[quote=“Doc_SP”:32zwi5wb]Oi Fábio.
Eu sou um ex-judoca(…)
Há muito menos atletas judocas do que mesa tenistas.
Há muito menos centros de treinamento de judô do que de tênis de mesa.
Então pq esta disparidade ?[/quote]
Oi Doc.
Tb sou ex-judoca. Por isso me permito discordar.
Se você estiver contabilizando os praticantes de ping-pong, aí tudo bem. Do contrário, talvez vc esteja influenciado por um dado empírico, uma vez que em SP o tênis de mesa é muito difundido devido à influência da comunidade japonesa. Daí ser a maior força, já que da quantidade se extrai a qualidade.
No restante do Brasil não é assim (me corrijam os usuários de outros estados, se eu estiver errado). Pra vc ter uma idéia, não conheço nenhum lugar em que eu enquanto adulto possa treinar (treinar mesmo, sério). Sei de dois locais onde se pode jogar em alguns dias da semana. Há no máximo uma meia dúzia de locais para treinamento de crianças e adolescentes. Mas academias de judô tem muito mais, encontro fácil pro meu filho, quando o colégio dele está de férias. E quase todo colégio particular oferece esse esporte, o que não se pode dizer do TM.
Conheço várias crianças, filhos de conhecidos, que lutam ou já lutaram. Mas, que treinaram TM, quase ninguém
Tem um mesatenista de Roraima conhecido meu que estava outro dia sem local pra treino. Mas academia de judô deve ter mais de uma por lá.
Veja o pessoal de Varginha-MG, que em outro tópico dizia que o TM começou lá há pouco tempo. Pergunte a eles se já não havia academias de judô na cidade (teve até ET, pô! rs…)
Esclareço aos moderadores que a aparente “fuga do tema” se faz necessária já que o assunto relação de “quantidade de praticantes” X “projeção do esporte” diz muitíssimo respeito ao nosso amado tênis de mesa.
Abs.