Que o pessoal de alto nível vai deixar de usar cola imediatamente eu dúvido, Nakata.
Primeiro porque eles não precisam comprar na loja, eles ganham direto do patrocinador. Segundo porque muitos deles nem treinam a maior parte do ano no Japão. Não imagino o Mizutani, por exemplo, deixnado de usar já.
E aproveito prá perguntar: a probição já vai valer agora pro circuito japonês ?[/quote]
Sim, eu tinha me esquecido que alguns jogam no exterior. Sobre a proibição no circuito japonês eu não sei dizer, mas vou procurar saber com um recém-conhecido meu. Nas categorias menores como infantil e juvenil é provável que eliminem a cola já em setembro próximo, mas não tenho certeza. Digo isso porque a quantidade de jogadores infantis que jogam no estilo defensivo é inacreditável. Pelo menos para mim que NUNCA vi sequer 1 jogador defensivo infantil ou juvenil no Brasil. A cultura brasileira é completamente diferente tendo muito maior atração pelo estilo agressivo. Mas infantis japoneses driveiros eu arrisco dizer que são minoria, por incrível que pareça.