Brasil quer treinar crianças na China

Exatamente, mas o problema é como saber…
Se não tentar, não vai dar…[/quote]

Concordo contigo Doc, por isso mesmo disse que a idéia da CBTM era ousada.

Penso que seria melhor as crianças não ficarem tanto tempo assim lá (1 ano). Seria mais interessante manter essa casa na China, e a cada 4 meses crianças diferentes estarem indo pra lá.

Pois é, tb acho que 12 meses seria muito, mas precisar começar com algum número,
Quem puder “aguentar” que fique, se nao, volte…
Tem é que fazer alguma coisa.
O que nao se pode é ficar dizendo, sou contra, sou contra e nada se faz.
Muito já foi tentado, com resultados “sofríveis” …
Vai que dá certo né ? …

[quote=“Doc_SP”:32zwi5wb]Oi Fábio.
Eu sou um ex-judoca(…)
Há muito menos atletas judocas do que mesa tenistas.
Há muito menos centros de treinamento de judô do que de tênis de mesa.
Então pq esta disparidade ?[/quote]
Oi Doc.

Tb sou ex-judoca. Por isso me permito discordar.

Se você estiver contabilizando os praticantes de ping-pong, aí tudo bem. Do contrário, talvez vc esteja influenciado por um dado empírico, uma vez que em SP o tênis de mesa é muito difundido devido à influência da comunidade japonesa. Daí ser a maior força, já que da quantidade se extrai a qualidade.

No restante do Brasil não é assim (me corrijam os usuários de outros estados, se eu estiver errado). Pra vc ter uma idéia, não conheço nenhum lugar em que eu enquanto adulto possa treinar (treinar mesmo, sério). Sei de dois locais onde se pode jogar em alguns dias da semana. Há no máximo uma meia dúzia de locais para treinamento de crianças e adolescentes. Mas academias de judô tem muito mais, encontro fácil pro meu filho, quando o colégio dele está de férias. E quase todo colégio particular oferece esse esporte, o que não se pode dizer do TM.

Conheço várias crianças, filhos de conhecidos, que lutam ou já lutaram. Mas, que treinaram TM, quase ninguém :cry:

Tem um mesatenista de Roraima conhecido meu que estava outro dia sem local pra treino. Mas academia de judô deve ter mais de uma por lá.

Veja o pessoal de Varginha-MG, que em outro tópico dizia que o TM começou lá há pouco tempo. Pergunte a eles se já não havia academias de judô na cidade (teve até ET, pô! rs…)

Esclareço aos moderadores que a aparente “fuga do tema” se faz necessária já que o assunto relação de “quantidade de praticantes” X “projeção do esporte” diz muitíssimo respeito ao nosso amado tênis de mesa.

Abs.

ébom ,vendo esse projeto é bomver q a cbtm esta pensandu em alguam coisa
mais sem duvida nenhuma!!!é um projeto q naum vai dar certo(posso esta errado mais é minha opiniao)
vejamos a china é o pais do tenis de mesa certo?!?!?!
quer dizer c tirar uma criança do brasil e levar pra lah é a soluçao pra falta de resultados mais expressivos??
duvido muito!!!
como ja foi dito antes muitos atleta ja foram pra intercambios fora e naumd eu em nada!!!ah pergunta é pq???
so ir pra outro pais cok o tenis de mesa evoluido naum adianta!!!
falta tecnicos no brasil!!!(tecnicos q vivem e estudam o tenis de mesa)
seria muitoo mais interessante levar tecnicos brasilieros para fazer cursos e aperfeiçoamentos lah na china passa alguns meses lah vendo as formas de treinos!!!
essa é minha opiniao!!
abraço a todos

Eu tenho certeza que vc entendeu o sentido do meu argumento, ou seja, sabe que não estou usando a taxa de suicídio como “desculpa”, pq eu citei especificamente o caso em questão para relacioná-lo com a taxa.
Em termos econômicos, o Japão é melhor e acabou! Qualquer indicador desta natureza deixa isto bem claro e não há argumentos contra isso. Mas lembra quando eu falei do ser humano por trás do profissional (qualquer um, não necessariamente o mesatenista)? Esse processo de formação não é compatível com os meus valores e por isso eu não concordo. Se vc ou qualquer outra pessoa concorda, é questão de valores e isso não qualifica ou desqualifica ninguém. Porém, para mim não é viável tecnicamente e socialmente.
Abraços!!!

