Brasil quer treinar crianças na China

[quote=“paulones”:294rhe52]Será que queremos uma medalha mundial/olímpica com 6 crianças treinando por 2 anos na China?
Concordo com a história dos resultados, mas há varias formas de busca-lo. Mandar atletas para a China pode limitar essa chance a 6 tentativas.
Abrax[/quote]
Só para pensar e refletir :
Vamos comparar (nao gosto muito de fazer isto) o Tênis de Mesa brasileiro com o judô brasileiro :

Quantos atletas tem o judô ? e o Tênis de Mesa ?
Quantas federações tem o judô ? e o Tênis de Mesa ?
Quantos filiados (federados) tem cada modalidade citada ?
Quantos clubes ou associações ?
E quanto aos resultados ? quem tem mais resultados positivos ?
Quem é mais conhecido aqui e lá fora ?
Quem tem mais aopio ?
Quem tem mais “atletas consagrados” ?
Então… quem pode desenvolver bem este assunto ?

Doc_, n entendi o por quê de sua indagação. Mas é claro que o judô é mais popular no Brasil que o TM e por sua conta tem maior expressão internacional. Não tanto quanto as melhores escolas, mas campeão mundial no TM ainda não vimos, certo?

Com certeza, os mais aptos sobrevivem, de modo forçado.

O que eu quis dizer é que, se é necessário iniciar a criança precocemente a treinamentos muito fortes p/ formar campeões mundias e olimpicos (já que alguns desistem mas outros persistem), eu discordo totalmente.

Tirar a chance da criança aproveitar a infância e vivenciar outras experiências esportivas/recreativas, é acabar com a vida dela.

Infelizmente os patrocinadores e as condições do capitalismo exigem resultados e pelo que a China vem mostrando, essa iniciação precoce tem dado certo em várias modalidades, mas mesmo assim, prefiro um país que não tem campeões mundias/olimpicos em muitos esportes como a China mas respeita as individualidades de cada um.

Não vivenciei a realidade na China e nem na Europa, mas a impressão que tenho, é que na Europa muitos jogadores, inclusives de TM, começam a jogar bem com 21, 22 anos e aí sim profissionalizam-se. No Brasil, se o atleta acha que aos 18 já não tem muita chance de ser profissional em TM, já larga e desiste (é claro que a realidade lá é muito diferente daqui).

Criança com 8 a 10 anos de idade não tem simplesmente estrutura prá isso.

eu tbm acho isso!!!
as crianças começam a jogar tenis de mesa nao pra treinar forte e sim para brincar, ai dpois que gostam algumas começam a treinar firme!!

como uma criança de 8 anos vai morar com outras crianças??? vao comer aquelas coisas q tem lah na china?? vao saber fazer as coisas em casa!?!?

Oi Fábio.
Eu sou um ex-judoca.
Vim para o tênis de mesa, tendo “largado” o judô.
Apenas p/ Explicar :
Há muito menos atletas judocas do que mesa tenistas.
Há muito menos centros de treinamento de judô do que de tênis de mesa.
Então pq esta disparidade ?
Simplesmente pq o judô tem/teve resultados muito melhores.
Temos campeões mundiais, e olímpicos no judô.
Só com isto a verba é muito maior.
Portanto a tese de que mais praticantes levam a mais campeões não funciona bem para justificar.
Praticar judô é mais complicado do que tênis de mesa, porém uns “uns poucos resultados” já mudaram completamente o cenário.

Eu só posso dizer uma coisa sobre isso :
Será mesmo que sempre os pais sabem o que é melhor para os filhos, ou os pais fazem o que ACHAM que é melhor.
Ninguém garante que fazendo isto ou aquilo, é que se esta correto ou nao.
Não vamos saber dos resultados se ninguém tentar.

Nao concordo com o plano de criancas de 6, 8 anos sairam daqui pra ir pra China!!.. nao vai mudar em nada mesmo!, só vao aprender chines hehe!! :smiley:

Fazer mesas de cimento é bem melhor que dirigentes viajarem no lugar de atletas.
Sem contar que tem uns que reclamam da CBTM e nem TRA pagam. rs…

Será mesmo que sempre os pais sabem o que é melhor para os filhos, ou os pais fazem o que ACHAM que é melhor.
Não vamos saber dos resultados se ninguém tentar.[/quote]

Entendo e até concordo parcialmente com vc, mas quando fiz aqueles comentários, não necessariamente me refiro ao que os pais acham melhor, e sim ao que eu acho importante p/ uma criança. Já vi um vídeo de treino chinês com crianças, que tem um monte de criança embaixo da mesa brincando com as bolinhas.

