Olá, saiu ontem na folha e pelo jeito poucos leram, pois não foi criado nenhum tópico a respeito e achei bastante interessante:
São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008
Brasil quer treinar crianças na China
Confederação de tênis de mesa alugará casa no país da modalidade para hospedar atletas durante pelo menos um ano
Foco é enviar ao outro lado do mundo jovens de 8 a 10 anos de idade, e entidade diz ter inclusive orçamento para implantar o projeto
LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL
O grande salto do tênis de mesa brasileiro está previsto para começar nos dois meses seguintes aos Jogos Olímpicos de Pequim. E é calcado em mandar crianças entre 8 e 10 anos de idade para a China, onde viverão rotina semelhante à dos iniciantes no maior centro mundial da modalidade.
Até outubro, a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) pretende alugar um imóvel na China. Será o abrigo de até oito jovens brasileiros, que, monitorados por treinadores chineses, ficarão distantes de amigos e familiares -já com vistas à Olimpíada de 2016.
A rotina deverá ser rígida, como acontece com os chineses da mesma faixa etária que demonstram ter potencial para a modalidade. Eles são selecionados na infância e vão para centros de treinamentos, onde passam a viver em função do esporte que praticam.
Foi exatamente esse roteiro que viveu há 50 anos o chinês Wei Jianren, coordenador técnico da seleção brasileira de tênis de mesa e maior articulador do intercâmbio da CBTM.
“Falta só definir a cidade. Já temos inclusive o recurso guardado para alugar a casa e mandar os atletas, bancar as passagens e tudo”, conta Alaor Gaspar Pinto Azevedo, presidente da entidade, que tem até uma lista com nomes de possíveis candidatos -cujas famílias aprovam a viagem.
O dirigente reconhece que o plano de mandar crianças brasileiras para um cenário tão longínquo e diferente pode soar estranho. Porém cita até a Folha para enfatizar que é o segredo do sucesso chinês.
“A gente tem que entender como é a coisa lá. A Folha mostrou isso [no caderno especial que apresentou o modelo do esporte na China] e até chocou algumas pessoas. Minha mulher, por exemplo, disse: “O que é isso? Vou deixar meu filho de seis anos?”. Mas não tem jeito. Se há campeão do mundo com 14 anos, imagine há quantos anos ele joga. Fiquei feliz, porque o COB [Comitê Olímpico Brasileiro] também apóia isso.”
Wei explica o porquê da opção por iniciantes. “Quanto menor a idade, até melhor, porque o começo é fundamental. No início, atletas de Brasil e China têm nível zero, de iniciantes. A idéia é evoluir no mesmo ritmo dos chineses. É igual a um papel. Na folha branca, é possível desenhar qualquer coisa, mas, se tiver um desenho já feito, é mais difícil mudá-lo. Consertar é mais difícil que ensinar a fazer certo desde o início”, fala o treinador.
Ele tem inclusive uma experiência-piloto: os elogios da mesa-tenista Kim Inokuchi, 16, que foi à China em dezembro de 2007 e ficará sozinha lá ao menos até dezembro de 2008.
Alaor vê ainda outro trunfo na empreitada. “Mesmo que não se torne um grande jogador, o jovem brasileiro que aprender inglês e mandarim na China conseguirá depois emprego com mais facilidade.”
depois eu comento a respeito.