Pois é, é conforme eu já disse, ser campeão mundial, ou coisa do tipo, é para muito poucos.
Vc ou seus filhos não se sacificariam, mas com toda a certeza, vários sim.
Conforme disse, seleção natural e constante.[/quote]

olá,

enfim como ocorreria esta seleção dita “natural” para formar um campeão? Como outro disse por indice financeiro? Com certeza não seria por indice técnico.
Vamos imaginar q tenha umas 30 crianças com grande potencial, manda-se um comunicado para os pais: “seu filho está convidado para treinar na China por 1 ano”; metade dos pais nem perguntariam ao seu filho e já rasgariam a mensagem.
Sobrariam poucos gatos pingados q aceitariam tal loucura e nesse caso não seriam obrigatoriamente os melhores. Provavelmente garotos com maior potencial permaneceriam sem um projeto adequado aqui no Brasil.
E com relação às meninas? Só vai moleque? Não precisa de meninas também? Ou vai aquela história de clube do Bolinha?

[quote=“kalinikospanga”:8ci68klv]falta tecnicos no brasil!!!(tecnicos q vivem e estudam o tenis de mesa)
seria muitoo mais interessante levar tecnicos brasilieros para fazer cursos e aperfeiçoamentos lah na china passa alguns meses lah vendo as formas de treinos!!!
essa é minha opiniao!!
abraço a todos[/quote]

concordo plenamente, um bom técnico faz a diferença, então q mande um adulto para estudar o método chines por 2 , 3 , 4 anos com tudo pago e com salário. Quando este cidadão voltar aqui poderá formar dezenas de jogadores de ótimo nível, pois poderá começar somente com jogadores selecionados por indice técnico.

cara voce acha q alguem teria coragem de parar estudos, e treinar o tenis de mesa como uma profissao aqui no brasil?!

Duvido q os pais de uma criança deixem eles irem à china soh para aprender a jogar ping pong.

Tenis de mesa no brasil eh hobby, como o país q somos o negocio eh continuar com nossas “peladas” com gols feitos por chinelos e bolas de jornal com fita adesiva(afinal somos o pais do futebol ¬¬).

Povo, a gente num tem o menor incentivo pra continuar jogando, todos os que treinaram enquanto jovens param para entra na faculdade, estudo está sempre em primeiro lugar.Nunca seremos pario contra um chines que nasce com uma raquete na mao e nao faz nada além de treinar desde os 4 anos de idade. Eh utopia achar q o tenis de mesa (pelomenos como esta atualmente) no brasil chegue ao nivel internacional…

Quem obteve destaque foi por puro merito proprio.incentivo?nenhum.

Sinto dizer e alguns podem ateh me chingar de pessimista ou algo parecido. Mas tenis de mesa no brasil eh puro Hobby, ou pensa que alguem aqui começa a jogar pensando em ser grandes jogadores internacionais ¬¬" qualquer pai com juíso tiraria essa ideia “bizonha” da cabeça do filho.

Enviar pessoas à china eh uma boa ideia, talvez com o resultado dessa meia dúzia de crianças lah o tenis de mesa vire um esporte serio aqui no nosso país.

Quanto à adaptação… quando um cachorro muda de dono ele se acostuma melhor enquanto eh novo ou depois de velho???
Crianças se adaptão com uma facilidade incrivel em lugares diferentes, contrario de uma adoloscente ou adulto

[quote=“FabioAM”:3r8bsivf][Tb sou ex-judoca. Por isso me permito discordar.
Abs.[/quote]
Vc está completamente enganado meu caro.

1. Quantos atletas federados tem o Judô e o tênis de mesa ?
  2. Quantos praticantes não federados tem cada um ?
  3. Quantas academias tem de judô e de tênis de mesa ?

Se vc souber responder com precisão, vai ver que vc se equivocou muito.

A diferença é muito grande.

