Com a adrenalina que está no jogo, duvido muito que qualquer um deles grite ou comemore.
O Zhang se ganhar acho que nem vai ter clima pra aprontar qualquer coisa.
Acho que errei !!!
PRos narradores falarem com alguma emoçao deve estar sendo muito dificil.
Jogo chato.
Zhang Jike campeão. Porém como eu esperava. Nada de corrida, nada de comemoração. nada de nada.
Estou totalmente desapontado com esse jogo. Ele ainda tentou fazer uma graça indo pra torcida mas da pra ver que ele nao está nem aí.
Bem frustrante.
Eita, set muito sem graça tb!!! Depois de começar um pouco melhor, ZJ deixa o WH fazer 7-5, ai qdo parecia q o WH faria 8-5, uma casquinha salvou o ZJ, q conseguiu empatar com um erro na recepcao do WH… E a partir dai, praticamente nao errou mais até fechar a partida !!!
É Bi, ZJ !!!
Mas q o jogo foi sem graça, ah isso foi !
Eu já assisti todas as finais de mundiais desde 1985 e esta foi disparada a PIOR DE TODAS. E digo isso apesar do meu jogador preferido ter vencido.
Parabéns ao Zhang Jike, mas pêsames para o tênis de mesa.
Nao só vc, como o Watanabe tb! Mas qdo ele disse ontem q com certeza daria WH, isso já garantia a vitoria do ZJ !
Zhang Jike vai virar lenda!
Bom.
Como todos viram, jogo chato, morno, e sem graça. A frieza deles ao disputar a final de um campeonato mundial é incrivelmente irritante.
Tecnicamente eles merecem sim. Mas a pouca garra que mostraram no jogo me deixa ainda mais revoltado.
Enfim, finalzinha chechelenta.
Mundial acabou, posso voltar a minha vida normal. rsrs
Volta ao trabalho rsrs.
Adriano!
Assim não vale, tá facil apostar nesta final, se tiver mais umas 3 finais, vai dar ZJ em todas.
Pelo que lembro do curriculo(de vice) de Grand Slam do WH.
Olimpiadas 2004
Copa do mundo 2005
Olimpiadas 2008
Mundial 2011
Olimpiadas 2012
Copa do mundo 2011
E agora, Mundial 2013
Alguem lembra de mais algum ?
Acredito que a ITTF venha com algumas mudanças futuramente na busca de mais equilibrio
nestas disputas, já mudaram os saques, a bolinha,as colas, dizem que os chineses usam
outros artificios como óleo para turbinar as borrachas, só sei que para o mundo não acaba
bem, essas disputas sempre acabarem da mesma forma.
Sendo assim não convence ainda a televisões comerciais do restante do mundo, nem tão
pouco aos noticiários televisivos de muitos continentes, ficando sempre aos apaixonados
deste esporte.
Pra quem ve o pódio só com chineses pensa que era um torneio que só chineses poderiam participar.
Realmente nao é nada atrativo para a mídia de qualquer lugar do mundo transmitir algo assim.
O que eu acho ? Mudanças nao vao mudar muita coisa. Pois ja temos prevista a mudança do tipo da bola para o ano que vem 2014.
Mude regra, mude quantidade de pontos, muda quantidade de atletas a participar dos torneios(daqui ha pouco vao diminuir a quantidade de atletas por país que podem participar de mundial, assim como fizeram nas olimpíadas), nada disso vai adiantar pois os chineses vao ser os que terão mais material para se trabalhar(quantidade de atletas jovens[le-se crianças]) e mais treinaram as novas regras, por isso eles vao continuar sendo os melhores.
Acho que nao mudaremos nada neste quesito apenas mudando regras e tentando fazer os chineses pararem de ganhar. Acredito que o caminho pra vitória é o intercambio tanto de ida de atletas pra la quanto a vinda de atletas para cá(resto do mundo).
Senao continuaremos tendo 3 ilhas de disputas no mundo.
China
Resto da Ásia vs Europa
América
[quote=“fabiokbssatte” post=100377]Pra quem ve o pódio só com chineses pensa que era um torneio que só chineses poderiam participar.
Realmente nao é nada atrativo para a mídia de qualquer lugar do mundo transmitir algo assim.
O que eu acho ? Mudanças nao vao mudar muita coisa. Pois ja temos prevista a mudança do tipo da bola para o ano que vem 2014.
Mude regra, mude quantidade de pontos, muda quantidade de atletas a participar dos torneios(daqui ha pouco vao diminuir a quantidade de atletas por país que podem participar de mundial, assim como fizeram nas olimpíadas), nada disso vai adiantar pois os chineses vao ser os que terão mais material para se trabalhar(quantidade de atletas jovens[le-se crianças]) e mais treinaram as novas regras, por isso eles vao continuar sendo os melhores.
