada clean chack ou basic chack por exemplo)
é isso mesmo, Mola
Dizem por ai que depois de 2-3 dias nao há mais níveis detectaveis pelo enez
saiu esse texto no site da federaçao alemã…
vou deixar aqui registrado pro mitidieri ou outra pessos que entenda alemão possa traduzir (tradutores da internet ficam uma m…)
[b]Klärungsbedarf gibt es auf DTTB-Seite bei der neuen Kleberegelung, die das Board of Directors der ITTF am Freitag beschlossen hatte und zu der es mehrere offene Fragen gibt. In der kommende Woche werde der zehntgrößte deutschen Sportverband konkrete Anfragen an den Weltverband ITTF stellen, kündigte Weikert an.
“Zurzeit haben wir nicht mehr als eine Presseerklärung und noch keine konkrete Formulierung der neuen Regel, die wir schon bei unserer Bundeshauptversammlung in zwei Wochen für Deutschland umsetzen müssen.”
Fakt ist laut ITTF-Presseerklärung: Kleber, die flüchtige, organische Lösungsmittel enthalten, sind ab sofort verboten. “Wir sehen aber Probleme bei der Umsetzung”, erläuterte Weikert. “Sind adäquates Ersatzmaterial und Kleber mit anderer Zusammensetzung schnell und für die breite Masse lieferbar? Was passiert im Nachwuchsbereich, wo anders als bei den Erwachsenen schon ab Januar auf verbotene Kleber getestet werden soll?” Den Delegierten bei der BHV am 9. und 10. Juni in Frankfurt am Main sollen darauf Antworten geliefert werden.[/b]
Essas colas serão fabricadas mesmo com a proibição do seu uso ?
Ou os adeptos dela serão uma espécie de:
HERÓIS DA RESISTENCIA até acabar o estoque existente.
Creio que não haverá mais cola disponivel num futuro bem próximo .
E consequentemente quem adotar o uso da nova cola imediatamente levará grande vantagem sobre aqueles que resistirem ao seu uso , pois estes terão muito mais tempo de treino com a nova cola.
Isso se a nova cola for muito diferente das que voces usam.
E se é verdade que a nova cola é realmente igual ou bem proxima das que voces estão usando por que resistir a mudança?
Por que quebrar as regras ?
Na minha opinião é bagunçar o nosso esporte, regras são regras, por que não segui - las?.
Ainda mais essa que visa a integrídade física do jogador.
[quote=“NationalKid”:3m5cejxv]Essas colas serão fabricadas mesmo com a proibição do seu uso ?
Ou os adeptos dela serão uma espécie de:
HERÓIS DA RESISTENCIA até acabar o estoque existente.
Creio que não haverá mais cola disponivel num futuro bem próximo .
E consequentemente quem adotar o uso da nova cola imediatamente levará grande vantagem sobre aqueles que resistirem ao seu uso , pois estes terão muito mais tempo de treino com a nova cola.
Isso se a nova cola for muito diferente das que voces usam.
E se é verdade que a nova cola é realmente igual ou bem proxima das que voces estão usando por que resistir a mudança?
Por que quebrar as regras ?
Na minha opinião é bagunçar o nosso esporte, regras são regras, por que não segui - las?.
Ainda mais essa que visa a integrídade física do jogador.[/quote]
Colas como Fair Chack e etc devem ter parado de ser fabricadas hoje, ou param no máximo amanhã. :lol: A questão é que no brasil quase ninguem compra ess tipo de cola(que era legalizado). É tudo na base de cola Vipal(encontra em qualquer bicicletaria) mais Reducola. Isso ainda vai ser fabricado e (tomara q eu esteja errado) amplamente utilizado no brasil.
[quote=“Mitidieri”:3m11ail3]é isso mesmo, Mola
Dizem por ai que depois de 2-3 dias nao há mais níveis detectaveis pelo enez[/quote]
Por isso que fiz a pergunta…Ora…Se o Enez me diz que a raquete está OK, tanto faz se foi com cola rápida usada a 3 dias, ou com “water glue” 24h antes do evento, certo? A raquete estará ok.
Assunto concluído?..rs
Fiz a pergunta justamente pra saber se podemos usar as colas que temos (ainda) acesso até que se consiga das novas “water glue”.
[]´s
[quote=“AlexandreMonteiro”:3clttyt2]saiu esse texto no site da federaçao alemã…
vou deixar aqui registrado pro mitidieri ou outra pessos que entenda alemão possa traduzir (tradutores da internet ficam uma m…)
[b]Klärungsbedarf gibt es auf DTTB-Seite bei der neuen Kleberegelung, die das Board of Directors der ITTF am Freitag beschlossen hatte und zu der es mehrere offene Fragen gibt. In der kommende Woche werde der zehntgrößte deutschen Sportverband konkrete Anfragen an den Weltverband ITTF stellen, kündigte Weikert an.
“Zurzeit haben wir nicht mehr als eine Presseerklärung und noch keine konkrete Formulierung der neuen Regel, die wir schon bei unserer Bundeshauptversammlung in zwei Wochen für Deutschland umsetzen müssen.”