Vou te dar um exemplo fraco apenas p/ que vc tenha uma idéia :
Jogo por Jundiaí (Jundiaí Clube) onde temos mais de 90 atletas federados disputando os campeonatos oficiais, e nao somos o maior clube de tênis de mesa.
Aqui em SP, temos Itaim Keiko, Santos F.C., São Caetano, São Bernardo, etc… contanto todos os atletas que estes clubes tem, sao mais do que todos os judocas federados do país…

Só rindo mesmo.
Só responda a esta pergunta :
Vc é “dono” do melhor time, com melhor tecnologia e metodologia de treinamento de TM, vc iria abrir este conhecimento para outros paises ?
Nem precisa responder…

Então me responda qual o incentivo que as pessoas tem em “virar jogador de futebol” ?

Caramba bicho…

TODO MUNDO sabe q de quarta feira passa jogo de futebol de noite…
TODO DIA passam reportagens sobre futebol na televisao
CANAIS ESPORTIVOS como sportv falam em 70% de suas reportagens sobre futebol
TODO MUNDO viu grandes jogadores brasileiros como o ronaldinho gauche q em seu periodo “ilumidado” fazia coisas milagrosas

existem escolinhas de futebol espalhadas por todo o país, qualquer chinelo vira golzinho de futebol no meio da rua…
todo muleque que quer fazer um esporte pensa de primeira no futebol…
as escolas de base tem milhares de atletas pra escolherem os melhores

agora falando de tenis de mesa…

DE VEZ EM NUNCA se ve uma reportagem sobre tenis de mesa
NUNCA se ve jogos de tenis de mesa na televisao
NAO SE JOGA tenis de mesa com facilidade no pais
LUGARES DE TREINO sao extremamente raros e restritos (caros)

ninguem persegue um sonho como esse de jogar tenis de mesa…
Todo mundo ve os baita carrao q os jogadores de futebol tem as casa e tals…

Tenis de mesa como eu disse eh PURO HOBBY joga quem gosta nao como profissao como uma atleta chinesa disse durante uma reportagem do globo esporte.

Ninguem liga pro tenis de mesa, soh os proprios atletas q tentam por puro amor ao esporte divulgar a modalidade

Então me responda qual o incentivo que as pessoas tem em “virar jogador de futebol” ?[/quote]

Essa é fácil.
Lembra daquele trecho da música do Mamonas Assassinas? MONEY, que é good é nóis não have… :wink:

[quote=“Aizhen_Rhain”:u8e2we9p]

Ninguem liga pro tenis de mesa, soh os proprios atletas q tentam por puro amor ao esporte divulgar a modalidade[/quote]

Faço das suas palavras as minhas… :wink:

[quote=“Aizhen_Rhain”:19lcrgjg]Caramba bicho…ninguem persegue um sonho como esse de jogar tenis de mesa…
Todo mundo ve os baita carrao q os jogadores de futebol tem as casa e tals…
[/quote]
Claro, quantos títulos mundiais tem o Brasil ? (no futebol), e no TM temos o que ? É o que eu e o Paulones falamos, sem resultado não dá…

manow… tamem tem aquela coisa de poder aquisitivo.
Futebol eh um esporte extremamente barato q num precisa (teoricamente) de estrutra nenhuma, basta um chinelo e uma bola (q voce acha em qualquer mercearia).
Tenis de mesa precisa de mesa e raquete e rede e bolinha… ¬¬"

eh aquela coisa… ve se na africa o povo joga tenis de mesa T-T eh bem raro, o negocio lah eh futebol tamem…

eh a mema coisa o golfe, ve quantas pessoas aqui no brasil jogam golfe.Eh quase a mema coisa, o país num tem tradiçao e nem condiçoes de sustentar a pratica.

se quiser jogar direito tenis de mesa alem de tudo tem q comprar uma raquete ,que se for montada sai em torno de 70 reais.