Acho que nao mudaremos nada neste quesito apenas mudando regras e tentando fazer os chineses pararem de ganhar. Acredito que o caminho pra vitória é o intercambio tanto de ida de atletas pra la quanto a vinda de atletas para cá(resto do mundo).
Senao continuaremos tendo 3 ilhas de disputas no mundo.
China
Resto da Ásia vs Europa
América[/quote]
Por mais que a China dê alguma abertura aos outros países do mundo, o “pulo do gato” jamais será passado.
Agora… pra mim não existe segredo… O treinamento na China é feito com profissionalismo, tem grana sendo injetada, apoio científico e muitos anos de prática, profissionais de várias áreas (fisiologistas, psicologos, nutricionistas, educadores físicos, podólogos, médicos, fisioterapeutas) que entendem de TM.
Não é só por um motivo que a China vence tudo, mas sim o profissionalismo em tudo que fazem, no planejamento e execução de treinamentos, nas ligas, em tudo.
Na verdade até temos este profissionalismo, mas esta no vôlei, no judô, em partes no futebol.
O tênis de mesa aqui, não nasceu onde devia ter nascido dentro das escolas de ensino básico,
é apenas uma brincadeira de pátio, eu que faço um trabalho de motivador no TM, sei o quanto
é sofrido ter e organizar uma atividade nesta área. É assim; tudo primeiro, tênis de mesa se der
faz, pra minha sorte hoje estou em uma entidade profissionalizante que esta me dando tudo que
é necessário para a realização desta atividade, espaço, material, tempo, apoio e recurso humano
necessário para a prática gratuita dos praticantes.
É muito pouco no contexto nacional de nossos sonhos, mas é muito, comparado com outros
lugares, aqui mesmo no bairro de Itaquera-Capital-SP, que até tem um clube federado na FPTM,
mas que os praticantes necessitam de recursos materiais e financeiro para frequentar o mesmo.
E assim vamos, apaixonados pelo Tênis de mesa, acreditando no futuro melhor.
OBS: Nos países orientais (China, Japão, Coréia e Outros) , as crianças já são geradas na barriga
da Mãe ouvindo o barulho das bolinhas de Tênis de mesa, jogadas do lado de fora.
"É O ESPORTE DA FAMÍLIA ANTES DE TUDO"
[quote=“PauloSantosMALBA/CORTEZItaquera” post=100379]Na verdade até temos este profissionalismo, mas esta no vôlei, no judô, em partes no futebol.
[/quote]
Só que mesmo esse “profissionalismo” em alguns esportes q vc citou [poderia incluir tb natação!], nao chega nem aos pés do profissionalismo do TM na China q parece ser pensado para as futuras geraçoes e nao apenas para o “agora”.
É por isso q eles estão tao a frente dos demais paises.
Concordo com o q o Jornalista falou!
Por isso, mesmo q a maioria nao goste, é algo justo q eles mantenham todo esse dominio. Se nao aparecer um “fenomeno” em algum outro pais do Mundo, vai ser dificil tirar os titulos deles…
O Werner Schlager acho q foi o unico jogador q nao é um fenomeno, mas conseguiu desbancar os chineses, pq “baixou um santo nele” e ai deu tudo certo para ele e errado para os chineses em 2003. Fora esse titulo, desde 1999, o dominio é total da China nos Mundiais.
Pois é. Mas o que eu quis dizer sobre o intercambio é que mesmo sem passarem o pulo do gato, teremos o pessoal pegando experiencia com os jogadores de lá. Respeitando as proporções, no meu caso, ou até no caso de qualquer um, quando jogamos com um atleta mais forte da primeira vez, o resultdo é desastroso, porem se começamos a treinar junto, sempre estar jogando, vamos inconscientemente acostumando ao jogo dele e a disputa começa a ficar mais equilibrada.
Com relação ao Werner Schlager, naquele mundial tudo conspirou para que um chines não ganhasse. Sozinho talvez o Schlager nao teria conseguido, ele precisa agradecer tambem a uma atuação fora do normal do Joo Saekyuk que eliminou nada menos que o Ma Lin. Provavelmente o Schlager nao venceria um terceiro chines no torneio, o que tornaria o Ma Lin campeão mundial.
Para acontecer isso de um chines nao ser campeao mundial, nao precisamos de apenas um abençoado, mas 2 ou 3.