Que criança não quer ter tempo pra brincar? A maioria das crianças não tem essa noção de competitividade, de defender um clube, de treinar desde cedo pra se profissionalizar. Eu particularmente, já vi uma criança super habilidosa pra TM virando e falando pro técnico que não queria treinar sério todo dia, que o tm era pra ela brincar, se divertir.

Vou mandar um dos meus alunos…
Ele não tem raquete, não tem tênis pra treinar, é de família de baixa renda, mas gosta de tênis de mesa… É claro que os ‘escolhidos’ seriam de família com boas condições financeiras… provavelmente estes afortunados mesatenistas já saberiam um pouco de inglês, já que estudam em escolas particulares, entre outros benefícios.

Para mim, a idéia de trazer técnicos chineses pra cá é mais interessante, mas acho que deveria haver também técnicos europeus que com certeza encontraria bom material humano aqui no Brasil, assim nossos jovens teriam contato com as melhores escolas de Tênis de Mesa sem precisar se sacrificar ficando longe da família com tão pouca idade.

A estrutura de treinamento deveria ser aprimorada e direcionada aos jovens com talento, não importando sua classe social. Acabando de vez com a nossa eterna política do apadrinhamento muito freqüentes nos esportes aqui do Brasil.

Muitos aqui sabem que o Tênis de mesa tem dificuldades aqui no Brasil, mas não pode estar tão ruim assim, existe muito espaço para nosso esporte crescer, o simples fato de tudo isto estar sendo discutido aqui mostra isso, agora vamos tentar ter idéias e ações construtivas e fazermos um pouco de cada vez.

Piadinha:
Imagina se um dos nossos garotos de 9 anos passar a mão numa menina chinesa ??? Vixe, vão cortar o bigulim dele…

Ass.: Marcos Bastos…
(Estou parando de reclamar e tentando voltar a treinar pra tentar ir para as olimpíadas de 2012…)

[quote=“TenisdeMesaABC”:33t12a6l]Vou mandar um dos meus alunos…
Ele não tem raquete, não tem tênis pra treinar, é de família de baixa renda, mas gosta de tênis de mesa… É claro que os ‘escolhidos’ seriam de família com boas condições financeiras… [/quote]
Aí é que está parte da questão.
Quem realmente nao ve futuro em outra coisa, pode-se aventurar neste “projeto” .
Pode reparar que na maioria dos esportes “populares”, a grande maioria é de família de baixa renda. (Nao estou falando de Tênis de campo, hipismo, iatismo, esgrima etc…). Eu acho que os escolhidos serão pais que ja foram ou sao atletas deste esporte, assim podem “pesar” os prós e contras.

Pois é, mas paises como o Japão colocam educaçao por exemplo à frente de “tempo para brincar”… permitem tudo da criança até os 5 anos de idade, dali para frente, é estudo e mais estudo.
Aonde leva isto ? Por enquanto o Japão está muito a frente do Brasil (e sua enorme liberdade e bagunça).
É natural os pais querem sempre os filhos por perto, nao há mal nenhum em deixar a criança amadurecer .
A idade de 8 a 10 anos é interessante pq ainda nao irá interferir “muito” na educaçao e nos estudos. Seria muito pior que fossem mais tarde, quando já é hora de decidir o que fazer na vida. Por aqui vc tem que pensar em estudar e trabalhar se quiser ser alguém na vida.
Se for bem sucedido no esporte, quem sabe pode viver somente dele.

Doc_SP:
Realmente, a cultura japonesa impõe os estudos à frente do lazer para as crianças. Mas a taxa de suicídio deste país é infinitamente maior, uma das maiores do mundo. Não sei se vc consegue enxergar a relação da forma que eu vejo. Vou tentar te explicar.
Estou longe de ser um pedagogo, mas crianças necessitam de atividades lúdicas e uma certa liberdade sim, e não só até os 5 anos. O que acontece no Japão é que se formam milhões de jovens muito competentes, muito determinados, mas extremamente infelizes, o que por vezes leva (a curto ou longo prazo) às consequências extremas que é o suicídio.
Não estou colocando o modelo educacional brasileiro acima, muito pelo contrário, sou muito crítico a ele e o considero falido. E, assim como vc, sou fã número um da disciplina. Mas é necessário colocar o ser humano e não o mesatenista em primeiro lugar. E é isso que eu entendo que o pessoal está querendo dizer: “se vcs querem transformar minhas crianças em supermáquinas, muito obrigado, mas fiquem aí com os seus campeões”. E eu concordo.
Essa sobreposição do ser humano entra tb na questão da educação. Só pq o indivíduo vive do tênis de mesa, ele não precisa sacrificá-la. Eu sei que vc não quis dizer que bons mesatenistas podem ser analfabetos. Mas acho que deve se estimular muito a profissionalização em termos de ensino superior, até pq sabemos que mesmo tendo todas as condições favoráveis, nem todo mundo consegue ser um jogador bem sucedido, por mais que seja talentoso. Além disso, hoje em dia a carreira do jogador tende a ser mais curta, com a depreciação do corpo gerada pelo ritmo de treinos e jogos mais forte.
Enfim, isso é muito mais complexo do que parece. Temos que enxergar o ser humano que está no mesatenista para tomar decisões mais ponderadas e na minha opinião isto não está sendo feito pelos empreendedores desta iniciativa.
Abraços!!!

