Caros amigos,
Apesar desta final ser a mais provável desde o começo do Mundial, eu não queria que ela acontecesse. Só vai empobrecer o tênis de mesa mundial. Todas essas especulações que estão tendo a respeito do WANG LIQIN entregar o jogo são péssimas para o esporte, e, principalmente para a China. E, convenhamos, dois atletas de um mesmo país na final, é super-chato. Sinceramente perdi o interesse em assistir a esse jogo. Quem acompanha o Tênis de Mesa mundial sabe que o Wang Liqin ganha do Ma Lin facilmente, assim como o Ma Lin ganha do Timo Boll mais fácil ainda e por aí vai.
Seria muito melhor para o esporte se houvesse um atleta não chinês na final. Imaginem se o Maze fosse para a final com o Wang Liqin. Seria sensacional! A Dinamarca, que ha algum tempo não tinha um atleta sequer entre os 50 primeiros, foi campeã européia e agora coloca um atleta na final do Mundial. Seria fantástico!!! Não haveria injeção de ânimo maior para aqueles que queiram crescer no esporte. Um país sai do nada e no mesmo ano é campeão europeu e coloca um atleta na final do Mundial. Imaginem se o Maze fosse campeão. Seria o clímax da evolução de um país no esporte. Provaria a todos que qualquer país com investimento sério e responsabilidade poderia ter sucesso no esporte. Agora o que ganha o tênis de mesa sendo a China campeã? Absolutamente nada!!!!!!!!!!! Não sou contra a China, jogo com material chinês (duas HURRICANES), que por sinal adoro, mas a China não tem que provar nada a ninguém que é o melhor país do mundo no esporte. Isso é uma verdade absoluta! Acho que ninguém contestaria tal afirmação. A Alemanha tem um estrutura invejável, com reporta o nosso amigo Mitidieri, mas a China tem uma variedade muito maior de jogadores, técnicos e tudo mais. Portanto, de nada se extrai de positivo esse título da China!!!
Quanto aos atletas que vão fazer essa final gostaria que o Wang Liqin ganhasse, primeiro porque ele é mais humilde, não é seboso (não aguento o Ma Lin quando bota a cara de lado e não entende porque não ganhou o ponto!) e é muito mais completo (na minha opinião o mais completo da atualidade). Não entendo porque o Ma Lin tem tanta torcida no Brasil. Deve ser porque ele é caneta! Nem carismático o Ma Lin é! Quando deixar de jogar vai ser só mais atleta chinês, talvez campeão Mundial, talvez Olímpico, mas o seu nome não vai ficar imortalizado como são os nomes de Waldner, Liu Guoliang, Kong Linghui e alguns outros.
Me resta esperar para ver o resultado.