Fakt ist laut ITTF-Presseerklärung: Kleber, die flüchtige, organische Lösungsmittel enthalten, sind ab sofort verboten. “Wir sehen aber Probleme bei der Umsetzung”, erläuterte Weikert. “Sind adäquates Ersatzmaterial und Kleber mit anderer Zusammensetzung schnell und für die breite Masse lieferbar? Was passiert im Nachwuchsbereich, wo anders als bei den Erwachsenen schon ab Januar auf verbotene Kleber getestet werden soll?” Den Delegierten bei der BHV am 9. und 10. Juni in Frankfurt am Main sollen darauf Antworten geliefert werden.[/b][/quote]
Esta nota só reforça a insensatez desta proibicao relampago. Nao vou traduzir literalmente mas apenas a ideia desta nota:
-
A DTTB (Federecao Alema) urge esclarecimentos da ITTF sobre a nova regra. Nos proximos dias a DTTB vai enviar uma lista de perguntas concretas e especificas aa ITTF, as quais ela espera que sejam respondidas para que se possa formular a linha de acao em uma reuniao a ser realizada nos dias 9 e 10 de junho entre as federacoes estaduais.
-
Embora ainda nao haja um texto oficial da regra, mas apenas um nota de imprensa, claro esta que colas com VOC estao proibidas.
e aqui vem um detalhe interessante:
- A federacao alemã vê sérios problemas para a implementação da regra para a grande massa de praticantes (800.000 na Alemanha), pois há dúvidas de que exista o material para substituicao estocado em quantidade suficiente no mercado.
Apropo:
como será que fica o Pan?
achoque o pan entra com os mesmo protocolos de fiscalização usado neste mundial, ou seja, as colas atuais ainda serão usadas…
nao pode é exagerar no VOC…
acredito que o mesmo aconteça nas etapas do pro tour… só vai ser zero VOC mesmo depois das Olimpíadas…
abraço
P…! Bota próximo nisso. O título desse tópico nunca foi mais apropriado para o panorama aqui no Japão.
Vou contar uma historinha: Hoje eu fui a uma loja de tênis de mesa e me deparei com uma lata de 1L de Juic Ecolo Effect (minha cola favorita, por sinal) numa baita promoção, custando 17 dólares! De início pensei que era a última da loja ou coisa assim, mas logo vi uma fileira de latas na prateleira. Perguntei se o preço era aquilo mesmo ou se era a latinha com pincel que estava por 17 dólares. A vendedora disse que era a de 1L mesmo e me explicou tudo. Todas as colas rápidas conhecidas como a Ecolo Effect, TSP Eco Jet, Fair Chack da BTY, Gatien Speed Clean da Yasaka, etc, estarão banidas para sempre do mercado japonês a partir de 01 de setembro. Mas não de 2008 e sim de 2007!!! Ou seja, daqui a 3 dias! Qué isso! Não sei o porque dessa decisão, mas quem ousar vender alguma dessas colas rápidas no JP do mês que vem em diante estará sujeito a multa e processo. Então é por isso que a BTY estabeleceu o dia de lançamento da Bryce Speed exatamente para o dia 01/09/2007.
Vamos ver se alguns jogadores japoneses de destacam logo após as Olimpíadas de Pequim, afinal alguns desses jogadores devem treinar por quase 1 ano sem cola rápida.
Ah, finalizando, é claro que eu peguei uma lata daquelas. Não porque eu uso cola a cada treino ou jogo, mas porque já me acostumei a colar borrachas novas com cola rápida para depois cortar. Detesto mexer com cola fixa, é um grude só.
Salve Nakata,
Aqui na Alemanha, a proibição da cola se aplicará para as categorias infantil e juvenil já a partir do próximo dia 1 de setembro, isto é, a partir de já e com a devida fiscalização com o Enez.
Para adultos, está valendo aquela ladainha: cada um cola por sua conta e risco, a federação aconselha veementemente que não se use mais cola rápida etc, mas fiscalização que é bom só a partir de setembro 2008. O que equivale a liberar.
grandes liquidações ainda não estão acontecendo. Mas o que tem de lançamento de produto para depois da proibição não é brincadeira. praticamente todas as marcas já lançaram alguma coisa aqui no mercado alemão. A maioria aquela chatice de produto cuja aplicação demora 2 dias, efeitos durando 7 a 14 dias conforme bulas publicadas … Deixei de usar o ecolo expander por causa disso…
Que o pessoal de alto nível vai deixar de usar cola imediatamente eu duvido, Nakata.
Primeiro porque eles não precisam comprar na loja, eles ganham direto do patrocinador. Segundo porque muitos deles nem treina a maior parte do ano no Japão. Não imagino o Mizutani, por exemplo, deixnado de usar já.
E aproveito prá perguntar: a probição já vai valer agora pro circuito japonês ?
continuando …
porque na DTTL não está não… No jogo do Ochesenhausen contra o Plüderhausen eu pedi pra olhar a raquete do Leung, e meu, a um metro de distância já dava prá sentir o cheiro fortíssimo de cola, o cara deve passar uma trocentas camadas