Não vamos saber dos resultados se ninguém tentar.[/quote]

olá,

DOC, sem querer ser maldoso, acho q é preciso ser pai para entender o q é uma separação de um filho de 8 anos por 1 a 2 anos . Isto numa idade q vc está mais ligado a ele e vc tem maior cuidado, enfim é uma das melhores fases. Depois na adolescencia a gente tende a dar mais liberdade pois eles se afastam um pouco do nosso convivio e vai curtir com colegas.
A minha filha tem hoje 17 anos e mesmo q gente seja muito grudado (no shopping já fui confundido como sendo namorado dela! :oops: ), hoje teria coragem de mandá-la para um país como China se assim ela desejasse, mas jamais com 8 anos!

A taxa de suicídio é a desculpa “que o resto do mundo” coloca para justificaras enormes diferenças que existem na “educação” .
No Japão, políticos corruptos, maus exemplos da sociedade etc… tb se suicidam. E por aqui ? As pessoas morrem de fome, de doenças ridículas, de inaniçao, de falta de cuidados, de higiene etc… educação nem se fala, e não é educação “de escola” a que me refiro… o que faz um político corrupto ? geralmente fica fora até da cadeia… Isto é “liberdade de expressão” ? O que é melhor ? pergunte aos brasileiros que moram no Japão… eles podem dizer melhor… .

Acho q 8 anos é muito cedo para sair de perto dos seus pais, eu num deixaria nem se tivese um parente lah, porque como o Roberto(isaovet)disse , perde uma das melhores fases da vida do filho.

Caíque

Primorac Carbon
Donic Sonex JP Gold
Juic Elite 999
UCEG

Pois é, é conforme eu já disse, ser campeão mundial, ou coisa do tipo, é para muito poucos.
Vc ou seus filhos não se sacificariam, mas com toda a certeza, vários sim.
Conforme disse, seleção natural e constante.
Alguns pensam só no Hoje, outros no Amanhã, e outros nem pnsam…
Faz parte da vida.
Eu não disse que vc ou qualquer outro TENHA que mandar seu filho para lá.
Eu disse que a iniciativa é muito válida, pq outras coisas já foram tentadas e “sem sucesso”, é hora de tentar coisas novas.
Vc nem joga TM há tanto tempo, por isso, nao tem idéia do que foi feito, e do que ocorreu nestes anos todos.
Aqui todo mundo fala em centro de treinamento e bla’bla bla…
Talvez para uma pessoa do Norte/Nordeste com suas dificuldades, seja mesmo a soluçao, mas para SP nem de perto. Faz quanto tempo que a seleção brasileira é toda “paulista” ? COnforme lembrou o Paulones, mais de 100 atletas já viajaram ao exterior para intercâmbio… e ai ? deu no que ?

Tudo depende de cada pessoa.
Uns sao mais dependentes, outros nao.
Depende de coisas como educação (de berço) de conciência de de tantas outras coisas.
Daqui a 10 anos, vamos saber se adiantou alguma coisa.
O que se percebe (por dados fidedignos) é que cada vez mais cedo, as crianças “largam das fraldas” .
Não estou, com isto, dizendo que é bom ou não, apenas citando.

Penso que a idéia da CBTM é um tanto quanto ousada.

1 ano? Será que não é muito tempo pras nossas crianças ficarem lá?

Seria interessante também ir um técnico brasileiro pra estar com as crianças.

Essa questão de “pegar gosto” pelo tênis de mesa é complicado, ainda mais nessa idade onde as crianças estão formando seus pensamentos a respeito do mundo.

Sempre pensei que, em todo mundo, existem milhares de crianças talentosas pro tênis de mesa, só que pra se tornar um top, mesmo treinando no melhor centro de treinamento do mundo, poucos conseguem pois tem a questão da personalidade da criança, pensamentos, cultura, gostos pessoais, etc, então desta forma poucos se destacam mesmo.

Penso que muitos jogadores tops de hoje em dia (Timo Boll, Samsonov, etc), quando crianças, tiveram sorte de gostarem de tênis de mesa, e assim começaram a treinar intensamente desde crianças. Se esses jogadores não tivessem a sorte de conheçer as pessoas certas, na hora certa, no momento certo, talvez hoje em dia não estariam envolvidos com tênis de mesa.

Exatamente, mas o problema é como saber…
Se não tentar, não vai dar…