MANOW NUM VIRA…

eh obvio q a china domina eles tem 1.2 bilhoes de habitantes, tem mesas em praças publicas e ainda eh o esporte nacional ¬¬ fala serio… achar umas dezenas de atletas excepcionalmente bons nesse meio eh mais facil que andar pra tras xDD~~

Assim como o povo de fora baba nos pé de chinelo aqui do brasil q fica fazendo umas embaixadinhas com uma bola a gente baba nos chineses que jogam tenis de mesa

como q a gente vai conseguir resultado sem praticantes ¬¬"?
pro tenis de mesa funfa no brasil tem que mudar muita coisa…
manda meia duzia de badequinhos pra china vai adiantar alguma coisa??? o Claudio Kano treinou com o Waldner mas e daí? ta ele foi um otimo jogador mas nem pego bera com os top player…

pra começa a CBTM tinha q parar de ser burra e começa a investi em publicidade, para de fica fazendo materia idiota e começa a pensar direito…

Nem campeonato os cara organiza direito com o calendario mudando de data ¬¬

a nao ser que surja um ser Iluminado como o Guga ou o proprio Claudio que popularizou um pouco o tenis de mesa num tem futuro nao…
O brasil num tem base pra ter top players…

TORNO A DIZER, quem sustenta o nosso esporte somos nos mesmos, por puro amor à modalidade

Bom se fosse só por este motivo, nunca teríamos jogadores com Waldner, Person, Yoo Nam Kyu, RSM, que desafiaram a hegemonia chinesa.
Assim como o Brasil nao tem 10 títulos mundiais de futebol… certo ?
Sem contar que a prova de um bom projeto que funciona é o nosso volley.
O Brasil já é “quase” o país do Volley… a seleção de Volley já é mais vencedora do que a seleção de futebol…

O problema do Brasil é que por aqui todo mundo só pensa em si próprio, ou seja a comunidade vem em segundo plano, sempre.
Já no Japão, a coletividade vem em primeiro lugar.
Taí a grande diferença.
Aqui vc aprende a ser “individual” e lá vc aprende a “trabalhar em grupo”.
Lá os exemplos sao importantes, aqui quem deve dar o exemplo é sempre o maior “ladrão” …
Educação nao é apenas “ir para a escola” …
Valores tb são relativos, depende do caso.

em todos os casos citados os jogadores tiveram uma inovação ow estavam em um bom momento (RSM)

O waldner chegou a perfeição em sua tecnica, seu drive era comparavel ao de um caneteiro e seu back nem o demo pegava…

RSM jogo extremamente bem, e ganhou de jogadores bons, mas depois caiu muito o rendimento.

e outra… nao estou dizendo que todos os jogadores bons devem ser da china, mas a media eh com certezxa superior a qualquer outra no mundo…

o brasil tem os melhores jogadores do mundo, mas isso num impede que um jogador europeu ganhe o titulo de melhor do mundo certo??

Quanto ao Volley o tenis de mesa poderia tomar o mesmo rumo ,se tivesse uma equipe forte, e eh o q falta no brasil…
o volley começo ganhando um campeonato aqui… otro lah, começo a aparace na televisao, conta com um tecnico excepcional como o bernardinho…

o problema do tenis de mesa eh pega esse embalo inicial, ninguem se interessa por tenis de mesa, e nao temos equipe pra ganhar nada…

eh complicado.

Bom se fosse só por este motivo, nunca teríamos jogadores com Waldner, Person, Yoo Nam Kyu, RSM, que desafiaram a hegemonia chinesa.
Assim como o Brasil nao tem 10 títulos mundiais de futebol… certo ?
Sem contar que a prova de um bom projeto funciona é o nosso volley.
O Brasil já é “quase” o país do Volley… a seleção de Volley já é mais vencedora do que a seleção de futebol…[/quote]

Doc, a palavra que você disse, é muito importante, talvez falta um pouco disso, a essência do desafio.

Dois tópicos que imprimi para poder ler sempre antes de um treino e antes de um campeonato são esses:
Um é a tradução do Jadson sobre o Segredo dos Chineses e um outro do Nakata é sobre a visita do Bernardinho (téc. da seleção de vôlei) ao Japão.

https://mesatenista.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=4389&postdays=0&postorder=asc&highlight=volei&start=0

https://mesatenista.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=7001&highlight=bernardinho

Sem mais…