Neste ano, imaginem se no mesmo dia, nas quartas de final o Kenta e o Timo Boll vencessem seus jogos(falo isso pois os dois passaram realmente perto e fizeram jogos muito duros contra seus respectivos oponentes). Os dois poderiam ser destruidos na semi? Sim, porem a confiança da soberania chinesa estaria pelo menos pressionada na semi final e algum dos dois poderia ter se classificado para a final. E ai poderiamos ter uma reprise de 2003.
Pra mim a diferença esta na parte mental. Na final os dois nao gritaram, nao vibraram e tal, mas vendo os outros jogos, de chineses contra nao chineses, é uma gritaria desde o primeiro ponto. Se imagine do outro lado da mesa “puts o cara ja é o melhor do mundo e ainda fica gritando e me pressionando, ele nao precisa disso”, entao o jogo começa e os pontos vao saindo um atras do outro, logo o adversário perde as esperanças e entrega o jogo.
Alguem aqui no fórum falou no ano passado na final do mundial de equipes a seguinte frase :
- Olha como eles comemoram, até parece que eles são a zebra
Provavelmente os jogadores mais jovens da China já devem estar treinando com as novas bolas já faz algum tempo, quando elas forem obrigatórias nos campeonatos, eles já vão estar mais acostumados com elas do q todo o resto do mundo.
Mas de qualquer forma é difícil dizer qual realmente é o segredo deles, pois outros países asiáticos q tb levam a sério o TM, hj nao fazem frente aos chineses.
Nao acredito q haja 01 segredo, e sim uma combinação de vários deles…
Não discordo em nada na reflexão dos colegas!
hoje a china não tem mais o que esconder no TM,
com a internet mostrando jogos de quase todos torneios, e até mesmo da liga chinesa. Não há
segredo e sim combinações como foi dito, lembremos que a cultura esportiva da china antes
da abertura para o mundo era de total pressão a quem a representa-se no mundo esportivo, vcs tem
a lembrança de ZJ rasgando a camisa ao ser campeão em uma final de competição, em outros tempos
ele sumiria do cenário mundial certamente.
A China abriu para o mundo no cenário político e até social, mas a disciplina quanto ao atleta deste
pais ainda deve conter muitas didáticas e pressões políticas da China totalmente fechada, com sua
abertura a economia dela hoje chega certamente a 1ª do mundo talvez, então é varias combinações
mesmo.
Tênis de mesa é um esporte do berço, paixão nacional Chinesa, a economia a todo vapor, que pode
investir principalmente na menina dos olhos, o TM, vejam o legado da olimpíada neste pais, alguns
muitos positivos e outros não, houve espaços montados para certas modalidades que já foram destruídos
e feitos até shopping e parque no mesmo local, isso sem contar que a disciplina oriental até mesmo
aqui no Brasil não admite erros, falhas ou fracassos.
Vendo alguns vídeos fica claro o motivo do ótimo desempenho do Zhang Jike em grandes eventos como neste mundial.
Ele evidentemente não joga a todo vapor em etapas de pro tour, seletivas e torneios menores. Desta maneira ele sempre tem uma “reserva para gastar” em mundiais e olimpíadas. Mas isso é apenas uma pequena parte do seu sucesso.
Eu diria que Zhang tem grandes trunfos sobre seus oponentes:
- a força mental muito grande
- o vigor físico idem, um dos melhores do circuito
- o equilíbrio entre agressividade e segurança. Se observarmos seus jogos veremos que ele sempre desfere drives com muita segurança, fazendo a bola passar sempre alta em relação a rede.
Ma Long, por exemplo, joga com mais agressividade que Zhang, mas com muito menos segurança, quase no limite. Daí ele geralmente comete mais erros que Zhang, porém quando erra pouco geralmente vence tudo. Mas é um jogo de alto risco a se adotar num mundial.
Já Wang Hao tem bom equilíbrio mas carece do mesmo vigor físico dos 2 primeiros. E Xu Xin carece de maior força mental.
Enfim, Zhang é o mais completo entre os top players chineses. E da nova geração chinesa o único jogador semelhante a ZJK que vejo é o Yan An, mas ainda um degrau abaixo. Não duvido que, se Zhang conseguir uma vaga para as olimpíadas do Rio, se tornará bi olímpico também.
No jogo Xu XIn x Zhang Jike, quando Xu Xin vai ate os arbitros para falar sobre sua borracha preta, qdo vira para vermelha aparece o simbolo da borboleta… Ele nao e patrocinado pela Stiga, nao estava usando calibra? alguem sabe qual borracha ele esta usando
dou ate um chute… (Tennergy 64)